Cingapura ou Singapura

A Cerca de 1 ano atrás no dia 22 de Julho de 2008 comecei a escrever este Blog contando as nossas experiências pelo mundo, hoje estou chegando ao 100 post com quase 7.000 acessos, esta bem boa parte deles da minha mãe, mas ainda sim e um numero considerável, hoje e um dia especial pois com tudo que já escrevi daria ate mesmo para publicar um livro, estes dias estava navegando na Internet e acabei encontrado inúmeros Blogs de Brasileiros que como nos estão no exterior e manter através das paginas na Internet seus amigos, familiares e internautas inteirados sobre a vida no exterior.

Fui convidado por um Blog que reúne diversos expatriados Brasileiros que respondem a uma serie de perguntas sobre os respectivos países em que estão vivendo, minha entrevista devera ir ao ar apenas em final de Julho, como esse e o meu centésimo post decidi colocar esta entrevista aqui em ante-mão para vocês.

Por sinal respondendo a estas perguntas surgiu uma pergunta em minha cabeça, afinal se escreve Singapura ou Cingapura, afinal ambas são formas corretas a primeira no português de Portugal e a Segundo em Português Brasileiro, resolvi escrever para a Academia Brasileira de Letras eis ai a Pergunta e respectiva Resposta:

“ABL RESPONDE

Pergunta : Prezados Senhores Tenho uma duvida com relação a grafia da palavra que se refere ao pais que estou morando atualmente, afinal após a reforma ortográfica fica Singapura ou Cingapura? Pois Singapura com S e do português de Portugal, com C português Brasileiro. Aguardo ansiosamente por uma resposta Att Oscar

Resposta : Admitem-se ambas as grafias: Cingapura e Singapura. ABL”

Sendo assim ambas continuam corretas, embora ainda ache que deveria ser escrito com S para padronizar com Inglês, Alemão, Francês, mas como ambas estão corretas uso as duas, mas para essa entrevista tentei me policiar e usar apenas com C, mas talvez alguma coisa com S tenha escapado. Mas o que importa mesmo que ambas as formas sao consideradas corretas para a Lingua Portuguesa.

Logo abaixo encontra-se a as respostas da entrevista para o Entrevistando Expatriados.

Cingapura

 Cingapura 2009 by Entrevistando Expatriados

 Introdução

 “Tudo começou há cerca de uns três anos atrás, eu havia voltado da Alemanha onde fiquei quase dois anos fazendo uma espécie de graduação sanduíche, quando acabei conhecendo uma pessoa muito especial. Ambos sempre tivemos vontade de ter uma vida internacional, eu ainda estava finalizando a graduação e ela já trabalhando, ate que a oportunidade de ingressar em um programa para formação de executivos internacionais da empresa em que trabalha se apresentou em nossas vidas e desde então posso dizer que nossa vida mudou muito. Na verdade não foi um processo fácil, afinal nunca nenhum Latino-Americano havia sido aprovado neste programa ate então, mas quando vimos estávamos nos mudando para um pontinho no mapa chamado Cingapura.”

– Nome:
Oscar

– Onde nasceu e cresceu?
Nasci em São Paulo – SP; Cresci em Joinville-SC; Fiz Faculdade em Curitiba – PR e Alemanha

Em que país e cidade você mora?
Cingapura, Republica de Cingapura

– Você mora sozinho ou com sua família?
Casado, moramos juntos.

– Há quanto tempo você reside nesse local?
14 meses

– Já residiu em outro(s) país (es) antes dessa experiência?                                                                           

Sim, Na Alemanha por quase dois anos, morando em Freiburg e Leipzig

– Qual sua idade?
25 anos

02

– Quando surgiu a idéia de residir no exterior?

Desde pequeno sempre fui muito curioso e interessado por Historia e Geografia e sempre quis morar no exterior, inclusive a escolha do meu curso superior (Engenharia Florestal) se deu em parte pela perspectiva de poder trabalhar em diferentes lugares do mundo, estava no ensino médio, quando fui visitar minha prima, naquela época trabalhando em uma reflorestadora na Argentina, desde então estava decidido a estudar o que ela havia estudado também, naquela ocasião conheci um Senhor Que trabalhava para agência de Cooperação Técnica do Governo Alemão para os Países em Desenvolvimento, e já havia trabalhado em diversos países, como Argentina, Paraguai, Moçambique, São Tome e Príncipe e antes de se aposentar trabalhou por quatro anos na China, aquilo sempre me motivou.

Passei no vestibular e durante a graduação surgiu a oportunidade de estudar fora do pais, conseguindo uma bolsa de estudos, naquele ano conseguira duas bolsas para a Alemanha a primeira financiada pelo DAAD para um curso intensivo de língua alemã durante dois meses em Leipzig na Antiga Alemanha Oriental e a segunda pela CAPES/DAAD para realizar uma “graduacao sanduiche” em Freiburg na Floresta Negra no Sudoeste da Alemanha.

Essa sem duvida foi uma das melhores experiências da minha vida, embora já falasse alemão desde o ensino fundamental, já que  havia morado em Joinville e tive aulas de alemão na escola, estudar numa universidade em alemão não foi tarefa muito fácil, estava finalmente adaptado ao estilo de vida na Alemanha, quando tive que retornar ao Brasil, e pior quatro meses antes da copa do mundo, a Alemanha estava com um astral otimo e eu tive que voltar para o Brasil, mas enfim são os ossos do oficio.

A readaptação no Brasil não foi nada fácil, meus familiares falavam ate que eu voltara muito chato da Alemanha, mas depois de um tempo isso passou. A gente sempre acaba se adaptando ao meio, isso e fundamental para quem quer ter uma vida internacional, não existe lugar perfeito. Mas enfim a vontade de voltar para o exterior ficava martelando em minha cabeça, certamente iria prosseguir algum tempo como estudante, já estava com tudo praticamente acertado para um mestrado, quando o “grade amor da vida” apareceu.

Os planos mudaram um pouco, mas a ideia de residir em diferentes países continuou viva. Nossas ambições de se tornar um expatriado acabaram acontecendo, quando nos inscrevemos para um programa internacional da empresa, detalhe nunca nenhum brasileiro havia sido aprovado.

Enfim ai começou outra angustia, para onde seriamos mandados?  Ficamos sem saber para onde seriamos mandados ate a quarta feira de cinzas, as opções eram grandes mais de 85 países, enfim em cerca de algumas semanas estaríamos nos mudando para Cingapura.

A partir de então tudo foi muito corrido, providenciar mudanças, papelada, enfim para ter uma ideia eu colei grau numa quinta-feira e no sábado estávamos embarcando para cá.

 Esplanade

– Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho?

Como meu parceiro já veio com trabalho garantido, à empresa que ele trabalha fez toda a papelada, e auxiliou no que pode para eu conseguir obter meu visto aqui também, mas em nossa situação as coisas são um pouco mais complicadas que costumam normalmente ser, aplicamos para o visto de dependente, detalhe eles não reconhecem o termo “relacao estavel” ou você e casado ou não e, conhecemos alguns casais aqui que tiveram que casar para poderem entrar juntos aqui. Decidimos aplicar para um tipo especial de visto no qual eu entraria em Cingapura e teria ate um ano para procurar emprego, infelizmente para este caso nenhuma universidade brasileira e reconhecida, tentamos aproveitar meu diploma alemão, embora à universidade ate seja reconhecida, Cingapura e um pais muito pequeno meu visto foi negado.

Só nos restou uma alternativa, aplicar para o visto de estudante, infelizmente na minha área existe nada muito especifico, e alem disso havia um fator limitador meu inglês não era muito bom ate então, a alternativa encontrada foi aplicar para um curso de Inglês “Full Time” 4 horas por dia, cinco dias por semana, e esse foi o jeito encontrado pela gente para poder permanecer juntos aqui.

Quanto aos vistos de trabalho existem dois tipos: Employment Pass (EP), tipo do Visto do Mau e o S-Pass. Se você ganha a partir de 2500 dólares mensais você tem direito ao EP. A maioria dos empregadores vai tentar te dar o S-Pass, se você puder, não aceite; Peça um para ter um EP.

Basicamente a diferença é que com o S-Pass, o seu marido ou esposa sendo dependente não pode trabalhar. Com o EP, o seu dependente pode. Se te derem um S-Pass, tente depois de um tempo fazer um upgrade para EP. A razão que eles tentam te dar o S-Pass é para seu dependente não ocupar vaga de trabalho que poderia ser de alguém daqui.

Mas se você vem por uma empresa multinacional que tem escritório aqui, então obrigatoriamente seu visto será EP, sem problemas teoricamente.

Marina

– Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?
Temos, faz parte do contrato com a empresa.

13

– Você trabalha? Como a renda familiar é obtida?

Assim como em outros países e difícil trabalhar aqui se você não vem com trabalho garantido. Num pais com o tamanho de Cingapura e impossível ser ilegal, ate porque e considerado crime tanto trabalhar ilegalmente como por exemplo dar “teto” a uma pessoa que esteja em situação irregular no pais. E Cingapura e famosa pelas suas leis rigorosas.

Cingapura e uma das quatro nações denominadas tigres asiáticos e por sua localização estratégica na Ásia sendo o estreito de Singapura uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, faz com que a cidade-estado tenha escritórios e representações de governos e companhias do mundo inteiro, o que faz com que exista de fato uma demanda por estrangeiros e na verdade são dois basicamente.

A primeira é ocidental altamente qualificado para o cargo tanto que a grande maioria dos ocidentais são gerentes, diretores, administradores, cientistas, que na grande maioria das vezes vem para trabalhar aqui nas multinacionais dos seus respectivos países de origem, nos brasileiros temos que sentir orgulho de também estamos representados por nossas empresas, ate pouco tempo atrás todas as plataformas de petróleo da Petrobras eram produzidas aqui, ainda hoje tem bastante gente da Petrobras trabalhando por aqui, mas também as representantes de empresas como a Vale, Embraer, Weg, CBMN, Sadia, Perdigão entre outras. Nos somos a maior comunidade de Latino-Americanos em Cingapura com mais de 400 Brasileiros vivendo na Ilha.

A segunda é de forma gerais indianos e asiáticos com baixo grau de instrução que trabalham na indústria de base, construção civil, principalmente indianos, e mulheres Filipinas que trabalham como empregadas domesticas.

Eu não posso trabalhar em função do meu tipo de visto, ao contrario do meu visto de estudante na Alemanha no qual podia trabalhar durante meio período aqui isso teoricamente não e permitido, mas ainda sim tenho mantido contato com a minha formação, embora não de maneira fixa e remunerada, mas fazendo alguns trabalhos de inventario florestal e levantamento floristico em áreas verdes da cidade, atuando junto com “National Parks”.

 Por Sol

– Se a resposta anterior foi sim, você mudou de área depois da saída do Brasil ou continua no mesmo setor?
Continuo estudando, embora formado, mas fazendo uns “bicos”.

 03

– Você fala a língua local? Você acredita que é importante aprender a língua local?

Cingapura tem uma população de mais de quatro milhões que e etnicamente diversa. Chineses constituem cerca de três quartos da população. Malaios formam o segundo maior grupo, e indianos a terceira, isso faz com que o pais tenham quatro línguas oficiais que são o Chinês, Inglês, Malaio e tâmil. Sendo o Inglês a língua de administração, negócios, educação e embora seja falado como uma segunda língua em cada um dos grupos étnicos e a língua que unifica todo mundo.

Mas com uma peculiaridade o inglês falado aqui e um inglês diferente, que as pessoas chamam de “Singlish” ou Singapore English,  e um pouco difícil de entender, mas depois de um tempo a gente pega, e tem que ate tomar cuidado para não sair falando “Can ou Cannot” ao invés de “yes ou no” e ficar colocando lah, leh nos final das palavras.

 Museu de Civilizacoes da Asia

– O que você pensa sobre seu novo país e a onde mora (e/ou onde morou)? Eles respeitam os Brasileiros e outros expatriados vivendo nesse país?

De muitas maneiras, Cingapura é um país de contradições. Aparentemente, a ilha parece uma nação ocidental desde as roupas ao estilo de vida ocidental e fala Inglês. Não e a toa que Singapura e às vezes chamada de “Ásia for beginners”, ou Ásia para iniciantes, porem debaixo disso tudo vigora um estilo asiático comunicação.

É muito importante demonstrar respeito e deferência para com as pessoas que são superiores a você na idade ou posição. Mesmo quando jovens empresários locais apesar de adotarem comportamentos Ocidentais, eles mantêm relação de hierarquia muito forte.

Cingapurianos preferem comunicação indireta, uma vez que é mais educado. Eles não manifestam publicamente raiva. Quando o fazem e contra alguém desonesto e não dignos de respeito.

Nesta cultura hierárquica, é importante para demonstrar respeito aos mais velhos e pelos superiores não discordar publicamente com eles.  E nos vindos de uma cultura latina podemos encontrar certos problemas com relação a isso, no fenómeno chamado “losing face” o que pode ter um impacto negativo e, eventualmente, pôr fim a futuros negócios.

No seu desejo de manter a harmonia e evitar a confrontação, eles preferem não dar uma resposta negativa a uma pergunta. É importante prestar atenção a sua linguagem não verbal, especialmente quando a resposta for fraca, hesitante ou uma resposta evasiva. Como em outras culturas asiáticas, riso pode ser usado para esconder o embaraço, timidez, ou desaprovação.

Outra coisa o contato visual direto pode ser interpretado como agressão. É preferível a baixar os olhos depois de fazer contato visual inicial, uma vez que isto demonstra respeito e dá rosto à pessoa com quem você está falando. Bem parecem coisas bobas, mas podem evitar algumas saias justas.

Cingapura é uma terra de imigrantes. Os três maiores grupos étnicos vivem juntos harmoniosamente. É uma sociedade multi-étnica que está habituado a lidar com pessoas de diferentes culturas. Cingapura é muito cosmopolita e depende de certa forma dos expatriados. Quando as empresas multinacionais reduzem o número de expatriados em Cingapura, como esta acontecendo nestes tempos de crise devido à recessão da economia mundial, o governo oferece cortes fiscais e outros incentivos para elas permanecerem ou mesmo chamar elas de volta. Mas a crise teve seu lado positivo o valor dos alugueis caíram cerca de 30% desde o ano passado.

Os brasileiros são bem vistos aqui, embora existam os esteriotipos básicos como, ser jogador de futebol, dançar samba, enfim, mas na grande maioria das vezes não acreditam que nos dois somos Brasileiros, pois se a gente não sabe muita coisa de Cingapura creio que eles sabem muito menos sobre o Brasil, com excessão do que se refere a futebol e muito engraçado como eles são ligados ao campeonato inglês.

 – Você tem filhos? Se sim, eles se adaptaram ao novo país? Estudam e têm amigos locais?
Não

15

– Sente saudades da família no Brasil? Sente falta de produtos, alimentos e outras peculiaridades?
Nos gostamos muito de morar aqui. Embora sentimos falta da família e amigos, e a distancia e um dos maiores problemas, estamos a mais de 16.000 km do Brasil e não existem voos diretos ligando o Brasil ao Sudeste da Ásia, então o jeito sempre e fazer conexão ou por Dubai ou via Europa. Alem disso receber visitas do Brasil não e tão fácil, a passagem saindo do Brasil custa mais caro que saindo daqui.

Felizmente encontramos de quase tudo aqui em Cingapura, ate produtos brasileiros que eu jamais pensei que conseguisse encontrar por aqui, como Guaraná Antártica, Espumante Terranova do Miolo, Vinhos Brasileiros, mas o produto brasileiro mais facilmente achado por aqui sem duvida e carne de frango, em algumas épocas do ano a importação de aves do Brasil corresponde a mais de 55% do consumo da cidade-estado, outro item bastante popular por aqui são as havaianas, embora existam varias genéricas, mas por sinal aqui temos mais opcoes de havaianas que nas lojas do Brasil, vai entender? Por Sinal os Sapatos da marca Democrata aqui costumam ser mais baratos que no Brasil… Viva nossa carga tributaria brasileira!

Graças ao advento da Internet apesar de toda essa distancia e possível se manter antenado com as coisas que acontecem no Brasil, manter contato com a família através de MSN e SKYPE, agora ate as novelas da globo, estou conseguindo ver pela Internet, embora e estranho assistir novela de manha.

Uma coisa que não podemos reclamar aqui e a quantidade de churrascarias Brasileiras, são pelo menos umas seis, embora algumas delas sejam adaptadas aos costumes locais, pois para mim uma churrascaria que serve peixe não e churrascaria, mas enfim de fato tenho que confessar que a picanha daqui e melhor que muita picanha que a gente come no Brasil, infelizmente nosso pais tem a mentalidade de exportar o que tem de melhor e colocar os refugos para o mercado interno, mas de fato boa parte da carne bovina daqui vem da Austrália e o gado por ser criado em confinamento faz com que a carne fique mais macia, mas alguns cortes como o cupim são importados do Brasil.

Bem quanto ao Feijão, a gente ate encontra no supermercado, mas não e como o feijão Brasileiro, mas da para enganar, ele normalmente e importado da Mongólia. Quanto ao arroz fica fácil, no Brasil estamos acostumados a no máximo uns quatro tipos diferentes, aqui você encontra uns 15 facilmente, tudo importado obviamente na verdade Cingapura não produz nada, tudo que a gente come aqui e importado, mas tem produtos que a gente não encontra ou encontra com muita dificuldade como farinha de mandioca, mas o que da saudade mesmo nessa época do ano e comer pinhão.

Outro produto que esta ficando popular por aqui e a cachaça, quando chegamos só se conseguia através de uma importadora e só Sagatiba, agora tem ate 51 para vender no Supermercado. Embora a carga tributaria sobre álcool e tabaco aqui sejam absurdas, uma maço de cigarro custa cerca de 15 reais, e um bom lugar para quem fuma, largar o vicio.

Merlion

– O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?

Cingapura tem inúmeras opcoes para as horas vagas, embora muitas delas para turistas apenas, já que você vai no máximo 1-2 vezes, mas que realmente vale muito a pena como:

Ilha de Sentosa, um dos lugares mais famosos daqui de Singapura, a “melhor” praia daqui. Você vai ate o Shopping chamado Vivo City, de onde se pega o Monorail para ir ate la nesse trem suspenso, passamos pelo harbour front onde fica o terminal de passageiros do porto de Singapura e do outro lado uma parte do porto de Singapura a quantidade de Navios ancorados ou trafegando no horizonte, sem duvida impressiona qualquer um.  Alem das praias “artificiais” existem diversas atracoes como aquário marinho gigante, show com golfinhos, teleférico, quadras de volei,o Mundo dos Insetos, o Borboletario etc…

A Singapore Flyer, considerada a maior roda gigante do mundo, a Singapore Flyer, e 30 metros mais alta que a London Eye, oferecendo a passageiros uma ampla visão panorâmica da cidade-estado, assim como de partes das vizinhas Malásia e Indonésia.

O Jardim Botânico de Singapura foi fundado pelo Sir Thomas Raffles o fundador de Singapura Moderna em 1822, tem a metade da área do Kew Gardens da Inglaterra e cerca de um quinto do tamanho do Central Park de Nova York, mas e o único jardim Botânico do Mundo aberto das 5 horas da Manha ate Meia Noite, e sem taxas de entrada. Detalhe importante para nos Brasileiros, esse foi um dos locais onde as sementes “contrabandeadas da Amazonia” foram plantadas inicialmente pelos ingleses aqui no Sudeste da Ásia.

Jardim Nacional das Orquídeas, a maior colecao de Orquídeas do Sudeste da Ásia, ao todo possui três hectares com mais de 60000 orquídeas em de mais 400 diferentes espécies de e mais de 2000 híbridos, acho que não existe no mundo uma exposição de orquídeas durante o ano todo como esta em Singapura.

Chinatown o bairro de influencia chinesa de Singapura, cerca de 70% da população de Singapura e descendente de chineses, um paraíso para compra de coisas baratas importadas da china, mas e bastante interessante prestar atenção aos seus elementos históricos e principalmente a sua arquitetura e seus Templos. Na pagodda street se encontra diversas lojas de artesanato e produtos típicos chineses, ali perto na Smith Street e Trengganu Street a noite e o point da gastronomia.

Little Índia assim como Chinatown e fruto da politica de segregação étnica dos ingleses, que restringiam o local onde cada um desses grupos podia fixar residência. Interessante para comprar artesanato e visitar os templos.

Arab Street e Kandahar Street, nessas ruas existem diversas lojas vendem coisas típicas árabes, como narguiles, jóias, enfim você se sente por um instante como se estivesse em um pais predominantemente Muçulmano.

East Coast Park com faixa de areia e relativamente pequena a cor do mar e muito bonita, mas assim como em Sentosa os navios o que estraga o visual da praia. Mas mesmo assim o lugar apresenta uma super estrutura com ciclovia e calcadao para caminhada, muito gostoso de andar, repleto de árvores e coqueiros.

O Zoológico de Singapura e considerado um dos melhores Zoológicos dos trópicos e atrai anualmente cerca de 1,4 milhões de visitantes. O grande diferencial deste Zoológico em relação aos Zoológicos Comuns e ser desde que foi inaugurado, seguir a tendência moderna de exibição de animais em Zoológico em forma naturalista, ou seja, com barreiras ocultas, atrás de fossos e arbusto etc… O Zoológico também abriga a maior colônia de orangotangos em cativeiro no mundo.

Night Safari de Singapura, ele e considerado o primeiro zoológico noturno do mundo e é uma das atrações turísticas mais populares de Singapura. Ao contrário dos Zoológicos comuns, este convida o visitante a conhecer os animais em atividade noturna, muitas das espécies são muito mais ativas a noite que durante o dia, entre elas podemos destacar os marsupiais, morcegos, e outros animais da floresta. Está dividido em oito zonas geográficas, o que pode ser explorada a pé, quer através de três trilhas para caminhada, ou através de carrinho elétrico.

O Jurong Birdpark é hoje o zoológico de pássaros mais famoso do mundo onde, há magníficos exemplares de aves vindos de vários lugares ao redor do mundo, incluindo um bando de mil e um flamingos.  É atualmente o maior do mundo em termos número de aves, e o segunda maior em termos de área terrestre ficando após o Vogelpark Walsrode da Alemanha. Existem mais de 9000 aves de 600 espécies no Jurong Birdpark. Destes, 29 são de espécies ameaçadas de extinção. Entre elas está à Águia Americana, uma das grandes atracoes do parque. E pasmem foi inspirado durante a visita do então ministro da defesa de Cingapura ao jardim botânico do Rio de Janeiro que ficou impressionado com o seu aviário com diversos pássaros livres e teve a ideia de construir algo semelhante por aqui.

Museu de Civilizações da Ásia. É um dos museus pioneiros na região a se especializar em culturas e civilizações pan-asiáticas. O museu é especialista em materiais da história da China, Sudeste da Ásia, a Ásia do Sul e Oeste da Ásia, a partir dos quais Singapura tem ascendência.

O Merlion, símbolo de Singapura e uma criatura Imaginariam que tem cabeça de leão e corpo de peixe. O Nome Merlion deriva da juncao de duas palavras em inglês “mermaid” e “lion”, a primeira significando Sereia e o segundo leão. O corpo de peixe remete ao nome o qual Singapura era conhecida antes do período colonial como uma pequena vila de Pescadores chamada — Temasek — que significa “Cidade Marinha” em Javanês, enquanto a cabeça de Leão Representa o Nome Original em Sânscrito e Malaio — Singapura — que significa a Cidade do Leão. Em função da ocorrência de Felinos de grande porte no passado.

Enfim depois de visitar estes lugares e hora de começar a explorar a região, o Aeroporto de Cingapura e considerado um dos mais modernos do mundo, e também por que não falar o mais bonito deles, mas a grande vantagem disso tudo apesar de as taxas de embarque serem um pouco salgadas e que Singapura funciona como um Hub de distribuição no Sudeste da Ásia, grande parte dos aviões vindo da Europa a caminho da Oceania fazem escala por aqui. A importância no setor aéreo de Singapura e tão grande que a primeira companhia aérea a operar o Airbus A380 foi a Singapore Airlines.

Mas alem dela existem outras diversas companhias aéreas operando por aqui, mas sem duvida alguma as mais atrativas são as Budget Airlines, como Airasia, Jetstar, Tiger Airways, entre outras, comprando as passagens com antecedência e pegando promocoes e possível viajar quase todo final de semana. Agora já faltam destinos….

Para se ter ideia compramos passagens para Bangkok e Phuket com a Airasia para dois destinos e duas pessoas ida e volta por menos que se paga um trecho entre Curitiba e São Paulo para uma pessoa.

Mas ficar em Singapura significa ir às compras, esse sem duvida e o esporte nacional, principalmente esta época do ano com a Great Singapore Sale que dura dois meses e chega a ter descontos de ate 70 – 80%, isso sem falar nas feiras de eletronicos que acontecem a cada três meses, a ultima dela em quatro dias recebeu cerca de um milhão de visitantes, prepare-se para ver muita gente… Mas vale a pena os preços são imbatíveis.

A vida noturna também e bastante agitada, bom vários bares e restaurantes, uma das áreas legais de se ir à noite e as margens do Singapore River no Clark Quay e Boat Quay, alem de outros redutos gastronómicos como no Holland Village.

 08

– Você tem planos para o futuro? Pretende viver nesse país para sempre?

Estaremos deixando Cingapura ate o final deste ano, para nossa proxima aventura a gente nunca sabe…, quem sabe um dia a gente volte a morar por aqui, mas com certeza vamos voltar aqui para visitar, a cidade com certeza vai estar muito diferente quando voltarmos, todas as linhas novas de metro estiverem acabadas, o super novo cassino e os estudios da Universal em Sentosa, enfim, Cingapura e uma espécie de Dubai – úmida.

Singapore

– Você comprou ou alugou o local que reside? Quanto pagou ou paga por isso? Comprar imóveis é algo comum nesse país?

Cingapura tem se tornado cada vez mais cara, para se ter uma ideia em 2004 ela ocupava a 46 posições de cidade mais cara do planeta, ano passado pulou para 13 posições e em 2009 pulou para as oito colocações sendo a terceira cidade mais cara da Ásia depois de Toquio e Hong Kong.

Nós moramos em um apartamento alugado pela empresa. E um apartamento com dois quartos os móveis foram comprados aqui pelo sistema de Leasing e eletronicos os eletrodomésticos compramos aos poucos. É um prédio com piscina, academia. O preço eu não sei informar, mas acredito ser algo em torno de 4500 reais, o que é muito caro para um apartamento deste tamanho, tanto que a maioria dos moradores aqui é ocidental.

Mas isso faz parte do Pacote de Benefícios que a empresa concede, e estamos muito bem localizados aqui a cerca de 150 metros da Orchard Road a principais ruas de compras de Singapura, uma Champs Elysee dos trópicos, um apartamento nessa região não custa menos de um milhão de reais, realidade bem diferentemente de quando você vai para outro país fazer intercâmbio, por exemplo.

Merlion

– Qual o custo de vida?

O custo de vida aqui e razoável a elevado o quesito que mais pesa nesta conta e moradia que e bem mais elevado que os países da região; mas levando em consideração o quesito alimentação, tudo e importado o preço ate se justifica, mas não e muito mais caro que em uma grande cidade do Brasil, se você souber fazer as compras de forma economica, por exemplo, um litro de leite aqui custa US$ 1.36 no Brasil talvez quase US$. 97, com a diferença que o leite daqui e importado da Austrália, Tailândia ou Malásia e o Brasil sem comentários.

Por exemplo, nossas contas de telefone, TV a cabo e Internet não custam mais que SGD 160.00 no Brasil só uma conta de celular custava isso. Ligar para o Brasil e Caríssimo, mas já para a Argentina custam 40% menos, vai entender?!?!

O Transporte Coletivo e Excelente, você aqui paga o preço proporcional a distancia utilizada, utilizando-se faixas proporcionais de distancia, ou seja, anda pouco paga pouco, anda muito paga um pouquinhos mais, mas a tarifa mais cara não passa dos SGD 1.50. Outra coisa alem de eficiente, alguns deles tem ate Televisão com Canal de Noticias, ar-condicionado e item de serie. São alem de tudo super limpos, isso graças à politica de multas para quem come ou bebe líquidos dentro do transporte publico e estacoes de metro cerca de SGD 1.000,00, alem da proibição do transporte da fruta Durian, quem conhece sabe do fedor que estou falando.

Ter Carro aqui e muito caro, embora à gasolina seja mais barata que no Brasil, o Brasil não era Auto-suficiente em Petróleo? Como pode um pais totalmente dependente ter combustível mais barato? Difícil entender. O Governo aqui cobra um imposto altíssimo para quem possui carro, então quando uma família tem dois carros pode ter certeza que eles têm muito dinheiro, aqui antes de você comprar um carro você tem que tirar seu COE, um certificado que vale por 10 anos, em que você compra o direito de possuir um carro, o valor deste certificado varia em função do numero de carros circulando e serve para desencorajar o cidadão a possuir um carro, por exemplo, esse valor para a categoria A era de SGD 1.020,00 em Fevereiro deste ano e este mês Junho e de SGD 11.690,00. Esses preços de COE variam de acordo com as condições de trafico da cidade e com a media de carros vendidos no mês anterior.

Alem disso, ainda existe o ERP (Eletronic Road Pricing) um pedagio Urbano, que se paga para pegar vias mais movimentadas geralmente no CBD, onde o preço varia em função do horário.

A solução alem de usar o serviço publico de transporte e pegar táxi, mas se prepare apesar do taxímetro você sempre vai pagar preços diferentes, normalmente um semáforo fechado que você pega custa uns 40- 60 centavos, isso sem falar se não estiver no peak hour, em que você paga 30% a mais, se ligar reservando o Táxi mais três SGD, se for depois das 17h00min no CBD, paga mais três SGD, às vezes só de entrar no táxi você já paga uns SGD10. 00, isso sem falar quando o motorista não começa a perguntar quanto você ganha, quanto você paga de aluguel enfim….

11

– Quais os pontos positivos e negativos de morar nesse país?

Eu acredito que não existe lugar perfeito, em aspectos gerais gosto muito de viver aqui, mas sem duvida o lado ruim e o povo, mas você aprende a conviver, eles são extremamente consumistas, ligados em marcas, acham que a vida se resume a $$ e compras e bolsas de marca, você já viu fila em uma loja da Louis Vuitton? Pois então aqui final de semana tem.

Mas sem duvida o que mais me irrita e a velocidade que andam na rua, às vezes me pergunto como um povo tão lerdo conseguiu construir um pais, ou melhor, uma cidade assim em menos de 50 anos.

Um aspecto positivou ou negativo e a segurança aqui, Cingapura talvez seja um dos lugares mais seguros do mundo, ou pelo menos parece, o governo abafa o que não convém, como por exemplo, o assalto a uma loja de relógios, na qual 5milhoes de dólares em relógios foram roubados e fiquei sabendo por um site de noticias do Brasil e aqui nem se ouviu falar. O lado negativo e que esta sensação de segurança faz com que os locais achem que o pais deles e o melhor lugar do mundo, já falaram para gente não ir para Malásia que era perigoso, respondemos Ola, somos do Brasil! Por sinal esse e sem duvida um dos grandes limitadores para que o nosso pais não receba mais turistas daqui, pois todo mundo aqui tem vontade de ir, mas tem medo. Mas todos nos sabemos que a violência no Brasil também não e tudo isso, eu, por exemplo, nunca tive problema algum e minha carteira foi roubada na Alemanha.

09

Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?

O que mais me chama atenção aqui, talvez pelo fato de ser Engenheiro Florestal e a arborização Urbana e o Planejamento Urbano. Quando chegamos aqui e pegamos o Táxi para o local que passamos os primeiros dias ficamos impressionados com a arborização da cidade, os jardins nos canteiros centrais e laterais, tudo muito verde, muito limpo e organizado. A principal via que liga o Changi Airport à cidade a ECP e uma avenida totalmente arborizada com árvores nas laterais e no canteiro central formando o efeito de túnel, realmente bem diferente do que estamos acostumados no Brasil no RJ do Galeão, ate a cidade você passa pela faixa de Gaza, em São Paulo todas aquelas favelas de Guarulhos, enfim…

A vegetação exuberante que Cingapura goza hoje não aconteceu por acaso, o processo de transformar a cidade em uma cidade-jardim não aconteceu da noite para o dia. Demorou cerca de 40 anos de uma forte vontade política e do suor e labuta de muitos para sustentar o esforço.

Uma politica que começou há quatro décadas com o estabelecimento do programa de Ecologização. A força motriz por detrás disto foi o ex-primeiro-ministro Lee Kuan Yew, pai do atual primeiro ministro, que identificou que uma Cingapura verde seria um dos principais fatores competitivos para atrair investimentos estrangeiros ao país.

Em 1976, um Departamento de Parques e Recreação foi especialmente criado pelo Ministério de Desenvolvimento Nacional para assumir a tarefa da Transformação Verde de Singapura, como parte da melhoria da paisagem urbana de Cingapura em que o principal foco era transformar a ilha em uma ilha verde no menor tempo possível.

Ao mesmo tempo, códigos rodoviários foram desenvolvidos para assegurar a implantação
de árvores ao longo das novas estradas. Grandes áreas pavimentadas, tais como estacionamentos foram obrigados a implantar árvores para atenuar o calor do asfalto.

Além disso, estruturas de concreto como passarelas e pontes aéreas tiveram seus pilares cobertos por trepadeiras como o Ficus pumila e outras trepadeiras, arbustos e árvores foram transplantados para proporcionar conforto visual aos ambientes construídos.

Na cidade, ao mesmo tempo foram implantados parques e praças para proporcionar “área verde” para as pessoas que trabalham nas zonas comerciais urbanas.  Atualmente esse departamento encabeça a manutenção da arborização urbana e dos jardins da cidade, uma área total de mais de 9.500 hectares e mais de 300 parques e Praças.

12

– O país que você reside tem alguma coisa que é usado no dia a dia que você acha que seria interessante ser implementado no Brasil? Conte-nos…

Existem varias coisas que Cingapura poderia servir de modelo ao nosso pais, a começar pelo processo de ordenamento do crescimento, somente com um transporte urbano de qualidade e eficiente que poderemos resolver o problema da mobilidade nas grandes cidades Brasileiras. O Rodizio de Carros em São Paulo só adiantou para aumentar a frota, agora você tem dois carros por casa e não adianta implantar pedagio urbano sem oferecer um transporte alternativo de qualidade.

Outra coisa que acho que seria muito importante em nosso pais era a adoção do tratamento a traficantes de drogas, aqui o sujeito e condenado a pena de morte sem direito a apelação, uma vez que o flagrante e feito, no cartão da imigração do Pais, quando você ingressa existe uma nota bem grande alertando para isso.

Embora nosso pais detenha cerca de ¼ da agua doce disponível no planeta, a questão do abastecimento de agua doce nas grandes cidades cada vez tem que se ir mais longe para se buscar agua, Cingapura sendo o pais com a segunda maior densidade demográfica do planeta tem investido em tecnologia para mitigar estes problemas e mostra como e possível em um pais tão pequeno e sem recursos naturais abundantes ser ecologicamente correto, conciliando as necessidades humanas com as questões ambientais.

Um exemplo disso e a barragem construída na foz do Canal Marina, a Marina Barrage e o 15 Reservatório de Agua Doce de Singapura, bem como o primeiro, no coração da cidade. Com uma área de 10.000 hectares, ou seja, um sexto do tamanho do pais, a Marina será futuramente uma das maiores fontes de captação da ilha que juntamente com outros dois novos reservatórios a serem construídos em Punggol e Seragoon, vão aumentar em mais de 65% a capacidade de armazenamento de água doce no país. Diminuindo assim consideravelmente a dependência, que hoje e quase que total da agua vinda de Johor na Malásia.

Durante décadas, Cingapura teve na importação de agua doce da Malásia sua principal fonte para o abastecimento de mais da metade do consumo de água em Singapura. No entanto, os dois acordos que fornecem essa água para Singapura expiram em 2011 e 2061, respectivamente, e os dois países estão envolvidos em uma disputa sobre o preço da água. Sem uma resolução concreta, o Governo de Cingapura decidiu aumentar a sua auto-suficiência em abastecimento de água.

Problema que desde tempos passados tem “tirado o sono” dos cingapurianos. A Marina barrage é o resultado da visão do ministro Mentor Lee Kuan Yew quase duas décadas atrás, quando ele previu o represamento da foz do Canal Marina para criar um reservatório de água doce, criando uma serie de benefícios para a cidade.

O primeiro e mais importante deles e a segurança no abastecimento de agua doce na cidade-estado, à barragem foi inaugurada em Novembro do ano passado no local, e aos poucos com o corte da entrada da agua salgada a represa hoje com agua salobra vai se transformar em um corpo de água doce através da substituição da agua salgada pela agua doce proveniente dos Rios Kallang e Cingapura, em um processo natural que levara cerca de dois a três anos. A água doce vai então ser tratada utilizando avançadas tecnologias antes de serem colocadas para consumo.

Esta será uma das quatro fontes de água para Cingapura, sendo as demais a água importada de Johor na Malásia, a água proveniente do tratamento de esgoto e água dessalinizada.  Como um dos pilares do abastecimento de água, Reservatório da Marina poderá suprir mais de 30% da demanda atual da água do pais.

Alem disso ela também é parte de um regime de controle de inundação e serve para aliviar as inundações, tanto por excesso de chuva bem como pelas chamadas mares de Lua nas áreas baixas da cidade, como Chinatown, Boat Quay, Jalan Besar e Geylang. Durante uma forte chuva, a série de nove portões na crista da barragem será ativada para liberar excesso da água da tempestade para o mar quando a maré está baixa.

No caso de maré alta, nove bombas gigantes que são capazes de bombear, cada uma delas, uma piscina Olimpíca por minuto irão drenar água excesso tempestade no mar.

Como a água do reservatório não é mais afetada pela maré, o seu nível de água será mantido constante durante todo o ano. Isso é ideal para todos os tipos de atividades recreativas, como canoagem, windsurf, caiaque e dragonboating.

 Swisshotel

– Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?

Aparentemente muitos Brasileiros estão vindo para Cingapura. Será que Cingapura finalmente foi descoberta pelo Brasil como pólo de inserção na Ásia? Imagino que sim. Apesar de não estar vivendo aqui ha tanto tempo aqui vão algumas dicas que espero que ajudem principalmente para nos que viemos de uma cultura tão diferente da deles.

Hierarquia.

Se você estiver gerenciando uma equipe ou pessoal, você terá que ser claro, explícito em relação a direitos, prazos, e decisões.

Como um gerente ou empregador, vão esperar que você demonstre estilo autoritário de liderança. Não espere que os empregados apresentem iniciativa individual, eles sempre esperam a partir do líder.

Esteja ciente de que as pessoas esperam ser tratadas de maneira diferente com base em suas origens sócio-económicas ou níveis da organização. Mostre o nível adequado de deferência e respeito, através da linguagem e de comportamento, para os mais altos membros da sociedade e da organização.

Espere encontrar burocracia nas organizações e agências governamentais, mas nada pior que o Brasil.

Sociedade formal.

Certifique-se de abordar as pessoas pelo uso adequado de apelidos, e honrarias.
Tenha cuidado para não ser muito amigável com seus subordinados, Isso não vai ser uma ofensa a eles, mas sim confundi-los e introduzir ambiguidade na relação.

Como um gerente ou empregador, você vai ser esperado para viver de uma forma que compete o seu estado e vai reforçar a sua credibilidade ao fazê-lo. As roupas que veste, o seu comportamento, onde você vive, e seu emprego irá refletir o quem você eh.

Evite perguntar questões pessoais em uma situação social ou de negócios, a menos que você tenha desenvolvido uma estreita relação com alguém.

Grupo x Individuo

As pessoas valorizam a sua função como um membro da equipe e identificam-se primeiro como parte de um grupo e, em seguida, como um indivíduo. Podem se sentir desconfortáveis se o foco é colocado muito sobre eles.

Esteja preparado para que as pessoas se recusar a falar para fora antes de ter uma oportunidade de consultar com o seu grupo.

As Promoções são fundadas pesadamente nas relações e experiência, não necessariamente no desempenho e realização. A tomada de decisão pode ser um processo lento, como muitas pessoas em toda a organização terá de ser consultado. No entanto, depois de consenso seja alcançada, a execução pode ser muito rápida.

Relacionamento interpessoal

O processo de construção relacionamento formal e ritualizada provavelmente levaram certo tempo para se estabelecer. Evadir ou apressar o processo de construção de relacionamento provavelmente não irá funcionar, e pode ser contraproducente.

Embora as relações possam levar algum tempo para construir, uma vez estabelecida, a expectativa é que irá durar mais tempo mesmo a distância.

Esteja preparado em funções sociais ou de negócios para responder a perguntas que podem parecer muito pessoais. Seus anfitriões não estão a ser deliberadamente intrusivo, mas quer ter uma idéia melhor de como você e como pessoa.

Em uma situação empresarial, relações pessoais, de confiança e familiaridade, provavelmente, terão precedência sobre preço e talvez mesmo eficiência. Normalmente dão um tratamento favorecido para os familiares e amigos o que a nossos olhos pode ser considerado “nepotismo”.

Comunicação indireta.

Linguagem corporal e tão importante como à mensagem verbal explícita na transmissão do significado e emoção que a acompanha.

O uso do silêncio na comunicação frequentemente indica respeitosa consideração para o que você disse. Não se sinta obrigado a falar apenas de preencher o silêncio.

Mostrar o que está a considerar cuidadosamente o assunto, quando um assunto é apresentado.

Tempo

Aceite o fato de que as pessoas podem não sentir o mesmo sentimento de urgência, mas que compreendem a necessidade de prazos e horários.

Muitas vezes lutam por um equilíbrio na vida profissional e pessoal. Aqui e normal se trabalhar 12 horas por dia ou mais.

Eles podem não partilhar o mesmo sentimento de urgência ou ambição de concluir projetos empresariais, o abastecimento novos negócios, ou pessoais carreira.

Como ultima consideração Cingapura escrita com “C” e segundo o português Brasileiro, já Singapura escrito com “S” e de acordo com português de Portugal, com a unificação da língua portuguesa qual deles será o correto, eu não tenho essa resposta!!!

– Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que esta vivendo nesse país, qual seria?
Singular!

Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado a esse país?

https://www.fotosedestinos.com – Nosso Blog

http://www.singaporeexpats.com/ – Site para Expats em Cingapura

http://www.visitsingapore.com – Site de Turismo Oficial do Governo

 

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

15 Comentários

  1. avatar
    Posted by naura| 13/07/2009 |Responder

    Simpismente maravilhoso e util tudo que escrevestes.Parabéns e muita sorte pra vc e seu compaheiro.Estarei sempre aqui.

  2. avatar
    Posted by vera| 16/02/2010 |Responder

    mto bom seus comentarios gostei mto, estou indo passear ai e gostei das dicas valeu boa sorte

    • avatar
      Posted by Mauoscar em Dela Where???| 16/02/2010 |Responder

      Vera no Indice do Blog você encontra vários outros Posts sobre diferentes Lugares em Cingapura Abraco

  3. avatar
    Posted by Liliane| 02/03/2010 |Responder

    Estou fazendo um grande trabalho de faculdade e o pais proposto para a realização da pesquisa é singapura.
    Será quepoderia utilizar cópia de sua entrevista para demonstrar o estilo de vida ai???

    • avatar
      Posted by Mauoscar em Dela Where???| 02/03/2010 |Responder

      Nao vejo maiores problemas, só cite a fonte!!
      Recomendo também voce dar uma olhada na reportagem da National Geografic de Janeiro sobre Cingapura, muito interessante também

      Att

      Oscar

  4. avatar
    Posted by Breno| 04/11/2010 |Responder

    Super legal a entrevista!

  5. avatar
    Posted by bbm| 22/11/2010 |Responder

    Eu penso, que depois de tanta palavra escrita e neste caso, lida, devias ter atenção ao português correcto e principalmente aos acentos — “nos é’s”.
    Estás a denegrir a tua língua e ainda mais grave a língua-mãe, português-europeu.
    De qualquer das formas, uma boa entrevista…
    Obrigado.

    • avatar
      Posted by Mauoscar| 22/11/2010 |Responder

      Prezado Bruno

      Obrigado pela visita.
      Concordo que muitos do meus antigos textos estão com problemas de acentuação gráfica. Porém não é meu objetivo com este blog buscar o preciosismo linguistico da lingua portuguesa.
      Até porque além de o fato de manter um Blog atualizado é uma tarefa extremamente cansativa e que consome muito tempo.
      Além disso o teclado de um dos computadores que utilizo para escrever não esta configurado para a lingua portuguesa. De toda forma tenho procurado melhorar
      Att
      Oscar

  6. avatar
    Posted by Globo Repórter sobre Cingapura « MauOscar| 11/04/2011 |Responder

    […]  Cingapura ou Singapura […]

  7. avatar
    Posted by Carina| 22/04/2011 |Responder

    Nossa! Perfeito esse post! Quero embarcar para Cingapura nos próximos meses para fazer intercâmbio, aprendi muita coisa! É necessário saber de todos os detalhes, porque as culturas são extremamente diferentes, e tenho medo de cometer alguma gafe.

    • avatar
      Posted by MauOscar| 24/04/2011 |Responder

      Carina

      Muito legal saber que você esta indo para Cingapura, tenho certeza que apesar do choque cultural você vai amar.. Cingapura é fascinante..
      Precisando de alguma coisa que possa ajudar estamos ai..

      Obrigado pela visita 😀

  8. avatar
    Posted by João Henrique de Paula| 30/05/2011 |Responder

    Seus comentários sobre Singapura são muito consistentes !
    Gostaria de me aprofundar mais sobre a estrutura de água no país.
    Pergunto a você sobre a comercialização de água mineral.
    Existe uma comercialização intensa de água mineral no país ?
    Qual o preço ?
    Existe muita variedade ?

    • avatar
      Posted by MauOscar| 30/05/2011 |Responder

      João

      Morei em Cingapura há quase 2 anos atras minhas informações em relação a isto estão defasadas ou mesmo desatualizadas…
      Mas existiam diferentes marcas, diferentes procedências e diferentes tipos de Agua Mineral ou destilada à venda nos mercados..

      Att

  9. avatar
    Posted by Quézia| 07/12/2011 |Responder

    Passada….
    Eu Ameiii
    Um Dia vou para ver de perto como é…
    Sem palavras…
    Amo os Asiáticos!!♥

    • avatar
      Posted by MauOscar| 09/12/2011 |Responder

      Quézia

      Obrigado pela visita.. Cingapura é realmente sem palavras.. Sentimos muitas saudades de lá..

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.