Blue Pools em Makarora: As mais incriveis piscinas naturais da Nova Zelândia

Blue Pools em Makarora

As piscinas naturais mais incríveis da Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país relativamente pequeno porém surpreendentemente bonito e repleto de surpresas. Um destino perfeito para uma road trip ou viagem de campervan, onde cada cantinho que você explora, você acaba descobrindo algo diferente e super fotogênico. No post de hoje, vamos conhecer um pouquinho das piscinas naturais de Makarora, as famosas Blue Pools.

Blue Pools na Nova Zelândia

As Blue Pools são piscinas naturais formada por águas cristalinas de degelo que descem das partes mais altas do Mt. Aspiring National Park através do Blue River e que ao encontrarem o Makarora River (um dos rios formadores do Lake Wanaka) acabam formando essa paisagem incrível como vocês podem ver nas fotos que ilustram esse post.

Makarora River na Nova Zelândia

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Localizada ao longo da State Highway 6 (Haast Pass) em Makarora, as Blue Pools se tornaram ponto de parada obrigatório para quem viaja entre Wanaka e as geleiras do West Coast da Ilha Sul.

Encontro do Blue River com o Makarora River

Confesso que a primeira vez que estive por lá, na minha primeira road trip pela Ilha Sul da Nova Zelândia, não achei o lugar nada de mais. Isso porque, quando passei pelo local peguei tempo ruim e as famosas Blue Pools estavam mais para Grey Pools do que qualquer outra coisa.

Blue Pools depois da chuva

Felizmente tive a oportunidade de voltar às Blue Pools outras vezes e em diferentes estações. E assim contemplar esse mágico lugar em todo seu explendor.

Blue Pools em seu estado natural num dia de inverno

Nas primeiras vezes que estive por lá, tive a oportunidade de curtir as Blue Pools só para mim. Porém o advento das redes sociais transformou o local que era relativamente pouco conhecido, no ponto de parada obrigatório que é hoje. Com a popularidade do local a infra-estrutura do local melhorou nos últimos anos. E felizmente continua sendo uma atração gratuita.

Afinal porque as águas das Blue Pools são tão azuis?

As Blue Pools são piscinas naturais profundas localizadas na confluência do Blue River e do Makarora River em Makarora na Ilha Sul da Nova Zelândia. As Blue Pools recebem esse nome em função da cor azul safira de suas águas de origem glacial que descem das partes mais altas do Mount Aspiring National Park.

A cor azul safira do Blue River é resultado da pureza e temperatura da água de degelo que desce das geleiras localizadas no alto das montanhas, cuja temperatura oscila entre 2 e 10 graus ao longo do ano. Com poucos minerais dissolvidos e temperauras tão baixas, as algas, sedimentos e outros organismos não conseguem “poluir” fazendo com que a refração da luz na água gere esse tom safira-azulado hipnotizante.

Mas quando eu fui.... As Blue Pools não estavam tão azuis assim...

É verdade… Tendo visitado as Blue Pools algumas vezes e separando as fotos para esse post. Pude perceber que a cor, temperatura e transparência das Blue Pools podem variar consideravelmente ao longo do ano, como você talvez note nas fotos que ilustram este artigo.

Blue Pools depois da chuva


Blue Pools num dia de inverno fazendo jus ao nome


Blue Pools num dia ensolarado de verão e com tom mais esverdeado

De uma maneira geral, quanto mais seco e gelada a água, mais azul ela é. Sendo assim, espere encontrar águas mais azuladas no inverno e mais esverdeadas no verão. Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, as chances de as Blue Pools se transformarem em Green Pools nas próximas décadas são, infelizmente, cada vez maiores.

Blue Pools em Dezembro 2017


Blue Pools em tom esmeralda


Ponte Pensil sobre o Blue River

Além disso, quando chove nas cabeceiras do Blue River, uma grande quantidade de pedras e cascalho é carregada para ao rio a partir de alguns deslizamentos nas cabeceiras deixando as águas escuras, turvas ou leitosas. Foi assim que eu conheci as Blue Pools pela primeira vez.

Quando o Makarora River, que corre as margens da SH 6 e tem um caudal muito maior que o seu tributário Blue River, estiver acima de sua vazão normal. Pode fazer com que os sedimentos carregados pelo Blue River não consigam ser depositados no Makarora River. Sendo assim as Blue Pools são então parcialmente assoreadas com cascalho. Sendo preciso outra inundação do Blue River para lavar o cascalho a jusante e permitir que as Blue Pools voltem à sua profundidade e cor azul “normais”.

Quando visitar as Blue Pools observe com atenção. Você provavelmente irá conseguir ver trutas marrom e arco-íris nadando nas Blue Pools. Isto especialmente no Outono e Inverno, quando essas migram do Lago Wanaka à montante do rio Makarora para se reproduzir. No entanto, vale lembrar que a pesca não é permitida na Blue Pools.

Como chegar até as Blue Pools

De carro. As Blue Pools estão localizadas em Makarora ao longo da State Highway 6 (Haast Pass) e a cerca 1 hora ou 73 Km de Wanaka na direção do lago Hawea. Depois de passar por Makarora continue dirigindo por cerca de 9 km até avistar uma placa para Blue Pools no lado esquerdo da estrada. Do lado direito da estrada há um estacionamento grande.

Logo no início da trilha você encontra placas de informações falando sobre a caminhada, sobre a floresta e sobre a ecologia do local que você esta prestes a conhecer. A trilha do estacionamento até as Blue Pools leva cerca de 15-20 minutos e atravessa uma densa floresta com belos exemplares de Nothofagus e Podocarpus cobertos por uma grande diversidade de musgos e samambaias.

Pelo caminho, se a trilha não estiver muito concorrida, você também conseguirá observar vários passarinhos, como por exemplo o curioso South Island Robin, o amarelinho Mohua, o minúsculo Riffleman.

New Zealand Riffleman


Mohua

Depois de atravessar a floresta, você chega ao Makarora River onde há uma ponte pênsil que atravessa o rio. Neste ponto você pode então ir para a esquerda em direção a uma plataforma de visualização das Blue Pools.

Da plataforma de visualização, você pode caminhar até o rio Makarora e Blue River, se desejar. Ou seguir adiante até a outra ponte pênsil sobre o Blue River. Ou ainda voltar em direção do estacionamento no início da caminhada.

A ponte pênsil sobre o Blue River é relativamente nova. Foi construída em 2012 se não me engano, e marca o inicio da trilha para o Vale do Young River. Esta trilha leva para a Young e Siberia Huts e o cristalino Lake Crucible no interior do incrível Mount Aspiring National Park. Essa é uma trilha que um dia ainda pretendo fazer na Nova Zelândia. Espia esse post da Liz do Young Adventuress (em inglês) para ter uma ideia do que estou falando.

Observe que as pontes construídas pelo Department of Conservation tem um limite máximo de lotação. Na última vez que estive por lá (Natal 2017), vi as pontes com mais gente do que elas foram projetadas para aguentar.

Outra coisa que vale a pena mencionar é que apesar de uma cor super convidativa, a água das Blue Pools são congelantes. Mas ainda assim muitos corajosos encaram um pulo em suas águas. As vezes o negócio pode ser perigoso.

 

Uma recomendação que eu não poderia esquecer de forma alguma é de levar repelente. Esta área é infestada de sandflies, um insaciável mosquito que tem em alguns lugares da Nova Zelândia. Pintas vermelhas por todo o corpo não serão a lembrança de viagem mais agradável!

As Blue Pools ficam no caminho entre Wanaka e Haast Pass, e também não está muito longe da Fantail Falls e Thunder Creek Falls, outras atrações ao longo da SH 6, como essas mencionadas pela Cristina e o Renato do Blog Pegadas na Estrada que você deve conhecer viajando nessa região.

Blue Pools em Makarora

Coordenadas GPS para as Blue Pools

Latitude Longitude
S 44 09.838 E 169 16.614  -44.163964, 169.276901

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

22 Comentários

  1. avatar
    Posted by vicfarina| 08/02/2018 |Responder

    Estamos doidos pra ir pra NZ e, depois de ver as Blue Pools, me convenceu total hahaha amei! Ótimas dicas e fotos

  2. avatar
    Posted by Destinos e Afins| 08/02/2018 |Responder

    É tão frustrante conhecer o lugar assim em um dia nublado, não é mesmo?? Ainda bem que você teve outras oportunidades de voltar!
    Esses locais com água de degelo são realmente surpreendentes… Muito linda essa sua dica!!!

  3. avatar
    Posted by Adriana Magalhães| 09/02/2018 |Responder

    Que cor maravilhosa é essa? Mas deve ser triste ir lá quando as águas não estão azuis assim. Se bem que o parque é maravilhoso anyway né? Já pinei. Quero muito ir a Nova Zelândia

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 23/02/2018 |Responder

      Pois é acontece as vezes.. Dou Graças a Deus de ter tido a oportunidade de visitar esse lugar algumas vezes.. A Nova Zelândia é um destino fascinante..

  4. avatar
    Posted by Viviane Carneiro| 09/02/2018 |Responder

    Nossa… que lugar mais lindo! A água é tão azul que parece ser tingida. Coisa maravilhosa de ver.

  5. avatar
    Posted by Lulu Freitas | Let's Fly Away| 09/02/2018 |Responder

    Que lugar lindo! A Nova Zelândia é um espetáculo da natureza. Surpreendente a mudança da coloração da água ao longo dos meses. Acho que é preciso um pouquinho de sorte com o clima para encontrar esse azul maravilhoso.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 23/02/2018 |Responder

      É lindo mesmo!! Para ter maior chance de encontrar as Blue Pools assim ir na época certa pode ajudar bastante..

  6. avatar
    Posted by Analuiza| 09/02/2018 |Responder

    Impressionante como as cores das águas mudam de uma estação a outra!! ?? Embora a tonalidade azul seja a mais linda de todas, as paisagens todas são muito bonitas. Acho que a natureza é sempre um espetáculo atraente mesmo quando um cenário nos parece comum ou trivial quando as águas não estão tão lindamente pintadas de azul. ???

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 23/02/2018 |Responder

      Verdade.. O Azul do inverno é também minha tonalidade favorita..
      Obrigado pela visita
      Abs

  7. avatar
    Posted by quartodeviagem| 10/02/2018 |Responder

    é de ficar de boca aberta a beleza desse lugar, com certeza é um dos lugares mais lindo que já vi, dá muita vontade de conhecer!

  8. avatar
    Posted by Juliana Moreti| 10/02/2018 |Responder

    Simplesmente maravilhoso! Algumas fotos tuas pareciam montagem!
    Quando vi tua foto com as àguas mais acinzentadas, pensei que a coloração azul tivesse relaçao com a falta de sol! O sol as deixam mais esverdeadas….

  9. avatar
    Posted by cleberyamamoto| 12/02/2018 |Responder

    Que lugar incrível! A cor azul dessa água no inverno deve ser demais. Preciso conhecer muito a Nova Zelândia. Tomara que quando eu for, não chova. A dica do repelente é muito importante. Obrigado por compartilhar.

  10. avatar
    Posted by Thais| 14/02/2018 |Responder

    OLa
    Que lugar MARAVILHOSO. Deu vontade de conhecer…. já anotei as dicas e vou começar minhas buscas.
    Obrigada por compartilhar.
    Thais

  11. avatar
    Posted by Cristina| 19/02/2018 |Responder

    Imagino a sua situação ao ver a Blue Pools depois da chuva. Foi o mesmo que aconteceu com a gente no Hokitika Gorge. Mas que bom que você teve outra oportunidade!!!

    Realmente a Fantail Falls e a Thunder Creek Falls são lugares incríveis e que valem muito uma visita! Muito obrigada pela indicação do nosso blog. É um prazer compartilhar essas experiências.

    Abraços
    Cristina

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 23/02/2018 |Responder

      Eu também tive esse problema na Blue Pools em Hokitika, mas foi só na primeira visita.. Outro lugar lindo da NZ

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.