Florada das cerejeiras em Auckland

Florada das cerejeiras em Auckland

Quando os primeiros narcisos, tulipas e cerejeiras começam a soltar seus primeiros botões florais, sabemos que o inverno está finalmente chegando ao fim dando espaço a estação mais florida e perfumada do ano, a primavera. Por estarmos no hemisfério Sul, em Auckland esse processo de transformação da natureza acontece entre o final de Setembro e início de Outubro.

Cerejeiras em Auckland (6)

Apesar de ainda nunca ter encontrado nenhum super jardim com tulipas e narcisos florindo aqui em Auckland, já encontrei alguns lugares legais para curtir o Cherry Blossom na região de Auckland. E como a população de asiáticos em Auckland não para de crescer, a tendência é que cada vez mais parques, ruas e jardins tenham cerejeiras plantadas no futuro.

Cerejeiras em Auckland (19)

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

De qualquer forma, eis aqui os meus 4 pontos favoritos para contemplar o Hanami das Sakuras na região de Auckland na ilha norte da Nova Zelândia.

Spring Blossom Valley no Auckland Botanic Gardens

As cerejeiras do Jardim Botânico são provavelmente o maior grupo cerejeiras plantadas num só lugar na região de Auckland. Plantadas no Spring Blossom Valley há cerca de 10-15 anos atrás, as cerejeiras do local apesar de ainda serem relativamente jovens, propiciam um belo espetáculo de cores que tende a ficar cada vez melhor com o passar dos anos.

No “sub bosque” logo abaixo da copa das cerejeiras, existem milhares de bulbos de narcisos e snowdrops plantados. Embora eles geralmente atinjam o pico da floração, algumas semanas (meados de Setembro) antes que as cerejeiras, na época que as cerejeiras estão florindo, você provavelmente ainda verá alguns narcisos tardios em floração.

O Jardim Botânico de Auckland está localizado a cerca de 30 minutos de carro do centro der Auckland. Para se chegar até lá com transporte público, você deve pegar um ônibus na Britomart Station até Manurewa Interchange Station e de lá pegar o ônibus 466 que passa em frente a entrada do Jardim Botânico de Auckland.

Coordenadas GPS

S 37 00.702 E 174 54.511

Cherry Grove no Auckland Domain

As cerejeiras do Auckland Domain são provavelmente o conjunto de cerejeiras mais acessíveis e centrais de Auckland. Plantadas em 2007 com cerca de pouco mais de 60 mudas recebidas de presente pelo Japão. Estas ávores estão localizadas na encosta noroeste do Auckland Domain, praticamente ao lado do Auckland Bowling Club na Grafton Mews Road.

Embora as cerejeiras do local ainda sejam bastante jovens, elas já propiciam um belo espetáculo de cores durante a sua floração. Eu particularmente acho essas cerejeiras, provavelmente as cerejeiras mais interessantes para a fotografia na cidade. Pois alí, além das flores, é possível também enquadrar a Skytower na foto.

Coordenadas GPS

S 36 51.320 E 174 46.290
[vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”12338,12339,12340,12341,12342″ img_size=”large” onclick=”link_no”]

Cornwall Park Cherry Trees

O Cornwall Park tem provavelmente as cerejeiras mais antigas plantadas em áreas públicas de Auckland. Este é também, provavelmente o local mais popular e concorrido para você fotografar e curtir o Cherry Blossom em Auckland. Estive lá pela primeira vez no primeiro Domingo de Outubro e acabei desistindo de tão cheio que o local estava.

Só para entrar no parque e encontrar um lugar para estacionar foram quase 20 minutos. Para padrões neozelandeses isso é uma eternidade.. Eu acabei voltando lá no dia seguinte. E mesmo em plena segunda-feira, encontrei muita gente (especialmente asiáticos) fazendo pic-nic debaixo das árvores.

No local existem basicamente duas variedades de cerejeiras plantadas são elas a ‘Awanui’ (Prunus xtedoensis) que florece mais precocemente em meados de Setembro e a ‘Accolade’ (Prunus sargentii x Prunus subhirtella) que floresce na primeira semana de outubro. Desta forma o Cornwall Park é onde você certamente irá encontrar cerejeiras em ou próximas de seu pico de floração.

O Cornwall Park é juntamente com o Auckland Domain e o Western Springs Park, um dos 3 maiores parques urbanos de Auckland. Alí encontramos também o One Tree Hill, um dos inúmeros cones de vulcão extinto encontrados em Auckland e que são protegidos na forma de parque. O One Tree Hill é o segundo cone de vulcão mais alto de Auckland após o Rangitoto Island.

Para se chegar até lá, são cerca de 15 minutos de carro a partir do centro. Usando transporte público, você pode pegar os ônibus 502, 532 e 595 a partir de Britomart. Em todos os casos você deve desembarcar no cruzamento da Green Lane com a Great Soth Road e caminhar cerca de 900 metros até as cerejeiras que estão localizadas ao lado do primeiro estacionamento da Pohutukawa Drive no interior do Cornwall Park.

Coordenadas GPS

S 36 53.729 E 174 47.193
[vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”12344,12345,12346,12347,12348″ img_size=”large” onclick=”link_no”]

Cerejeiras do Matakana Farmers Market

Na verdade, são poucas cerejeiras e para chegar até elas você precisa necessariamente de um carro. Porém se você curte uma feirinha de produtos locais, não deixe de conhecer o Matakana Farmers Market. Entre final de Setembro e início de Outubro o mercado ganha colorido e charme todo especial com as cerejeiras plantadas no estacionamento do local.

O Matakana Farmer’s Market funciona todo sábado das 08:00 às 13:00. Depois de conhecer o mercado e a cerejeiras, aproveite para explorar algumas das várias vinícolas da Matakana Wine Trail.

Coordenadas GPS

S 36 21.105 E 174 43.041
[vc_gallery type=”nivo” interval=”3″ images=”12333,12334,12335,12336,12337″ img_size=”large” onclick=”link_no”]

Informações Úteis sobre a Florada das Cerejeiras em Auckland:

A floração das variedades de cerejeiras plantadas aqui na Nova Zelândia, mais especificamente em Auckland, acontece entre a última semana de Setembro e primeira semana de Outubro. Obviamente o pico da floração das mesmas varia de um ano para o outro dependendo das condições climáticas ao longo do inverno.   Como via de regra o último final de semana de Setembro e primeiro final de semana de Outubro são considerados o pico do Hanami (Cherry Blossom) por aqui.

Procurando hotel para a sua viagem?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Fotos e Destinos, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Fotos e Destinos e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços.

12 Comentários

  1. avatar
    Posted by Luis Bugalloti| 14/05/2015 |Responder

    Olá Oscar,
    Primeiramente parabéns pelo excelente artigo. E um agradecimento mais forte ainda pelas belas imagens que ilustram esta experiência.

  2. Posted by Ana Luiza| 14/05/2015 |Responder

    As fotos de vcs são lindas!! Fico babando!!!

  3. avatar
    Posted by Maria Lúcia| 14/05/2015 |Responder

    Adorei!

  4. Posted by Flora| 14/05/2015 |Responder

    Amo este espetáculo da floração das cerejeiras. Voy programar minha viagem para a NZ nesta época. Lindo post!

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 14/05/2015 |Responder

      Flora
      Assim, para quem conhece o Japão ou mesmo os EUA na época da floração da cerejeira, essas cerejeiras aqui quebram o galho, mas não chegam aos pés de Washington e Philadelphia dentro os lugares que eu conheço.. Setembro/Outubro não é necessariamente a melhor época do ano para visitar a NZ.. Costuma chover bastante nessa época do ano..Você pode dar sorte, mas também pode dar azar de pegar 10 dias seguidos de chuva.. Falo sobre isso neste post => https://www.viajoteca.com/estacoes-ano-qual-melhor-epoca-para-se-visitar-nova-zelandia/

  5. Posted by Fernanda| 14/05/2015 |Responder

    Lindo demais Oscar!
    show suas fotos!
    Vejo todo aqui no Japão mas não me canso!!

  6. avatar
    Posted by Ana Silvia Mota| 14/05/2015 |Responder

    Lindas cerejeiras!!!No ano passado, estive no Brooklyn Botanic Garden (NY), como era no início de abril, somente uma das árvores já estava em florada!! Fiquei encantada, imagino nestes locais fotografados!!! Belíssimos!!!
    Dá vontade de ir aí só para ver in loco!!
    Fotos excelentes!
    Ana

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 14/05/2015 |Responder

      Ana
      Bem comparado com Wahington DC e Philadelphia, aqui em Auckland temos poucas cerejeiras, por outro lado, aqui você tem a chance de comtempla-las entre Setembro e Outubro. De qualquer forma as fotos ficam ótimas
      Obrigado pela visita
      Bjs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.