Durante nossa “Fall Foliage Road Trip” pela região da Nova Inglaterra, conhecemos a região dos Berkshires na porção noroeste do estado de Massachusetts. Localizada bem próximo à divida dos estados de Vermont e Nova York, os Berkshires são uma das principais atrações turísticas de férias de Massachusetts e foram, no nosso caso, a porta de entrada para uma para viagem de carro inesquecível. (talvez melhor já fizemos até hoje).
Outono no Berkshires em Massachusetts
Por estar situada num raio de pouco mais de 200 Km das cidades de Boston e Nova York, muitos dos visitantes que visitam os Berkshires, mantêm na região suas respectivas residências de férias. Além disso, o local é conhecido como um “getaway perfeito” de final de semana, o que faz com que seus famosos Bed and Breakfests lotem nos finais de semana e feriados prolongados ao longo de todo o ano (mas principalmente nos meados de Outubro no pico das cores de outono).
Estradinha secundária em Pittsfield
Por estar situado numa região repleta de morros, na continuação do Green Mountain de Vermont. Os Berkshires possuem uma densa cobertura vegetal com predominância de espécies caducifólias que garantem um belo espetáculo de cores durante o outono. Se isso só não bastasse, a região e composta por várias cidadezinhas super charmosas e aconchegantes, tais como: Lee, Lenox, Pittsfield, Stockbridge, Hancock, Williamstown, entre tantas outras que encontramos espelhadas não só nos Berkshires, mas por quase toda Nova Inglaterra.
Lee nos Berkshires
Como estávamos numa das porções mais meridionais de nosso roteiro, muitas das árvores ainda não estavam em seu pico de coloração outonal (A qual avança do norte para o sul e dos pontos de maior altitute para os pontos de menor altitute). Mesmo assim, o que vimos na região, já nos dava uma idéia do que ainda estaríamos por ver nos dias seguintes de nossa incursão pela região em pleno Outono da Nova Inglaterra.
Casinhas no centrinho de Lee
Na verdade, um pitstop nesta região, não estava digamos bem nos nossos planos. Até que a querida Lúcia Malla do Blog uma Malla pelo Mundo, respondeu à uma pergunta que fiz para ser lançada no perguntódramo do Viaje na Viagem e que acabou sendo transformada em um Post. Neste comentário ela relata que teve a oportunidade de conhecer a região num bate e volta de 1 dia a partir de Boston e disse que nesta época um bate e volta não é muito aconselhável não..E agora que estamos de volta, digo mais, se tivessemos mais tempo valeria ficar de 2 a 4 dias na região.
Rio de pedras roladas nos Berkshires em Massachusetts
Quando comecei de fato a desenhar nosso roteiro de viagem, pesquisei um pouco mais sobre o local e encontrei muitas coisas legais para conhecer na região e como estávamos indo de carro a partir de Delaware, a região acabou tornando-se um ponto de parada estratégico depois de 470 Km de viagem, passando pela Pennsylvannia, New Jersey e Nova York.
Celeiro em Arrowhead Farm
Os Berkshires foram batizados pelo então governador real para New Jersey e Massachusetts, Sir Francis Bernard. Uma homenagem ao seu condado de sua cidade (Reading) de origem na Inglaterra. A qual encontra-se à oeste de Londres.
Igreja no Berkshires
Em nossa rápida passagem pela região, concentramos nossa visita nas cidadezinhas de Lee e Lenox com uma passada rápida por Pittsfield. Como saímos de Delaware após o almoço, só chegamos à região no início da noite. Ficamos hospedados em Lee e por lá começamos, no dia seguinte, a explorar um pouco mais da região.
Igrejinha ao longo do Berkshire Trail
Lee é uma simpática cidadezinha de quase 6.000 habitantes que foi batizada após a guerra de independência dos EUA com o nome do General Charles Lee, comandante revolucionário de origem britânica que lutou pela causa patriota (Yankee) no final do século XVIII, mas que não ficou tão famoso como seu colega George Washington.
Um dos muitos Bed and Breakfests dos Berkshires
A cidadezinha apresenta uma série de edifícios históricos, que mais parecem casas de boneca e muitos deles são dignos de atenção. Entre eles a principal Igreja da cidade – uma construção toda em madeira com uma torre de 150 metros de altura (a torre de igreja mais alta toda feita em madeira dos EUA) e que apresenta lá em cima um relógio feito por Seth Thomas (um, dos dois únicos do seu género feitos com este fim), pelo mesmo criador do icônico relógio da Grand Central Station de Nova York.
Igreja de Lee, cujo relógio foi feito pelo mesmo relojoeiro do relógio da Grand Central de NY
Durante o verão a cidade é considerada a meca cultural dos Berkshires, e sedia uma série de espetáculos de música, dança, teatro. Além e claro de vários museus e um diversificado comércio repleto de lojinhas e simpáticas boutiques. Para aqueles que pensam nos EUA mais como um destino de compras que um destino cultural, a boa notícia é que nos arredores da cidade existe um Premium Outlets.
No Outono o destaque fica por conta das árvores e as várias atividades de outdoor nos parques da região que oferecem várias trilhas para caminhada, entre elas a Apalachian Trail ou mesmo um simples passeio de carro pelas várias estradinhas rurais pelos arredores da cidade. Nesta época do ano, acontece também o Founders Weekend Celebration, que infelizmente perdemos por uma questão de 2 semanas.
Celeiro antigo ao longo da Route 20
Depois de tomarmos um café da manhã delicioso, com direito a pão recem saido do forno no CakeWalk Bakery em Lee e explorarmos um pouco do centrinho da cidade, seguimos em direção à Lenox.
Local super aconchegante para café da manhã em Lee
Pelo caminho ainda demos uma paradinha rápida no Laurel Lake, que nas primeiras horas da manhã estava lindo com o reflexo das cores das árvores em suas águas e uma nevoa surgindo no horizonte deixando o local com um aspecto misterioso, mas ao mesmo tempo extremamente fotogênico. Por ali, também encontramos várias pessoas pescando trutas e de quebra apreciando aquele visual todo.
Laurel Lake logo cedo no caminho para Lenox
Seguindo adiante pela US Route 20, chegamos à Lenox. Uma cidadezinha que consegue ser ainda menor que Lee. Com uma população de pouco mais de 5.000 habitantes, Lenox é especialmente famosa por suas mansões construídas no início do século XX na chamada Guilded Age. Nesta época Lenox era conhecida como “Inland Newport” (em referência ao fato de muitas famílias ricas de Newport em Rhode Island terem na cidade uma mansão de férias). Entre as várias mansões do Guilded Age encontradas em Lenox temos “The Mount”, uma mansão construída em 1902 que foi projetada juntamente com seu jardim pela célebre autora americana Edith Wharton.
Chegando à Lenox
Além de Edith Wharton, Lenox teve ao longo de sua história vários outros moradores célebres/ilustres como George Westinghouse (inventor e industrial), Nathaniel Hawthorne (autor de a letra escarlate), alguns membros da familia Vanderbilt (uma das famílias mais ricas que já existiram nos EUA) entre outros vários nomes.
“The Mount” A casa de edith Wharton nos Berkshires
Para finalizando nossa passagem pela região, antes de seguirmos em direção à Williamsburg, MA. Seguimos em direção à Pittsfield, onde visitamos Arrowhead Farm, residência onde Herman Melville escreveu alguns de seus maiores sucessos, entre eles Pierre, Benito Cereno, The Confidence Man e sua obra prima, Moby Dick.
Casa de Herman Melville em Pittsfield, Massachussets
Pelo caminho encontramos uma paisagem realmente inspiradora com direito à muitas colinas, fazendas e muita floresta. Fato que talvez explique um pouco da efervescência cultural dos Berkshires como casa de grandes nomes da pintura e literatura norte americana como Nathaniel Hawthorne, Herman Melville, Edith Wharton e Norman Rockwell, entre vários outros que viveram ou mesmo passaram uma temporada escrevendo ou pintando por lá. Obviamente nem tudo era só paisagem, afinal de contas, o local era o destino de férias queridinho mais abastados dos nordeste dos EUA, o que significa que rolava também muito dinheiro.
Manhã com neblina nos Berkshires
Passeios e atrações culturais interessantes para incluir em sua visita à região dos Berkshires:
Tanglewood: Internacionalmente famosa residência de verão da Orquestra simfônica de Boston
Chesterwood: Studio de trabalho e residencia de verão do escultor Daniel Chester French. Local onde a estátua de Abraham Lincoln do Lincoln Memorial de Washington DC foi criada.
Berkshires Scenic Railway Museum: Museu ferroviário na estação de Lenox que oferece passeios cênicos em alguns dias do ano ao longo Housatonic River.
Hancock Shaker Village: Fazenda famosa por seu celeiro redondo de pedra
The Mount: Mansão e jardins da “guilded age” que pertenceu a Edith Wharton. Primeira escritora, novelista mulher a vencer um prêmio Pullitzer na história dos EUA.
Norman Rockwell Museum: Maior coleção de ilustrações do célebre pintor Norman Rockwell.
Ventfort Hall: Museu Mansão contruída em 1893 por Sarah Morgan, irmã do banqueiro J.P Morgan e que é voltado justamente ao período da era dourada (Guilded Age) da região.
Arrowhead Farm: Entre 1850 e 1863, esta foi a residência oficial de Hermam Melville, um dos maiores nomes da literatura americana dos século XIX. O qual entre outras obras escreveu (no local) o Best Seller Moby Dick.
Casa do Autor de Moby Dick na Arrowhead Farm em Pittsfield
Passeios e atrações ao ar livre para incluir em sua visita à região dos Berkshires:
Appalacchian Trail: Uma das trilhas de Hiking mais famosas dos EUA, passam pela região e ligando Beartown State Forest e October Mountain State Forest
Monument Mountain: Trilha de cerca de 5.5 km (ida e volta) até o topo de um dos pontos mais altos da região e que oferece vista para o Housatonic River. O local era frequentado por autores famosos como William Cullen Bryant (o mesmo do Bryant Park de NY), Nathaniel Hawthorne e Hermam Melville.
Centrinho das cidades: Lee, Lenox, Pittsfield, Stockbridge, Hancock, Williamstown, são apenas algumas das muitas cidadezinhas da região cujo centrinho vale à pena dar uma volta.
*Destes visitamos apenas os centrinhos de Lee, Lenox e Pitsfield
Entrada para a trilha do Monument Mountain
Passeios cênicos de carro para incluir em sua visita à região dos Berkshires:
Jacob’s Ladder Scenic Byway: Construída em 1910, a centenária US Route 20 foi a primeira estrada moderna, totalmente asfaltada a cruzar uma montanha nos EUA. Tem cerca de 55 km de extensão ligando Lee à Westfield.
Berkshire Trail: MA Route 9 ligando Dalton à Northampton passando por várias cidadezinhas e colinas com campos e florestas.
Mohawk Trail: Também chamada “First America’s tourist Highway”, a US Route 2 liga Williamstown à Greenfield com vistas que dizem ser espetaculares.
*Destes fizemos apenas a Berkhshire Trail.
Estrada Marginal da Berkshire Trail interditada por queda de ponte em decorrência do furacão Irene.
Apenas a primeira de muitas surpresas que a passagem do furacão em Setembro reservaria para nossa viagem
Mais fotos desta viagem em nossa página no facebook
Um dos únicos posts em portugues que encontrei falando sobre a região
Veja os comentários
Puxa vida, que inveja (da boa). Eu sou apaixonado por Vermont e essas paisagens. Aqui na Flórida quase não vemos as mudanças das estações. Saímos do calor intenso direto para o frio e as árvores não têm muito tempo para descolorar e apresentar essa magnificência de cores. Os prédios daqui também não têm o charme dos que vi nas suas imagens. Parabéns pelo post, vou guardar, um dia quem sabe eu não vito esse lugar belíssimo? Mas terá de ser no Outono, com certeza!
Abs
Renato
Essa viagem foi linda... Ainda devem vir muitos posts por ai..
Obrigado pela visita..
Abs
Oscar. lugar maravilhoso. agora entendo o que queriam dizer que podemos nos realizar nos filhos e sobrinhos. adorei este post.
Tio Du
Seria muito legal se vocês viessem nos visitar um dia...
Oscar,parabens por mais este roteiro maravilhoso,com fotos espetaculares.
Marli
Obrigado pela visita e pelo comentário..
As fotos bonitas mesmo ainda nem entraram neste post...
Bjs
Oscar,
O que são estas fotos! Se já era um desejo antigo ir a esta região no outono, agora com este post foi parar lá em cima na minha lista de desejos. Vou aguardar anciosa os demais, quem sabe em 2012 eu não vou. Eu fui muito a Boston a trabalho, mas nunca nesta época. Num final de semana fiz uma roadtrip por esta região, mas era inverno e estava tudo branco.
Abs
Flora
Essa viagem foi LINDA!!! Você vai ver nas fotos dos proximos Posts...
Oscar... essa foto da neblina está simplesmente DEMAIS!!!! Lindo!!! Esse lugar é um desbunde no outono, né... Delícia total. Bjs!
Lucia
É verdade....
Se estivessemos morando aqui no próximo outono, certamente fariamos esta viagem novamente...
Bjs
As fotos estão lindas, parabéns!!!!! É tão gostoso poder sentir e ver as mudanças de estações!
Curta bastante sua viagem
Obrigado Lorena
Volte sempre
Rapaz, estou indo agora para a Nova Inglaterra no final de setembro, ficando até dia 13 de outubro e estou acompanhando seus posts sobre a região, mas tenho notado que eles estão cada vez mais escassos.... Você não irá postar nada sobre as "White Mountains" em New Hampshire? E sobre Newport em Rhode Island? Teremos mais fotos de Vermont? Abraço.
Cláudio
Na verdade todos estes posts ainda estão faltando.. Tenho uma listinha de mais de 100 posts atrasados que gostaria de um dia ainda poder escrever.. Porém ultimamente anda faltando tempo e até disposição para escrever sobre tudo o que gostaria. Como tenho o péssimo defeito de ser detalhista e querer caprichar no que faço o tempo muitas vezes o tempo não acaba sendo suficiente..
Mas aos poucos vamos chegando lá, mesmo sem fazer o sucesso que outros blogs mais superficiais tem
Quanto a Newport, infelizmente tive um problema com as minhas fotos de Rhode Island e Connecticut e acabei praticamente perdendo todas... Depois do ocorrido acho que dificilmente irei escrever..
Bem de toda forma valeu pelo toque e vamos ver se nos próximos dias tento subir pelo menos alguma coisa de New Hampshire aqui no Blog..
Grande Abraço
Oscar
OK, estou aguardando então. Abraço!
Puxa, que passeio fantástico nos Berkshires vc fizeram... eu estou planejando minha "Fall Foliage Road Trip", MauOscar, vcs ja ouviram falar da Blue Ridge Parkway em VA? Difícil escolher onde ver a fall foliage...
Oi Oscar,
Tudo bem? Estou com minha viagem para a Nova Inglaterra mais ou menos estruturada, mas estou com dúvidas na região dos Berkshires. Como vocês, vou chegar a Lee de noite e pretendo acordar no outro dia e explorar a região. Pensei em visitar Lee, Lenox, Pittsfield, Mt Greylock e Williamstown, seguindo pela rodovia 7 e chegando em Bennington à noite. Mas pelo que entendi vocês seguiram para o norte pela interestadual 91. Você lembra como foi o roteiro de vocês? E onde dormiram na noite depois de Lee? Os hotéis em Bennington estão muito caros (vai ser sábado), ainda mais considerando essa alta do dólar...
Obrigada!
Maíra
Isso mesmo!! Nós visitamos Lee, Lenox & Pittsfield e viajamos pela Rota 9 até a altura de Northampton e seguimos pela rota 10 que segue paralela a Interstate 91 até South Deerfield onde visitamos a fábrica da Yankee Canddle e continuamos em direção a Brattelboro pela Rt 5...
Eu tenho esse mapinha que fiz na época do planejamento que talvez possa ajudar => http://goo.gl/maps/sjZBw
Fizemos essa volta por causa da visita a Yankee Candle, caso contrário teríamos ido pelo caminho que você esta pensando em fazer
Abs
Oi Oscar, eu vi o post da Yankee Candle, a loja parece ser incrível mesmo, apesar de eu não conhecer a marca. Quer dizer que vocês foram de Lee até Rutland no mesmo dia? E no caminho deu para ver bastante da Green Mountain? Uma outra ideia de itinerário seria subir até Williamstown, depois fazer a Mohawk Trail até Greenfield e de lá pernoitar em Brattleboro. Mas é difícil calcular o tempo e saber o que vamos encontrar pelo caminho, né? Muito obrigada pelas dicas e pela paciência em responder tantas dúvidas!
Oi Maíra.. Pois é, é meio complicado saber o que você vai encontrar e curtir pelo caminho.. Uma dica para fazer o dia render é sempre tentar acordar cedo.. Embora seja época de férias (dormir a gente dorme em casa não é mesmo) Mas acordar cedo tem lá suas vantagens.. Olhe a 4 e 8 foto de baixo para cima neste post. Sim nós fizemos esse trajeto num dia.. Eu curto viagem de carro e adoro dirigir, então não me incomodo com deslocamentos diários de até uns 300 Km
Bem nós acabamos ficando hospedados em Mendon, VT (visto que encontramos um lugar legal e mais barato que em Rutland)
Quanto as Green Mountains nós vimos aquilo que vimos ao longo da estrada.. Quando no mapa havia um lago não meuito longe de nossa rota, fazíamos questão de dar uma desviada até ele.. Até porque a floresta em sí é muito parecida ao longo de toda viagem, um lago é que faz a diferença nas fotos
Abs