IKEA

Na Ultima quarta feira, primeiro de Julho fomos jantar com a Sophie, a outra Junior International Manager que esta em Singapura, depois de inúmeras tentativas em vão, como era no meio da semana decidimos ir ao restaurante indonésio aqui pertinho de casa, no meio do caminho para ambos, pedimos o prato de sempre, ela sugeriu o Stingray, na hora nem lembrei que era Arraia, quando chegou o prato que me dei conta, de fato a carne não e ruim.

Na sexta feira, fomos Jantar na Churrascaria Brasileira Fiesta Brasília no United Square em Novena, aqui em Singapura. Desta vez o principal motivo para irmos la foi que junto conosco iria a Rafidah, uma trainee do HSBC de Singapura um amigo dela o Alastair e a Grace outra funcionaria do banco e seu namorado.

Fiesta Brasilia Churrasco

Apesar do problema de pontualidade por parte dos Singapurianos foi bem legal, na verdade sempre e muito gostoso comer um churrasco, embora as vezes a gente acabe exagerando um pouco.

DSC04578

Mas sem duvida o mais engraçado foi quando depois de servir o pessoal la toca um samba e ai tiraram a gente para dançar, e la fomos eu a e Rafidah, uma vergonha acho que nunca tinha sambado antes, e tive que vir ate Singapura para fazer isso, ate que a Rafidah não fez feio.

DSC04585

Pedimos a conta, antes disso ainda serviram um licor de café, eu obviamente não tomei, o pior de tudo foi descobrir na conta que aquilo não era cortesia da casa. A Grace e o namorado se despediram ali mesmo.

O Alaistar recomendou que experimentassemos um sorvete ali perto, com sabores não muito tradicionais e muitos deles com bebida alcoólica, acabamos pegando um sorvete de Baileys, estava gostoso, resolvemos então sair, ir a um barzinho ou em algum lugar para dançar, pegamos o MRT ate Tanjong Pagar onde fomos a um barzinho que o Alaistar costuma a frequentar. Os três pediram um Mojito, como já havia tomado duas caipirinhas de limão no Restaurante queria algo diferente, no quadro falava de um tal de Bloody Mary, não cheguei a perguntar o que era, quando provei o sabor era terrível!! Era um drink com suco de tomate, sem comentários, o Alaistar então pegou um Amaretto para mim, esse pelo menos era gostoso.

No Sábado, como já era de se esperar dormimos ate mais tarde, resolvemos ir dar uma olhada na liquidação do IKEA na Alexandra Road e também para Aproveitar para Almoçar por la mesmo. O IKEA e uma loja de Origem Sueca especializada em moveis e utensílios domésticos, sua história começou em 1943 no pequeno Vilarejo de Agunnaryd na Suécia, quando seu fundador, Ingvar Kamprad de apenas 17 anos começou na construir seu império, se transformando no homem mais rico da Europa. Hoje suas lojas estão presentes em mais de 40 Países e Territórios espalhados pelo mundo.

IKEA Alexandra Road

Como a historia desta empresa e um exemplo bem sucedido diretamente relacionado ao setor florestal, resolvi fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre como ela começou, antes de mudar para Singapura ainda na faculdade, cheguei a ser “procurado”pelo IKEA já que esta nos planos do Grupo abrir sua primeira loja no Brasil, mas inicialmente estavam procurando por um Florestal para possivelmente comprar produtos florestais certificados do Brasil.

DSC04659

1926 – O fundador do IKEA Ingvar Kamprad nasce em Småland no sul da Suécia
Cresceu em ‘Elmtaryd’, uma propriedade florestal perto da pequena aldeia de Agunnaryd. Ainda jovem, ele pretendia desenvolver um negócio próprio. Com apenas cinco de idade ele começa venda de fósforos aos vizinhos próximos e aos sete, começa a vender para mais longe, com a ajuda de sua bicicleta. Ele descobre que pode comprar fósforos a granel a preços mais baixos, em Estocolmo e ainda re-vendê-los individualmente em caixas a um preço muito baixo, mas ainda sim fazendo um bom lucro. A partir dos fósforos ele expande o negocio e começa a vender sementes de flores, cartões, enfeites árvore de Natal e, mais tarde, lápis e canetas de ponta esferograficas.

DSC04600

1943 – O IKEA é fundado por Ingvar Kamprad, quando este tem 17 anos de idade, quando seu pai lhe dá dinheiro como recompensa do sucesso em seus estudos. Ele então usa este dinheiro para criar o seu próprio negócio. O nome IKEA é formado a partir do fundador da sigla (IK) e as primeiras letras do Elmtaryd (E) e Agunnaryd (A), respectivamente a fazenda e a aldeia onde ele cresceu. O IKEA inicialmente vende apenas canetas, carteiras, molduras, mesas, relógios, jóias e meias de nylon – satisfazendo as necessidades locais com produtos a preços reduzidos.

DSC04622

1945 – Os primeiros anúncios aparecem divulgando a marca IKEA, ele começa a publicidade nos jornais locais e através de um serviço postal improvisado . Ele usa a Van local de entrega de leite como canal de marketing. Esta Van vendia produtos próximos a estação de trem.

DSC04602

1948 Mobiliário IKEA é introduzido, produzido por fabricantes locais, nas florestas perto da casa de Ingvar Kamprad. A resposta é positiva e a linha se expande.

DSC04606

1951 – O primeiro catálogo IKEA é publicado, se fundador vê a oportunidade de vender mobiliário em maior escala através de um catálogo. Por Sinal o catalogo de 2010 esta chegando em breve, a minha mãe que gostou do Catalogo desse ano, principalmente o sofá cor de rosa.

DSC04601

1953 – Abre o primeiro showroom em Älmhult, Suécia. Momento importante no desenvolvimento do conceito IKEA – pela primeira vez os clientes podem ver e tocar os produtos IKEA antes de compra-los. O nascimento desse conceito gera uma guerra de preços com os principais concorrentes da IKEA. Como as duas empresas concorrentes baixaram os preços, a qualidade foi ameaçada. Ao abrir o showroom, IKEA demonstrou claramente a preocupação com a qualidade e preço de seus produtos. A novidade foi um sucesso.

DSC04607

1956 – Embalagens planas e moveis de auto-montagem IKEA. A decisão de conceber os seus próprios móveis, ironicamente aconteceu da pressão de fornecedores, como forma de boicote dos concorrentes ao IKEA. A ideia de embalagem plana começa em 1952 quando um dos co-trabalhadores do IKEA remove as pernas de uma mesa que não se encaixavam em um carro e para evitar danos durante o transporte. Após esta descoberta embalagens planas para auto montagem se tornaram parte do conceito.

DSC04608

1958 – IKEA abre a primeira loja na Suécia em Älmhult tem 6.700 metros quadrados de Área. Aos 51 anos de existência é a maior loja de moveis na Escandinávia.

DSC04609

1959 – Os negócios vão tão bem que 100 trabalhadores são contratados.

DSC04610

1960 – O primeiro restaurante IKEA abre na loja IKEA em Älmhult, na Suécia.

DSC04654

1963 – IKEA chega na Noruega sua primeira loja fora da Suécia IKEA abre em Oslo.

DSC04614

1965 – A maior loja IKEA abre em Estocolmo, Suécia milhares de pessoas fazem fila para a abertura de 31.000 metros quadrados de loja, IKEA Kungens Kurva. A loja tem um desenho circular, inspirada pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque. O sucesso da loja leva à abertura de um armazém auto-atendimento – uma parte importante do conceito IKEA nasce ali. Além disso, Accenten é aberta, onde os clientes podem comprar itens de qualidade para cozinhar um preço baixo. Nos sempre compramos queijo no IKEA, e gostoso e bem mais barato que em outros locais aqui.

DSC04701

1968 – A Chapa de partículas (Particleboard), nosso aglomerado deixa sua marca, uma nova tecnologia de usinagem proporciona a fabricação de moveis a preço imbatível, um enorme sucesso.

DSC04612

1969 – IKEA chega à Dinamarca abrindo sua primeira loja em Copenhagen.

DSC04617

1970 – A Loja de Estocolmo pega fogo as vendas pós incêndio atraiu muitos clientes à loja, já que grande parte do estoque fora liquidado a preços baixos.

DSC04620

1973 – A primeira loja abre fora da Escandinávia abre em Zurique.

DSC04621

1974 – O IKEA chega na Alemanha, abrindo sua primeira loja em Munique. O sucesso na Suíça abre o caminho para uma rápida expansão na Alemanha, que é hoje o maior mercado IKEA.

DSC04625

1975 – O IKEA chega em Sydney na Austrália, sendo essa a primeira loja fora da Europa.

DSC04631

1976 – IKEA chega em Vancouver no Canadá.

DSC04637

1982 – O Grupo IKEA e Criado e uma rápida expansão nos negócios em toda Europa. A tiragem do catálogo IKEA aumenta para 45 milhões de exemplares e e publicado em nove idiomas.

DSC04639

1985 – IKEA chega em os E.U.A. A primeira loja em Filadélfia. O numero de colaboradores chega a 10.000 em 60 lojas no Grupo IKEA.

DSC04641

1986 – Ingvar Kamprad aposenta do Conselho de Gestão para se tornar consultor para a empresa-mãe INGKA Holding BV, Anders Moberg torna-se presidente e CEO do Grupo IKEA.

DSC04645

1987 – IKEA chega no Reino Unido em Manchester.

DSC04647

1989 – A primeira loja IKEA chega à Itália abre em Milão.

DSC04657

1990 – IKEA chega ao Leste Europeu primeira loja IKEA abre em Budapeste na Hungria. Alem disso o desenvolve uma política ambiental para assegurar que a empresa e seus colaboradores trabalham com responsabilidade ambiental em todas as actividades realizadas no âmbito da sua atividade.

DSC04665

1991 – A primeira loja IKEA abre na antiga Checoslováquia, em Praga e em Poznan na Polónia. Swedwood, marca industrial do grupo IKEA adquire as suas próprias serrarias e fábricas de produção e estabelece a produção de moveis de madeira solida e outros componentes mobiliários.

DSC04666

1993 – Torna-se um membro da organização mundial de certificação florestal Forest Stewardship Council (FSC).

DSC04648

1996 – Chega à Espanha, loja IKEA abre em Madrid.

DSC04652

1997 – Site www.ikea.com é lançado. Juntamente com uma linha de produtos totalmente voltada ao Publico infantil. Alem disso todas as lojas do IKEA, proporcionam áreas de recreação, as crianças inclusive durante as refeições no restaurante.

DSC04649

1998 – A primeira loja IKEA abre em Pequim na China. A linha IKEA 365 + de utensílios domésticos é lançada – com uma serie de características funcionais, produtos atraentes, para preparar, cozinhar, servir comida. Os produtos são concebidos para ajudar o trabalho na cozinha de maneira mais fácil e mais agradável, ao mesmo tempo em que eles trazem um pouco mais de beleza com as suas formas e cores. Alem disso o primeiro engenheiro florestal é empregado no Grupo IKEA para trabalhar com garantia integral de utilização sustentável dos recursos florestais.

DSC04662

1999 – O Grupo IKEA cresce e conta com mais 50.000 colaboradores e tem 158 lojas em 29 países. Anders Dahlvig torna-se presidente e CEO do Grupo IKEA, que substituiu Anders Moberg. Como recompensa para o total de todas as vendas a nível mundial,do dia da troca de CEO dia 09 de Outubro, é dividido entre todos os trabalhadores – no total, cerca de 84,85 milhões de euros.

DSC04699

2000 – A primeira loja IKEA abre em Moscou na Rússia. Um código de conduta é lançado
“A IKEA Way of Purchasing Home Furnishing Products’ é lançado. Ele especifica o que espera dos seus fornecedores em termos de requisitos legais, as condições de trabalho, prevenção do trabalho infantil, ambiente externo e da gestão florestal. Além disso, garante que nenhum trabalho infantil é usado em seus fornecedores ou seus sub-empreiteiros.

DSC04669

2001 – O Grupo IKEA começa operações ferroviárias através IKEA Rail AB. O trem parte e faz cinco viagens por semana entre Älmhult, na Suécia, e Duisburg, na Alemanha. Em 2004, operações ferroviárias são cedidas a Deutsche Bahn, com IKEA continuar a utilizar esta rota. A utilização do transporte ferroviário continua a ser uma parte importante da estratégia da IKEA dentro da Europa para promover, transportar materiais e produtos. Alem disso IKEA torna-se um dos primeiros fabricantes a produzir moveis com padrões imitando diferentes madeiras produzidos directamente sobre o painel de partículas, em uma fábrica na Polónia. Esta técnica é chamada print-on-board. O Grupo IKEA move sua sede de Humlebaek na Dinamarca para Leiden, nos Países Baixos.

DSC04676

2002 – Um novo conceito de recuperação de produto é aplicado em mais de 100 lojas IKEA na Europa, para garantir que os produtos devolvidos, se possível, sejam reparados em vez de ser destruídos. Ainda em 2002, o WWF e IKEA unem esforços para promover a gestão responsável dos recursos florestais em regiões prioritárias do planeta. As duas organizações iniciam uma série de projetos florestais globais e regionais para apoiar o desenvolvimento da silvicultura responsável.

DSC04681

2004 – IKEA chega a Portugal abre sua primeira loja em Lisboa. O Grupo IKEA publica seu primeiro Relatório Responsabilidade Social e Ambiental. Lançado na web e fornece informações, bem como fatos e números.

DSC04673

2005 – A loja de numero 200 e aberta nos EUA. O IKEA em conjunto com a WWF inicia um programa para promover melhores métodos de cultivo de algodão. Cerca de 2.000 agricultores no Paquistão estão sendo treinados em Farmer Field Schools. Em 2006, o cultivo de algodão projeto expande para a Índia, onde quinhentos agricultores na Índia estão sendo treinados em Farmer Field Schools. A descoberta baseia-aprendizagem, incentiva os agricultores, muitos deles analfabetos, a adoptar práticas mais sustentáveis de produção que servirá como um bom exemplo para outros na região. IKEA dá doações em espécie para Escolas na Libéria e no Burundi. Após o tsunami no Sudeste da Ásia, o IKEA através do UNICEF deu uma doação de 125.000 lençóis, 100.000 mantas, 18.000 cobertores, 145.000 brinquedos e 300 colchões para ajudar as vítimas. Uma organização chamada Iniciativa Social IKEA é formada para lidar com o envolvimento da comunidade global através da sua parceria com a Save the Children e UNICEF.

DSC04670

2006 – IKEA chega ao Japão abre sua primeira loja em Tóquio.

DSC04653

O IKEA lança o sua próprio rótulo de alimentos que cobrem cerca de 30 por cento dos 150 produtos alimentares, na sua gama. A série centra-se em produtos alimentares de alta qualidade baseados em receitas e tradição sueca, por um preço baixo. Os produtos têm uma etiqueta IKEA e são vendidos em frente aos caixas nos IKEA Food Markets e também são servidos em restaurantes IKEA. Como os Meatballs ao molho holandês que sempre comemos.

O Grupo IKEA ultrapassa 100.000 colaboradores e opera em 44 países.

Afim de impedir a exploração madeireira ilegal o IKEA e o WWF unem forças para reprimir a exploração madeireira ilegal na Rússia através de recompensa a exploração florestal legal na Rússia na China. WWF Rússia está a participando ativamente nos grupos de trabalho do governo para encontrar soluções para a exploração madeireira ilegal em nível nacional e regional.

2007 – O IKEA abre a loja mais internacional do mundo a loja IKEA Haparanda, trata-se de uma loja na fronteira entre a Suécia e na Finlândia em uma área que inclui também a Rússia e a Noruega.

DSC04684

2008 – IKEA e o WWF começam a cooperar em projetos que visem a redução das emissões de gases gerados pela operação dos produtos IKEA. O acordo abrange: melhorar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis, tanto por partes dos fornecedores, como por parte dos produtos comercializados aos clientes e o desenvolvimento sustentável de transporte para as lojas, aqui em Singapura por exemplo na Loja maior em Tampines existe um Shuttle Bus entre a estação de metro e a loja, sem custo nenhum.

DSC04689

O império IKEA consiste em 296 lojas espalhadas por 24 países do mundo. São 118 mil funcionários, e mais de 500 milhões de clientes por ano. As lojas vendem de tudo para a casa: das camas aos lençóis, dos móveis às cortinas, tudo para decoração e para equipar sala, quarto, banheiro e cozinha. E o curioso é que cada um dos cerca de 9500 produtos tem nome próprio: Billy, Klippan, Hopen, Kilan, etc. A característica principal dos móveis IKEA é que são baratos e do tipo “monte você mesmo”. A gente compra um punhado de tábuas e parafusos e, seguindo as instruções, em pouco tempo tem uma mesa, uma cama, uma estante ou os armários completos para a cozinha.

Uma visita “detalhada”ao IKEA não toma menos de duas ou três horas. A gente diz que vai lá só para comprar umas toalhas, e sai com tapetes, almofadas, talheres e copos extras, e muito mais. Sem dúvida é uma das táticas de venda deles: o “passeio” pelas enormes lojas nos leva por uma miríade de secções onde, inevitavelmente, descobrimos novas “necessidades inadiáveis”. Sem contar que as lojas dispõem de restaurantes, sala de brinquedos para as crianças, na Alemanha tinha ate área de jogos de computador para os maiorezinhos, e por aí vai. Devo confessar que, as vezes ate da vontade de ser criança pequena, visitar o sempre e uma espécie de divertimento, principalmente quando e a primeira vez que se visita pela primeira vez.

DSC04687

Infelizmente para nos Brasileiros não podemos contar com isso no Brasil pelo menos por enquanto me pergunto por que não há IKEA no Brasil. A classe média não é grande o bastante? Ou a gente não acha graça nisso de “faça você mesmo”? Será que, com maior equidade social, chegaremos a ter lojas do grupo?

Eu ouvi falar que a primeira loja seria instalada ate o final deste ano em Curitiba, no entanto com toda crise economica mundial que afetou mercados onde o IKEA e realmente forte como Alemanha e Estados Unidos os planos parecem ter sido postergados por enquanto. Quem realmente deve estar feliz com isso tudo e a Tok Stock que tem um conceito parecido ao do IKEA mas com preços fora da realidade e as Casas Bahia, que certamente perdera muito do seu mercado, pois alem de oferecer produtos de baixa qualidade embora a preço acessível aos brasileiros estes não tem o mínimo do design que o IKEA oferece. Em Singapura o IKEA existe a 30 anos, mas as 2 lojas daqui são duas das 34 lojas franqueadas em 16 diferentes países e territórios. Apesar da Crise financeira mundial o IKEA esta abrindo 26 novas lojas nos países que ele já se encontra presente.

DSC04694

Depois de almoçarmos nossas Meatballs ao molho holandês pegamos o MRT e fomos ao Orchard Central que inaugurou durante semana, entre as coisas legais desse shopping esta uma super parece de escalada Indoor, embora tenha ficado preocupado caso a pessoa venha a cair possa se machucar feio.

DSC04706

Compramos o Joguinho Civilization para o XBOX 360, numa loja especializada em Vídeo Game, legal que eles ali vendem almofadas e bichos de pelúcia dos personagens da Nintendo e ate chapéu de pelúcia do Mário.

DSC04707

Ao Sair da loja demos de cara com uma loja que vende tortas de fruta, uma franquia que acredito ser Japonesa, as tortas cobertas de diferentes frutas, não resistimos e fomos experimentar, como quase tudo aqui relacionado a bolos, tortas e pães, acabou sendo mais bonito que gostoso alem de ser absurdamente caro.

DSC04709

DSC04710

Pegamos o Metro novamente para irmos ao Funan Mall comprar as caixas de Som para nosso novo PC, acabamos comprando o jogo do Age of Empires III para computador e sua expansão, embora a que eu queria mesmo não chegamos a achar, que era das civilizacoes da Ásia.

Domingo ficamos em casa, na hora do almoço ate fiz Feijão, ficou bem gostoso, apesar de ser da Mongólia ele tem o sabor parecido com o feijão carioca e Feijão Vermelho, mas o grão e maior do que estamos acostumados, como choveu boa parte do dia ficamos em casa apenas, consegui terminar de arrumar nossa biblioteca de musicas, depois de uma semana de trabalho.

Reservamos nosso hotel para Bangkok, estamos indo para la na próxima quinta feira e voltamos domingo, acho que vai ser bem legal, embora o numero de casos de Gripe Suína na Tailândia sejam os mais altos do sudeste da Ásia. Singapura confirmou nesta segunda feira 56 novos casos e outros 31 suspeitos chegando a um total de 1111 casos confirmados da doença.

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

3 Comentários

  1. avatar
    Posted by Anna| 08/08/2009 |Responder

    Essa loja é tudo!!!!
    To impressionada que são exatamente as mesmas coisas que eu vi na loja de Gotemburgo. A globalização tá demais…

  2. avatar
    Posted by Simone| 24/01/2011 |Responder

    Excelente artigo, com muita informação! Quanto mais leio sobre a IKEA, mais gosto da empresa. Além de ótimo design com preço baixo, está focada em ações sociais e preocupada com questões ecológicas e de sustentabilidade. Nota 10 para esse gigante do varejo, que espero que cresça ainda mais (inclusive aqui para os lados do Brasil!) 😀

    • avatar
      Posted by Mauoscar| 31/01/2011 |Responder

      Obrigado Simone

      Esperamos que eles abram em breve uma loja no Brasil.. Enquanto isso resta nos contentar em comprar coisas no exterior ou se prestar a pagar uma verdadeira fortuna na Tok & Stock

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.