- On 07/02/2020
- In Aquários Big Island Blog Destinos Ecoturismo Estados Unidos Estilo Experiências Hawaii Mergulho Natureza Oceania Paraísos Tropicais Passeios de Barco Passeios e Atrações Turísticas Reserva Marinha Snorkel Viagem Viagem Aventura Vida Selvagem
- Tags: Destino RBBV, Ilhas do Pacífico, Mergulho, Mergulho no Hawaii, O que fazer no Hawaii, Oceano Pacífico, Snorkel, Snorkel no Hawaii
Nadando com Manta Rays em Big Island no Hawaii
Mantas no Hawaii
Snorkel Noturno com as Manta Rays em Kona
A Big Island é a maior e mais nova de todas as ilhas do arquipélago havaiano e uma das minhas ilhas favoritas no Hawaii. Famosa por seus vulcões, praias de areias monasíticas, cachoeiras, vida marinha abundante, plantações de café, macadâmia e uma série de outras coisas legais.
Nos 5 dias que exploramos a Big Island fizemos diversas atividades e passeios inesquecíveis, como o sobrevoo de helicóptero sobre o Kilauea sobre o qual já tinha escrito sobre aqui no Blog.
Porém um dos principais motivos que nos levaram à Big Island, em primeiro lugar, foi o mergulho/snorkel noturno com as gigantescas Mantas Rays na costa de Kona. Um dos passeios mais inesquecíveis e surpreendentes que já fiz na vida.
Também conhecidas como Jamantas, as Mantas são um gênero de peixes cartilaginosos (parente dos tubarões) composto por duas espécies as quais que podem chegar a ter até 7 metros de envergadura.
Encontradas tanto em águas temperadas, como subtropicais e tropicais, ambas espécies são encontradas no Hawaii. A menor delas, a Manta alfredi conta com até 5.5 metros de envergadura e tem um comportamento mais gregário. Esta espécie tem uma população fixa e já catalogada de cerca de pouco mais de 250 indivíduos vivendo alí na costa de Kona.
E foram justamente estas jamantas que vivem na costa de Kona que fomos conhecer. Existem pelo menos uma dúzia de operadoras que faz esse passeio. Nós acabamos escolhendo essa operadora via Get Your Guides. Além disso, foi a única operadora com a qual conseguimos lugar disponível no mesmo dia que queríamos fazer o passeio.
Acabamos optando pelo passeio das 17:30 de forma que no caminho do ponto de snorkel/mergulho pudéssemos apreciar o por do sol, o fenômeno do Green Flash. E com alguma sorte, ainda ver alguma baleia jubarte ou mesmo golfinho. Infelizmente não foi o caso desta vez. O horizonte estava com nuvens e as baleias e golfinhos não quiseram aparecer.
Como decidimos fazer o passeio numa terça feira no nosso barco haviam apenas mais 6 pessoas e 2 membros da tripulação. Saindo da marina de Honokohau Harbour a “viagem” até o ponto de mergulho levou aproximadamente 45-55 minutos. Quando chegamos ao local, havia pelo menos meia dúzia de outros barcos pela área aguardando o cair da noite para todo mundo entrar na água.
Nós pelo visto fomos um dos últimos a chegar na área. E enquanto a comandante “estacionava” recebemos um briefing de o que esperar do passeio. E claro, de como se portar na água. Nós acabamos levando nosso próprio equipamento de snorkel. Mas ele é fornecido gratuitamente junto com os wet suits como parte do passeio.
Tão logo a noite chegou, caímos todos da água. Com o auxílio de uma prancha de SUP com focos de luz instalados e uma espécie de corrimão instalado com canos de PVC ligados a prancha ficamos aguardando. Ficamos ali um tempinho, sem nos movimentar muito, até as estrelas da noite aparecer.
Atraídas pelos plânctons que por sua vez são atraídos pela luz dos holofotes das diversas operadoras, as jamantas aparecem para se alimentar. Condicionadas a esta condição há alguns anos, elas não se intimidam mais com a presença dos mergulhadores e dos snorkeladores na superfície. E apesar de todo seu tamanho chegam bem pertinho de você. É emocionante.
Ao invés de falar tanto, recomendo você assistir ao vídeo que fiz durante o mergulho.
Impressionante não é mesmo?!
Ficamos cerca de 1 hora e pouco na água e nem vimos a hora passar. Se pudesse ficaria lá mais algumas horas só contemplando este verdadeiro ballet de gigantes.
No caminho de volta para a Honokohau Harbour, além de frutas, sucos e refrigerantes, podemos nos esquentar com a deliciosa sopa da noite. Que depois de um mergulho noturno caiu como luva.
Olá! Como é o inverno? Dá pra entrar na água?
A temperatura da agua em sí não varia muito ao longo do ano, e como você coloca wetsuit não é para ser problema.
Olá, Oscar!
Adoro o seu site, ele e o da Lucia Malla estão sendo muito úteis para planejarmos a ida ao havaí ano que vem!
Vc saberia dizer se o mergulho com as mantas pode ser feito com certificação open water diver ou se precisa do curso avançado? Com certeza é um mergulho inesquecível e imperdível!
Obrigada!
Olá Elizabeth
O mergulho não é fundo não, certamente com o Open Water PADI você vai poder apreciar este espetáculo da natureza.. Quando fiz esse passeio ainda não era certificado e fiz apenas o snorkel, mas foi sensacional!! Preciso voltar agora para ver elas lá de baixo ?
Finalmente achei um tempo (literalmente: são 4am) pra vir aqui ler esse relato, que estava marcado no meu newsblur há dias… Que delícia, Oscar! Muito legal relembrar esse mergulho. Me deu vontade de voltar lá djá!!! ?
Aliás, quando mesmo vcs voltam, hem? ?
Aloha!
Lúcia
Vontade de voltar não falta, principalmente agora sendo Open Water PADI Diver.. Vamos torcer para surgir uma super promo para aí ? E vocês voltam quando? Não vejo a hora de voltar
Aloha
Ah, este mergulho deve ser demais! Anotado!
Phillip
Super recomendo!!! E o legal que se você não souber mergulhar dá para aproveitar tão bem quanto apenas com o snorkel.
Abs
ahhhhhhhhhh que lindas <3 quero muito fazer este programa um dia! ?
Super recomendo!!! O legal que ao contrário das baleias, elas estão por lá o ano todo ?
Incrível!!! Sonho! Nossa.. fantásticas as fotos e o video! Espero ir no Hawai esse ano e já sonhando..
Flávia
Obrigado pela visitinha.. Eu AMO o Hawaii.. Se pudesse acho que voltava todo ano e moraria fácil fácil lá
Amei amei amei!!!! Quero muito fazer isso um dia! Tenho mil planos de snorkel, só preciso tirar do mundo das ideias ?
Lindo post!