Operários Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York.

Uma exposição para te deixar com orgulho de ser brasileiro

Planejando visitar Nova York nos próximos meses? Então não deixe de conferir a maravilhosa exposição “Inventing Modern Art in Brazil” da Tarsila do Amaral no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA).

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova YorkA exposição que abriu ao público no dia 11 de Fevereiro fica em cartaz até dia 3 de Junho 2018. A mostra expõe um incrível acervo de mais de 130 objetos cuidadosamente amealhados pelo MOMA. Numa das mais importantes exposições já realizadas com obras da artista brasileira no exterior.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Com a frase “quero ser a pintora do meu país” que teria sido dita em 1923 pela própria Tarsila, o Museu de Arte Moderna de Nova York abre a exposição dedicada à ela com algumas das mais icônicas obras de Tarsila do Amaral (1886-1973).

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York.

A exposição é uma viagem de ida e volta entre São Paulo, seu estado natal, e Paris, onde a artista estudou na famosa escola internacional Académie Julian. Lá  aprendeu lições de André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger e posteriormente misturou as ideias da arte moderna com a estética de seu país.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Quando terminou o experimento, ela tinha se tornado uma das pintoras mais importantes da história do Brasil e, por extensão, de toda a América Latina.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova YorkA exposição está fantástica e tem um gostinho todo especial para os brasileiros. Além disso é a primeira vez que a obra de Tarsila do Amaral é exposta numa exposição dedicada a ela nos Estados Unidos. E ter essa exposição acontecendo no MOMA é algo ainda mais especial.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Tarsila do Amaral já havia sido reconhecida na Europa, como quando a Fundação Juan March dedicou-lhe uma exposição em 2009, em Madri, que foi o grande sucesso naquela época na Europa. No entanto a exposição no MOMA é uma das poucas retrospectivas que mostram toda a obra e como sua linguagem visual amadureceu ao longo de sua carreira.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Dentre as inúmeras obras da artista em exposição no MOMA encontramos várias telas, esboços e gravuras de coleções particulares. Ou seja, aproveite a oportunidade de conhecer esses quadros antes que eles retornem aos respectivos donos.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Apesar de a grande maioria das obras da artista estarem espalhadas pelo Brasil. Esta é uma raríssima oportunidade de ver alguns dos mais icônicos quadros da artista como: o Abaporu e o operários lado a lado.

Operários Tarsila do Amaral no MOMA em Nova YorkUm dos principais destaques da exposição talvez seja a sua obra mais famosa, o Abaporu. Avaliada entre 40 e 50 milhões de dólares, ela foi pintada em 1928 como um presente para o marido, o poeta Oswald de Andrade e hoje faz parte do Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires, o MALBA.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

No Brasil, o quadro do Abaporu foi decisivo para o lugar que Tarsila ocuparia no imaginário coletivo. Acredita-se que o trabalho pretendia ser um símbolo de como a cultura brasileira ressurgia da “digestão” das influências externas.

Abaporu de Tarsila do Amaral no MOMA em Nova York

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova YorkO célebre sociólogo Sérgio Buarque de Holanda escolheu essa imagem para a capa de seu livro, Raízes do Brasil, ainda hoje o compêndio definitivo das psicoses do país. Oitenta e poucos anos depois e inúmeras edições com o Abaporu na capa depois, Tarsila é, por irremediável associação, a retratista oficial da alma brasileira.

Tarsila do Amaral ajudou a estabelecer a ideia de que o Brasil pode não ter uma grande tradição de criar tendências, mas pode absorvê-las antes e torná-las mais próprias do que ninguém, talvez a característica mais distintiva de sua cultura.

A mostra tem  também O Sono, um dos seus poucos flertes com o surrealismo.

A exposição também inclui a pintura Operários, a maior obra feita pela artista. A própria Tarsila a considerava como sua obra mais importante. Representa uma mudança radical em seu trabalho. Ela abandona o exercício formal da arte moderna. Para se tornar uma artista mais comprometida com o ativismo político e social.

Operarios de Tarsila do Amaral no MOMA em Nova YorkÉ uma representação da sociedade brasileira moderna. Eu achei particularmente interessante a missigenação das raças retratadas nesse quadro.

A mostra de Tarsila do Amaral no Moma ainda conta com uma série de itens de memorabilia. As quais fará você provavelmente lembrar das suas aulas de história e literatura brasileira.

Tarsila do Amaral no MOMA em Nova YorkItens como o catálogo da Semana da Arte Moderna de 1922, a revista Pau-Brasil, entre cartas, fotografias e outros itens que perteceram a artista.

Se você estiver vindo ou planejando uma viagem aos EUA até dia 03 de Junho, tente incluir Nova York no seu roteiro. A exposição está incrível!

Museu de Arte Moderna de Nova York MOMA

10 Comentários

  1. avatar
    Posted by Gaia Vani| 19/03/2018 |Responder

    Eu fui nessa exposição no MoMA! Incrível ver uma mulher brasileira em um dos museus mais respeitados do mundo!

    • Posted by Oscar Risch| 21/03/2018 |Responder

      Que legal que você teve a oportunidade de prestigiar…

  2. Posted by Aline Rodrigues| 19/03/2018 |Responder

    Tarsila do Amaral no MOMA de Nova York é um orgulho! Fico muito feliz por isso, tanto por ser brasileira, quanto por ser mulher. As obras da Tarsila são incríveis e ela merece esse destaque. Parabéns pelo post!

  3. avatar
    Posted by brunabarbosa277065278| 19/03/2018 |Responder

    Que delícia! Acho que não vai dar, mas adoraria ter tempo de visitar essa exposição. Lembro da emoção de ver Aboporu ao vivo! É um marco na nossa vida de estudante…

    • Posted by Oscar Risch| 21/03/2018 |Responder

      O Abaporu e os Operários da Tarsila marcam a vida dos estudantes brasileiros e ter a oportunidade de ve-los ao vivo um ao lado do outro é realmente um privilégio.

  4. avatar
    Posted by Analuiza| 19/03/2018 |Responder

    Eu li uma matéria falando sobre a exposição e fiquei ao mesmo triste por não poder ver e muito orgulhosa como brasileira e mulher! Gosto muito das obras de Tarsila, são muito fortes e intensas! 🙂

    • Posted by Oscar Risch| 21/03/2018 |Responder

      Verdade.. As obras dela são marcantes… Sem dúvida uma das melhores se não a melhor pintora que o Brasil já teve.

  5. Posted by Marcia| 20/03/2018 |Responder

    Oscar, você tem razão: é um sentimento intenso ver exposições de artistas brasileiros quando estamos fora de casa e esta da Tarsila parece ter motivos de sobra pra emocionar. Tive o prazer de ver uma exposição de Portinari em Paris e não teve como conter a emoção.

    • Posted by Oscar Risch| 21/03/2018 |Responder

      É verdade… Essa exposição do Cândido Portinari deve ter sido incrível também.
      Obrigado pela visita 😀

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.