Estados Unidos

Tulipas – Primavera do Hemisfério Norte

Hoje, 21 de Março, nós no hemisfério norte celebramos o equinócio de Março e com ele a chegada oficial da primavera. Isso significa dizer que a partir das 20:21 min (horário de Brasília), os dias do hemisfério norte passarão a ser mais longos e as noites mais curtas.

Tulipas no Longwood Gardens

O reflexo do aumento das hora de radiação solar nesta parte do planeta, proporciona a elevação gradual das temperaturas. Nada mal depois de muita neve, e mais de quatro meses de frio intenso, com temperaturas que chegaram a congelar a superfície do rio Brandywine por 4 vezes nesta estação (Em 2009-2010 congelou apenas 1 vez).

Tulipas Laranjas

Enfim é a natureza começando seu ciclo natural de renovação depois de literalmente hibernar meses a fio durante o longo e rigoroso inverno que tivemos por aqui. Diga-se de passagem, na última sexta-feira a temperatura chegou aos 22ºC. Não resistimos e abrimos oficialmente a temporada do churrasco aqui em casa. As plantas também estão a toda com estas temperuras.

Tulipas Vermelhas

Nestes últimos dias, já começamos a perceber o despertar da estação mais colorida do ano. Eu acho um barato observar a transformação da natureza. Uma das coisas mais interessantes de se observar na primavera é o desenvolvimento das folhas e flores em árvores e plantas. E que para quem nunca prestou atenção, não acontecem de uma vez, cada espécie desenvolve-se subsequentemente à outra. Um verdadeiro espetáculo de harmonia que faz a cada dia descobrirmos coisas novas ao acordarmos.

Tulipas no Longwood Gardens

No caso das flores, uma das primeiras a dar o ar da graça são os Narcisos, depois é a vez da florada das cerejeiras para aí surgirem as majestosas tulipas. Por falar em tulipas, estas são sem dúvida uma das plantas mais exuberantes e bonitas que florescem logo no início da primavera.

Cerejeira Florida no Longwood Gardens

Na primavera do ano passado, podemos apreciar um pouco mais destas lindíssimas plantas no Longwood Gardens, aqui pertinho de casa.. Nada mais nada menos do que 150.000 bulbos de tulipas são plantadas todos os anos ao longo da Flower Garden Walk. Um espetáculo dificil de descrever. E mesmo as fotos não conseguem expressar sua grandiosidade.

Tulipas Brancas

Para quem pensa que as Tulipas são plantas originárias da Holanda, na verdade está enganado. O gênero Tulipa sp é composto por 109 espécies com milhares de cultivares. Sua distribuição natural extendia-se do sul da Europa, Norte da África, Turquia, Irã e Noroeste da China e até ser levada para a Holanda no século 17 por Carolus Clusius, um famoso biólogo de Viena, que se tornou diretor da Hortus Botanicus em Leiden, o mais antigo jardim botânico da Europa, fundada em 1587.

Tulipas Rosas

Contratado pela Universidade de Leiden, para pesquisar plantas medicinais, Clusius recebeu de seu amigo Ogier Ghiselain de Busbecq, o então embaixador em Constantinopla, alguns bulbos da planta que crescia nos palácios da antiga Istambul.

Tulipas Roxas

No início do século 17, a tulipa passou a ser utilizada muito mais como decoração de jardim do que pelos seus fins medicinais. Ele logo ganhou popularidade como um importante produto comercial, especialmente na Holanda. Quando o interesse pela flor fizeram com que os bulbos da planta fossem vendidos por preços inacreditavelmente ​​altos.

Tulipas Rosa e Branca

Entre 1636 e o final de 1637, surgiu na Holanda o que os historiadores chamam de Tulipomania. Reconhecida hoje como a primeira bolha especulativa da humanidade. Nesta época alguns bulbos e exemplares da planta poderiam custar mais do que uma casa em Amsterdã.

Tulipas no Longwood Gardens

Motivados pela ganância e pala promessa de dinheiro fácil pessoas de todas as classes sociais começaram a vender suas propriedades para investir em tulipas, e em meados da década de 1630 surgiram os primeiros contratos de futuros para negociar os bulbos antes mesmo da colheita.

Tulipas Amarelas e Rosas

Nesta época também, alguns botânicos passaram a desenvolver cruzamentos controlados com a planta e rapidamente encontraram maneiras de torná-las ainda mais decorativas e tentadoras para o crescente mercado de tulipas. Híbridos e mutações da flor eram vistas como raridades e um sinal de status social elevado, o que acabou criando esta bolha.

Tulipas Lilazes

Em 1637, devido a diversos fatores, houve uma perda de confiança em tais títulos, levando muitos a uma corrida para o resgate de seus investimentos. Consequentemente, os preços caíram subitamente, e inúmeros negociantes foram à falência. Mesmo assim a flor continuou a ser adorada pelos holandeses. Tanto que hoje é impossível não associar a Holanda à esta flor. Tanto que quando estivemos por lá no caminho entre Brasil e Singapura é possivel se comprar elas dentro do aeroporto.

Tulipas Vermelhas e Amarelas

O mais curioso nesta história toda é que no século 20 descobriu-se que muitas das tulipas que apresentavam as pétalas de babados e pétalas coloridas, eram de fato, plantas doentes que apresentavam os sintomas de uma infecção pelo vírus do mosaico, que chegaram à planta através da inoculação deste vírus por alguns insetos que atacavam batatas e pessegueiros.

Tulipa hibrida

Atualmente estas variedades doentes não são mais vendidas, o que encontramos hoje por aí são híbridos geneticamente estáveis. Ao longo de todos estes anos, centenas / milhares de híbridos de tulipas foram criados e hoje se apresentam nas mais diferentes cores e variações.

Tulipas

O processo de hibridação não é facilmente alcançado. Para ser capaz de obter exatamente o que você quer, você tem que saber como as diferentes propriedades de cor, forma, haste, período de floração, resistência as doenças, entre outros fatores, afetará o resultado desejado.

Tulipas no Longwood Gardens

Mas neste quesito a Holanda é referência mundial. Não é a toa que eles além de serem um dos maiores produtores / desenvolvedores de hibridos de plantas híbridas do mundo, ainda comandam mais da metade do comércio internacional de plantas ornamentais e flores de corte. Isso ainda sem falar que indiretamente controlam boa parte dos outros 50 %, como acontece no Veiling de Holambra que tive o prazer de conhecer em algumas oportunidades durante a faculdade.

Tulipas de hates mais longas

Resumindo, a primavera, juntamente com o outono são sem sombra de dúvidas as minhas estações preferidas, não apenas pelo fato de as temperaturas serem mais amenas, mas principalmente pelo espetáculo de cores que a vegetação nos proporciona nestas 2 estações.

Endereço:

Longwood Gardens

1001 Longwood Road, Kennett Square , PA 19348

Mapa no Googlemaps

 

Posts Relacionados:

 Longwood Gardens

 Conhecendo o Amish Country na Pennsylvania

 Londres (FotoBlog) Kew Gardens

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

Veja os comentários

  • Eu adorei o post, em especial as fotos e a história das tulipas! Já conhecia, mas alguns detalhes eu aprendi agora! Excelente post! :D Parabéns!

    E que venha a primavera!

  • Que fotos LINDAS! Me deixou até mais feliz em saber que posso perder o ápice das cerejeiras, mas as tulipas estarão no apogeu... Tomara que o tempo de fato melhore até nossa mini conVnVenção!

    • Adriana

      Fique tranquila, você certamente ainda verá algumas cerejeiras floridas em DC.. E o espetáculo das Tulipas vai estar bombando certamente.. Ano passado os jardins da Casa Branca e da Laffayette Square estavam enfeitados com Tulipas Vermelhas.. Lindo :D

  • Post lindão, hein? Parabéns!
    Esse ano vou ao Keukenhoff, entrada devidamente comprada.
    Beijão

    • Oi Georgia

      Este Post era para ter saido ano passado já.. Mas como hj é o inicio da primavera por aqui resolvi aproveitar...
      Keukenhof é um sonho que espero realizar ano que vem se estivermos morando na Europa..

      Bjs e obrigado pela visita e pelo comentário :D
      Uma otima semana

  • Maravilhosa explicacao fora as fotos deslumbrantes ... muito lindo o blog, parabens.

  • Lindooooooooooooooooo..

    Adorei toda a explicação.. e as Tulipas, linda como sempre.. (nunca vi uma feia..)

    Bisous e Ótima Primavera para nós

    :D

    • ☆☆ Martinha ☆☆

      Obrigado pela visita..

      Concordo contigo.. não existem tulipas feias.. E que a primavera seja ótima para todos nós :D

  • Eu sei que eu sou super repetitiva nos meus comentários, mas sinceramente nao tem como evitar: as fotos estao belíssimas!!! Adorei! :-) Beijocas!

    • Carina-Senzatia

      Imagina.. Melhor ser repetitiva do que não comentar.. Espero que você esteja curtindo bastante seu aniversário em Moscou :D

      Bjs

  • Nossa que lindas essas fotos, fora de sério!!!
    Muito legal o post...

    Um beijão pra vocês :D

    • Jéssica

      Obrigado pela visita.. Na verdade só estava faltando vc e o Raul por aqui...
      Bjão para vcs tb :D
      Saudades

Compartilhe

Posts Recentes

  • Cervejaria
  • Cultura
  • Destinos
  • Estilo
  • Experiências
  • Filmes
  • Gastronomia
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Matamata
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Parques Temáticos
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Road Trip
  • Viagem
  • Viagem com Crianças
  • Viagem em família
  • Viagem Solo

Hobbiton: Visitando o condado dos Hobbits na Nova Zelândia

4 anos atrás
  • Aventura
  • Ecoturismo
  • Estilo
  • Experiências
  • Fiji
  • Ilhas
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Planejamento de Viagem
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Utilidades
  • Viagem
  • Vida Selvagem

Fiji: Dicas para curtir esse pedacinho do paraíso

4 anos atrás
  • Aquários
  • Big Island
  • Blog
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estados Unidos
  • Estilo
  • Experiências
  • Hawaii
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Passeios de Barco
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Viagem
  • Viagem Aventura
  • Vida Selvagem

Nadando com Manta Rays em Big Island no Hawaii

4 anos atrás
  • Aventura
  • Caverna
  • Coromandel
  • Coromandel Peninsula
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estações do Ano
  • Estilo
  • Experiências
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Passeio à pé
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Trilhas & Trekking
  • Verão
  • Viagem
  • Viagem em família

Coromandel: Cathedral Cove e Hot Water Beach

4 anos atrás