Como ir do aeroporto de Hong Kong ao centro da cidade

HONG KONG NA PRÁTICA

Como ir do aeroporto de Hong Kong para o centro da cidade?

Situado a menos de 5 horas de vôo de mais da metade da população mundial, o Aeroporto Internacional de Hong Kong (IATA HKG, ICAO VHHH) é um dos maiores e mais movimentados aeroportos do mundo. Localizado em Chek Lap Kok, uma ilha aterrada ao norte da ilha de Lantau, o Hong Kong International Airport é um dos principais hubs aéreos do sul da China e principal porta de entrada para os turistas que visitam a cidade.

como ir do aeroporto de Hong Kong ao Centro

Existem diferentes modalidades de transporte que o visitante que chega à Hong Kong tem para ir do aeroporto até a cidade. No post de hoje, irei falar um pouco sobre as diferentes formas e maneiras que o turista que visita Hong Kong tem para ir do aeroporto até a cidade e vice e versa.

Vamos lá?

O Aeroporto de Hong Kong

Localizado à cerca de pouco mais de 30 Km do centro de Hong Kong, o Chek Lap Kok Airport foi Inaugurado em 1998 substituindo o lendário Kai Tak Airport, considerado até então um dos aeroportos urbanos mais perigosos do mundo. O “novo” aeroporto internacional de Hong Kong, hoje prestes a completar 20 anos desde suas inauguração, recebe anualmemente mais de 70 milhões de passageiro. Fazendo dele o 8o aeroporto mais movimentado do mundo.

Além do tráfego intenso de passageiros, através do aeroporto de Hong Kong são processados anualmente pouco mais de 4.5 milhões de toneladas de carga. Fazendo do Aeroporto de Hong Kong, o aeroporto de carga mais movimentado do mundo.

Hong Kong flag carrier Cathay Pacific, Boeing 747-400 jumbo jet, flies over the Kai Tak Airport control tower bottom as it approaches the Runway 13 on the last day of the 73-year-old airport 05 July. The cramped saturated urban airport will be replaced Monday, 06 July, by a massive, shiny state-of-the-art version on an outlying island with purpose-built transport links. / AFP PHOTO / MANUEL CENETA

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Construído numa gigantesca ilha artificial ao norte de Lantau Island e criada exclusivamente para abrigá-lo, o aeroporto de Hong Kong atualmente possui duas pistas para pousos e decolagens que funcionam concomitantemente, sendo que uma terceira “runway” já está em construção para aumentar a capacidade do aeroporto nos próximos anos.

O aeroporto de Hong Kong conta ainda com dois modernos terminais de passageiros e um de carga, que combinados receberam em 2016 impressionantes 411.530 pousos e decolagens. Ou seja, são mais de 1125 vôos por dia, ou um avião subindo ou descendo à cada 76 segundos.

A título de curiosidade, mais de 100 companhias aéreas operam no aeroporto de Hong Kong, conectando a cidade com cerca de 190 destinos pelo mundo. Através do aeroporto de Hong Kong passam diariamente por seus dois terminais quase 200.000 passageiros. Como todos os passageiros que chegam ou partem de Hong Kong tem que fazer imigração, este aeroporto é extremamente eficiente nesse quesito. Eu nunca levei mais de 1 hora para sair do avião, passar pela imigração, pegar as malas e partir em direção à cidade.

As companhias aéreas locais, que utilizam o aeroporto internacional de Hong Kong como hub, são a Cathay Pacific, Cathay Dragon (antiga Dragonair), Hong Kong Airlines e a Hong Kong Express.

Como chegar em Hong Kong vindo do Brasil?

Não existem vôos diretos entre o Brasil e Hong Kong, por isso quem pretende visitar a cidade precisa fazer pelo menos uma conexão no meio do caminho. Via Oriente Médio você chega à Hong Kong por meio de companhias como a Emirates (Dubai), Turkish (Istambul) ou Qatar (Doha). Via Europa com a Lufthansa(Frankfurt, München) KLM (Amsterdã), Air France (Paris), British Airways (Londres), Air China (Madrid + Pequim). Via América do Norte com a United Airlines (Chicago, San Francisco, Newark/NY), American Airlines (Dallas), Delta (Seattle), Air Canada (Vancouver, Toronto). Via África com a South African Airways (Johannesburg) e Ethiopian. (Addis Abbaba).

Como não existe nenhuma companhia aérea brasileira que voe até Hong Kong, você pode se valer de acordos entre as companhias para, em um dos trechos, voar com uma empresa aérea brasileira; a Latam, por exemplo, que por ser da One World tem acordo com a Cathay Pacific em vôos passando pela Europa, America do Norte e África do Sul.

Se você já estiver na Ásia, conhecer Hong Kong é muito fácil. Há uma enorme variedade de companhias aéreas voando para a cidade, inclusive empresas low cost, como a Air Asia e Jet Star, Scoot e afins.

OPÇÕES DE TRANSPORTE DO AEROPORTO DE HONG KONG PARA A CIDADE

Existem inúmeras maneiras de se fazer o translado entre o aeroporto internacional de Hong Kong (HKG) e a cidade, e vice e versa. A escolha de qual modalidade de transporte você deve utilizar, vai depender de uma série de fatores.

Entre eles, destino final, quanto você está disposto à pagar, tempo que você pretende gastar até o seu destino, comodidade, quantidade de malas e afins.

Dentre as diferentes modalidades de transporte disponíveis no aeroporto de Hong Kong para você chegar ao seu destino na cidade temos: Trem expresso (Airport Express), ônibus, metro (MTR), táxi, Uber ou ainda shuttels e transfers particulares.

Está na dúvida de qual delas escolher? Então vamos explorar um pouquinho melhor cada uma delas?

Hong Kong Airport Express: A forma mais eficiente de ir para a cidade.

O trem expresso, ou Hong Kong Airport Express é sem sombra de dúvidas a maneira mais rápida e prática de se deslocar do Aeroporto Internacional de Hong Kong até a cidade. Esse trem expresso possui apenas 5 paradas e conecta o Asia-World Expo, Aeroporto, Tsing Yi, Kowloon e Hong Kong. O trajeto que a maioria dos passageiros utiliza, entre o aeroporto e a Hong Kong Station, leva apenas 24 minutos e é a maneira mais eficiente de se deslocar entre a cidade e o aeroporto.

Os vagões do Hong Kong Express são bastante confortáveis. No interior do trem há um bom espaço para o armazenamento de malas e um indicador luminoso vai acendendo ao longo do percurso, indicando a distância que falta para chegar às estações. Além disso, o HK express oferece wi-fi gratuito e tem tomada para carregar celular (padrão de tomada inglesa) e entrada USB. O trem do Hong Kong Express passa em intervalos de 10 a 12 minutos.

A estação do Hong Kong Express no aeroporto de Hong Kong fica a poucos metros e entre as duas portas do desembarque de passageiros, logo depois das esteiras de bagagens depois que você passar pela imigração. A estação do trem fica no mesmo piso do desembarque, sem necessidade de subir/descer escadas ou elevadores, tudo muito rápido e prático, mesmo com malas.

Na estação uma painel indica o tempo de espera para a chegada do próximo trem e uma proteção de vidro separa a plataforma do trem. O painel mostra o sentido que o trem irá percorrer indicando a ordem das estações até o centro da cidade.

Do aeroporto de Hong Kong ao centro, o Airport Express faz apenas três paradas: a primeira na Tsing Yi Station, de onde é possível fazer uma conexão para as linhas normais de metrô; a segunda na Kowloon Station, ideal para quem vai se hospedar na parte continental em Kowloon; e a parada final na Hong Kong Station, para quem vai ficar na Ilha de Hong Kong.

O Airport Express opera todos os dias das 05:50 da manhã até 00:48h do dia seguinte e o valor da viagem pode variar conforme a estação de destino, pois além da estação final (Hong Kong Station) há duas intermediárias (Kowloon e Tsing Yi), que dependendo de onde você ficar hospedado podem ser pontos de desembarque.

O preço da passagem do Hong Kong express ainda pode variar se usa o Octopus Card (cartão do transporte da cidade), ou viaja em grupo de 2 ou mais pessoas, ou se compra o bilhete de ida ou ida e volta. Enfim, a tabela com os valores atualizados por ser conferida neste link do site da MTR, a companhia responsável pelas linhas de trem e metrô de Hong Kong. Se estiver viajando em 2 ou mais pessoas peça os tickets com desconto para grupo.

Mesmo que você utilize outra opção de transporte ao chegar em Hong Kong, utilizar o Hong Kong Airport Express quando for embora, no sentido Cidade => Aeroporto pode ser um ótimo negócio. Isso porque, se você estiver viajando numa dessas cias aéreas aqui, você pode fazer o Check-in, em alguns casos com até 48 horas de antecedência, nas estações de Kowloon e Hong Kong Station e despachar suas malas ainda na cidade. E assim, ir para o aeroporto apenas com sua bagagem de mão, passaporte e cartão de embarque. Extremamente cômodo e prático.

Isso é especialmente interessante se o seu vôo sai de Hong Kong apenas à noite ou no final do dia. Assim você pode fazer o check-out do hotel, despachar suas malas grandes e pode trabalhar ou passear pela cidade só com a bagagem de mão sem ter que se preocupar com o que fazer com as malas grandes nesse interim.

<