The Grand Ole Opry – O show que fez o Country Music famoso

O Grand Ole Opry, é uma das atrações imperdíveis para quem gosta de Música Country e que visita Nashville. Quando iniciei a pesquisa sobre o que faríamos em nossa visita à capital do Tennessee, postei uma pergunta lá no Viagem na Viagem pedindo dicas de lugares, barzinhos e shows de música country na cidade.

Souvenir da Lojinha do Opry

A pergunta foi colocada no Perguntódramo e mesmo sem grandes esperanças de resposta, várias dicas foram postadas e ajudaram bastante na montagem de nosso roteiro. Especialmente as dicas da Luísa do Blog Arquivo de Viagens.

Acesso ao Grand Ole Opry em Nashville

Entre elas a dica do Grand Ole Opry. Um programa de rádio com show transmitido ao vivo que ao longo de quase 9 décadas revelou/ prestigiou alguns dos maiores ícones da música country americana. Fundado em 1925 com o nome de “Dance Barn”, o programa de rádio da WSM-AM é o mais antigo programa de rádio ainda transmitido nos EUA e provavelmente do mundo.

Entrada do Opry

Em 1927 o programa foi rebatizado e passou a ser chamado de Grand Ole Opry e graças a seu sucesso em 1932 a emissora inaugurou um auditório com capacidade para 500 pessoas. Neste mesmo ano, a emissora inaugurou uma nova antena e com isso ampliou sua cobertura, passando a cobrir boa parte dos Estados Unidos e até partes do Canadá. Com isso grande parte da América do Norte passou a sintonizar a estação para curtir “os embalos de sábado à noite”.

Violão e Guitarra Gigante em frente ao Opry 

Em pouco tempo o programa se tornou o programa de maior audiência do Rádio dos EUA. Atraindo uma verdadeira horda de fãs que faziam fila em frente à emissora todos os finais de semana para conseguir entrar e assistir os artistas tocando ao vivo.

Grand Ole Opry House

O então novo auditório do Opry, logo tornaria-se pequeno devido à crescente popularidade do programa que atraia cada vez mais fãs. Mas o que fez a audiência do programa deslanchar de vez foi quando a NBC Radio passou a reproduzir o Show em suas 140 afiliadas espalhadas pelos EUA.

Porta do Grand Ole Opry

Ao longo de sua história o Opry foi “forçado” a se mudar nada mais nada menos que 5 vezes para diferentes lugares, sempre nos arredores de Nashville. Até fixar-se no Ryman Auditorium, em 1943. OAuditório Ryman, que eu falo mais neste post aqui, foi a casa do Opry por quase 31 anos. Até ser transferido para sua casa oficial, onde se encontra hoje.

Detalhe na Arquitetura do Opry

O Grand Ole Opry House, está situado no coração de um complexo multi-milionário de entretenimento chamado de Opryland. Localizado às margens do Cumberland River à cerca de 15 Km do Enterteinment District no centro de Nashville. O Opryland foi concebido para ser uma espécie de DisneyWorld da Música Country.

Círculo Sagrado do Country – Pedaço do Palco retirado do Ryman Auditorium

Hoje, tanto o Opryland como o Grand Ole Opry House, são administrado pelo Gaylord Entertainment. Apesar da grande enchente que afetou Nashville em 2010 e que provocou o fechamento temporário do Opry Mills Mall (até 2012) e do parque temático Opryland (indefinido), visitar e /ou assistir a uma das apresentações do Grand Ole Opry House é uma experiência muito legal.

Little Jimmy no Opry

O programa que é transmitido pelo rádio acontece todas às Sextas e Sábados às 7 horas da noite de acordo com o horário local. (20h00min para nós aqui na Costa Leste). Durante o Verão existem também apresentações às terças feiras. O Opry como é chamado pelos locais, além de apresentar a diversidade da música country, passando por estilos como bluegrass, folk e gospel. Foi responsável por apresentar ao mundo muitas das gerações de artistas que formaram o legado da música country e que continuam a forjar o seu curso futuro.

Grand Ole Opry Show

Informações Úteis

Os tours pelos bastidores do Grand Ole Opry House assim como preços e a programação de eventos são variáveis.. Consulte o Site do Grand Ole Opry para informações atualizadas.

 

Endereço

2804 Opryland Drive,

Nashville, TN

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

4 Comentários

  1. avatar
    Posted by Karol| 16/08/2011 |Responder

    Oscar, ainda não tive a chance de visitar nenhuma dessas atrações, acredita? Sempre que vou a Nashville, passo no máximo um dia e nunca deu tempo. Adorei os posts. beijão

    • avatar
      Posted by MauOscar| 16/08/2011 |Responder

      Karol

      Acredito sim…
      Não diz aquele velho ditado que em casa de ferreiro o espeto é de pau.. Então eu morei por 18 meses em Cingapura e nunca fui visitar e tomar um Singapore Sling no Hotel mais famoso do país… É uma vergonha ter ido embora e não ter feito isso.. Pelo menos tenho uma desculpa para voltar 😀

      Bjks

  2. avatar
    Posted by Maria Helena| 22/08/2011 |Responder

    Oscar, que bacana q vc conseguiu passear bastante em Nashville! Eu adoro esta cidade pois fui intercambista aí, waaaay back! Minha escola era localizada bem pertinho de Vanderbilt, e do Centennial Park . Gostei bastante de ver as fotos da universidade e do parque no outro post.
    Qdo morei lá Opryland era novo e bárbaro! Pena q depois derrubaram o parque em parte por causa das constantes inundações de primavera q ocorriam ali. É q bem aí atrás do local onde fica a Grand Ole Opry tem um rio chamado Cumberland. Talvez tenha havido um typo pois a grafia no post saiu Cucumber, hehe. (Sorry te corrigir mas o resto está tão bom q não podia deixar esta pequena coisa ali atrapalhando 😉 )

    • avatar
      Posted by MauOscar| 23/08/2011 |Responder

      Maria Helena

      Poxa que legal.. Nós adoramos Nashville, a viagem foi perfeita a não ser o atraso no vôo de volta para casa.
      Achei uma judiação o Opryland ter fechado, assim como o gigantesco shopping que ficava ao lado do Opry House.. Num primeiro momento pensava que havia sido culpa da crise, mas depois descobri que ele fechou por conta da enchente mesmo.. Vi algumas imagens inacreditáveis da imundação de 2010 a àgua chegou até a altura da cintura dentro do Opry.. Dentro do Shoppinh a água alcançou mais de 9-11 pés..
      Ahh já corrigi o erro… Eu sei lá porque escrevi cucumber river… rsrsrs Obrigado pela visita e pelo toque 😀

      Volte sempre em breve assim que tiver um tempinho publico mais alguns posts desta viagem

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.