Beng Mealea: Um templo esquecido no meio da floresta no Camboja

Beng Mealea no Camboja

Aqueles que visitam as maravilhas da civilização Khmer no Camboja não sofrem com a falta de opções quando se tratam de templos e ruínas. Nos arredores de Siem Reap, existem dezenas de sítios arqueológicos que podem levar dias para serem explorados. Em minha recente visita ao país, separei um dia do meu roteiro para conhecer também duas jóias arquitetônicas ainda muito pouco conhecidas da civilização Khmer e que se encontram um pouco mais afastadas de Siem Reap: Koh Ker e Beng Maelea. E é justamente sobre Beng Maelea, um belíssimo templo no meio da floresta que irei falar um pouco mais neste post.

Localizado à cerca de 77 km de Siem Reap e praticamente no meio do caminho para o complexo de Koh Ker, Beng Maelea é um templo hindu com cerca de 1000 anos de idade e cuja história até hoje permanece como um dos grandes enigmas da civilização Khmer.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Embora encontre-se em estado avançado de ruína, uma vez que nunca passou por nenhum tipo de restauração desde que foi redescoberto por exploradores franceses na segunda metade do século XIX. Beng Mealea é considerado um dos mais bonitos e decorados templos do império Khmer. Acredita-se que Beng Maelea tenha sido construído no início do século XII durante o reinado do rei Suryavarman II (1113-1150), ou seja construído praticamente na mesma época que Angkor Wat.

Como a história exata do templo é praticamente desconhecida, visto que não existem inferências escritas sobre sua construção, o que sabemos dele hoje é resultado direto da inferência dos arqueólogos e especialistas que estimam a época de sua construção basicamente pelo seu estilo arquitetônico e decorativo, praticamente idêntico ao empregado na construção de Angkor Wat.

Apesar de ser um pouco menor em tamanho do que o mais famoso dos templos do Camboja, Beng Mealea tem muitas similiariedades com Angkor Wat e pode ser considerado, um dos maiores e mais rebuscados templos construídos pelo império Khmer.

Assim como a maior parte dos templos de Angkor, Beng Maelea é cercada por um enorme fosso de 1025 m por 875 m e que possui aproximadamente 45 m de largura. Infelizmente hoje, tal fosso encontra-se praticamente seco e parcialmente coberto por vegetação.

Beng Mealea está orientado para o oriente, mas assim como outros templos de Angkor tem entradas menores nas outras três direções cardeais. O layout básico é composto por três galerias que encerram em torno de um santuário central, que infelizmente não aguentaram a ação do tempo e da natureza e desabaram quase que por completo ao longo dos séculos, fazendo com que suas ricas paredes entalhadas se perdessem no tempo também.

As galerias são “amarradas” com “claustros cruciformes”, como encontramos em Angkor Wat. As estruturas conhecidas como bibliotecas se encontram à direita e à esquerda há uma extensa parede entalhada com cenas da mitologia Hindu, incluindo a representação do deus Vishnu a cargo do deus pássaro Garuda.

Assim como Angkor Wat, Beng Mealea foi construído quase que inteiramente em arenito: A pedreira de Phnom Kulen, de onde também foram extraídas as pedras usadas na construção de Angkor Wat encontram-se a apenas 7 km de Beng Mealea que também forneceu a matéria prima para a construção deste templo.

Presumivelmente boa parte dos blocos de arenito usados para construir Angkor Wat foram transportados ao longo de canais artificiais de água que passavam por Beng Mealea. Estes canais artificiais com o tempo obviamente despareceram e pouquíssimos resquícios dos mesmos sobreviveram ao tempo.

No passado, acredita-se que Beng Mealea estava no centro de uma antiga estrada/hidrovia Khmer que ligava Angkor Thom e Preah Khan Kompong Svay na província de Preah Vihear. Uma pequena ponte Angkoriana ao oeste do templo Chau Srei Vibol é o único traço remanescente da estrada entre Beng Mealea e Angkor Thom. Já entre Beng Mealea e Preah Khan, há pelo menos 10 pontes abandonadas na floresta.

Assim como o famoso templo Ta Prohm, aquele utilizado no filme Tomb Raider, Beng Mealea tem como característica marcante o fato de ter sido “esquecido” por alguns séculos em meio a floresta. No entanto, ao contrário de Ta Prohm, pouquíssimas árvores foram removidas desde o “redescobrimento” do mesmo, o que por sua vez garante uma atmosfera bastante peculiar ao local. A sensação ao explorar esse templo é de você estar num filme tipo Indiana Jones. Como ainda relativamente poucos turistas encaram as quase 1hora e meia de estrada, você tem a sensação de ter todas aquelas ruinas só para você. Super bacana!!

Informações Úteis:

Com o asfaltamento da estrada a poucos anos atrás, visitar Beng Mealea é muito mais fácil do que quando a estrada era de chão batido. O passeio para visitar Beng Mealea combina super bem com uma ida até Koh Ker e toma o dia inteiro. Alternativamente, se não tiver interesse em conhecer Koh Ker é possível combinar Beng Mealea e Banteay Srei num passeio um pouco mais curto. De toda forma, visitar Beng Mealea vai tomar quase meio dia.

A entrada para visitar Beng Melea custa 5USD. E as entradas são compradas antes da entrada do complexo arqueológico. E embora seja uma concessão explorada pela Apsara Authority, a mesma que explora os templos nos arredores de Siem Reap, aquele ingresso não é aceito para visitação neste templo.

Como não existe transporte público até Beng Mealea.. Para chegar até lá você precisa arranjar um carro com motorista. Eu paguei cerca de 100 USD combinando a visita de Beng Mealea e Koh Ker no mesmo dia. Apesar de a estrada ser totalmemte asfaltada não recomendo ir até Beng Mealea de tuk-tuk, não apenas por razões de conforto, mas também segurança.

Como eu fiz os passeios através do concierge do meu hotel, que obviamente deve ter ganho uma boa comissão. Talvez se você fizer o esquema do passeio diretamente com um motorista local, provavelmente o passeio saia mais em conta.

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

2 Comentários

  1. avatar
    Posted by Rodrigo| 09/03/2015 |Responder

    Muito legaL seus posts. Estou finalizando meu roteiro e me deu boas dicas.. Valeu!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 09/03/2015 |Responder

      Legal Rodrigo
      Espero que você aproveite nossas dicas.. Depois passa aqui para compartilhar suas impressões com a gente
      Abs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.