All Blacks: Assistindo a uma partida de Rugby na Nova Zelândia

Assistindo os All Blacks em uma partida de Rugby

Se você perguntar para a maioria dos Kiwis, qual a principal religião da Nova Zelândia, não estranhe se entre as respostas aparecer o termo Rugby. Assim como acontece com o futebol em época de copa do mundo no Brasil. Na Nova Zelândia, o Rugby é mais do que um jogo, é uma verdadeira obsessão nacional.

Jogo do All Blacks na Nova Zelândia

Tanto que a seleção neozelandesa de Rugby, os All Blacks,  são reconhecidos por seus adversários como uma das melhores, mais antigas e bem sucedidas equipes de esportes coletivos do mundo. Com um curriculum de vitórias invejável que deixa até mesmo a seleção brasileira de futebol no chinelo, os All Blacks são um verdadeiro ícone do Rugby mundial.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Por isso, quando for visitar a Nova Zelândia, tente descobrir se o All Blacks estará jogando. Compre o ingresso com antecedência, e vivencie esta memorável experiência. E lembre-se, torcendo por eles, as chances de você sair satisfeito com o resultado do jogo são infinitamente maiores.

A seleção de Rugby da Nova Zelândia provavelmente ganhou o apelido de All Blacks graças a um erro de impressão num artigo de um jornal do início do século passado. Ao invés de digitar all backs (todos na retaguarda) referindo-se ao movimento de avanço sistemático da equipe em campo, o jornal em questão publicou All Blacks. Como coincidentemente o uniforme deles era todo preto (All Blacks). A expressão foi possivelmente mal interpretada, e assim, de forma não muito convencional adotada. E desde então, o All Blacks define e identifica o time nacional de rugby neozelandês.

E a identidade do time de Rugby é tão forte, que em função do All Blacks, vários outros esportes como o Criquet, Basquete e o Hockey tem times com apelidos influenciados pelo time de Rugby. Como é o caso do Black Caps, Tall Blacks e Black Sticks respectivamente. Já a seleção neozelandesa de futebol é chamada de All Whites.

Enfim, desde que mudei para a Nova Zelândia, a possibilidade de assistir a uma partida de Rugby do All Blacks ao vivo, no Eden Park aqui em Auckland sempre foi algo que esteve em nossa listinha de prioridades. E desde que finalmente cumprimos a promessa, num jogo entre Nova Zelândia e África do Sul em 2013, não perdemos mais um jogo do All Blacks em Auckland.

Nossa primeira experiência assistindo a uma partida de Rugby Internacional foi emocionante. Embora tenhamos assistido a uma partida de rugby entre o Auckland Blues e o Dunedin Highlanders pelo Super Rugby alguns meses antes no Eden Park como conto neste post aqui, a atmosfera e experiência de assistir a um jogo do All Blacks com estádio lotado é completamente diferente e eletrizante.

Apesar de o Springbooks (Africa do Sul) não serem os arquinimigos do All Blacks no Rugby, o fato de assistir a melhor seleção de rugby do mundo encarando, segundo as estatísticas, seu mais difícil adversário. Foi muito bacana e fez, por um momento, até mesmo esquecer das adversidades atmosféricas durante o jogo.

Desde o nosso jogo inaugural entre os All Blacks e os Springboks da África do Sul em setembro de 2013, já estivemos em outros 2. O primeiro contra o time da Inglaterra em Junho de 2014 e o último deles em Agosto de 2014 entre os arquirrivais do rugby mundial, All Blacks vs o Wallabies da Austrália que além da vitória garantiu aos Kiwis a sua 12 Bledisloe Cup consecutiva.

O rugby é definitivamente o esporte nacional da Nova Zelândia, e ser escalado para compor a seleção dos All Blacks é não apenas o sonho de qualquer jogador profissional do país, mas sim uma verdadeira honra.  E pelo fato de os All Blacks serem considerados o que há de melhor no rugby mundial, ocupando há vários anos a primeira posição do ranking da Federação Internacional de Rugby, o time é também motivo de muito orgulho e adoração por parte do povo da Nova Zelândia.

Jogador do All Blacks na Nova Zelândia apos marcar um try

E todas as vezes que fomos assistir ao Jogo do All Blacks, tivemos uma amostra do orgulho do neozelandês para com o time. Ao pegarmos o trem em direção ao estádio no Eden Park (gratuito para quem tem ingresso para o jogo), é impossível não reparar que praticamente o trem todo estava vestido de preto e alguns torcedores mais fanáticos inclusive com seus rostos pintados. Porém é quando você chega ao Eden Park e vê o estádio praticamente lotado com 48 dos 50 mil ingressos vendidos que você constata que os kiwis literalmente amam Rugby.

Torcida do All Blacks na Nova Zelândia

Bem o orgulho e prestígio dos All Blacks não nasceu ontem, de fato o All Blacks é um dos times profissionais mais antigos ainda em existência. A seleção nacional de rugby da Nova Zelândia foi criada en 1884. Bem, fazendo as contas, este ano eles completam 131 anos de existência. Detalhe importante a ser mencionado, eles não perderam 1 único jogo no seu ano de fundação, assim como aconteceu no ano passado quando o pior resultado do time foi um empate com a Austrália no jogo em Sydney.

Falando em vitórias, bem nestes mais de 130 anos de existência, o All Blacks ganhou nada mais nada menos de 85% das partidas e amistosos disputados. Quando levado em consideração apenas os jogos oficiais, esse percentual abaixa um pouco para a casa dos 75%, o que cá entre nós não é nada mal. A título de comparação, a seleção brasileira de futebol tem um percentual de vitórias abaixo dos 65%. Em outras palavras, se você é torcedor sofredor, passe a torcer para os All Blacks.

Outro aspecto muito interessante do All Blacks é o fato de o rugby na Nova Zelândia ser algo quase que hereditário. Nestes quase 130 e poucos anos de existência. Os All Blacks tiveram pelo menos 18 famílias em que tanto o pai quanto o filho jogaram pelo All Blacks,  e quando se tratam de irmãos este número passa para a casa dos 40.

Eu pessoalmente ainda estou aprendendo sobre as regras do jogo toda vez que assisto um, mas evidentemente não poderia deixar de mencionar a Haka. Bem no início, a Haka era certamente a principal razão pela qual assistia aos jogos, hoje tenho que admitir que o Rugby é 10x mais interessante que o futebol. Enfim, como os All Blacks quase sempre ganham as partidas que jogam, se você ainda não conhece as regras do jogo. A Haka será provavelmente a parte mais interessante do jogo.

Se você nunca viu ou nunca ouviu falar, a Haka é um ritual pré-jogo que tem origem nas tradições maoris e que hoje é sinônimo dos All Blacks. Os quais transformaram esta antiga forma de intimidação do inimigo no “grito de guerra” mais famoso da história dos esportes competitivos.

Informações Úteis sobre os All Blacks

Para saber quando e onde os All Blacks irá jogar consulte o calendário dos All Blacks neste link aqui.

Para saber um pouco mais sobre a história da Haka e a ligação com o All Blacks visite este link.

Para consultar as estatísticas oficiais dos All Blacks e conferir sua invencibilidade e hegemonia no rugby mundial confira este link aqui. Paises como Canadá, Fiji, Itália, Japão, Portugal, Romênia, Samoa, Tonga, EUA entre outros nunca venceram sequer uma partida contra os All Blacks.

[/vc_column][/vc_row]

Endereço:

Eden Park Stadium

Reimers Ave,Kingsland,

Auckland, New Zealand

* Kingsland Train Station se for usando transporte público

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
S 36 52.535 E 174 44.661

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

8 Comentários

  1. avatar
    Posted by Sol Gomes| 12/03/2015 |Responder

    Eu adoro Rugby e um dos meus sonhos é ir para NZ assistir um jogo dos All Blacks. Otimo post!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2015 |Responder

      Oi Sol
      Legal saber que você curtiu o Post.. Eu cada vez gosto mais do Rugby também e a Nova Zelândia é um país tão bonito que vir aqui assistir um jogo deles não é má idéia 😀
      Obrigado pela visita
      Abs

  2. avatar
    Posted by Helder Ribeiro| 12/03/2015 |Responder

    Que show 🙂
    Eu adoro eventos esportivos em geral e gostaria muito de assistir uma partida dos All Blacks. Deve ser muito emocionante a parte da Haka.
    Parabéns pelo post!
    Helder

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2015 |Responder

      Helder
      Como os All Blacks quase sempre ganham o jogo, e a gente no Brasil não sabe direito as regras do jogo tenho que dizer que a Haka é possivelmente a parte mais emocionante da partida para os leigos.. Eu curti bastante e pretendo assistir novamente este ano e quem sabe não rola a copa do mundo lá na Inglaterra
      Obrigado pela visita
      Abs

  3. avatar
    Posted by Maria Lúcia| 12/03/2015 |Responder

    Adorei o post! Uma pergunta: “haka” significa guerra?

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2015 |Responder

      Oi Maria Lúcia
      A Haka está mais para grito de guerra para desafiar o inimigo que uma declaração de guerra em si..
      Bus

  4. avatar
    Posted by André Schmidt| 20/09/2015 |Responder

    Excelente post..!! Comecei a assistir Rugby esse ano e já estou apaixonado pelo jogo. E neste momento acompanhando All Blacks x Pumas…grande jogo!!!!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 22/09/2015 |Responder

      Olá André
      Desde que mudei para a Nova Zelândia, não perdi mais um único jogo dos AB’s. Ainda aprendendo um pouco mais sobre as regras do jogo, mas hoje acho muito mais interessante de assistir que uma partida de futebol.. Por sinal esse jogo de ontem foi o primeiro jogo dos AB’s que eu não assisti, como acabei de mudar para Hong Kong o fuso horário faz os jogos ficarem no meio da madrugada, os Pumas pelo visto deram trabalho para os AB’s
      Obrigado pela visita
      Abs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.