Fox Glacier: Passeio de Helicóptero + Caminhada numa Geleira na Nova Zelândia

Fox Glacier: Passeio de Helicóptero + Caminhada numa Geleira

Atualmente muito se fala sobre aquecimento global e as mudanças climáticas causadas pelo aumento exponencial da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera desde a revolução industrial. E embora este ainda seja um tema bastante polêmico dividindo políticos e cientistas. Uma coisa é fato, o clima de nosso planeta está passando por sérias transformações. Basta assistirmos ao noticiário do dia para percebermos que os eventos climáticos extremos tem acontecido de forma cada vez mais intensa e freqüente.

Fox Glacier na Nova Zelândia (7)

E você não precisa ser cientista para chegar empiricamente a conclusão que algo muito sério esta acontecendo com o clima de nosso planeta. Se você olhar fotos tiradas há 50-70 anos atrás das principais geleiras do mundo, vai logo constatar que lugares que outrora eram um verdadeiro mar de gelo. Hoje nada mais são, que um grande vale vazio. Coincidentemente, hoje ao escrever este post encontrei esse vídeo em Time-Lapse mostrando a retração do Fox Glacier no ano passado. Chega a ser deprimente só de olhar.

Fox Glacier na Nova Zelândia (9)

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Assim como em outras regiões do planeta, as geleiras da Nova Zelândia não passaram incólumes a este lamentável efeito colateral do chamado “progresso”. Com um total de aproximadamente pouco mais de 3000 geleiras (com mais de 1 hectare de área superficial) espalhadas pelo país. Estima-se que nos últimos 15-20 anos elas tenham perdido entre 30-50% de seu volume total de gelo. A situação é tão alarmante que alguns cientistas estimam que se continuarmos do jeito que estamos hoje, nos próximos 20-30 anos a quantidade de geleiras na Nova Zelândia reduza para cerca 10 % desse número para um total de aproximadamente 370 geleiras.Fox Glacier na Nova Zelândia (20)

Fox Glacier na Nova Zelândia (32)

 Fox Glacier na Nova Zelândia (59)

Embora sejam majoritariamente encontradas ao longo das montanhas dos alpes do sul, nem todas as geleiras da Nova Zelândia são acessíveis e / ou abertas para visitação. Dentre as geleiras mais conhecidas e procuradas pelos turistas que visitam a Nova Zelândia temos: Fox Glacier e Franz Josef.

Fox Glacier na Nova Zelândia (8)

Fox Glacier na Nova Zelândia (22)

Fox Glacier na Nova Zelândia (42)

  Fox Glacier na Nova Zelândia (10)

Localizadas no Westland Tai Poutini National Park na Costa Oeste na ilha Sul da Nova Zelândia, estas geleiras são visitadas por milhares de pessoas que querem conhecer uma geleira antes que elas deixem de existir. E são de certa forma consideradas únicas no mundo pelo fato de o gelo chegar praticamente até o nível do mar em meio a uma exuberante floresta de Nothofagus.

Desde que mudamos para a Nova Zelândia, estávamos ansiosos por conhecer e finalmente pisar no alto das geleiras da costa oeste da ilha sul. Na verdade visitamos a região de Westland, durante uma Road Trip que fizemos de carro no final de 2012, início de 2013. Porém, naquela viagem, acabamos pegando tempo muito ruim e assim todos os passeios com contato com o gelo acabaram sendo cancelados. Restando-nos apenas a possibilidade de fazermos a trilha, debaixo de muita chuva, até a base de ambas as geleiras.

Fox Glacier na Nova Zelândia (30) Fox Glacier na Nova Zelândia (50) Fox Glacier na Nova Zelândia (60)

Ainda assim, como era véspera de Revellion, demos um jeito de resgatar um bloco de gelo que descia pelo rio para gelar nossa Champagne para a celebrar a chegada de 2013. Não foi exatamente a experiência que esperava, mas a Champagne gelada no gelo glacial de centenas de anos certamente ficou muito mais gostosa.

Fox Glacier na Nova Zelândia (46)Fox Glacier na Nova Zelândia (48)

Desta vez, depois de concluirmos nossa viagem de Motorhome pelo extremo sul do país, continuamos nossa viagem de carro de Queenstown até a região de Nelson e quando passamos pela região das geleiras resolvemos tentar fazer um passeio de Helicoptero com caminhada por uma das geleiras da região.

 Fox Glacier na Nova Zelândia (51) Fox Glacier na Nova Zelândia (53) Fox Glacier na Nova Zelândia (56)

Novamente, o tempo não estava uma maravilha. Apesar de sempre darmos sorte com o tempo em Milford Sound, na região dos glaciers, o tempo costuma não colaborar muito com a gente. Mesmo assim, conseguimos concretizar a experiência de caminhar sobre uma geleira na Nova Zelândia no imponente Fox Glacier.

Fox Glacier na Nova Zelândia (65) Fox Glacier na Nova Zelândia (64) Fox Glacier na Nova Zelândia (61)

Fizemos o Helihike com a Fox Glacier Guiding. Um passeio que além do transfer de helicóptero até as geleiras, contava com uma caminhada de aproximadamente 3 horas com um guia especializado pela geleira e depois o retorno, também de helicóptero, até a base de onde decolamos no início do passeio.

Fox Glacier na Nova Zelândia Fox Glacier na Nova Zelândia (1)

No valor do ingresso, além do passeio estavam inclusos o empréstimo de roupas de frio, calçados e equipamentos apropriados para a caminhada no gelo. Antes de embarcarmos no tour, os guias da Fox Glacier Guiding fizeram uma breve e informativa apresentação para instruir todos os participantes do passeio sobre o Fox Glacier sob o que esperar no alto da geleira. Além de procedimentos básicos relativos a segurança de todos os participantes.

Fox Glacier na Nova Zelândia (13)

Após a apresentação, o grupo já devidamente equipado com roupas e calçados especiais foi pesado e dividido em grupos para embarcar no helicóptero e seguir para o alto da geleira. O sobrevôo é curto, mas super emocionante e com vistas fenomenais sobre o vale glacial e a geleira propriamente dita.

 Heli Hike pelo Fox Glacier Heli Hike pelo Fox Glacier Heli Hike pelo Fox Glacier Heli Hike pelo Fox Glacier

Do helicóptero é possível avistar os meandros do rio formado a partir do derretimento da geleira e que consigo, carrega muitas rochas e sedimentos formando um delta espetacular que desagua no Mar da Tasmânia logo alí no horizonte. Prestando um pouco mais de atenção ao relevo, é até mesmo possível encontrar indícios do recuo da geleira ao longo dos anos. Assim como algumas cachoeiras, formadas depois que os subglaciares acabaram recuando em direção ao alto da montanha. Triste, mas ao mesmo tempo muito interessante.

Meandros do Fox river em direção ao Mar da Tasmânia

Heli Hike pelo Fox Glacier

Heli Hike pelo Fox Glacier

Já no alto do Fox Glacier, assim que todos os participantes do Helihike daquele horário já se encontram no alto da geleira, recebemos algumas últimas instruções de segurança e recebemos um equipamento essencial. Os crampons, uma espécie de trava que você coloca debaixo do seu calçado que garante que você consiga caminhar sobre o gelo com maior aderência.

Crampons Fox Glacier

No início é meio esquisito para se acostumar com eles, mas sem eles este tipo de atividade seria certamente impossível. Depois dos procedimentos básicos de segurança no início do passeio, como andar sempre em fila indiana, como pisar no gelo para não escorregar e por aí vai, nos dividimos em dois grupos, cada um com um guia, para explorarmos uma ínfima parte do gigantesco Fox Glacier.

Explorando o Fox Glacier na Nova Zelândia

Olhando de longe, você não tem idéia de quão grande é uma geleira até você colocar os pés sobre uma. Isso que o Fox Glacier está cerca de 40% menor do que ele estava em meados do século passado.

Heli Hike pelo Fox Glacier

A caminhada que geralmente dura cerca de três horas, teve que ser um pouco mais curta por conta da deteriorização das condições atmosféricas no alto da montanha durante nosso passeio. Mesmo assim, podemos observar inúmeras cavernas e crevassas no gelo que mesmo com dia nublado e com chuvisco intermitente era de um azul profundo marcante.

Caminhada pelo Fox Glacier

A experiência é tão legal que você nem percebe o tempo passar. Claro que o passeio teria sido ainda mais legal se o tempo estivesse bom. Mesmo assim, é uma experiência fantástica que você deve fazer pelo menos 1 vez na vida enquanto eles ainda existem.

Fox Glacier na Nova Zelândia

Informações úteis para Heli Hike no Fox Glacier:

Para maiores informações sobre opções de passeios, custos e horários acesse o site da Fox Glacier Guiding.

Para o passeio, além de roupa e calçado adequados fornecidos pelo pessoal da Fox Glacier Guiding, é fundamental se vestir em pelo menos 2-3 camadas. O tempo muda muito rápido na Nova Zelândia, especialmente nas montanhas do Southern Alps, então precaução é sempre recomendada. Evite usar calças Jeans para o passeio.. Quando elas molham acabam ficando pesadas, geladas e super desconfortáveis. Calça de moleton, cotton ou acrílico são as mais indicadas.

Levar uma máquina fotográfica é para registrar a experiência,assim como uma garrafa dagua, óculos de sol (especialmente em dias de sol que com o branco do gelo é bem intenso) e protetor solar. Felizmente, ao contrário do Milford Sound, não reparei nenhuma Sandfly no alto da geleira.

Vídeo promocional do passeio pela Geleira

Endereço Fox Glacier Guiding:

Fox Glacier Guiding
State Highway 6,
37-38 Main Road Fox Glacier 7951, Nova Zelândia
GPS

Latitude Longitude
S 43 27.926 E 170 01.055
 

Veja também:

Todos os posts sobre a Nova Zelândia

Todos os posts  sobre a ilha sul da Nova Zelândia

 

Oscar Risch participou do Flying Fox Helihike como convidado da Fox Glacier Guiding. E como parte de nossa política de relacionamento com os leitores, todas as opiniões e impressões refletem única e exclusivamente a experiência do autor.

Procurando hotel para a sua viagem?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Fotos e Destinos, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Fotos e Destinos e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços, pode cancelar quando quiser e com todo o suporte (em português!) que você precisar.

 
 

6 Comentários

  1. avatar
    Posted by Thaís Freitas| 26/02/2015 |Responder

    Adorei o post, sou louca para fazer essa viagem pela Nova Zelândia e aqui tá muito explicado, cheio de fotos e detalhes. Só espero que as geleiras durem por mais um bom tempo ainda!

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 07/03/2015 |Responder

      Thaís,
      Eu sou suspeito em falar, mas a Nova Zelândia é o país mais bonito que eu conheço. Infelizmente as geleiras estão retraindo e possivelmente deixem de existir ainda durante nossa geração. Se tiver a oportunidade de conhecer a NZ o quanto antes eu recomendo muito..
      Abs

  2. avatar

    […] Para quem quer saber como é a experiência, o Oscar, da Viajoteca, escreveu um post completo sobre o passeio de helicóptero e a caminhada no Fox Glacier. […]

  3. avatar

    […] E depois Greymouth, clique aqui.     O Oscar do blog Viajoteca, fez o passeio de Helicóptero, clique aqui para conferir.   Outros posts que podem te interessar:   Trilha em Glenorchy – Nova […]

  4. avatar
    Posted by Fernanda| 05/10/2017 |Responder

    Olá! Eu estou procurando esse passeio, mas vou com meus pais, que são mais sedentários. Você acha que eles terão muita dificuldade em fazer ou dá para aguentar a caminhada?

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 11/10/2017 |Responder

      Olá Fernanda
      tudo bem? Desculpe a demora, estava viajando e só hoje estou tendo a oportunidade de colocar os comentários do Blog em dia. Assim, o maior problema não é necessariamente a exaustão física, mas sim o risco de queda. Se eles tem bom equilíbrio, agilidade e “pernas/joelho bons” acho que tranquilo, os instrutores ajudam também.
      Abs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.