Castelo na Nova Zelândia

Larnach Castle em Dunedin: O único castelo da Nova Zelândia

Larnach Castle

Considerado o único castelo da Nova Zelândia, o Larnach Castle é uma das principais atrações turísticas de Dunedin. Situado no alto de uma colina em plena Otago Península, o castelo de Larnach oferece vistas panorâmicas fantásticas para a Otago Harbour e conta ainda com uma extensa coleção de antiguidades e uma história interessantíssima.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (65)

Construído em estilo neo-gótico e com um interior rico em detalhes, o famoso castelo de Dunedin é emoldurado por belíssimos jardins de significância internacional e tombados pela New Zealand Gardens Trust. Para os padrões locais, o Larnach Castle é uma construção única e bastante peculiar. Principalmente quando levamos em consideração a época em que foi construído e que a maior parte dos materiais utilizados em sua construção, vieram de navio à vela da Europa e outras partes do planeta.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (7)

Apesar de ter o nome de castelo, o Larnach Castle é na verdade uma opulente mansão construída no final do século XIX, quando a região de Dunedin vivenciou o epicentro da corrida do ouro na região de Otago no sul da Nova Zelândia.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (9)

Construído à partir de 1871, pelo banqueiro William Larnach, que carinhosamente o chamava o local de “The Camp”, ou O Acampamento, o castelo foi construído com o que havia de melhor na época em que foi erguido e hoje é um monumento à época de ouro de Otago. Apresentando diversas relíquias e antiguidades em seu interior, uma visita ao castelo de Dunedin é uma viagem que remete ao estilo de vida vitoriana na então distante colônia britânica no final do século XIX.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (10)

Apesar do cenário idílico associado ao local, as premissas do “castelo” serviram de cenário para diversas histórias e intrigas familiares. Algumas das quais, escandalosas e trágicas, e que envolvem, mortes, disputas de heranças, traição, um homem, três esposas, seis filhos … E um eventual suicídio do protagionista principal da história dentro do Parlamento Neozelandês em Wellington. Falando assim, dava até para escrever uma novela. De toda forma, ao longo do post tento explicar isso tudo um pouco melhor.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (63)

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Enfim, depois de todas as histórias e disputas envolvendo a família Larnach após a morte de seu patriarca, o castelo trocou de mãos algumas vezes até ser adquirido pela família Barker em 1967 em avançado estado de ruína. Desde então, foi completamente restaurado e cuidadosamente mantido e interpretado aos moldes de seus tempos de glória, fazendo dele uma das atrações mais visitadas do sul da Nova Zelândia.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (2)

Hoje, além do castelo e seus magníficos jardins, o Larnarch Castle oferece algumas opções de hospedagem dentro da propriedade, assim como um ótimo restaurante cujo jantar é servido dentro do castelo (exclusivo para hospedes) e o popular Ballroom Café (aberto ao público em geral) e famoso pelo seu chá da tarde (High Tea).

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (3)

William Larnach nasceu em 1833 em Singleton, uma pequena cidadezinha ao noroeste de Sydney na Austrália. Seu pai, John Larnach, emigrou da Escócia para a Austrália em 1823 e na época era responsável por cerca de 100 condenados no início da colonização australiana e posteriormente fez uma pequena fortuna administrando uma série de imóveis em New South Wales.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (95)

Ainda Jovem, William Larnach começou sua carreira profissional no banco de New South Wales em Melbourne e rapidamente subiu em seus rankings, sendo responsável pela abertura de uma série de agências deste banco nas minas de ouro do estado de Victoria.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (72)

Em 1859, William Larnach se casou-se pela primeira vez com Eliza Jane Guise, com quem acabou tendo 6 filhos. Donald, Kate, Douglas e Colleen que nasceram na Austrália, Alice que nasceu em Dunedin e Gladys que nasceu em Londres.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (47)

William Larnach, o criador do castelo em Dunedin

Em 1866 o casal viajou para Londres onde além de encontrar com inúmeras pessoas influentes na época, aproveitou para conhecer várias casas “modernas” na capital britânica. Nesta viagem o conselho de diretores do Banco de Otago (formado para lucrar para aproveitar o Gold Rush de Otago), apontou William Larnach como uma espécie de CEO do banco na Nova Zelândia. E assim, em 1867 o casal se mudou da Austrália para Dunedin para assumir a posição e onde acabaram fazendo fortuna, não só controlando o banco de Otago, mas também admistrando inúmeros imóveis e uma importadora em Port Chalmers.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (25)

Projetando o único castelo da Nova Zelandia

Diz a lenda que foi Donald, o filho mais velho do casal, quem descobriu o local onde o Larnach Castle foi construído. Na época, com cerca de 9 anos de idade, Donald estava explorando a Otago Peninsula com seu pai quando resolveu subir um dos morros usados para a criação de ovinos e lá de cima viu a vista maravilhosa do local. E que se expande desde o Oceano Pacífico, passa pela Taiaroa Head na entrada da Otago Harbour, Port Chalmers, Dunedin e vai até o Mount Charles.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (58)

Como resultado da descoberta do filho, e hipnotizado com o visual, em 1870 William Larnach comprou a propriedade de quase 400 acres do governo neozelandês e pelos próximos 16 anos supervisionou pessoalmemte a construção de seu castelo dos sonhos.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (57)

Determinado em contruir a casa dos sonhos e uma das mais bonitas residências de toda Australásia, Larnach contratou R.A. Lawson. Um arquiteto de origem escocessa, que começou a carreira em Perth e Melbourne antes de se mudar para Dunedin, onde além do Larnach Castle projetou vários outros edifícios em Dunedin.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (82)

Durante a fase de planejamento, Larnach influenciou diretamente o projeto. O estilo Gothic Revival, em moda na Inglaterra naquela época foi a base utilizada para o projeto arquitetônico do “castelo”, mas estando literalmente do outro lado do mundo, o projeto foi influenciado por outras correntes arquitetônicas da época. Uma delas é nítidamente perceptível nas varandas vitorianas de ferro fundido, extremamente popular nesta época na Austrália.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (94)

Construindo o Larnach Castle em Dunedin

Levando-se em consideração que em 1870, a Nova Zelândia era uma distante colônia do império britânico, e que Dunedin e a Otago Peninsula eram literalmente no fim do mundo. O que se construiu para a época, dado as limitações do local é mesmo algo impressionante. Tudo isso só foi possível graças ao dinheiro trazido para a região graças ao Gold Rush e a visão e perspicácia que William Larnach tinha e que fez dele um homem de negócios e político de sucesso.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (46)

Para transformar a casa dos sonhos em realidade em Dunedin, William Larnach trouxe do Reino Unido vários carpinteiros, pedreiros e marceneiros visto que a mão de obra local não era apta para realização dos trabalhos no padrão encontrado na Europa. Além desses profissionais, Larnach trouxe também 2 estucadores italianos responsáveis pelo acabamento interior dos ambientes de seu palácio pessoal.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (19)

Os materiais de construção vinham de diversas partes do mundo. As pedras de ardósia por exemplo, foram trazidas do País de Gales. Já os tijolos de Marseille na França. As telhas por sua vez da Inglaterra. Já os mosaicos da Bélgica e as mais de 20 toneladas de vidros da França.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (6)

Mas nem tudo que foi usado na construção do Larnach Castle era importado. As pedras de origem calcárea (limestone) utilizadas para as chaminés, batentes, mísulas e outros elementos decorativos da fachada foram trazidas de Oamaru. Já outras pedras utilizadas na fundação e paredes do “castelo” foram extraídas de pedreiras locais na Otago Península mesmo.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (5)

A maior parte da madeira utilizada na construção do castelo veio das enormes e até então abundantes florestas de Kauri da Ilha Norte da Nova Zelândia. No entanto para o acabamento de interiores, muitas espécies de madeiras exóticas foram trazidas de diversas partes do mundo como Europa, Austrália, Américas e até Africa e Ásia.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (51)

Certamente todos os materiais importados utilizados na construção do Larnach Castle chegaram em Dunedin em veleiros em Port Chalmers, graças à importadora controlada por William Larnach. Uma vez em Port Chalmers, os materiais eram transferidos para Broad Bay do outro lado da Otago Harbour em pequenas balsas e então carregada morro acima em trenós puxados por bois para serem utilizados na construção do “Castelo de Dunedin”.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (89)

A Familia Larnach: Um Homem, seis filhos e 3 esposas

A primeira esposa, Eliza Jane Guise tinha apenas 17 anos quando se casou com William Larnach em Melbourne em 1859 e com ele teve 6 filhos. Depois de 11 anos vivendo em Dunedin, em 1878 a família viajou novamente para a Inglaterra e por lá deixou 5 de seus filhos mais velhos para estudar. Eliza e William voltaram para Dunedin apenas com a recém nascida Gladys.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (93)

Cerca de 2 anos depois, em 1880, Eliza sofre um derrame e poucos dias depois vem à óbito de forma totalmente inesperada. Apesar de ter construído um verdadeiro castelo na Otago Peninsula, após o falecimento da primeira esposa, William Larnach passou a viver a maior parte do tempo numa casa no centro de Dunedin e passou a utilizar o “The Camp” basicamente nos finais de semana para eventos sociais.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (92)

Á partir daí, as coisas tanto no plano pessoal quanto familiar começaram a se deteriorar para William. Mesmo assim, cerca de 2 anos após do falecimento da primeira esposa, William Larnach se casa novamente. A noiva era ninguém menos que sua cunhada, Mary Alleyne que também havia ficado viúva alguns anos antes sem ter tido filhos no primeiro casamento.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (91)

Para uma cidade relativamente pequena na época, o casamento de Larnach com sua cunhada deu o que falar e para muitos não passava de um casamento de conveniências, e que de fato acabou não durando muito tempo.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (88)

Em 1887, aos 38 anos de idade Mary Alleyne, faleceu em decorrência de uma operação e transfusão sanguínea imcompatível com seu tipo sanguíneo (Sério, muito triste pensar que isso pudesse acontecer).

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (87)

E o infortúnio familiar de Larnach, não parou por ai. Aproximadamente 3 anos após o falecimento de sua segunda esposa, em 1891 ao completar 58 anos de idade, William Larnach contrariando a vontade dos filhos, preocupados com a futura herança, se casa novamente. Desta vez, Constance de Bathe Brandon de 37 anos se torna a terceira esposa de W. Larnarch.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (90)

Neste mesmo ano, mais um golpe familiar para W. Larnach. Sua filha mais velha, Kate Emily Larnach, falece com febre tifoide em Wellington.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (67)

E para completar a trágica história do homem que construiu o “único” castelo da Nova Zelândia. Depois de uma série de contratempos pessoais e financeiros, William Larnach comete suicídio em um dos aposentos do Parlamento da Nova Zelândia em Outubro 1898 em Wellington.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (66)

Apesar de rico e politicamente respeitado, servindo por 6 mandatos como membro do parlamento neozelandês, especula-se que William Larnach cometeu suicídio devido ao estado precário de suas finanças, mas principalmente em função de um suposto romance entre sua terceira esposa Constance Bathe de Brandon, e seu filho mais jovem Douglas Larnach.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (1)

Brigas em família e um castelo em ruínas

Como Willian Larnach se suicidou sem deixar um testamento, boa parte de seu legado acabou se perdendo em brigas familiares que se arrastaram por anos nos tribunais. Boa parte da histórica mobília e boa parte da propriedade foram vendidas ou leiloadas por Donald Larnach em 1901. O castelo em sí, e os 35 acres de terra em que ele se encontra acabou não encontrando comprador, e em 1906 acabou sendo comprada pelo governo neozelandês.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (11)

Neste período entre 1906 e 1914, o Lanarch Castle foi arrendado para uma igreja para a realização de retiros espirituais. Já durante a primeira guerra mundial, o local foi utilizado como hospital psiquiátrico e casa de repouso para os soldados feridos em batalha e que funcionou no local até o início dos anos 20.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (30)

Depois disso foi abandonado por mais de 1 década, até ser comprado por J. Jackson Purdie. O Sr. e Sra. Purdie refizeram e criaram alguns dos jardins da propriedade e remobiliaram parcialmente o castelo. Mas no final da época que tiveram o controle sobre a propriedade, transformaram o BallRoom em antiquário vendendo praticamente toda a mobília original restante do castelo.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (54)

Quando no início da década de 40 os Purdies venderam o castelo, ele se encontrava totalmente desprovido da mobília amealhada por W. Larnach. Com a eclosão da segunda guerra mundial, devido a sua posição estratégica, o Larnach Castle virou QG do exército e chegou a ter mais de 80 soldados abrigados no local.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (24)

Com o final da guerra, o Larnach Castle ainda trocou de mãos algumas vezes e ficou completamente abandonado por anos até ser comprado pela família Barker em 1967 que desde então, restaurou o castelo a sua glória original. Fazendo não apenas um fantástico trabalho na restauração e reaquisição de boa parte da mobília que originalmente pertenceu aos seus criadores e que continua até os dias de hoje investindo parte da renda obtida, mas também abriu a propriedade à visitação pública e criou diferentes opções de acomodação em seu interior.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (43)

Ou seja, quando você for a Nova Zelândia, você pode não apenas visitar o único “castelo” do país, como você pode pernoitar nele.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (71)

Larnach Castle em Dunedin nos dias de hoje

Hoje o Larnach Castle é uma das principais atrações da região de Dunedin e todos os anos atrai milhares de visitantes, que buscam não apenas conhecer o único castelo da Nova Zelândia, mas também seus belos jardins, considerados ao lado do Jardim Botânico de Dunedin, Christchurch e Invercargill os mais bonitos da ilha Sul da Nova Zelândia.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (21)

O castelo em sí é composto por 43 aposentos e graças ao trabalho de restauração feito pela família Barker, boa parte do mobiliário original foi readquirido e restaurado. No entanto, várias outras peças e antiguidades contemporâneas à época de construção do castelo foram sendo incorporadas ao acervo ao longo dos anos.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (22)

Vários cômodos chamam bastante atenção com a riqueza de detalhes de seu interior e seu mobiliário.. Eu achei particularmente interessante o Entrance Foyer Principal e todo o trabalho feito em madeira em seu interior, assim como as belíssima escadarias de madeira espalhadas por toda a mansão.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (34)

Outros cômodos que se destacam são a biblioteca, a sala de jantar e o music room. Por sinal existe um app para celular que você pode baixar para utilizar em sua visita guiada pelo interior do castelo. Outra coisa que achei legal é que você pode fotografar tudo desde que não use flash.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (38)

Uma vez visitando o castelo, não deixe de subir os 29 degraus da escada em espiral que levam até o topo da torre para ver um visual 360o magnífico de toda a Otago Peninsula. Na minha opinião pessoal, um dos pontos altos da visita no sentido literal da palavra.

Pernoitando no Larnach Castle em Dunedin

Quando visitamos o Larnach Castle pela primeira vez, quando estávamos fazendo nossa viagem de Motorhome pela Ilha Sul da Nova Zelândia, optamos em apenas visitar o castelo pelo lado de fora e seus jardins. A visita foi super legal com várias oportunidades legais de fotos. Tanto que a maior parte das fotos que ilustram esse post e que não tem cara de Outono foram tiradas nessa primeira visita.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (59)

Já em nossa segunda visita à Dunedin, passamos nossa segunda noite na cidade no Lanarch Lodge. Uma das 3 opcões de acomodação disponíveis nas dependências da propriedade do Larnach Castle, e assim tivemos a oportunidade de revisitar os jardins no Outono e conhecer o castelo também por dentro.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (84)

As diferentes opções de acomodação dentro da propriedade são voltadas para públicos diferentes. Enquanto o Camp Estate é uma opção mais upscale e exclusiva, o Larnach Lodge é a uma acomodação mais casual, onde cada quarto tem uma temática decorativa diferente. Já o Stable Stay é a opção Budget onde 6 quartos compartilham 1 banheiro e como o nome sugere, fica onde originalmente ficavam os estábulos do castelo e onde também é servido o café da manhã para quem não está no Camp Estate.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (83)

Além de passarmos a noite no Larnach Lodge, aproveitamos para participar do jantar servido no interior do Larnach Castle. Esse jantar geralmente não está incluso na reserva (69 NZD Adultos e 20 NZD Crianças) e deve ser reservado até as 17:00 para que a cozinha possa se preparar. A comida por sinal é deliciosa e no final das contas não é todo dia que você vai jantar num castelo não é verdade.

Larnach Castle o único castelo da Nova Zelândia (52)

O bacana é os ingredientes utilizados para fazer os pratos servidos no dia são produzidos dentro da propriedade ou localmente, o que de certa forma explica o porque você precisa fazer a reserva até as 17:00. Sendo assim, não preciso nem falar que o sabor da comida é delicioso.

Informações úteis:

O Larnach Castle abre 365 dias por ano das 09:00 até as 17:00, sendo que durante o verão (01 de Outubro até 31 de Março) os Jardins ficam abertos ao público em geral até as 19:00. O Ballroom Café abre diariamente das 09:30 às 16:30. Para maiores informações acesse este link.
.

Ingressos

Por ser uma propriedade privada, para conhecer o Lanarch Castle existem 4 opções para você escolher:

  1. Você pode simplesmente conhecer o castelo por fora e visitara seus lindos jardins (13.5 NZD Adultos – 4 NZD Crianças (5-14 anos)),
  2. Ou pode visitar os jardins mais interior do castelo em tour auto-guiado (29 NZD Adultos – 10 NZD Crianças (5-14 anos)),
  3. Ou fazer o High Tea (Reservar com antecedência) servido a partir das 15:00 no Ball Room Café (38.5 NZD Adultos – 29 NZD Crianças (5-14 anos)).
  4. Ou se hospedando numa das 3 opções de hospedagem oferecidas no complexo do Larnach Castle. Ao se hospedar no complexo do castelo você tem acesso aos jardins e ao castelo em sí.

.

Endereço Larnach Castle:

Larnach Castle
145 Camp Road
Larnachs Castle 9077, Dunedin
*Tomar cuidado pois existem 2 locais com mesmo endereço.. O ideal é seguir as placas que indicam o caminho uma vez em Otago Peninsula ou usar as coordenadas geográficas ou as dicas dadas aqui.

Coordenadas para o GPS Larnach Castle:

Latitude Longitude
S 45 51.878 E 170 37.647

Oscar Risch visitou o Larnach Castle e pernoitou no Lanarch Lodge em Dunedin a convite da Enterprise Dunedin. E como parte de nossa política de relacionamento com os leitores, fazemos questão de deixar claro o que recebemos e o que pagamos. E como sempre, todas as opiniões e impressões refletem única e exclusivamente a experiência do autor.

3 Comentários

  1. avatar
    Posted by Jenny| 29/06/2015 |Responder

    Extremamente interessante a história do local e muito bonita as paisagens e a riqueza da construção.

  2. avatar

    […] XX nos estilos vitoriano e eduardiano, essa inferência então vale para todo o hemisfério sul. O Larnach Castle e a belíssima Estação de Trem de onde partem os passeios para a Taieri Gorge, são apenas […]

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.