Festival dos Crisântemos no Longwood Gardens

Festival dos Crisantemos no Longwood Gardens

Festival dos Crisântemos

Longwood Gardens

Considerado um dos melhores jardins botânicos dos EUA e consequentemente do mundo. O Longwood Gardens estálocalizado pertinho de Philadelphia. Mais precisamente  em Kennett Square, quase na divisa entre os estados de Delaware e da Pennsylvannia.No post de hoje, vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse lugar incrível. Numa visita que fiz ao Festival de Crisântemos do Longwood Gardens.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensO Longwood Gardens foi fundado em 1906 pelo industrial Pierre S. Du Pont. O qual investiu boa parte de sua fortuna amealhada como CEO da Du Pont e membro do board of directors da General Motors. Transformando um antigo arboreto num legado vivo de excelência em horticultura, design de jardins, pesquisa e educação.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensQuem acompanha as minhas redes sociais, sabe o carinho e apreço que eu tenho por esse lugar. Uma das coisas que fazem do Longwood Gardens um local realmente especial, é o fato de que não importa quantas vezes você visita os jardins ao longo do ano, você sempre irá se surpreender.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensDigo isso, não só pelo fato de ser um jardim botânico de primeira categoria localizado na zona temperada, o que já confere quatro diferentes estações para a mesma paisagem. Mas sim ao fato do lugar promover, ao longo de todo ano, uma série de eventos especiais que vão desde exposições horticulturais, passando por concertos de música, shows de fogos, fontes luminosas, eventos culinários entre outros eventos, cursos e workshops.

Um destes eventos memoráveis, dentro de sua programação anual, é o festival anual dos crisântemos. O mesmo acontece entre a última semana de Outubro e vai até o feriado do dia de Ação de Graças(Thanksgiving). Como somos membros de carteirinha lá, não perdemos nenhum destes eventos. E sempre somos convidados a participar de eventos exclusivos, muitas vezes até antes mesmo da abertura de exposições ao público.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensPara se ter uma idéia do quanto gostamos deste lugar: Em um rápido levantamento aqui em nosso banco de imagens acabo de descobrir que temos quase 7.000 fotos tiradas lá e destas nem 1% foram publicadas aqui no Blog ou nas redes sociais.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensPois bem, voltando ao festival dos crisântemos. A história dos crisântemos no Longwood Gardens começa quando as primeiras mudas começaram a ser cultivadas para exibição há quase 100 anos atrás, em 1921.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensPorém, foi só 60 anos mais tarde, em 1981, que o primeiro festival inteiramente dedicado à flor, também conhecido como Chrysanthemum Festival, viria a acontecer.

Neste ponto você deve estar pensando: festival de Crisântemos?!? Que coisa mais macabra.. Sim é verdade, para nós no Brasil, os crisântemos são flores diretamente associadas às coroas de velórios e aos mortos. Uma tradição importada de países latinos como Itália,Espanha e Portugal, locais onde algumas espécies de crisântemos são nativas.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensO curioso é que, embora os crisântemos sejam plantas que costumam tradicionalmente florescer no outono do hemisfério norte (Set/Dez), os crisântemos são a flor oficial do dia de finados no Brasil, que acontece dia 02 de Novembro em plena primavera do hemisfério Sul.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensDurante a faculdade, tive a oportunidade de visitar Holambra (maior pólo produtor de flores e plantas ornamentais da américa latina) umas 4 vezes. Uma destas visitas técnicas foi justamente em Outubro, quando a produção de crisântemos para o dia de finados está a todo vapor.

Como o Brasil está localizado no hemisfério Sul, a floração dos crisântemos tem que ser induzida com a colocação de lonas/plástico pretas afim de se enganar as plantas, criando-se dias mais curtos e noites mais longas, como o que estaria acontecendo naturalmente com a chegada do Outono, caso elas estivessem no hemisfério norte.

Lembrando que no Outono/Inverno no Brasil elas precisam ser iluminadas artificialmente para não parar de crescer e começar a florescer, o que representa cerca de ¼ do custo de produção da planta no Brasil.

Festival dos Crisântemos no Longwood Gardens

Tradicionalmente originários da Ásia (Chrysanthemum sp) e algumas partes do mediterrâneo (Gleibionis sp) (o que explica a tradição de finados), é na Ásiaque a grande maioria de espécies e variedades do que entendemos popularmente como crisântemos são nativas, e é lá no oriente que os crisântemos tem uma longínqua tradição de cultivo.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensCultivada há nada mais nada menos que 2.500 anos na China, ela é considerada uma das plantas chinesas mais nobres (as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea). E durante o período das antigas grandes dinastias chinesas, sua flor era o distintivo oficial do exército e uma exclusividade da nobreza.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensAo longo dos séculos, a planta acabou sendo levada ao Japão pelos budistas. E por sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um símbolo do país, inclusive fazendo com que o trono do imperador viesse a ser conhecido como o “Trono do Crisântemo“.

Tanto que existe uma lenda naquele país que diz que: uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho (leia-se saquê), traz vida longa e saudável. Aqui abro um parênteses, pois agora entendo por que o pessoal em Singapura ou Hong Kong se acaba no chá de crisântemo, como se toma um Iced Tea :P.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensOs crisântemos asiáticos (Chrysanthemum sp) foram introduzidos no ocidente apenas no século XVII. E seu nome, atribuído por Carolus Linnaeus, o mesmo que criou o sistema binomial de classificação das espécies, é uma combinação do prefixo grego chrys-, que significa dourado (a cor das flores originais amarelas), e -anthemon, que significa flor.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensComposta por originalmente cerca de 100 espécies e cerca de 800 variedades, o gênero Chrysanthemum sp. foi divido em diferentes gêneros décadas atrás e renomeado como Dendranthema.

Porém, uma resolução do International Code of Botanical Nomenclature em 1999, instituiu que, o que sempre conhecemos como crisântemos, fosse rebatizado no gênero (Chrysanthemum sp), o qual conta hoje com cerca de 20 espécies e cerca de 150-200 variedades diferentese é nativo exclusivamente da Ásia. Coisas da sistemática vegetal que só os botânicos e cientistas entendem.

 

De uma forma geral para não ter erro podemos falar que são da família das Asteráceas o que engloba desde os Chrysanthemums, passando pelo Gleibionis e inclue até mesmo a camomila, a qual não é um crisântemo.

Enfim, durante o Chrysanthemum Festival podemos ver muitas destas espécies e varidedades expostas. Ao todo, durante o evento, nada mais nada menos que 25.000 plantas encontram-se expalhadas pelo conservatório (estufa) e pelas áreas externas do Longwood Gardens.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensPara conhecer as formas mais raras e diferentes o ideal é visitar a exposição logo no início do festival. Principalmente após o evento da associação norte americana de criadores de chrysanthemums que elege os melhores exemplares durante um concurso foi realizado no início do evento no Longwood Gardens..

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensAlém disso, é nesta época que alguns dos nomes mais renomados em design floral dos EUA, expões seus arranjos de Ikebana utilizando flores de crisântemos para os jurados do evento da associação norte americana de criadores de chrysanthemums.

Mas na minha opinião o mais legal do festival dos crisântemos são os diferentes estilos existentes na forma de se cultivar/treinar a planta, que vão desde bonsais simples, passando por esculturas vegetais, cascatas de flores entre outras.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensO mais curioso deles é o “1.000 flores” (conhecido no Japão como Ozukuri). Considerado um dos estilos de “treinamento” mais exigentes e difícil dentre todas as técnicas de treinamento crisântemos existentes no mundo. Seu nome deriva do ambicioso objetivo de produzir numa única planta de crisântemo pelo menos 1000 flores perfeitas.

Ozukuri Festival dos Crisântemos no Longwood GardensNo Longwood Gardens, esta técnica de treinamento do Thousand Blooms, como é conhecido por aqui, foi introduzida pela primeira vez em 1994 e desde então nunca havia se conseguido chegar às 1.000 flores. Em 2010 por apenas 9 flores não chegou a atingir seu objetivo. A planta produziu 991 perfeitas e deve ter sido uma decepção para toda a equipe.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensPorém, em 2011, apesar dos desafios impostos pelas ondas de calor no verão, ataque de insetos e do furacão Irene, finalmente atingiu-se o objetivo de treinar uma única planta para produzir 1000 flores.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensE o resultado que vemos no conservatório do Longwood Gardens em 2018, não só cumpriu sua missão como ainda passou com folga. Com um total de 1.364 flores perfeitas numa única planta, este é o maior crisântemo das Américas que se tem registro até os dias de hoje.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensPara se chegar até aqui, além de muita técnica, são necessários cerca de 15-18 meses de um trabalho hiper-mega intensivo. Trabalho que envolve desde uma rega impecavelmente meticulosa, “beliscões” (a fim de propiciar crescimento e formação de uma copa no formato desejado) e o tutoramento controlado do crisântemo.

 

Isso tudo, sem mencionar as atividades de escarificação do sistema radicular, aplicação de fitoreguladores nas raízes e atividades de re-envazamento constantes. Tudo isso afim de criar um sistema radicular suficientemente forte para suportar o tamanho da copa desejada.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensDesta forma, com muito trabalho, obtém-se uma planta crescendo na forma desejada. Nos últimos meses, antes do festival, os botões florais indesejados são eliminados e a estrutura metálica de suporte final é colocado na posição desejada.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensNas semanas que antecedem o festival o processo de seleção (Disbuddedment), no qual remove-se os botões florais laterais indesejados, deixando-se apenas o botão terminal desejado que irá ser fixado na extrutura metálica e assim formará as flores ideais em forma de cúpula. Todo este processo consome cerca de 10 dias de trabalho ininterrupto.

Yoko Arakawa, a pessoa responsável pelo Thousand Bloom no Longwood Gardens é uma das pouquíssimas pessoas que domina esta técnica no mundo. Ela já fez várias viagens à Ásia para acompanhar todas as etapas do processo de produção dos Ozukuri no Japão e na China. Desta forma, adquirindo o know-how necessário para poder replicar todo o processo por aqui.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensVendo ao vivo é quase inacreditável pensar que tudo aquilo é apenas sustentado por um único caule (suportado por uma armação metálica). Eu mesmo toda vez me abaixei para confirmar se aquilo era mesmo verdade.

 

Creio que o Thousand Bloom do Longwood Gardens deva ser algo provavelmente inédito fora da Ásia, tanto que numa das 3 visitas que fiz este ano ao Longwood Gardens nesta época do ano, havia pelo menos 1 dezena de fotografos japoneses fotografando tudo no conservatório.

Além do Ozukuris, existem vários outros estilos de condução do crescimento dos crisântemos. Um deles imita o formato de um Pagode chinês, outro em formato de espiral e várias outras formas.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensEm alguns casos até mesmo utilizando-se técnicas de enxertia para produzir plantas que produzem flores em cores diferentes numa única planta.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensTodos os anos o Longwood Gardens começa a treinar novos Ozukuris, mas alguns deles chegam até a fase final. A título de curiosidade o maior Ozukuri já produzido no mundo produziu nada mais nada menos que 2.220 flores de crisântemos perfeitas numa única planta. Quem sabe um dia o Longwood Gardens não chega lá ainda.

Embora pelo que descobri, plantas com mais flores que isso dificilmente conseguirão entrar no conservatório. Para transportar a planta este ano até o local onde ela é exposta, uma verdadeira operação de guerra teve que ser montada que mobiliza até mesmo a polícia e os bombeiros de Kennett Square… Imagina, depois de todo esse trabalho a planta quebrar.. Felizmente até hoje, aparentemente saiu dentro do planejado.

Festival dos Crisântemos no Longwood GardensEnfim, até hoje não conheci uma única pessoa que tenha conhecido o Longwood Gardens e não tenha se apaixonado pelo lugar. Então se um dia você vier aos EUA e estiver de passagem por Philadelphia ou no meio do caminho entre Washington DC e  Nova York não deixe de conhecer este pedacinho do paraíso na terra. O próximo grande evento do Ano é o Christmas at Longwood Gardens que é lindo de morrer.

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.