Holambra: Visitando a Expoflora

Holambra

Visitando a Expoflora na capital brasileira das flores e plantas ornamentais

Holambra no interior de São Paulo é o principal pólo produtor de flores e plantas ornamentais do Brasil. Correspondendo por quase metade da produção e comercialização nacional de flores e plantas ornamentais, a cidade, fundada por imigrantes holandeses na segunda metade do século passado, há mais de 35 anos sedia a Expoflora.

Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora é realizada todos os anos no inicio da primavera de forma a dar boas vindas a nova estação e funciona também como plataforma de lançamento de novas variedades de plantas e de produtos produzidos na região de Holambra no mercado brasileiro.
Embora tenha sido fundada por imigrantes holandeses na segunda metade do século passado como uma cooperativa leiteira, assim como outras cooperativas holandesas a exemplo de Carambeí e Arapoti, no Paraná; Castrolanda e Não-Me-Toque no Rio Grande do Sul. Holambra descobriu meio que por acaso a sua vocação para o cultivo de flores e plantas ornamentais no final da década de 70 e o desenvolvimento da atividade culminou com a criação do Veiling de Holambra alguns anos mais tarde.

Veja mais: Onde Ver os Campos de Tulipas na Holanda

Criado nos mesmos moldes do leilão holandês, o Veiling de Holambra funciona desde 1989, e é reconhecido não apenas porque é o único do gênero existente na América Latina, mas, principalmente, por ser uma grande ferramenta formadora de preços de flores e plantas ornamentais. Por ele passam nada mais nada menos que cerca de 40% das plantas verdes e flores de corte e em vaso comercializadas no mercado brasileiro. O sistema de leilão dessa cooperativa funciona como uma bolsa de valores, servindo como referência para a formação de preços dos produtos vendidos no País.

A exemplo do Veiling holandês, o leilão de plantas e flores de Holambra é reverso, ou seja, ao contrário do convencional, começa com o preço alto máximo e termina no menor preço quando alguém decide arrematar o lote. Na prática, o produto é lançado na tribuna de compras com o valor acima do valor médio de mercado e começa a cair. Como o sistema é regido pela lei da oferta e da demanda, o primeiro comprador que apertar o botão leva a mercadoria pelo preço indicado no relógio.

O leilão é realizado diariamente por meio de dois relógios (um para produtos de corte e outro para vasos), que funcionam simultaneamente, permitindo a comercialização de grandes quantidades de produto em tempo recorde. Em média, um lote de plantas ou flores é comercializado a cada impressionantes 1,07 segundos.

A Cooperativa Veiling de Holambra é abastecida por cerca de 400 fornecedores, que, juntos, cultivam um mix de produtos formado por cerca de 500 espécies de flores e plantas, em mais de 5 mil variedades diferentes. O Veiling comercializa seus produtos apenas com atacadistas e hipermercados, que distribuem seus produtos em mais de 20 mil pontos de venda no varejo (garden centers, supermercados, floriculturas e lojas de paisagismo e decoração) em boa parte do território brasileiro.

 Visitei Holambra em algumas oportunidades entre 2002 e 2007 durante minha graduação e até a mudança para a nova sede em 2009 eram permitidos tours para conhecer o leilão e toda a logística do Veiling. Nesta última visita em Setembro de 2014 infelizmente não tive oportunidade de conhecer a nova sede do Veiling por falta de tempo. Afinal de contas Holambra nem estava nos meus planos de viagem.

Porém quando descobri que estava tão perto e bem na época da famosa Expoflora não resisti em dar um pulinho até lá!!! Nunca tinha tido a oportunidade de visitar a Expoflora antes e sempre tive muita vontade e desta vez meio que por acaso deu certo.

Pelo que andei pesquisando na Internet, as visitas ao Veiling teoricamente ainda continuam a existir. Elas acontecem com um agendamento prévio às segundas e quartas-feiras entre 08 e 09 da manhã. Basta entrar em contato através do email: sac@cvh.com.br explicando sua motivação e quem sabe eles podem te receber. É sempre achei super interessante ver o funcionamento do Klok e de toda a logística envolvida no comércio e distribuição dos produtos no Veiling.

Enfim, voltando a Expoflora. A exposição acontece num parque de exposições de 250 mil metros quadrados, sendo que destes 750 m2 são de uso exclusivo para a exposição de flores, onde ainda acontece uma mostra de paisagismo onde os produtores locais aproveitam a exposição para lançar novas variedades de flores e plantas, ditar tendências no paisagismo e decoração e para avaliar a sua aceitação dos mesmos pelos consumidores.

Depois de visitar outras exposições de flores pelo mundo, tenho que dizer que esperava um pouco mais. O Importante não é pensar que você vai encontrar um Keukenhof nem um Philadelphia Flower Show, mas para parâmetros brasileiros a exposição é linda. Embora os preços praticados um pouco abusivos ao meu ponto de vista.

Além da entrada inteira custar 34 reais por pessoa, o estacionamento (no sol) custa outros 28 reais por carro. As opções de restaurantes e compras também não são das mais em conta. Porém de uma forma geral a experiência foi bastante positiva.

 

Exposição de flores e plantas ornamentais

A Expoflora escolheu a magia e a alegria como tema para apresentar as novidades do setor na edição de 2014. A exposição tem por objetivo mostrar as tendências das decorações florais e, principalmente, servir de vitrine para apresentar as novidades do setor. Curiosidade: são utilizadas cerca de 250 mil hastes de flores de corte e mais de 1.000 variedades de diferentes espécies de flores e plantas de vasos algumas das quais substituídas semanalmente.

Na minha opinião alguns ambientes estavam um pouco super exagerados, mas outros estavam lindos!! O que eu mais gostei na verdade foi ver ao vivo a rosa arco-íris, embora com uma aparência super artificial já que é tingida com corante o efeito das pétalas coloridas é no mínimo super diferente.

Lançamento de flores e plantas ornamentais

Deus cria as espécies de flores e plantas e, o homem, as novas variedades. Essa parceria tem sido muito produtiva para o mercado de flores e plantas ornamentais, que todos os anos apresenta novidades ao público por meio da Expoflora.

Em 2014 as boas vindas à primavera trazem as mini flores e plantas ornamentais como a grande tendência do mercado floricultor. Elas chegam como novas variedades ou, simplesmente, plantadas em pequenos vasos para que fiquem menores.

Já os lançamentos trazem muitas espécies com novas variedades. Entre eles, destaque para as dálias de vaso e de corte, para brasileiríssima sálvia, para a alocácia e o tomate heart, que nasce na forma de coração. Tem também novidades em rosas brancas e colorida, em lírios, antúrios, orquídeas, anêmonas e ranúnculos. Um verdadeiro espetáculo de flores, magia e alegria, parafraseando o tema da exposição de arranjos florais.

Imprevistos acontecem! Compre seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Mostra de paisagismo e jardinagem na Expoflora em Holambra

Levar as comemorações dos mais diversos tipos para as áreas externas junto à natureza é a tendência do momento. A maior parte dos projetos é simples e de baixa manutenção para que possam ser adaptados em jardins de diversos tamanhos. Basicamente essa é a linha das propostas dos 40 profissionais que criaram os 28 ambientes que compõe a mostra de paisagismo e jardinagem. Com o tema Jardins em Festa, paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers e decoradores e outros profissionais da área comemoram os 10 anos da mostra de paisagismo e jardinagem levando o público para celebrar qualquer ocasião ao ar livre.

Algumas idéias super legais que se pudesse aplicaria no meu jardim, outras nem tanto com plantas com necessidades fisiológicas não condizentes com o ambiente que estavam colocadas.

Enfim a maior parte dos jardins alí criados reforçam os casamentos em áreas externas e resgatam os piqueniques descompromissados. O objetivo da mostra é apresentar opções que podem ser colocadas em prática em residências ou em ambientes corporativos.

Chuva de pétalas na Expoflora em Holambra

Um evento que eu particularmente não acho nada de mais, porém que atrai multidões. Todos os dias as 16h30 o espetáculo mais aguardado por algumas pessoas. A famosa chuva de pétalas de rosas da Expoflora quando aproximadamente 150 quilos de pétalas de rosas são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre, sobre uma multidão que desfruta da chuva multicolorida.

Nos finais de semana, as pétalas também são lançadas em todo o parque por um helicóptero. Diz a lenda que àqueles que pegarem uma pétala antes que ela toque o chão terão seus desejos realizados.

Chuva de Pétalas

Shopping das flores na Expoflora em Holambra

Local de compras exclusivo para plantas e flores, o Shopping das Flores pode ser acessado tanto na entrada como na saída do evento.. Numa área de 3.300 metros quadrados estão à disposição para serem levadas para casa cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

Pessoalmente falando achei os preços bem salgados, como quase tudo na feira. Você consegue encontrar plantas e flores bem mais em conta nos garden centers nos arredores da cidade. #ficaadica!!

Opções gastronômicas na Expoflora em Holambra

São inúmeras as delicias com nomes de difícil pronúncia para os brasileiros, mas muito saborosas para o paladar. E a cada edição, os confeiteiros estão sempre criando uma nova receita para apresentar na Expoflora. Este ano, quem traz a novidade é a confeitaria Oma Beep. Trata-se do speculaaswafel, uma mistura das duas bolachas mais famosas na Holanda: a Speculaas e a Stroopwafel. A Speculaas é feita com várias especiarias e, diz a lenda que, no século 17, quando os holandeses navegaram para a Índia Oriental, um navio voltando para a Holanda enfrentou uma tempestade. Quando chegou em Amsterdam as especiarias que carregava tinham se misturado. Ninguém sabia o que fazer com essa mistura, até que um padeiro teve a ideia de fazer uma bolacha. Assim nasceu o Speculaas, uma bolacha muito apreciada pelos holandeses.

Já o Stroopwafel é uma bolacha já bastante conhecida e comercializada no Brasil. São duas metades recheadas de uma espécie de wafel com caramelo no meio. Hoje em dia já existem outros sabores além do original. O speculaaswafel é a junção destas duas bolachas, unindo o recheio de caramelo do apreciado do stroopwafel com as especiarias do speculaas.

Pense numa coisa gorda com cheiro irresistível!!

Além disso, a Expoflora conta comn vários restaurantes típicos e 2 confeitarias holandesas típicas.

Passeio Turístico na Expoflora em Holambra

Outra atração bastante popular da Expoflora. Um city tour realizado por Holambra, apresentando os aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil. O passeio inclui a visita ao moinho de vento em tamanho natural na entrada da cidade e uma rápida visita a um campo de flores.

As saídas são de hora em hora e o passeio não está incluso do valor do ingresso. Enfim, para quem acostumado em visitar os grandes jardins botânicos do mundo os campos de flores não são nada assim tão impressionante, uma vez que por razões fitossanitárias a visita concentra-se apenas numa pequena área de uma das fazendas produtoras de crisântemos nos arredores de Holambra.

O passeio turístico dura cerca de 1 hora e custa 15 Reais.

Danças típicas holandesas na Expoflora em Holambra

Diariamente, a partir das 14h30, os grupos de danças típicas da cidade apresentam-se nos quatro palcos do recinto. Os integrantes, de acordo com a idade, são divididos em grupos que têm nomes de flores, escolhidos pelas próprias crianças. As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês.

Compras na Expoflora em Holambra

Souvenirs holandeses, são encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração. Opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa. São três shoppings com cerca de 250 estandes para a comercialização de artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos, roupas e calçados. Sinceramente tem mais lojinhas vendendo souvenirs e bugigangas que flores em sí. Mas para quem curte comprinhas é um passeio divertido.

Expoflora em Holambra

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

9 Comentários

  1. avatar
    Posted by Fernanda| 18/09/2014 |Responder

    Oi Maurício, vc estava aqui pertinho então! Eu só visitei a Expoflora 1 vez há bastante tempo e achei muito muvucada, mas acho a cidade em geral uma graça! Adoro aproveitar que Holambra está pertinho de Campinas e almoçar lá de vez em quando! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/02/11-dicas-para-curtir-holambra-fora-da-expoflora.html

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 18/09/2014 |Responder

      Oi Fernanda
      Eu tenho que dizer que esperava um pouco mais da exposição.. Achei os preços praticados um pouco salgados para o que a exposição oferece.. Mesmo assim curti o evento.. Porém concordo com você é bem muvucado e Holambra fora da época da Expoflora é bem mais tranquila.. Os restaurantes típicos são ótimos.. Obrigado pela visita
      Bjs

  2. avatar
    Posted by Fernanda| 18/09/2014 |Responder

    oops, isso que dá ficar com várias abas abertas no pc rs, oi Oscar!!! rs

  3. avatar

    […] Veja também: Holambra: Visitando a Expoflora […]

  4. avatar

    […] Brasil, a cidade de Holambra, organiza o belíssimo festival de primavera chamado Expoflora em setembro, mas não é específico de tulipas, já que nossa terrinha nem tem clima pra isso. E […]

  5. avatar

    […] sua ida ao interior de São Paulo, e visite a Expoflora de Holambra! A Holanda nunca esteve tão pertinho […]

  6. avatar
    Posted by Caíke| 07/08/2018 |Responder

    Oi Oscar! No meio de Agosto vou a Holambra e estou pensando se realmente vale a pena ir a Expoflora, pois muitas pessoas estão falando que lá vende-se mais objetos a flores, e estou em busca de planta barata e bonita, rsrsrsrs. Você acha que eu realmente deva visitar? Dentro do lugar, há lugares legais para tirar foto? E como consigo visitar os famosos campos de flores? Desculpe-me por tantas perguntas hahaha, mas estou desesperado D:

    • avatar
      Posted by Oscar Risch| 27/08/2018 |Responder

      Olá Caíke
      Na Expoflora em si as plantas são caríssimas. Mas na cidade você encontra vários garden centers que comercializam plantas e flores a preços mais atraentes. As visitas aos campos de flores devem ser agendadas previamente, mas durante a Expoflora existem passeios que levam os visitantes a conhecer os famosos campos de flores da cidade.
      Abs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.