O que ver e fazer em Singapura

Vira e mexe, recebo visitas aqui no Blog perguntando mais sobre o que ver e fazer em Singapura. Como moramos na cidade-estado por cerca de 18 meses, estava faltando aqui no Blog um post-guia que concentrasse num só lugar os principais posts de nossa temporada na cidade do leão. Apresentando aspectos práticos de como é vida em Singapura e além é claro, algumas das atrações turísticas imperdíveis para quem visita Singapura.

Merlion – Simbolo de Singapura

Como moramos um tempinho em Singapura, posso dizer que tivemos a chance de conhecer um pouco mais a fundo a cultura, os costumes e o cotidiano desta fantástica cidade. A qual considero uma espécie de mini-torre de Babel do século XXI que deu certo. O país figura entre as nações com renda per capita mais elevadas do mundo e nutre um profundo respeito pela harmonia entre as diferenças culturais (claro que isso é formatado por regras bastante rígidas… mas, que funcionam digamos quase perfeitamente)..

Ano Novo Chinês – Chinatown

Este post, foi escrito em homenagem à Cláudia Liechavicius do Blog Viajar o Mundo quando ela estava às vésperas de visitar a cidade. No caso da Cláudia não era a primeira vez que ela esta indo para a Ásia, então ela já estava mais ou menos acostumada com o esquema para aqueles lados. Mesmo assim, voltou encantada com Singapura tanto que o título do seu Post é Singapura, uma caixinha de surpresas.

Objetos religiosos em Little India

Para início de conversa Singapura é, na minha opinião, o melhor lugar para se fixar uma de suas bases de viagem em uma volta ao mundo. Quem não estiver neste esquema de “Volta ao Mundo” pode e deveria utilizar Singapura para iniciar e quem sabe também finalizar um giro pelo Sudeste Ásiatico. Digo isso, levando em consideração as suas facilidades de localização, infra-estrutura turística e aeroportuária e principalmente idioma.

Mesquita do Sultão em Kampong Glam

Ou seja, você dificilmente irá passar apuro em Singapura!! Talvez depois de conhecer outros países da região até venha achar Singapura certinha D+!! Mas para quem visita a Ásia pela primeira vez, isso é ótimo no sentido de mitigar o choque cultural que nós Brasileiros podemos sentir numa cultura completamente exótica aos nossos olhos. Não é a toa que a cidade é considerada “Asia for Beginners”, ou Ásia para iniciantes. Afinal esse é o único país da região em que 99.8% da população fala pelo menos 2 línguas e entre elas o Inglês.

Clarke Quay, local da Balada à noite em Singapura

Um dos motivos que torna Singapura tão interessante para quem visita a região é o fato de sua grande diversidade cultural e religiosa concentrada num único lugar. Você pode literalmente viajar por pelo menos outras 3 culturas diferentes (Chineses, Indianos e Malaios) em um único país, que consegue ainda conciliar o tradicional com o moderno neste que é um dos menores e mais desenvolvidos países do mundo. Singapura tem o maior número percentual de milionários do mundo. Cerca de 1 em cada 10 Singapurianos tem mais de 1 milhão de dólares em economias Posso garantir uma coisa, depois que você conhece esta região, você não vê a hora de voltar.

Distrito Financeiro de Singapura

Chegando em Singapura:

Não diz o ditado que: A primeira impressão é a que fica? Pois bem, chegando em Singapura pelo Changii Airport, prepare-se para conhecer um dos melhores e mais modernos aeroportos da sua vida!! (Se não for o melhor aeroporto que você já passou, certamente estará entre eles). Principalmente se sua chegada se der pelo terminal 2 ou 3. Este aeroporto além de sinônimo de eficiência, é um jardim com direito à um borboletário e até mesmo piscina.

Terminal 3 do Aeroporto de Singapura

O Aeroporto de Singapura é muito bem servido pelas principais companhias aéreas do mundo que ligam a cidade a mais de 200 destinos com vôos para todos os continentes . Além disso, o aeroporto é sede da excelente Singapore Airlines, considerada uma das 3 melhores companhias aéreas do mundo.

Viajar de Avião é muito fácil partindo de Singapura

Singapura é também muito bem servida por uma série de companhias aéreas de baixo custo, como a AirAsia, Tiger Airways, JetStar e Cebu Pacific. Com as quais, em vôos com até 2 horas e meia de duração é possível conhecer países como Camboja, Vietnam, Tailandia, Malásia, Indonésia entre outros sem gastar grandes fortunas.

Avião da Tiger Airways no Budget Terminal em Singapura

Uma coisa muito interessante de se observar quando se chega em Singapura durante o dia. É a quantidade de navios atracados ou passando ao redor da ilha. O Porto de Singapura é o maior porto em movimentação de containers do mundo. Historicamente o estreito de Singapura sempre foi uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo. Nos dias de hoje, com a transferência maciça das indústrias do ocidente para o oriente dá para ter uma ideia do que estou falando. No retorno de uma dessas nossas viagens pela região, fiz um filme que dá uma idéia do que estou falando.

Chegando em Singapura e sobrevoando o Estreito de Singapura

Como Chegar do Aeroporto de Singapura ao Centro:

Transporte Público:

Para ir do aeroporto de Singapura até a cidade existem basicamente 3 formas:

Torre Controle Aeroporto de Singapura

A mais conveniente de todas é pegar um Táxi até o seu hotel. Detalhe no aeroporto nunca pegue Mercedes ou carro da Crysler (geralmente táxis brancos ou pretos respectivamente) eles não usam taxímetro em corridas que partem do Aeroporto. Eles utilizam uma Flat Rate (tarifa única) de 45 SGD e te levam a qualquer lugar da ilha. Mas isso vai te custar quase o dobro da corrida normal do aeroporto até o centro da cidade. Pode valer à pena se você estiver indo para Jurong (zona industrial de Singapura) ou para a fronteira com a Malásia. Mas quem esta visitando a cidade à passeio certamente não irá para aqueles lados.

Táxis de Singapura. O primeiro deles é a Mercedes que me refiro

Pegue os táxis azuis, amarelos ou vermelhos. Uma corrida até seu hotel na região da Orchard Road ou Chinatown deve sair em torno de uns 20 – 30 SGD. Quando embarcar no táxi peça para o motorista levar você à cidade pela ECP (East Coast Parade). Este é o caminho mais bonito e geralmente mais rápido que liga o aeroporto à cidade. Aproveite para reparar na arborização desta avenida e note as semelhanças pelo caminho com o caminho para Galeão, Guarulhos ou qualquer outro aeroporto no Brasil.

Arborização urbana em Singapura

A segunda opção é pegar o metro dentro do aeroporto mesmo (Terminal 2 e 3) e seguir até o centro da cidade. A linha que você irá utilizar é a Linha Verde, mas você terá que trocar de metro na estação Tanah Merah e seguir no sentido Boon Lay. Se o seu destino final for a Orchard Road, troque novamente de metro na estação City Hall e pegue o metro da linha vermelha no sentido Jurong East. Isto é desembarcar e embarcar do outro lado da plataforma.

Metro de Singapura – Sinônimo de Limpeza

Se você ficar alguns dias em Singapura, talvez compense comprar o EZ-Link. Um cartão que você carrega e que é válido em todos os meios de transporte de Singapura. Detalhe em Singapura se paga o transporte público de acordo com a distância utilizada, isto dentro do que eles chamam de zonas de deslocamento. O Valor mínimo da passagem em 2009 era SGD 0,67 e o máximo cerca de SGD 3.00.

EZ-Link Cards

Caso não for comprar o EZ-Link o ticket é emitido na forma de cartão e para cada cartão é pago SGD 1 na forma de depósito que pode ser reembolsado em qualquer máquina do metro. Lembrando que antes de entrar no metro você terá que saber previamente em qual estação vai descer.

Veja o Mapa do Metro de Singapura aqui.

Mapa das Linhas de Metro de Singapura

A terceira forma seria ônibus, mas não recomendo do trajeto do aeroporto até a cidade, demora o dobro do tempo para ir até o centro.

Ônibus Urbanos de Singapura

Durante sua visita tente usar ao máximo o excelente sistema de transporte público de Singapura. Como talvez você já tenha ouvido falar o Transporte público de Singapura é extremamente eficiente, limpo e organizado. Atualmente o metrô é composto por 3 linhas e uma quarta funcionando parcialmente, interligando vários destes pontos que mencionei ou mencionarei neste Post.

Exemplos:

Linha Violeta = Harbour Front (Sentosa Island / Universal Studios) + Chinatown + Clarke Quay + Little India

Estação Clarke Quay do Metro de Singapura

Linha Vermelha = Marina Bay Sands Cassino + City Hall + Funan Mall + Orchard Road + Novena

Estação Somerset do Metro de Singapura – Uma das estações para a Orchard Road

Linha Verde = Aeroporto + City Hall + Chinese Gardens + Arab Street + Buggis Street

Estação Buggis do Metro de Singapura – Ótimo Camelódramo

Linha Amarela = Não sei quais estações estão funcionando hoje em dia. Mas será possível chegar ao Jardim Botânico de Metrô em 2013.

Metro de Singapura – Uso de Computadores e Celular é algo extremamente Comum

Lembrando ainda que se você andar de táxi, vai perceber que cada corrida o preço, mesmo que para o mesmo lugar, vai ser diferente!! Mas isso é normal. Tudo depende do local e horário onde você pegou o táxi.. e a quantidade de pedágios urbanos utilizados (ERP )etc..!!

ERP – Pedágio Urbano de Singapura

 
 

Onde ficar em Singapura

Como morávamos lá não temos muita experiência com hoteis, mas tente ficar em um Hotel que tenha preferencialmente uma linha de metro próximo. As vésperas de nossa mudança aos EUA, 3 dias antes de nosso embarque nossa mudança foi colocada no container e devolvemos o apartamento que morávamos. Nestes 3 últimos dias, ficamos hospedados no InterContinental Singapore e o hotel não tem a fama que o Raffles Hotel ou o Fullerton tem, mas o estilo é muitro semelhante e o serviço era impecável.

As regiões que recomendo ficar são: Orchard Road, Dhoby Ghaut, Bugis, Marina Bay, Suntec City e Havelock Plaza. Se preferir algo mais autêntico procure ficar em Chinatown mesmo.

Chjmes – Um Ex-Convento transformado em centro gastronômico perto do Raffles City

A região favorita da maioria das pessoas que visitam Singapura é região do Suntec City/Marina Bay quase ao lado da Singapore Flyer, do Teatro Esplanade, bem como do novo Cassino. Ali pertinho também fica o Suntec City um dos maiores centros de convenções de Singapura. Eu particularmente ainda prefiro a região da Orchard Road.

Teatro Esplanade na Marina de Singapura

No subsolo deste shopping / centro de convenções, ao redor do que eles chamam de Fountain of Wealth existem vários restaurantes bacaninhas para um almoço ou jantar jogo rápido. Entre eles recomendo o Bali Thai (Comida Indonesia e Tailandesa), Muthu’s Curry (Indiano), este último tem uma comida ótima mas o atendimento é “insatisfatório” e o Fish and Co (melhor Fish and Chips que já comi na vida)

Fountain of Wealth no Subsolo das 5 torres que formam o Suntec City

Na região acontece por sinal o Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1, que teve sua primeira edição em 2008, quando ainda morávamos lá. Este foi o primeiro GP noturno e em circuito de rua da história!!.

GP de Singapura de Fórmula 1

Por ali existe também a “Floating Plataform” uma enorme arquibancada utilizada para o desfile de 9 de Agosto (Independência de Singapura) e também utilizada em outros eventos como no GP Singapura de Formula 1. A Floating Platform é considerada o maior palco flutuante do mundo. E ainda fica próximo ao pitoresco Esplanade Theatre, que está para Singapura assim como a Ópera House está para Sydney.

Plataforma Flutuante de Singapura

Culinária – O que e onde comer em Singapura

Fiz um Post aqui no Blog explorando a diversidade Culinária de Singapura que recomendo dar uma espiada. Não Existe forma melhor de conhecer a culinária local que se aventurar pelos Hawker Centers espalhados pela ilha. São verdadeiras praças de alimentação encontradas facilmente em alguns shoppings ou mesmo nas ruas. Vale à pena experimentar a autêntica culinária de Singapura, influenciada pelos diferentes grupos étnicos que formaram a cidade estado.

Comida Chinesa tradicional em Singapura

Um lugar interessante de dar uma passadinha é no subsolo gastronômico do Takashimaya na Orchard Road

Takashimaya Food Hall em Singapura

Dentre os restaurantes, o nosso FAVORITO e do qual morremos de saudades é o Din Tai Fung . Em Singapura costuma-se dizer que existem dois esportes nacionais. São eles fazer compras e comer.Você encontrará restaurantes de todas as cozinhas mundiais em Singapura, com preços absurdamente baratos até aqueles absurdamente caros e sofisticados.

Dumplings do Din Tai Fung

Outros restaurantes que recomendamos são o Jim Thompson, além do Jumbo Seafood para comer o melhor Singapore Chilli Crab, ambos localizados em Dempsey Hill perto do Jardim Botânico. Além disso, o melhor Restaurante Alemão que já fui fora da Alemanha é o Brotzeit (Vivo City ou Raffles City Mall). O Marché um restaurante suíço muito gostoso e original (Orchard Road e Vivo City Mall) e se der uma saudade da comida de nossa terra natal, nao perca a oportunidade de fazer uma visita à Churrascaria Brasileira Fiesta Brasilia, localizada no Subsolo do United Square em Novena. (Infelizmente fiquei sabendo que fechou em Ago 2011).

Singapore Chili Crab – Famoso Caranguejo de Singapura no Boat Quay

Restaurante Alemão Brotzeit – Melhor comida alemã que já comi fora da Alemanha

Ainda teriam vários outros lugares interessantes para relatar, como o Food Republic,os Restaurantes em Holland Village, Clarke Quay e Dempsey Hill mas enfim, com esta listinha certamente você terá muito o que fazer!!

Ahh antes que eu esqueça não deixe de experimentar o famoso Singapore Slig no Long Bar do Raffles Hotel.

E não deixe de tomar café da manhã no Toast Box ou experimentar algumas coisas no Bread Talk, este último você encontra espalhado por toda a cidade e é uma delícia 😀

Singapore Sling no Raffles Hotel

Compras em Singapura

Ir para Singapura também significa ir às compras. Principalmente durante a Great Singapore Sale, que acontece todos os anos do final do mês de Maio até meados de Julho.

O melhor lugar para compras de roupas em geral e principalmente roupas de grife é sem dúvida a Orchard Road. Não existe no mundo rua com tantos shoppings um ao lado do outro como ali!! Os nossos preferidos eram o Takashimaya, ION Orchard e Paragon (neste último fica o Din Tai Fung que costuvámos frequentar)

Orchard Road o Paraíso das Compras sob a sombra das árvores

ION Orchard – Um dos mais novos shoppings da Orchard Road

Paragon – Um dos vários shoppings da Orchard Road

Shopping no qual se localiza a Loja de Departamento mais famosa do Japão – Takashimaya

Orchard Road em Singapura – A Meca dos Shoppings

Para comprar eletrônicos existem dois lugares famosos. O Mustafa Centre, mas cuidado, lá vende coisas de procedência duvidosa, prefira o Funan Mall logo atrás da Suprema Corte. Inclusive ali é possivel conseguir o imposto de 7% de volta apresendo o produto e o passaporte no subsolo.

Funan Mall o Shopping dos Eletrônicos em Singapura

Para souvenirs em geral Chinatown, Buggis Street e Little India são imbatíveis, barganhe um pouco, mas nem tanto. Singapura não é como Camboja, Vietnam, Tailândia. Em Chinatown vá cedo que a barganha costuma ser melhor. Os Chineses acreditam que se o primeiro cliente não sair satisfeito com o negócio o dia será de negócios ruins.

Mulher Vendendo Flor de Lótus na Buggis Street

Atrações turísticas de Singapura:

Poderia escrever um livro aqui só com dicas sobre o que fazer em Singapura. Mas enfim, selecionei alguns locais digamos imperdíveis em Singapura com um breve resumo sobre eles. Obviamente visitar todos estes lugares depende da disponibilidade de tempo e gosto pessoal de cada um. De uma maneira geral, recomendo ficar em Singapura entre 3-5 dias no mínimo.

Mulheres Indianas em Chinatown de Singapura

Para começar explorar Singapura, nada melhor que conhecer o Merlion e sua região de entorno. Afinal de contas, ele é o símbolo de Singapura, trata-se de uma criatura imaginaria que tem cabeça de leão e corpo de peixe. O Nome Merlion deriva da junção de duas palavras em inglês “mermaid” e “lion”. O corpo de peixe remete ao nome o qual Singapura era conhecida antes do período colonial como uma pequena vila de pescadores chamada — Temasek — que significa “Cidade Marinha” em Javanês, enquanto a cabeça de Leão Representa o Nome Original em Sânscrito e Malaio — Singapura — que significa a Cidade do Leão. Está para Singapura como a Torre Eiffel está para Paris ou A Estátua da Liberdade está para Nova York.

Merlion – Simbolo de Singapura

Além disso, na região está concentrada boa parte do que entendemos como Singapura Moderna, também conhecida como CBD (City Business District) com seus arranha-céus e edifícios com arquitetura moderna. O principal destaque é para como o Esplanade Theatre e o Marina Bay Sands.

Teatro Esplanade um dos marcos arquitetônicos de Singapura

Seguindo pela margem do Singapore River, existem diversas esculturas de bronze retratando cenas de Singapura Colonial. Além disso, na base do UOB Bank, maior edifício de Singapura existe uma escultura do Salvador Dali e outra de Botero caso seja de seu interesse! As pontes antigas como a Cavennagh Bridge e Elgin Bridge também são interessantes de se observar e fotografar.

Escultura Salvador Dali na Base do Edificio do UOB Bank

Escultura dos Meninos Pulando no Rio ao Lado da Cavennagh Bridge

Mercador Chines e Malaio com Colonizador Britânico ao lado do Fullerton Hotel

Por sinal, um passeio que não cheguei a fazer por sempre deixar para depois e no final não deu tempo é um cruzeiro pelo Singapore River no final da tarde e depois curtir um pouco da vida noturna bastante agitada no local, com vários bares e restaurantes, uma das áreas legais de se passear à noite é o Clark Quay e Boat Quay, o primeiro com mais barzinhos e o segundo mais restaurantes locais.

Clarke Quay – Antigas Docas ao Lado do Singapore River transformada em Bares e Restaurantes

Clarke Quay um dos Points da Noite de Singapura

Do outro lado do Rio, oposto ao CDB, ficam alguns edifícios históricos importantes da era colonial de Singapura, entre eles está o Museu de Civilizações da Ásia. Um dos pioneiros na região a se especializar em culturas e civilizações pan-asiáticas. O museu é especialista em história da China, Sudeste da Ásia, Sub-Continente Indiano e Oriente Médio, a partir dos quais Singapura tem ascendência. Vale a pena uma visita até mesmo para entender um pouco mais da região!!

Museu de Civilizações da Ásia

Barcos para um Passeio pelo Singapore River

Aproveitando o ensejo dos museus, se tiver tempo e quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Singapura recomendo o Museu Nacional de Singapura.

Museu Nacional de Singapura

Entre outros edifícios nesta região ainda encontram-se o Parlamento de Singapura, a suprema corte, o City Hall entre outros. Uma das marcas do passado britânico da ilha é o gramado em frente ao City Hall onde se pratica Cricket principalmente nos finais de semana.

City Hall de Singapura

Não deixe de conhecer e se possível assitir a um concerto de música no Esplanade Theatre, que está para Singapura como a Opera House está para Sydney na Austrália. Algumas pessoas acham que sua arquitetura foi inspirada nos olhos de uma libélulas, de fato o local foi inspirado nas Durians. Por sinal quando você notar um cheiro ruim em Singapura tenha certeza que trata-se desta fruta. Tanto que é proibido levar ela no transporte público da cidade.

Esplanade Theatre – Inspirado no fedorento Durian

Dê uma volta na Singapore Flyer, considerada a maior roda gigante do mundo, a Singapore Flyer é 30 metros mais alta que a London Eye e foi construída de acordo com os princípios do Feng Shui que além de trazer “sorte” oferece aos passageiros uma ampla visão panorâmica da cidade-estado, assim como de partes das vizinhas Malásia e Indonésia.

Singapore Flyer – A Maior Roda-Gigante do Mundo

Bem como do Novo Cassino, quase adjacente a roda gigante. Que no momento tem a melhor vista da cidade. E se você ficar hospedado lá, poderá curtir essa vista na piscina de borda infinita mais alta do mundo.

Marina Bay Sands – O Mais Novo Cassino de Singapura

Vista de Singapura do Marina Bay Sands

Um dos meus locais favoritos em Singapura é o Jardim Botânico de Singapura, fundado pelo Sir Thomas Raffles, o fundador de Singapura Moderna em 1822, tem a metade da área do Kew Gardens da Inglaterra e cerca de um quinto do tamanho do Central Park de Nova York, mas e o único jardim Botânico do Mundo aberto das 5 horas da manha até a meia-noite, e sem taxas de entrada. Detalhe importante para nós Brasileiros, esse foi um dos locais onde as sementes de seringueira “contrabandeadas da Amazonia” foram plantadas inicialmente pelos ingleses no Sudeste da Ásia.

Acesso Principal ao Jardim Botânico de Singapura

Dentro do Jardim Botânico fica o Jardim Nacional das Orquídeas, a maior coleção de Orquídeas do Sudeste da Ásia. Ao todo possui três hectares com mais de 60.000 orquídeas com mais de 400 diferentes espécies e mais de 2.000 híbridos. Acho que não existe no mundo, uma exposição de orquídeas durante o ano todo como esta em Singapura. AMO este lugar!!!

Entrada do Jardim Nacional das Orquídeas – Uma das maiores coleções de Orquídeas do Mundo

Ilha de Sentosa, um dos lugares mais famosos Singapura, conhecido como a “melhor” praia de Singapura. Mas não espere muita coisa, a cor do mar e linda mas o horizonte e cheio de navios. Vá até o Shopping chamado Vivo City no final da linha roxa do metro (Estação Harbour Front), de onde voce pode pegar o Monorail, um trenzinho bem bacana para ir ate lá. Ou vá de táxi mesmo. .

Sentosa e parte do Porto de Singapura ao Fundo

Ilha de Sentosa

Além disso é ali que estão os Estúdios na Universal inaugurados no início de 2010 e que não chegamos a conhecer. Além das praias “artificiais” existem diversas atrações como aquário marinho gigante, show com golfinhos (bem fraco), teleférico, quadras de vôlei, o mundo dos Insetos, o borboletário entre várias outras atrações.

Siloso Beach – Uma das Praias de Sentosa

Palawan Beach – A praia mais bonita de Singapura

Um dos grandes baratos da ilha é poder num pequeno espaço geográfico conhecer a diversidade étnica de povos culturalmente tão distintos não deixe de conhecer:

Homens Jogando em Chinatown

Chinatown o bairro de influência chinesa de Singapura, cerca de 70% da população de Singapura é descendente de chineses, um paraíso para compra de coisas baratas importadas da china, mais interessante ainda é prestar atenção aos seus elementos históricos e principalmente a sua arquitetura e seus templos. Na pagoda street encontram-se diversas lojas de artesanato e produtos típicos chineses, ali perto na Smith Street e Trengganu Street a noite é o point da gastronomia. No início do ano na véspera do Ano Novo Chines o lugar fica ainda mais interessante.

Rua em Chinatown – Lugar ótimo para comprar lembrancinhas de Viagem

Rua Principal em Chinatown

Templo Budista de Chinatown

Trishaw em Chinatown

Little Índia assim como Chinatown, foi fruto da política de segregação étnica dos ingleses, que restringiam o local onde cada um desses grupos podia fixar residência. Interessante para comprar artesanato indiano, visitar os templos.

Templo Hindu de Singapura

Templo Hindu de Singapura

Nas imediações da Arab Street Kandahar Street, também conhecido como Kampong Glam existem diversas lojas vendem coisas típicas árabes, como narguiles, jóias, enfim você se sente por um instante como se estivesse em um pais predominantemente Muçulmano. Se tiver um tempinho de uma passada pelo Victoria Street Market , mas prepare-se para o mau cheiro dos frutos do mar secos.

Arab Street em Kampong Glam

Mesquita do Sultão em Kampong Glam

Passeios mais Afastados

O Zoológico de Singapura é considerado um dos melhores zoológicos dos trópicose atrai anualmente cerca de 1,4 milhões de visitantes. O grande diferencial deste zoológico em relação aos zoológicos comuns, é o fato dele seguir a tendência moderna de exibição de animais em forma naturalista, ou seja, com barreiras ocultas, atrás de fossos e arbusto etc… O Zoológico também abriga a maior colônia de orangotangos em cativeiro no mundo.

Entrada do Zoológico de Singapura

Colônia de Orangotangos no Zoológico de Singapura

Night Safari de Singapura, considerado o primeiro zoológico noturno do mundo, é uma das atrações turísticas mais populares de Singapura. Ao contrário dos Zoológicos comuns, este convida o visitante a conhecer os animais em atividade noturna, muitas das espécies são muito mais ativas a noite que durante o dia, entre elas podemos destacar os marsupiais, morcegos, e outros animais da floresta. Está dividido em oito zonas geográficas, o que pode ser explorada a pé, através de três trilhas para caminhada, ou através de carrinho elétrico. Detalhe é um outro Zoológico daquele que você visita durante o dia embora sejam adjascentes.

Acesso ao Night Safari

Passeio pelo Night Safari de Singapura – Uma experiência Diferente

O Jurong Birdpark, dentre os “Jardins Zoológicos”de Singapura é o nosso Favorito. Não é a toa que é hoje um dos zoológicos de pássaros mais famoso do mundo. Com magníficos exemplares de aves vindos de vários lugares ao redor do mundo, incluindo um bando de mil e um flamingos.

É atualmente o maior do mundo em termos número de aves, e o segunda maior em termos de área terrestre ficando após o Vogelpark Walsrode da Alemanha. Existem mais de 9000 aves de 600 espécies no Jurong Birdpark. Destes, 29 são de espécies ameaçadas de extinção. Entre elas está à Águia Americana, uma das grandes atrações do parque. E pasme, foi inspirado durante a visita do então ministro da defesa de Singapura ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro que ficou impressionado com o seu aviário com diversos pássaros livres e teve a ideia de construir algo semelhante por aqui.

Jurong Bird Park – Um dos maiores Aviários do Mundo

Passaros no Jurong Bird Park

Obs: Se tiver tempo para fazer estas 3 atrações compre os tickets combinados eles tem validade de 30 dias e sai mais barato. Para chegar lá existe um ônibus que passa em diferentes locais da Cidade, basta perguntar no Singapore Visitor Center na Orchard Road. Por sinal lugar altamente recomendável para saber o que tem de melhor acontecendo na cidade durante sua visita.

Centro de Atendimento ao Visitante na Orchard Road em Singapura

Ainda existem outros passeios interessantes por Singapura, relatei eles em outros Posts aqui no Blog. De uma olhada no Indice.

Mas dentre eles recomendo o Chinese Gardens e Japanese Gardens

Pagode no Chinese Gardens de Singapura

Kusu e St. Johns Island,

St. John’s Island

Kusu Island

Parques ao Sul de Singapura,

Ponte Conectando Parques ao Sul de Singapura

Marina Barrage,

Marina Barrage – Singapura investindo no Futuro

Science Centre,

Bobina de Tesla no Science Center de Singapura

e o MacRitchie Reservoir , entre outros.

MacRitchie Reservoir – Um dos reservatórios de Água Doce da Ilha

Por sinal se você utilizou ou vai utilizar estas dicas quem sabe depois de que você voltar ou se voce já conhece que tal compartilhar suas dicas e impressões aqui?

Update:

Desde que este post foi publicado, voltamos a Singapura outras 2 vezes. Para ver posts mais recentes sobre a cidade clique aqui

Veja também:

Vídeo “Conheça um pouco da sua cultura, culinária e população”

Outros Posts de outros blogs legais sobre Singapura para você planejar sua viagem:


Guia de Singapura

Singapura no Aquela Passagem

Singapura no Viajar pelo Mundo

Singapura no Mikix da Mirella e do Kiko

Singapura no No Place Like Here da Cris Campos

Singapura no Descobrimento da América do JB

Singapura no Idas e Vindas da Carla Portilho

Singapura no Nós no Mundo

Singapura no Finestrino

Singapura no Escapismo Genuíno da Tete

Singapura no Fatos e Fotos de Viagem

Singapura no Viaje na Viagem

Posts Relacionados

Globo Repórter sobre Singapura

Cingapura ou Singapura

E não é que Singapura se rendeu à jogatina?

179 Comentários

  1. avatar
    Posted by Tweets that mention O que ver e fazer em Cingapura « Mauoscar -- Topsy.com| 13/08/2010 |Responder

    […] This post was mentioned on Twitter by Patricia Camargo and Oscar (mauoscar.com), Sair do Brasil. Sair do Brasil said: RT @turomaquia: Leitura essencial para quem vai à Cingapura, um guia completo – http://500s.tv/Uouvl #outros500 […]

  2. Posted by Patricia - Turomaquia| 13/08/2010 |Responder

    Uau, que post mais sensacional! Para guardar sem pestanejar!
    beijos

    • avatar
      Posted by Daniel Barbosa| 21/09/2013 |Responder

      Muito bom; eu estava querendo conhecer um pouco mais sobre Cingapura e achei formidável. vou me programar pra também conhecer esse pais lindo.

      • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 28/09/2013 |Responder

        Daniel

        Eu sou suspeito em falar.. Morei em Cingapura por quase 2 anos e desde que saí de lá já voltei 2 vezes

  3. Posted by Mauoscar| 13/08/2010 |Responder

    Valeu Patricia!!! Deu um trabalhão!! Mas fazia tempo que estava para sair!!! Bjo 😀

  4. avatar
    Posted by Jenny| 13/08/2010 |Responder

    Gostei muito das dicas excelente para os viajantes. Muito bem detalhado. Beijoss

  5. avatar
    Posted by Simone| 13/08/2010 |Responder

    Ótimo post, completíssimo, rico em detalhes, valeu a leitura do início ao fim. Não conheço nada da Ásia, e vou arquivar estas informações para o futuro! Amei a escultura dos meninos pulando no rio, e os edificios do novo cassino tb fazem valer a visita. “Viajei” junto!
    Aproveito e te convido para conhecer meu blog de viagens, dá um pulo por lá! 😉 http://www.flashesdeviagem.blogspot.com
    Até mais!

    • Posted by Mauoscar| 13/08/2010 |Responder

      Oi Simone.. Seja Bem vinda ao Blog 😀

      Legal saber que você gostou.. A Ásia é um continente muito legal de se conhecer. Quando tiver a chance não deixe de ir.. Além de exótico ainda é muito barato viajar pela região, pelo menos no Sudeste da Asia.

      Grande Abraço e volte sempre

      Bjo
      Oscar

  6. Posted by Claudia Beatriz| 22/08/2010 |Responder

    Que guia mais completo!!! Amei. Favoritos total!!!!

  7. Posted by Deise de Oliveira| 28/08/2010 |Responder

    Nossa! Quanta informação!
    Eu ainda não conheço a Ásia, mas irei certamente um dia…

    • Posted by Mauoscar| 28/08/2010 |Responder

      A Ásia é um continente maravilhoso!!
      Tivemos a chance de conhecer um pouquinho… Mas ainda temos muitos outros destinos para explorar para aquelas bandas.. Mas Cingapura é sem dúvida um dos mais interessantes.. Como comentei é o lugar ideal para começar um tour pelo Sudeste da Ásia 😀

      Bj

  8. avatar
    Posted by Jenny| 01/09/2010 |Responder

    Sabe algo excelente e util? Esta o blog! Parabens! Vc esta facilitando aos viajantes o conhecimento mapeado com dicas preciosas.Bjossss

  9. avatar
    Posted by Morro de São Paulo| 14/10/2010 |Responder

    Excelente post, super detalhado, ótimas dicas.

    Cingapura é tudo de bom – me apaixonei por este lugar.

    • Posted by Mauoscar| 15/10/2010 |Responder

      Obrigado pela visita!!

      Tenho que concordar com você… Cingapura é de fato outro mundo… Difícil não se apaixonar!!! Modernidade e diversidade cultural num só local!!!
      Abraço

  10. avatar
    Posted by Daniel| 16/10/2010 |Responder

    Oi Oscar!
    Estou indo para Singapura e procurando na internet dicas sobre a cidade encontrei o teu bolg.
    Parabéns, fiquei impressionado com o detalhamento da informações,simplesmente perfeito….
    Já anotei tudo…estou indo passar a virada de ano por lá…falando nisto tu saberias me dizer aonde passar a virada…Qual seria o melhor local?
    Abraço!

    • Posted by Mauoscar| 16/10/2010 |Responder

      Olá Daniel

      Obrigado pela visita e muito obrigado pelo Feedback..
      Então respondendo a sua pergunta.. Nós não passamos Natal nem ano novo em Cingapura.. Mas se fosse sugerir um lugar legal este seria nas imediações da Marina e do Cassino.. Mas acho que não vá com grandes espectativas.. Não me lembro de ninguem falar algo surpreendente do ano novo em Cingapura.. Até porque o Ano Novo realmente comemorado lá é o Ano Novo Chinês..

      Abraço e aproveite ao máximo sua estada lá!!! Cingapura é o máximo!!

      Oscar

  11. avatar
    Posted by Claudia Liechavicius| 16/10/2010 |Responder

    Oi Oscar!

    Esse post ficou incrível, hein? E, foi feito por minha causa. Sou privilegiada por ter amigos pelo mundo todo. Isso é muito legal. É um dos grandes benefícios do blog.
    Adorei rever Cingapura pelas suas fotos. Que lugar que amei esse.
    E você? Tudo bem nos EUA? Vou para NY em breve. Será que encontro por lá?
    Bj

    • Posted by Mauoscar| 17/10/2010 |Responder

      Obrigado Cláudia…

      Na verdade já fazia tempo que estava me enrolando para fazer um Post resumo sobre Cingapura… Aproveitei para unir o útil ao agradável…
      Muito legal saber que voce esta vindo a NY… Certamente temos que combionar para tentarmos nos encontrar…
      Bjos

  12. avatar
    Posted by Eliane| 20/10/2010 |Responder

    Ola Oscar, que lugar lindo! Estou encantada.
    Chamou-me a atenção por esta cidade ao ver a reportagem na TV e tive vontade de pesquisar sobre ela e encontrei o seu blog.
    Estou programando uma viagem com a família e estava buscando algo diferente que não fosse USA e nem Europa.
    Parabens, Cingapura é tudo de bom, já estou apaixonada por este lugar somente pelas suas ótimas dicas.
    Já anotei tudo, gostaria de algumas dicas de hospedagens e melhor epoca de visita-la.

    • Posted by Mauoscar| 20/10/2010 |Responder

      Olá Eliane

      Bem vinda ao nosso Blog.. Tenho certeza que se sua viagem para Cingapura de fato se concretizar você vai ficar com vontade de voltar.
      Como morei lá não tenho assim muitras dicas de hospedagem para fornecer.. De uma maneira geral quando viajávamos na Ásia, utilizavamos o site do Hotelclub.com.. Lá sempre encontravamos excelentes hoteis com preços interessantes.. Se voce quiser uma área interessante em Cingapura para ficar eu recomendaria a região da Marina e Orchard Road. Porem são lugares um pouco mais caros.. Outras opções mais em conta seriam em torno de ChinaTown e River Valley..
      Quanto a melhor época do ano.. é Dificil dizer.. Cingapura tem um clima muito parecido durante o ano todo.. Se fosse para escolher provavelmente escolheria Dez/Janeiro quando as temperaturas são um pouco mais baixas ficando na média em torno dos 28C.. Evitaria ir no mês de Abril/Maio quando a média chega aos 33-34C e por fim o mês de Novembro que é o mais chuvoso… Mas as chuvas em Cingapura dificilmente duram mais que 4 horas…
      Enfim vale a pena lembrar que a partir de março a Singapore Airlines fará um voo saindo de SP – Cingapura com escala em Barcelona…

      Abraço e volte sempre 😀

  13. avatar
    Posted by silvana maia| 06/11/2010 |Responder

    Olá,

    Meados de fevereiro é uma boa época?
    Gostaria de me hospedar no local “fashion”, seria esse da Marina?
    Qual o tempo necessario para poder curtir sem correria, ja que imagino que por causa do fuso horario o primeiro dia deve ser perdido, certo?
    1 semana, sem contar o primeiro e ultimo dia, é bom?
    Qual a distancia para thailandia e filipinas ? Vale uma esticada pra lá?

    obrigada
    silvana

    • Posted by Mauoscar| 06/11/2010 |Responder

      Olá Silvana
      Fevereiro ainda é uma época boa.. As temperaturas vão estar um pouco mais altas que Dez/Janeiro mas chove relativamente pouco.. Veja aqui http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/SNXX0002
      Se você procura um lugar “fashion”esse lugar é a Orchard Road, embora a Marina também seja uma área bacana.. Porém as lojas os shoppings ficam concentrados na Orchard.. O Fuso horário é realmente algo complicado.. e Depende muito de pessoa para pessoa e como foi seu vôo..
      1 Semana em Cingapura é mais do que suficiente…
      Bem Cingapura fica cerca de 1h 30 Min /2h da Tailandia e cerca de 3-4 horas das Philipinas.. Com certeza uma esticada vale muito apena.. Até porque “Cingapura não é Asia” como temos noção de que ela seja..

      Abraço e obrigado pela visita

      Oscar

  14. avatar
    Posted by silvana maia| 11/11/2010 |Responder

    Oscar,
    que bom esse teu blog. Uma viajem longa assim é preciso se informar bem, pra nao entrar em roubada.
    Me disseram que tem uma época do ano em que tem uma mega liquidaçao de tudo, que o povo todo da asia vai para comprar, voce sabe do que se trata?

    obrigada
    silvana

    • Posted by Mauoscar| 16/11/2010 |Responder

      Oi Silvana

      A liquidação que você deve estar falando é a Great Singapore Sale.. Ela geralmente acontece no final de Maio e Junho..
      Os preços são bem convidativos mas nada se compara aos preços dos EUA

  15. avatar
    Posted by silvana| 04/12/2010 |Responder

    oi Oscar,

    Irei passar natal e ano novo em cingapura! Fico 1 semana, e lendo todas tuas dicas acho que nem vou dormir, vou querer ir a TODOS os lugares!! A proposito, li o post do Daniel, que pela expressao TU, deve ser conterranio, sou de porto alegre-rs.
    E tambem estava com a mesma duvida que ele, de qual o melhor lugar para passar o ano novo.
    Pelo que vi o bacana mesmo é ver a queima de fogos no marina floating plataform! Achas melhor comprar ingresso ou dá pra ficar na rua mesmo?
    E depois vi que tem uma festa , que me pareceu bacana, que é siloso beach party. Conhece? tem gente bacana, som legal pra curtir e dançar ?

    Valeu muito tuas dicas. Vou tirar muiiitas fotos, e na volta com certeza divido com todos aqui no blog.
    abraço
    silvana

  16. Posted by Mauoscar| 04/12/2010 |Responder

    Oi Silvana.. Como comentei na pergunta do Daniel nós não passamos o ano novo nem Natal em Cingapura.. De toda forma perguntei no Facebook para alguns amigos de Cingapura e eles disseram que é possivel sim ver os fogos sem pagar o ingresso, mas que a vista melhor realmente depende de quanto você esta disposta a gastar…
    Então as festas em Sentosa geralmente são bem badaladas => http://www.silosobeachparty.com/
    Outro lugar que recomendaria dar uma olhada é no Zouk, mas a ideia de uma festa de ano novo na praia é mais tentadora mesmo 😀 => http://www.timeoutsingapore.com/clubs/venues/club/zouk

    Bem como você esta indo para o Natal não deixe de aproveitar a decoração natalina na Orchard Road…

    Vou esperar seu retorno 😀 Se voce quiser voce pode contar aqui no Blog como foi sua experiencia por lá.. Eu publico na forma de Post se você concordar 😀

    Bom final de semana

  17. avatar
    Posted by Lu Malheiros| 04/12/2010 |Responder

    Oscar,
    Passei para agradecer o seu comentário lá no VnV. O seu blog sendo muito útil no planejamento da minha viagem ao sudeste asiático.
    Bom domingo, abs,

    • Posted by Mauoscar| 05/12/2010 |Responder

      Legal Lu..

      A gente ajuda na medida do possível…
      Precisando de alguma outra coisa é só dar um alô!!
      Bom final de semana para vc tb
      Bjs

  18. avatar
    Posted by SILVANA| 10/12/2010 |Responder

    OI OSCAR,
    ESTOU COM DUA SOPÇOES DE HOTEL EM CINGAPURA, SEI QUE O HOTEL EM SI VC NAO TEM COMO DAR MUITAS INFORMAÇOES, MAS O QUE EU QUERIA ERA SABER QUAL DELES É MELHOR LOCALIZADO:
    O TRADERS FICA NA 1a CUSCADEN, E O QUINCY NA MOUNT ELIZABETH, AMBOS NA ORCHARD. EU QUERIA UM LOCAL MOVIMENTADO, TIPO TIMES SQUARE EM NY. SAIR DO HOTEL E TER TUDO EM VOLTA.
    OBRIGADA MAIS UMA VEZ
    SILVANA

    • Posted by Mauoscar| 12/12/2010 |Responder

      Oi Silvana
      Desculpe a demora em responder, mas estamos com visita em casa e mal tenho tido tempo de olhar o Blog
      Ambos os hoteis sao bem localizados. O Quincy é mais perto do burburinho certamente o que voce esta procurando.. O Traders fica no meio do caminho entre o jardim botanico e a Orchard..
      Outro hotel que vc poderia considerar é Meritus Mandarin, e o marriott estes dois estao literalmente na Orchard..
      Abraço

      Oscar

  19. avatar
    Posted by Silvana maia| 17/12/2010 |Responder

    OI OSCAR, EMBARCO SEMANA QUE VEM PARA SINGAPURA E AÍ ME SURGIU UMA DUVIDA:
    COMPRAR DOLAR SINGAPURIANO? EM CASA DE CAMBIO NO AEROPORTO, NA CIDADE, OU PAGAR TUDO COM DOLAR AMERICANO? NESTE CASO NAO SEI QUAL A CONVERSAO QUE FAZEM , SE NAO ACABO PERDENDO.
    TODOS OS ESTABELECIMENTOS ACEITAM CARTAO DE CREDITO, COMO NOS ESTADOA UNIDOS.? COBRAM ALGUMA TAXA SE FOR COM CARTAO?
    MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADA,
    abraço
    SILVANA

    • Posted by Mauoscar| 19/12/2010 |Responder

      Silvana

      Mais uma vez desculpe a demora em responder…
      Primeira pergunta voce não tem conta em algum banco como o HSBC ou Citibank que permite fazer saques em moeda local? Enfim se este não for o caso o melhor lugar para você fazer o câmbio é na cidade, acho que em quase qualquer lugar do mundo.
      Sugiro antes de tudo usar bastante o seu cartão de crédito até o taxi voce pode pagar assim (não esqueca de desbloquear antes de viajar). Quando viajávamos faziamos cambio numa casa de câmbio na Orchard Road entre a Emerald Hill e o Shopping Centrepoint. Quanto ao uso de cartão de crédito para saque certamente é possivel, mas não faço ideia se cobram e de quanto é estas taxas..
      Pois sempre que viajamos procuramos descobrir onde podemos achar ATM’s do HSBC ou bancos conveniados para fazer o saque em moeda local. E usamos o Cartão de Crédito para os gastos do dia à dia.

      Espero ter ajudado

      Abraço

      Oscar

  20. Posted by Carla| 06/01/2011 |Responder

    Adorei as dicas, Oscar!

    • Posted by Mauoscar| 06/01/2011 |Responder

      Carla

      Espero que você esteja aproveitando muito esta VAM.. Sentimos muitas saudades de Cingapura.. Se estivessemos morando ai ainda.. Teria o maior prazer de mostrar a cidade para vc!!

      Bjos

  21. avatar
    Posted by Morro de Sao Paulo| 01/02/2011 |Responder

    Cingapura é meu sonho há anos. Agora que li seu post, não quero mais esperar nenhum mes! Ótimo post sobre Cingapura, obrigado!

    • Posted by Mauoscar| 05/02/2011 |Responder

      Obrigado pela visita..

      Cingapura é sem dúvida um destino que não deve ser deixado de fora em uma visita ao sudeste da Asia 😀

      Volte Sempre 😀

  22. avatar
    Posted by Marina| 16/02/2011 |Responder

    Mauoscar,

    Adorei suas dicas de Singapura. Vamos para a China em Abril pois meu marido vai a uma Feira e depois vamos aproveitar para conhecer Singapura.Gostaria de saber onde posso comer comida internacional tipo um bom steak grelhao básico ou até peixes e frutos do mar sem temperos e especiarias diferentes????
    E quanto ao tempo, como é nessa época do ano?
    Obrigada por suas dicas e informações. Quando voltar certamente comentarei.

    Abraço,
    Marina

    • Posted by MauOscar| 16/02/2011 |Responder

      Marina

      Em Cingapura você vai encontrar restaurantes de todos os tipos de culinária..
      Caso você esteja procurando por uma Churrascaria Brasileira recomendo a Fiesta Brasilia que fica localizada em Novena no United Square (Prédio da Embaixada do Brasil em Cingapura)
      Para outros tipos de restaurantes de padrão Internacional recomendo o Dempsey Hill (upscale)..
      Para Frutos do Mar o melhor na minha opinião é o Jumbo Seafood Restaurant.. http://www.jumboseafood.com.sg/
      Quanto a época do ano.. prepare-se para o calor Cingapura é quente o ano todo mas Abril geralmente é o mes mais quente com uam temperatura média variando entre 32 e 24 C Chove relativamente pouco nesta época do ano

  23. avatar
    Posted by Luciano Soares| 18/02/2011 |Responder

    Estou em Cingapura a trabalho, onde devo ficar até Abril/2011. Sou de Natal/RN, o seu post ajudou muito. É bom saber q temos outros brasileiros por aki.

    Muito obrigado!!!

    • Posted by MauOscar| 18/02/2011 |Responder

      Olá Luciano

      A Comunidade Brasileira em Cingapura é a maior comunidade latina do Sudeste da Ásia.. Em 2009 haviam cerca de 450 Brasileiros vivendo por ai..
      Aproveite bastante sua estada por ai

      Abraço

  24. avatar
    Posted by Viviane| 09/03/2011 |Responder

    Olá,
    Gostaria de saber se brasileiros precisam de visto para entrar em Cingapura?
    E se é possível entrar, sair para ir a Bali e em seguida retornar para Cingapura?
    Obrigada,
    Viviane

    • Posted by MauOscar| 09/03/2011 |Responder

      Ola

      Brasileiros nao precisam de visto para entrar como turista em Cingapura
      Mas tenha o passaporte com validade de pelo menos 6 meses e o certificado de vacinação contra a febre amarela
      Voce pode entrar e sair de Cingapura para Bali sem maiores problemas mas na Indonésia é necessário fazer o visto na chegada ao aeroporto

      Abraço

  25. avatar
    Posted by rodrigo pacheco lima| 10/03/2011 |Responder

    Parabéns pelo blog. Realmente vai me ajudar muito nos meus 3 dias na cidade.
    Vou comprar equipamentos para fotos como lentes e afins. Se alguém tiver alguma dica agradeço. Obrigado desde já.
    Rodrigo. tovoando81@gmail.com

    • Posted by MauOscar| 12/03/2011 |Responder

      Olá Rodrigo, obrigado pela visita e pelo elogio

      Para comprar equipamento fotográfico em Cingapura recomendo ir ao Funan Mall, lá existem diversas lojas especializadas em eletrônicos e fotografia..
      Sempre comprava este tipo de coisa na Song Brothers (Se não me engano o nome). Mas naquela época ainda só fotografava com uma máquina semi-profissional

      Att Oscar
      Oscar

  26. avatar
    Posted by marcia| 07/04/2011 |Responder

    Ola!!! eu e meu pai ficaremos no aeroporto de changi por 12h esperando o proximo voo..chegaremos 13h30 da tarde – nosso proximo sera 01h30 da manha…queria saber o que vc sugere que possamos fazer para conhecer um pouco do lugar? (probleminha que meu pai tem 78 anos entao nao posso montar um roteiro muito ativo) 🙂 agradeco a ajuda!

    • Posted by MauOscar| 07/04/2011 |Responder

      Bom dia Márcia

      Então considerando a idade do seu pai eu sugeriria fazer um passeio de ônibus tipo “city tour” pela cidade. Vocês tem duas opções neste caso.

      1)
      Se vocês estiverem em trânsito pela cidade existe um Free City tour oferecido pela Singapore Airlines caso esteja voando com eles ou empresas membros da Sta Alliance. Que sai de 2 em duas horas das 09:00 as 16:00… Até onde eu saiba existem duas opções para esta modalidade 1 chamado de Cultural Tour e o Colonial Tour. (lembrando que este free tour só é valido para quem estiver em trânsito/escala em Cingapura)

      2
      A segunda opção seria pegar um táxi (Visitor Center na Orchard Road) ou metro (Somerset MRT Station) até a cidade e de lá pegar o Hop on Hop off Bus.. este é um onibus com o deck superior aberto e o andar de baixo com ar condicionado que oferece um city tour por cerca de 30 atrações espalhadas pela cidade e no qual você pode descer e visitar algumas delas.. Ao todo são 4 linhas diferentes que se conectam entre si em algumas atrações.. A vantagem deste é que se você gostar de algum lugar e tiver tempo pode descer para explorar um pouco mais.. E ainda oferece diversas opções de linguas paras os visitantes.. Portugues não tenho certeza que estava na lista mas Espanhol com certeza..
      Espero ter ajudado um pouco

  27. avatar
    Posted by silvana| 07/04/2011 |Responder

    Marcia,
    Estive no final do ano em Singapura, e fiquei torcendo para que meu voo atrasasse, pois o aeroporto é impressionante. Tem de tudo à disposiçao, ilhas com internet, massagem de tudo quanto é tipo, espreguiçadeiras que dá pra tirar um belo de um cochilo.
    Como voce tem tempo, minha sugestao é que nao deixe de conhecer o MARINA BAY SANDS. Ë aquele hotel, onde no último andar chamado sky park tem aquela piscina com fundo invisivel e uma vista de toda singapura maravilhosa. A entrada custa 20,00 dolares singapurianos. O taxi nao é caro. A Orchard Road é muito legal, mas é uma rua que deve ser desfrutada a pé, no caso de seu pai, portanto um pouco mais cansativo. O ideal é voce pegar o onibusdo city tour que dá pra circular pela cidade e descer no Marina Bay sands. Em baixo tem um shopping enorme, o saguao do hotel é lindo e depois voce sobe para o deck no ultimo andar. Nao deixe de levar maquina fotográfica.
    Boa viagem
    Silvana

    • Posted by MauOscar| 07/04/2011 |Responder

      Obrigado pela ajuda Silvana 😀

  28. avatar
    Posted by marcia| 07/04/2011 |Responder

    obrigada pelas informacoes! so uma duvida: no caso esse free city tour nao pode descer nos lugares pra tirar foto ou andar um pouco mais??
    estaremos fazendo escala em cingapura por 12 horas hehe nosso destino final eh taiwan.

  29. Posted by MauOscar| 07/04/2011 |Responder

    Marcia

    Eu sinceramente não sei te responder isso.. Eu tenho a impressão que deve ser possível sim. Creio que o Bus estacione em alguns pontos para que os turistas possam tirar suas fotos.
    omo morávamos lá nunca chegamos a fazer este passeio, mas ele é considerado um dos diferenciais que fazem a Singapore Airlines ser uma das melhores Cias Aéreas do Mundo

  30. avatar
    Posted by Gustavo - Viajar e Pensar| 07/04/2011 |Responder

    Este post e os voo da Singapore Air agora saindo do Brasil, não faltam motivos para conhecer o Oriente.
    Abraço!

    • Posted by MauOscar| 11/04/2011 |Responder

      Gustavo

      Uma viagem ao Oriente é uma experiência inesquecível.. Com este vôo saindo do Brasil as coisas ficam mais fáceis certamente..
      Abraço

  31. avatar
    Posted by marcia| 07/04/2011 |Responder

    obrigada pelas dicas mauoscar e silvana!!!! estou anotando tudo hehehe depois posto as impressoes e o que consegui fazer na cidade!!!! 🙂

    • Posted by MauOscar| 11/04/2011 |Responder

      Marcia

      Legal, estaremos aguardando seu retorno aqui para dividir conosco suas impressões.
      Abraço

  32. avatar
    Posted by silvana| 07/04/2011 |Responder

    Márcia,

    Eu não sei se o esquema dos onibus que saem do aeroporto é o mesmo dos onibus qua fazem o city tour. O que eu sei e fiz, funciona assim: Voce vai no quiosque do VISITORS CENTER SINGAPORE na orchard road, lá eles vendem os tickets para todas as atraçoes turisticas. Em frente tem uma parada de onibus que voce pega e vai até o Suntec City , local de onde saem os onibus para cada destino escolhido.Com o mesmo ticket voce pode descer e depois pegar o proximo onibus, mas eles nao param e ficam esperando. As pessoas nao descem e voltam. Descem e pegam o proximo que em geral é de meia em meia hora. Dve ter alguma informaçao na internet, procura singapour visitors center (fica na orchard road). Qualquer coisa mais que precisar, só falar.No que eu puder auxiliar , farei com o maior prazer, sei o quanto é importante a gente ter o máximo de informaçoes possiveis pra nao entrar em roubada, ainda mais voce que nao terá muito tempo.

  33. avatar
    Posted by marcia| 08/04/2011 |Responder

    oi silvana!!! obrigada mais uma vez! vou checar tudo! 🙂 to montando um mini roteiro pra poder ter uma certa nocao da programacao 🙂

  34. avatar
    Posted by Globo Repórter sobre Cingapura « MauOscar| 11/04/2011 |Responder

    […]  O que ver e fazer em Cingapura […]

  35. avatar
    Posted by bia| 12/04/2011 |Responder

    Ola!!!
    Ja ha algum tempo leio os seus post. Adoro todos eles! Mas nos ultimos dias estou particularmente interessada em conhecer Cingapura, lugar q confesso, pouco ou nada sabia. E seus post, estao tornando essa experiencia apaixonante. Fico encantada com a maneira e os detalhes q vc descreve os lugares e suas experiencias. O post q mais me encantou, ate agora, foi o q vc fala do jardim botanico de Cingapura, quanta informaçao, fotos lindas das orquideas!!! Me considero uma “amante ocasional” das orquideas. Mas so de pensar em estar entre as orquideas num lugar tao bonito, e onde elas sao levadas a serio, esta quase me convencedo a fazer a viagem ate Cingapura. Sem falar e claro de outras caracteristicas e peculiaridades q vc descreve tao bem!!! Mas, o q ainda me faz esitar sao as interminaveis horas de voo, mesmo com o voo direto de SP. E, o meu cigarro. É eu sei… Mas é realmente tao dificil assim fumar em Cingapura? Existem locais especificos? Como funciona?
    Outra duvida q eu tenho é sobre o refund, e facil consegui-lo? Qual é a burocracia?
    Obrigada
    Bia

    • Posted by MauOscar| 13/04/2011 |Responder

      Bia

      Obrigado por visitar nosso Blog e comentar.. Como costumo dizer.. Não existe nada mais gratificante para um “Blogueiro”do que interagir com seus leitores.
      Bem nestes 18 meses que vivemos em Cingapura, o Jardim Botânico certamente era um dos meus locais favoritos na ilha, não só pela sua beleza, história mas principalmente pela sua próximidade de casa e de meu curso de inglês.. Se você gosta de Orquídeas Cingapura é o paraíso.. E se você realmente quiser ver muitas orquideas vá a Cingapura durante o Singapore Garden que acontece nos anos pares, ou seja ano que vem, geralmente final de Julho/início de agosto.
      Sim de fato as horas de vôo até lá são mesmo de matar, pelo menos agora existe o Vôo da Singapore Airlines saindo de GRU, mas para ser bom mesmo ele deveria ser direto e sem escala. Uma vez que o trabalho é quase que o mesmo de uma conexão.. Mas é menos tempo em solo do que uma conexão tradicional enfim…
      Cingapura é sim restritiva em relação ao fumo, mas existem lugares em que pode-se fumar sim sem maiores problemas, mas prepare o Bolso. Em Cingapura uma carteira de cigarro custa cerca de 15 Reais e não se pode entrar no país com muitas carteiras não.. Só não sei a quantidade exata..
      Quanto ao GST Refund ele pode ser feito no aeroporto na saida do país sem maiores problemas… No caso de eletrônicos la no Funan Mall (Shopping dos eletrônicos) é possivel pegar o imposto no subsolo do lugar… A Burocracia é a mesma de qualquer outro país.. Ter o passaporte em mãos, as notas fiscais, o ticket de saida do país e o produto para inspeção.

      Abraço e volte sempre 😀

  36. avatar
    Posted by Glete Grady| 13/04/2011 |Responder

    Ola,meu nome e Glete,e estava procurando informacoes sobre cingapura e achei seu blog,que esta maravilhoso!
    Vc sabe me informar se aquele Marina Bay Sands com a piscina no ultimo andar,e um hotel?E se so podemos entrar se estivermos hospedado la?
    Porq estou querendo ir agora em junho.Vc sabe se posso me hospedar em outro hotel e ir passar um dia intero na piscina do Marina Bay Sands??
    Obrigada!

  37. avatar
    Posted by silvana| 19/04/2011 |Responder

    Oi Glete,

    Estive em Singapura agora no final do ano, passei o Ano Novo lá em cima do Marina Sky Park, que é onde fica a piscina. Porém ela é restrita aos hóspedes. Desta forma quem não for hópede , pode visitar o terraço, mas não pode usufruir da piscina.
    O lugar é fantástico, a vista então nem se fala. É uma viagem inesquecível.

  38. avatar
    Posted by silvana| 19/04/2011 |Responder

    Para quem quiser dica de hotel em Cingapura, recomendo o Quincy. Fica a 2 quadras da Orchard Road, hiper bem localizado, e o hotel é todo moderno, tudo novinho, aptos bons e no valor está incluído o Transfer (Mandam um taxi te buscar no Aeroporto), mais 3 refeições diárias e o valor da diária é justo
    Silvana

    • Posted by MauOscar| 19/04/2011 |Responder

      Obrigado pelas dicas Silvana.. Infelizmente o Sky Park ainda não havia sido inaugurado quando deixamos o país… O Quincy é um bom hotel sim.. Por falar nisso qual a faixa de preço da diária lá?

      Abraço

      Oscar

  39. avatar
    Posted by silvana| 20/04/2011 |Responder

    Oi Oscar,

    Eu paguei em torno de 220 SGD. Já com taxas inclusas. Isso foi final do Ano. O agodas é o melhor site para conferir hotéis nas bandas de lá.

    • Posted by MauOscar| 24/04/2011 |Responder

      Silvana

      Obrigado pela sua resposta.. Como moramos lá não tenho muita experiencia com hotéis em Cingapura. O único que ficamos antes de nossa mudança foi o Intercontinental.. Recomendadissimo 😀

  40. avatar

    […] ser encontrado em outros posts aqui no Aquela Passagem, no Fatos e Fotos de Viagens do Arnaldo, no Mauoscar do Mauro e do Oscar e no Casal Mikix da Mirella e do […]

  41. avatar

    […] LEGAIS emsingapura.blogspot.com/ mauoscar.com/2010/08/13/o-que-ver-e-fazer-em-cingapura/ http://www.mysingapore-blog.com/ […]

  42. avatar
    Posted by Jason - Compras Coletivas| 29/06/2011 |Responder

    Nossa, que lindo! Muito obrigado pelas dicas, comprei uma viagem a Cingapura para Setembro, tem algumas dicas adicionais para esta epoca?

    • Posted by MauOscar| 06/07/2011 |Responder

      Jason

      As dicas que eu dou neste post são suficientes para você fazer ótimas compras em Cingapura.. A melhor época para compras em Cingapura continua sendo durante a Great Singapore Sale..

      Abraço

  43. avatar
    Posted by Dri Miller| 17/07/2011 |Responder

    UAU! Que post sensacional!!
    To com passagem marcada pra Cingapura p o final do ano (apenas 3 dias…) e fiquei babando nesse “guia”!
    Depois desse post, posso dispensar totalmente a compra de um guia de viagens! 🙂

    • Posted by MauOscar| 18/07/2011 |Responder

      Dri

      Que legal saber que você vai para Cingapura… 3 dias vão ser corridos mas vai dar para conhecer um monte de coisas legais… Precisando de alguma coisa relativa à Cingapura é só falar viu…
      Bjs

  44. avatar

    […] sobre Cingapura no Fatos e Fotos de Viagens do Arnaldo e no Mauoscar do Maurício e do […]

  45. avatar
    Posted by ludjfmg| 27/08/2011 |Responder

    MENINOS, QUE DELÍCIA….
    MTO LEGAL!

    • Posted by MauOscar| 29/08/2011 |Responder

      Ludmilla

      Obrigado pela visita 🙂

  46. avatar
    Posted by erc| 02/10/2011 |Responder

    Parabéns pelo post!
    Um dos mais completos que achei, e realmente aborda tudo em SG.
    Peguei o Hop on Hop off bus e achei muito bom, principalmente por rodar tudo sem precisar de roteiro antes.
    Visitem o MBS, – é realmente incrivel a vista.
    Abraços

  47. avatar
    Posted by Andrea| 05/10/2011 |Responder

    Ola! Adorei suas dicas! Estou indo para la em dezembro e gostaria de pedir um dica. Eu gostaria de ir para Sentosa, entao queria saber quantos dias seria interessante ficar ou se um dia (bate e volta) ‘e mais interessante? Outra coisa, queria tbem ir para Kuala Lumpur, ‘e facil ir de la? Obrigada! Andrea

    • Posted by MauOscar| 05/10/2011 |Responder

      Andrea

      Sentosa esta dentro de Cingapura ou seja seja qualquer lugar que você estaja hospedada pode passar o dia lá e voltar para seu hotel em Cingapura.. Existem algumas opções de hotéis na ilha.. Mas não há necessariamente a obrigatoriedade de se hospedar lá para curtir Sentosa..
      Quanto a Kuala Lumpur, existem 3 formas de chegar lá saindo de Cingapura.. Avião, Trem e ônibus.. Eu recomendo Avião as passagens são baratas com a AirAsia e Tiger Airways e em menos de 1 hora de viagem você esta lá…

      Abraço

      Oscar

  48. avatar
    Posted by silvana| 06/10/2011 |Responder

    Andrea,

    Um dos destinos dos ônibus que fazem o city tour é a ilha de sentosa.
    Dá tranquilamente para ir e passar o dia, Lá dentro tem uns “trenzinhos” que te levam
    de um lugar para o outro.
    Só fique atenta ao horário do ônibus para a volta. Veja quais os horários.
    Toda e qualquer dúvida com relaçao aos passeios, vá no visitors center na orchard
    road.

    abs
    silvana

    • avatar
      Posted by Andrea| 07/10/2011 |Responder

      Gente, obrigada mesmo pelas dicas! Adorei o site! Abracos

  49. avatar
    Posted by Felipe| 09/10/2011 |Responder

    Oscar, parabens pelo blog…
    Vi que comentou que novembro eh o mes da “chuva”…
    To chegando justamente no final de outubro.
    Piscina com sol já era?

    Obrigado!

    Abs,

    Felipe

    • Posted by MauOscar| 16/10/2011 |Responder

      Felipe
      Desculpe a demora em responder ao seu comentário… Este mês o Blog está de “férias” e como estava viajando demorei mais que o habitual para respoonder
      Sim nesta época do Ano costuma chover bastante em Cingapura.. Mas a piscina com Sol ainda está garantida.. Pode vir a chover 2 – 3 dias seguidos.. Mas até onde consigo lembrar chove forte algumas horas do dia e depois o tempo melhora.. Mais ou menos como em Belém do Pará onde o pessoal marca os compromissos antes ou depois da chuva..

      Abraço

  50. avatar
    Posted by Rafael Soares| 18/10/2011 |Responder

    Saberia me dizer quanto custa um iPhone lá…sabe mais ou menos o preço?

  51. avatar
    Posted by Guilherme| 31/10/2011 |Responder

    Bom dia Oscar,

    Gostei muito do seu post, irei aproveitar na minha visita em dezembro em Cingapura.

    Estou com uma duvida, verifiquei em alguns sites dizendo a necessidade da vacina contra a febre amarela antes de entrar no pais. Isso é exigido de fato ? Seria bom tomar essa vacina antes de viajar ?

    Fico no aguardo.

    Obrigado,

    • Posted by MauOscar| 31/10/2011 |Responder

      Certamente necessária Guilherme.. Muitas vezes entrei em Cingapura sem problemas mas sempre que foi exigido tinha o certificado internacional emitido pela Anvisa para comprovar a vacinação.. Se for solicitado e você não tiver este certificado você não poderá ingressar no pais

      Nao sei se voce ira ficar apenas em Cingapura, mas na Tailândia eles fiscalizam ainda mais… Chegam ate mesmo a tirar sua temperatura (aconteceu comigo 2x)

  52. avatar
    Posted by Valeria Fernanda Calanca Rotteveel| 18/11/2011 |Responder

    Olah Oscar!

    Moro em Dubai e estou indo pra Singapura pela primeira x.Eu simplesmente amei as informaçoes…era tudo o que eu estava buscando.Parabens pelo blog!

    abraços,

    Valeria Rotteveel

    • Posted by MauOscar| 18/11/2011 |Responder

      Valéria

      Obrigado pela visita e espero que você aproveite bastante as dicas!!! 😀

      Abraços
      Oscar

  53. avatar
    Posted by Aprigio| 09/12/2011 |Responder

    Obrigado, estamos indo para Cingapura no proximo dia 27, as informaçoes serao muito uteis.
    Aprigio e Bia

    • Posted by MauOscar| 12/12/2011 |Responder

      Aprigio e Bia

      Espero que vocês curtam bastante a cidade e aproveitre um pouco de nossas dicas

      Boa viagem e voltem sempre

      Abraço

      Oscar

  54. avatar
    Posted by Silvano Bittencourt| 12/12/2011 |Responder

    Otimas dicas, gostaria somente de saber que países perto seria bacana visitar, pois irei a Cingapura e aproveito para conhecer outros locais. Tenho aproximadamente 20 dias de viagem. Ressalto que minha mulher adora compras e qual seria o mínimo para ficar em Cingapura e conhecer todos os shoppings e lojas bacanas
    Obrigado

    • Posted by MauOscar| 12/12/2011 |Responder

      Silvano

      Se vocês curtem cidade e compras consideraria ficar em Cingapura de 4 a 5 dias.. Quantos os países depende um pouco o que vocês pretendem ver.. Mas dois destinos são sempre unanimidade Bali na Indonésia e Tailândia (Bangkok e Mar de Andamam/Phuket Area)
      Aqui no Blog tenho alguns posts de algumas dessas viagens..

      Abraço

    • avatar
      Posted by SILVANA| 19/11/2012 |Responder

      Silvano
      Sou do time da sua mulher!!
      Adoro um shopping….
      Passei uma semana em Singapura
      Na virada do ano de 2010 / 2011
      Shopping é o que nao falta !!!! E são
      Todos enoormes, se prepare. E lá
      Nao tem taxa. Porém comparando
      Preços com estados unidos por exemplo
      As coisas são mais caras.
      Agora se voces forem para Hong Kong
      Sim , eu nunca vi tanto shopping.
      É uma coisa absurda, e olha que eu
      Viajo bastante. Poe nova York no
      Chinelo alem de ser um lugar barbaro.
      Um pouquinho longe de singapura
      Mas fica a dica.
      Boa viagem pra vcs

  55. avatar

    […] Se não for o caso, opte entre o metrô, táxi, shuttle ou ônibus. O Maurício e o Oscar do blog Mauoscar, que têm ótimas dicas de Singapura, recomendam fazer o trajeto de táxi e indicam seguir pela […]

  56. avatar
    Posted by Alexandre| 29/12/2011 |Responder

    Muito bom o seu blog, ja estou em Singapura a dois meses e peguei muitas dicas com voce, ainda vou ficar mais 4 meses por aqui. Uma dica para quem esta vindo e pensando em comprar eletronicos alem do Funam tem o Sim Slim Square, que foi onde eu comprei meu notebook com um preco muito bom (depois de uma certa barganha com o vendedor).

    • Posted by MauOscar| 01/01/2012 |Responder

      Alexandre

      Eu fui algumas vezes ao Sim Lim Square ai em Cingapura, mas sempre preferi o Funan.. Mas o esquema mesmo para comprar eletrônicos em Cingapura são as feiras que geralmente acontecem/aconteciam no Suntec City a cada 3/4 meses.. Preços sempre imbatíveis..
      Aproveite bastante sua estada ai em Cingapura.. Temos muita saudade desta pequena grande ilha..

      Abraço

  57. avatar
    Posted by Palomex| 21/01/2012 |Responder

    Gente, to indo pra Cingapura em Agosto, imaginem –> fazer um intercambio de inglês. Ficarei um mês. Algum brasileiro vai estar nessa época por lá?

    • Posted by MauOscar| 23/01/2012 |Responder

      Sim..Em Cingapura vivem cerca de 500 Brasileiros

  58. avatar
    Posted by Carlos Stephan| 25/03/2012 |Responder

    Legal seu site, como estou fazendo escala em Cingapura, chegando as 20 hs no aeroporto e saindo no dia seguinte as 10 hs, gostaria de saber o que posso visitar a noite e referente ao orquidario, ja que vi que o horario e ate tarde, se e legal visita-lo a noite e tb outro lugar que possa comer e visitar algum artesanato local…e se puder onde seria um ponto bom para passar a noite para no dia seguinte seguir para o aeroporto

    • Posted by MauOscar| 25/03/2012 |Responder

      Carlos

      Não sei de onde você está chegando, nem para onde está indo.. Mas digamos que o tempo é curto para fazer muita coisa.. Quanto ao National Orchid Garden acho que visita-lo a noite não tem muita graça não.. (Acho que ele inclusive fecha Só o Jardim botanico fica aberto).
      O que iria sugerir, se tiver pique, era você ir em direção ao Boat ou Clarke Quay para jantar e curtir um pouco da vida noturna da cidade… Ou quem sabe conhecer o Cassino na Marina..

      Abraço

  59. avatar
    Posted by Carlao| 30/03/2012 |Responder

    Ola Oscar

    Para maiores informacoes, estou chegando de Auckland -NZ para Cingapura e indo para Bali, com minha familia, ficarei na Eng Hoon Street perto da Central Expy, Hotel 81 Osaka, nao sei qual o melhor forma de chegar ao hotel, mas gostaria de conhecer um local ou shopping popular que possa andar a noite e apreciar a culinaria local (nao sei ate que horas o comercio fica aberto, ja que vou chegar no sabado, 19 hs e vou partir 10 hs no domingo), caso tenha algo perto e interessante ajudaria,.

    Aproveitando, qual lugar para um tipico cafe da manha de Cingapura a caminho do aeroporto..risos…..ja que vi agora que o hotel nao tem breakfast….ajudaria a informacao.tk

    • Posted by MauOscar| 03/04/2012 |Responder

      Para chegar ao seu hotel, basicamente 2 opções, ir de Taxi ou de metro até Outram Park e de lá pegar um taxi ou caminhar ate seu hotel..
      Recomendo voce passear pela margem do Singapore River a noite.. Nao é longe do seu hotel e ali voce encontra tanto o Boat Quay com varias opcoes gastronomicas como o Clarke Quay com Varios bares e baladinhas.
      Quanto ao café da manhã em Cingapura voce encontra de tudo, desde Starbucks até Teh Tarik e Kopi Lewak.. Mas um lugar que recomendo é o Toast Box ou o Bread Talk.. Existem vários pela cidade

      Abraço

  60. avatar
    Posted by CARLOS DURSKI| 09/04/2012 |Responder

    Gostaria de saber quais os meses de chuva em Cingapura uma vez que pretendo escolher entre 23 de novembro a 20 de dezembro,ou entre 08 de fevereiro e 10 de março

    CARLOS DURSKI
    Curitiba – Paraná

    • Posted by MauOscar| 25/04/2012 |Responder

      Certamente entre Fevereiro e Março.. Novembro/Dezembro costumam ser um dos meses mais chuvosos do ano em Cingapura..

      Abraço

  61. avatar
    Posted by Errison Feitosa| 17/04/2012 |Responder

    Olá amigos! Mto legal esse blog!
    Gostaria d tirar uma dúvida, é vdd q Cingapura é o melhor lugar pra se comprar eletrônicos pq os preços são os mais baixos do mundo?
    Qto custa um Iphone4g 64gb ai por exemplo?
    Um abraço amigos!

    • Posted by MauOscar| 25/04/2012 |Responder

      Errison

      Sinceramente falando o melhor lugar no mundo para se comprar eletrônicos ainda é os EUA.. Cingapura também tem seus esquemas interessantes, principalmente nas feiras abertas ao consumidor que geralmente ocorrem de 3 em 3 meses..
      Quanto a informaçao do valor do Iphone, vou ficar devendo.. Atualmente não residimos mais em Cingapura

      Abraço

      • avatar
        Posted by Silvana| 25/04/2012 |Responder

        Errison

        Estive em Singapura e em hong kong, com essa mesma idéia de que iria achar umas barbadas, mas eletronico realmente é Miami ou N.York.
        A unica vantagem é que em Singapura não cobram taxa. Outra coisa que tem que prestar atençao é na voltagem, alguns nao tem em 110, só 220w

  62. avatar
    Posted by Tamara| 20/05/2012 |Responder

    Olá! Muito legal esse blog de vcs! Está ajudando muito no planejamento da nossa viagem! Estou apenas com uma dúvida em relação as cias aéreas que você mencionou, por favor, veja se pode me ajudar! Vou partir de Hong Kong para Singapura e vi o valor da passagem pela Tiger (através da sugestão do blog!), mas a dúvida é: no site fala sobre um valor adicional para bagagens. Me explique: o valor é somente para a passagem e tenho que pagar por mala despachada? Ou a Tiger está se referindo a excesso de bagagem? Estaremos em viagem internacional, então certamente estaremos com pelo menos 1 mala de 32kg por pessoa. Vc pode me ajudar? Aguardo!!! (ansiosamente!!!!)
    Tamara

    • Posted by MauOscar| 20/05/2012 |Responder

      Tamara

      Sim é isso mesmo.. As vezes vale mais a pena viajar com uma cia. tradicional quando levado em conta as taxas de malas + passagens..
      Essas Cias aéreas são as chamadas Low Cost. Ou seja precisa pagar extra para levar bagagem.. A bagagem de mão é de 5-7 kg dependendo da cia e eles costumam pesar antes do embarque. Outra coisa, vale mais a pena comprar as malas despachadas pela internet é mais barato que que comprar na hora no aeroporto..
      Voos dentro da asia, europa, a franquia de bagagem das Cias aéreas “normais” costuma ser de 20-23 Kg dependendo da Cia..
      Aqui nos EUA o peso é o mesmo e você tem que comprar as malas separadas em quase todas as cias.

      Vale lembrar que se os seus vôos estiverem numa única reserva partindo do Brasil,por exemplo São Paulo-Frankfurt-Hong Kong-Singapura-Frankfurt-Sao Paulo, aí sim você terá essa franquia de bagagem de 32 Kg válida para todos os vôos.. Mas se voce comprar separadamente aí a franquia valida é a do voo regional..

      Abraço

  63. Posted by Carol Akemi| 15/06/2012 |Responder

    Parabéns pelo blog! Adorei!
    Vou no Natal à Cingapura. Vocês sabem se tudo funciona normalmente nos dias 24 e 25?
    Obrigada

    • Posted by MauOscar| 15/06/2012 |Responder

      Carol

      Até onde eu saiba quase tudo fica aberto sim, só algumas lojas fecham. Até porque cristianismo é minoria em Cingapura.. Eu não passei nenhum Natal em Cingapura para saber com 100% de certeza o que fecha e o que abre, mas por ser uma ex-colônia britânica, provavelmente exista inclusive uma Sale aos moldes do Boxing Day

      • avatar
        Posted by silvana| 16/06/2012 |Responder

        Carol,
        passei o natal e ano novo na virada de 2010 pra 2011. Abre tudo ate as 10 da noite.
        Sao muitos shoppings e comercio de rua, tudo aberto. A cidade fica linda,toda enfeitada ,’e muito bacana. Eu amei Singapura ( la eles escrevem com S).
        Qualquer outra dica fica a vontade terei o maior prazer em ajudar.
        Silvana

        • Posted by Carol Akemi| 17/06/2012 |Responder

          Oi pessoal, muito obrigada!
          Só ficarei 03/04 dias na cidade, portanto darem uma estudada no roteiro. Mas vcs têm dicas de hotéis (não tão caros) e lugares para passar o Natal?
          Obrigada!
          Bjos

          • Posted by MauOscar| 18/06/2012 |

            Carol.. Eu me hospedei 3 noites em Cingapura apenas quando devolvemos nosso apto antes de nossa mudança aos EUA… Ficamos no intercontinental em Buggis, mas nao era dos mais baratos nao.. Eu nao tenho o habito de recomendar lugares que nunca experimentei .. Dessa vez fica difícil te ajudar.. O que posso dizer é que na Ásia quase sempre reservávamos nossos hotéis através do hotelclub.com e quase sempre conseguíamos bons preços

          • avatar
            Posted by silvana| 18/06/2012 |

            Carol,

            Me hospedei no Quincy hotel em Singapura , bem legal, tipo hotel boutique
            e um hotel novo e o preco ‘e justo, inclui traslado, que na verdade ‘e um carro com motorista que te pega no aeroporto. Voce tem que passar os dados e horario de voo…. A localizacao ‘e otima, a uma quadra da Orchard Road.
            A orchard road ‘e digamos assim, a quinta avenida de n. York, portanto
            se voce se hospedar por ali vais estar muito bem.
            Veja o site http://www.agoda.com , e um site que abrange mais a Asia….

            Silvana

          • Posted by Carol Akemi| 20/06/2012 |

            Muito obrigada pelas dicas pessoal!!!! =)

        • Posted by MauOscar| 18/06/2012 |Responder

          Silvana

          Obrigado pelo seu comentário ; )

        • avatar
          Posted by Graca Salgado| 13/11/2012 |Responder

          Maravilha este blog!
          Silvana, vc que passou Dez/Jan tem alguma sugestão para a virada de ano?

          • Posted by MauOscar| 19/11/2012 |

            Graça

            Infelizmente não passamos o final do ano em Cingapura para poder te ajudar.. Mas quem sabe alguém aparece aqui na caixa de comentários e pode te dar algumas dicas…

          • avatar
            Posted by SILVANA| 19/11/2012 |

            Oi graça
            Eu passei o ano novo no marina sky park, (aquele que Tem a piscina de borda infinita) a vista é incrivel!! Lá do topo deu pra ver que rolava
            Outra comemoraçao no
            Palio flutuante ( nao é exatamente esse nome)
            Com show e me pareceu um pouco mais
            Animado mas nao me arrependo porque realmente o lugar é incrivel. Eu me arrependi é de nao ter feita uma extravagancia
            De ter ficado Ao menos uma noite hospedada la
            So pra ter o prazer de mergulhar naquela piscina!!! Compre o ingresso com um pouco de antecedencia e va Mais cedo ( tipo 22:hs) porque Tem bastante fila pra entrar. E a outta coisa boa de ter ficado hospedada lá teria sido
            Nao ficar quase 2 horas NA fila pra pegar um taxi. É um horror. Porque a maioria dos taxis que chegam Sao pra pegar passageiros que chamaram ( acho que la dentro eles chamam nao sei…) so me dei conta depois de algum tempo na fila.
            Qualquer duvida estou à disposiçao,.
            Singapura é demais!!
            SILVANA

  64. avatar
    Posted by Aureliano Caron| 20/07/2012 |Responder

    Gostaria de saber quantos dias são necessários para uma visão geral da cidade e região (se houver algo nas redondezas). Também pretendo ir a Hong Kong na mesma viagem, acha que as duas cidades são muito parecidas para serem visitadas seguidamente ou não? Desde já agradeço. Aureliano

    • Posted by MauOscar| 22/07/2012 |Responder

      Aureliano

      Olha eu diria que o mínimo seriam 3-4 dias em cada cidade.. De Hong Kong você pode conhecer também Macau que fica cerca de 45 min 1 hora de barco.. As cidades são parecidas, mas ao mesmo tempo completamente distintas.. Não vejo problema em conhecer as duas cidades numa mesma viagem, mas são duas metrópoles então se você procura algo com mais “cara” de ásia talvez vale considerar incluir outro destino no seu roteiro também.. Digo que uma viagem para Ásia só vale a pena se voce tiver de 2-3 semanas disponíveis, pois os 3 primeiros dias dias o fuso é complicado..

      Abraço

  65. avatar
    Posted by Andre| 23/07/2012 |Responder

    Pelas fotos, achei feios os lugares. E a comida muito gordurosa e esquisita. Acho que eu nunca iria a Cingapura. De qualquer maneira, o post está de parabéns, muito detalhado.

    • Posted by MauOscar| 23/07/2012 |Responder

      Andre

      Gosto é gosto.. Adoramos morar em Cingapura e lá voce encontra todo o tipo de comida. Cingapura é na minha opinião o que entendo por primeiro mundo. Tudo lá é muito limpo, organizado e moderno.. Coisa que não encontramos tão facilmente aqui nos EUA por exemplo..
      Muita gente ama, outros não curtem.. Mas eu não vejo a hora de voltar.

  66. avatar
    Posted by Fernando| 29/08/2012 |Responder

    Mauricio e Oscar,
    Primeiramente quero parabenizá-los pelo blog. Está excelente e me deixou bem animado em relação à minha passagem em Cingapura.
    Agora, na verdade, a minha situação é a seguinte: meu destino final não será Cingapura, visto que meu compromisso será em Kuala Lumpur, Malásia. Entretanto, farei uma conexão em Cingapura, o que quer dizer que tenho a difícil, quase impossível tarefa de conhecer algo em 10 horas, que é o tempo da minha conexão. Depois que li tudo isso, confesso que fiquei até triste por pensar que tenho tão pouco tempo para ver tanta coisa! Como bons conhecedores de Cingapura, gostaria de saber a opinião de vocês. Onde devo ir? Quais os lugares que não posso deixar de conhecer. O que vocês fariam na minha situação? Sei que a pergunta é bem complicada, mas conto com alguma sugestão de vocês. Muito obrigado!

    • Posted by MauOscar| 30/08/2012 |Responder

      Fernando

      Olha em 10 horas você vai poder ver alguma coisa sim.. Mas o que ver na cidade vai depender muito do que você está a fim de ver.. Uma sugestão é conhecer a região da Marina, visitando o Cassino e o recém inaugurado Gardens by the Bay.. Com um pouco mais de tempo dependendo de como sua visita fluir, ainda dá para conhecer o Boat e Clarke Quay e experimentar um dos vários restaurantes existentes por alí..

      Agora voce tambem pode explorar os bairros étnicos, ou ir para ilha de Sentosa.. Enfim opcões não faltam 😀

  67. avatar
    Posted by Simone| 20/09/2012 |Responder

    Com este post e tantas atrações bacanas tô cogitando ainda mais incluir Cingapura na nossa visita ao sudeste asiático, justamente para intercalar uma cidade super civilizada com outras mais caóticas, e ver as 2 opções. Agora, com tantos lugares bacanas que vc citou, vamos ter que aumentar o número de dias na cidade pelo jeito!

    • Posted by MauOscar| 24/09/2012 |Responder

      Simone

      Eu sou suspeito.. Eu assim como o Rodrigo Purisch do aquela passagem amamos a cidade… Continuo com a minha teoria que a cidade é um excelente inicio de viagem pela Ásia.. Deixar ela para o final pode deixar a impressão que ela é muito artificializada..

  68. avatar
    Posted by Valmir Gonzatto| 23/09/2012 |Responder

    Meus parabéns não tenho o que comentar, simplesmente é fenomenal…fiz uma viajem perfeita sem sair de casa, pois foi um post muito rico em informações e de grande objetividade. Com a graça Divina ainda vou conhecer essa maravilha do mundo.
    Valmir

    • Posted by MauOscar| 24/09/2012 |Responder

      Valmir

      Muito obrigado pela visita

      Acabamos de voltar de Cingapura e em breve pretendo começar a escrever sobre a cidade novamente.. Incrivel como 3 anos foram capazes de transformar aquele lugar

      Abraço

  69. avatar

    […]  O que ver e fazer em Cingapura […]

  70. avatar

    […] mudança para a Nova Zelândia com uma rápida passagem por Cingapura?! Afinal de contas durante os 18 meses que moramos na cidade do Merlion, acompanhamos de perto boa parte do processo e caos criado pela contrução deste verdadeiro […]

  71. avatar

    […]  O que ver e fazer em Cingapura […]

  72. avatar
    Posted by Denise| 25/11/2012 |Responder

    ótimo o seu blog, com ótimas sugestões pra conhecer Cingapura.Iremos em 02/13, umas dez pessoas. Gostaria de saber se existem guias que falam português para nos acompanhar.obrigada Denise

    • Posted by MauOscar| 26/11/2012 |Responder

      Denise

      Infelizmente não conheço ninguém.. E não moro mais na cidade.. de toda a forma eu não vejo a necessidade de um guia para visitar a cidade.. Principalmente se alguém do grupo consegue se comunicar em inglês..
      (Se quiser pagar minha passagem para lá eu posso ser o guia de vocês.. disponibilidade eu tenho =)

    • avatar
      Posted by Alexandre| 26/11/2012 |Responder

      Uma dica que eu posso te dar leva um celular que tenha GPS e antes de ir pesquise os locais que você pretende ir e salva no mesmo. Eu fiz isso quando tive por la, tudo bem que eu vivi 6 meses la e depois não precisava mais do GPS…rsrsrs A cidade é muito bonita e organizada não deixe de visitar locais como Marina Bay, Sentosa, bugis street, Shopping de eletrônicos como Funan e Sim Lim (nesse eu achei preço melhores mas tem que ficar ligado pois tem alguns vendedores espertos la.). Tivemos problemas em se adaptar com a comida la pois em alguns caso como o feijão a comida é doce e em outros é bem apimentada, tem que testar mesmo para achar algo legal.

  73. avatar
    Posted by Ludmila Rohr| 16/01/2013 |Responder

    Imensamente grata por todas as dicas do seu blog!

    • Posted by MauOscar| 16/01/2013 |Responder

      Ludmila

      Obrigado pela visita e volte sempre

  74. Posted by Lucila Fialla Weber| 31/01/2013 |Responder

    Oi Oscar!
    Como não lembrar do MauOscar quando o assunto é Singapura?
    Embarco daqui a pouco e já anotei todas as dicas, principalmente as de restaurantes! 😉

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 10/02/2013 |Responder

      Lucila

      Que Delícia…. Ainda não escrevi: Mas não deixe de provar também os Dumplings do Paradise Disnaty no ION na Orchard Road

      Depois quero ver seus posts de Cingapura

  75. avatar
    Posted by Pedro Marini| 25/02/2013 |Responder

    Antes desse post eu estava em duvida quanto ao lugar para onde eu iria viajar nas minhas ferias. Esta decidido! É Cingapura.
    Só acho que faltou um pouco informações sobre festas e media de gastos em festas. Mas de qualquer forma ele é muito bom.
    Obeigadíssimo pelas informações

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 26/02/2013 |Responder

      Pedro

      Cingapura não é um lugar barato para festar.. Prepare o bolso pois álcool é sobretaxado e beber sai caro..

  76. avatar

    […]  O que ver e fazer em Cingapura […]

  77. avatar
    Posted by Jose Carlos Junqueira| 05/04/2013 |Responder

    Cara, seu blog continua muito,válido, mesmo com o tempo que passou. Parabéns para vocês!

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 06/04/2013 |Responder

      Jose

      Pois é… Algumas coisas realmente acabam ficando perdidas com o tempo.. Mas muita coisa ainda pode ser aproveitada.. Estivemos em Cingapura novamente em Setembro do ano passado e desde então tenho postado algumas coisas desta viagem.. Dá uma espiada neste link para ver as últimas postagens sobre Cingapura=> http://mauoscar.com/tag/cingapura/

      Abraço

  78. avatar
    Posted by Hélcio Veloso| 09/05/2013 |Responder

    Cara, parei de trabalhar esses minutos só para ler esse blog! Parabéns pela riqueza de dados que vc expõe! Será muito útil na minha viagem para lá em junho (pena que só por um dia e meio), mas farei de tudo para poder seguir seu roteiro!

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 26/05/2013 |Responder

      Helcio

      Legal.. Acabei de voltar de Cingapura este final de semana.. Pretendo publicar algumas outras coisas aqui.. espero que consiga fazer isso antes de sua viagem

      Abs

  79. avatar
    Posted by Vera| 16/06/2013 |Responder

    Estou planejando uma viagem para Cingapura fiquei encantada com seu blog muito linda a cidade com certeza na volta vou te contar que achei

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 17/06/2013 |Responder

      Legal Vera.. Ficaremos feliz com seu feedback
      Abs

  80. avatar

    […]  O que ver e fazer em Cingapura […]

  81. avatar

    […]  O que ver e fazer em Cingapura […]

  82. avatar
    Posted by Iza| 08/07/2013 |Responder

    Olá! Estou precusando de um guia brasileira para acompanhar um casal em cingapura. Você conhece alguém?

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 08/07/2013 |Responder

      Iza

      Infelizmente não.. Se ainda morasse em Cingapura poderia até fazer esse serviço. A única pessoa que conhecia que fazia este tipo de serviço não mora mais em Cingapura também. De qualquer forma Cingapura é uma cidade digamos bem tranqüila para se visitar por conta própria. Além dos Posts sobre Cingapura, recomendo visitar este site

      Abs

  83. avatar

    […] Bird Park aqui, aqui e aqui. Porém, como estes posts são lá de 2008 e 2009 respectivamente quando ainda morávamos em Cingapura, algumas coisas mudaram de lá para cá. E como naquela época o blog era bem diferente do que é […]

  84. avatar
    Posted by Erminda| 06/08/2013 |Responder

    Ola, adoro ler o blog de voces! Estou pretendendo ir a Cingapura em janeiro! Quantos dias seriam o ideal para conhecer o pais? Abraços, Erminda

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 08/08/2013 |Responder

      Erminda

      Olha essa pergunta vai depender muito do que você pretende ver em Cingapura.. De uma forma geral recomendo pelo menos 3-5 dias completos no país. Agora com todas as novas atrações, dá para ficar tranqüilamente até uma semana. Recomendo você também dar uma espiada nos posts mais novos sobre a cidade neste link aqui => http://mauoscar.com/category/asia/cingapura/
      Precisando mais alguma coisa, estamos as ordens

      Abraço

  85. avatar
    Posted by Netto| 15/08/2013 |Responder

    Primeiro tenho que agradecer a parabenizar pelo blog. Está sendo muito útil no planejamento da nossa viagem pela ásia. Nossa viagem será em Dezembro e gostaria de ir a cingapura também (vamos a tailandia). Chove muito mesmo nessa época? É o caso de se mudar de cidade? Grato

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 16/08/2013 |Responder

      Netto

      É bem difícil generalizar e saber se vai chover muito ou não.. Geralmente Outubro a Janeiro são historicamente os meses mais chuvosos do ano.. Porém com o clima maluco que anda fazendo ultimamente nem sempre isso e verdade.. Quando moramos lá, Janeiro de 2009 por exemplo foi super seco.. Até os gramados dos jardins da cidade secaram.. Eu não deixaria de conhecer Cingapura por isso.. Até porque, mesmo que esteja chovendo, a cidade oferece opções de passeios.. E quando diz que é a época de chuva, não significa que chove o dia todo,.. Geralmente chove no meio do dia por 1-2 horas e o tempo abre novamente

      Abraço

  86. avatar
    Posted by Ione Bernadete Dias| 16/11/2013 |Responder

    Impecável. Obrigada Mauoscar pelo excelente blog de viagens. Viajar assim fica muito mais fácil

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 18/11/2013 |Responder

      Legal!! Sempre é bacana saber que os posts que escrevo aqui Judam outras pessoas a viajar melhor

      Abs

  87. avatar
    Posted by Barbara lobato| 26/12/2013 |Responder

    Olá
    Em Março de 2014 estou indo passar uma temporada de 6 meses em Singapura e amei o seu blog. Com certeza será muito útil para mim…
    Obrigada é Parabéns pelo excelente trabalho.
    Bárbara Lobato

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 30/12/2013 |Responder

      Barbara

      Obrigado pela visita e pelos elogios

  88. avatar
    Posted by Tálisson Correia| 29/12/2013 |Responder

    Uauuu que fantástico!! Farei um mochilão pela Ásia e ficarei 3 noites em Singapura, vou fazer uma lista do que mais me chamou a atenção e explorar o máximo possível desta belíssima cidade!! Parabéns pelo Blog!

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 30/12/2013 |Responder

      Legal!! 3 dias não serão suficientes para você ver tudo, mas voce pode fazer uma lista daquilo que mais te interessa para otimizar o tempo..
      Abs

  89. Posted by Gustavo Junqueira| 26/02/2014 |Responder

    Uau, completíssimo esse post. Cheguei aqui pela sugestão de um amigo que vive na Singapura. Parabéns pelo trabalho! Meu amigo e eu viajamos pelo mundo e também temos um blog, se tiver interesse, o último post foi sobre o aeroporto de singapura: http://www.vagamundagem.com/o-melhor-aeroporto-mundo/
    Um abraço,
    Gustavo

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 11/03/2014 |Responder

      Legal.. Vou lá checar seu blog

  90. avatar
    Posted by OSCAR| 16/05/2014 |Responder

    Um dos melhores posts que ja vi. Fantástico. Parabens. Admirável
    sua disposição, boa vontade, paciência em responder os comentários.
    Realmente dignos de muitos elogios.

  91. avatar
    Posted by Flavio| 26/05/2014 |Responder

    Fantástico vou para Singapura o mês que vem e estava a procura de info na net quando me deparo com esse blog. Espectacular, muito obrigado até parece que já estive lá devido a riqueza dos detalhes. Abraços

    • Posted by Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens| 29/05/2014 |Responder

      Legal Flávio

      Espero que vc aproveite bastante a viagem e que nossas dicas lhe sejam bastante úteis

      Abs

  92. avatar

    […] o megalônomo Marina. Fiz um bom roteirinho para nossa estadia de três dias baseado nas dicas do MauOscar, que morou por lá e descreve as atrações locais nos mínimos detalhes e com todas as […]

  93. avatar
    Posted by Graziella| 14/02/2015 |Responder

    Fantásticas as suas dicas! Adorei! Viajo para o sudeste asiático no próximo mês com meu marido e estava procurando dicas de Cingapura pois será nosso destino final. Você abriu minha mente!!!
    E adorei a sua história!!! Vou continuar acompanhando suas dicas! Parabéns pelo Blog!

    • Posted by MauOscar| 13/03/2015 |Responder

      Legal Graziella

      Na verdade esse blog aqui anda meio abandonada desde que criei este outro blog aqui => http://www.viajoteca.com
      Dá uma espiada por lá que sempre tem conteúdo e destinos novos..

      Abs

  94. avatar
    Posted by Diogo| 11/10/2015 |Responder

    Parabens mesmo amigo! Sem duvida seus posts foram os melhores que encontrei de Singapura por toda a internet. Sensacional mesmo!! Estou montando uma trip pro Sudeste Asiatico ano que vem e suas informações foram fundamentais!!! Muito obrigado mesmo por compartilhar tanta informação bacana!! Abraço

  95. avatar
    Posted by dora| 04/11/2015 |Responder

    Boa tarde MauOscar

    Omei seu Blog , estarei la em janeiro , dicas otimas.

    Por favor, Como posso comprar passagem de onibus de cingapura para Kuala lampur

  96. avatar
    Posted by Luiz Henrique Moscogliato| 11/05/2016 |Responder

    Perfeito.

  97. avatar
    Posted by Caio| 31/07/2016 |Responder

    Post muito completo! Estive em Singapura em junho por 20 dias, mas estava envolvido em um projeto e não pude aproveitar. Vou salvar esse post pois volto lá no fim de agosto! Ainda a trabalho, mas quem sabe dessa vez tenho um tempinho!

  98. avatar
    Posted by Pamela Alves| 24/09/2016 |Responder

    Nossa, estou aqui impressionada com tantos detalhes. Vou começar uma viagem de 3 meses sozinha pela asia saindo de onde moro atualmente, Melbourne, e decidi fazer Cingapura primeiro. Estava super perdida quanto ao que fazer e agora já estou mega empolgada. Graças a pessoas como você que dedicam parte da sua vida pra compartilhar informações que sao de mega importancia. muito muito obrigada.

  99. avatar
    Posted by Álax| 07/02/2017 |Responder

    Boa noite
    Gostari de saber se vc conhece algum guia em Cinguapura que fale Portugues ou Espanhol
    Grato

  100. avatar
    Posted by orquideas infojardin| 18/03/2017 |Responder

    Excelente . Eս estava verificando continuamente еste
    blog е Eu sou impressionado! Extremamente útіl informação particularmente a última ρarte 🙂 Eᥙ me importo ϲom tal informação
    mսito . Eᥙ estava buscando іsto certas informaçãօ para um temρo
    . Obrigado e boa sorte .

  101. avatar
    Posted by Paula oliveira| 07/04/2019 |Responder

    Oscar
    Parabéns pelo blog 👏estou planejando viajem a Cingapura e quando vi seu blog era tudo que procurava. Muito bom !!!agora tenho um pedido faça um para Nova York 😃vai ajudar muito !exustem muitos blog mas de vocês é maravilhoso parabéns 👏👏um grande abraço

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.