Cathedral Cove em Coromandel Península na Nova Zelândia

Coromandel: Cathedral Cove e Hot Water Beach

A Península de Coromandel

E suas principais atrações

A belíssima península de Coromandel é uma das regiões mais bonitas da costa noroeste da ilha norte da Nova Zelândia. Localizada a pouco mais de 2 horas de carro de Auckland, Coromandel é famosa por seu recortado litoral, e principalmente por suas fantásticas praias de areias brancas que na maioria das vezes é envolto por uma densa e exuberante floresta virgem.

Estrada pela Coromandel Península na Nova Zelândia

Separando o Hauraki Gulf na região de Auckland da região de Bay of Plenty, a península de Coromandel, possui uma série de pontos de interesse turístico como as pequenas cidades como Thames, Coromandel Town, Whitianga, Tairua, Whangamata. Assim como as dezenas de praias espetaculares como New Chums Beach, Catedral Cove e Hot Water Beach em seu litoral.

Paisagem em Coromandel Península na Nova Zelândia

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Um dos lugares mais pitorescos e famosos da região da península de Coromandel é sem dúvida a Cathedral Cove. Uma curiosa formação geológica formada pela erosão marinha que, ao longo de milhares de anos criou um grande arco natural que de certa forma se assemelha com o formato de uma catedral.

Catedral Cove na Nova Zelândia é uma das principais atrações da Coromandel Península

O acesso à Cathedral Cove é relativamente remoto, mas nada muito complicado. E mesmo assim, mesmo que você já tenha se encantado pelas outras praias da região, esta praia certamente irá te surpreender. Para se chegar até Cathedral Cove Beach você deve seguir em direção a Whitianga e a partir da ponta norte de Hahei Beach, uma trilha de aproximadamente 45 minutos/1hora em cada sentido te leva até este fantástico local.

Coromandel Península - catedral natural

A trilha de Hahei Beach até Cathedral Cove é bem conservada e de nível fácil a moderado, como algumas subidas e descidas pelo caminho. Ao longo do percurso você caminha no topo de uma falésia a qual conta com vários pontos para você tirar fotos e que termina numa escadaria que dá acesso à praia em sí.

Falésias na Nova Zelândia na Coromandel Península

Uma das coisas mais legais de Cathedral Cove Beach é que além deste enorme arco de pedra, que forma uma espécie de túnel ligando duas deliciosas enseadas, existem várias Pohutukawas centenárias  (árvore conhecida como árvore de Natal da Nova Zelândia que costuma florescer no final do ano) e que acabam oferecendo uma boa área de sombra no local. Transformando a praia num local perfeito para um piquenique e para banho de mar (quando está quente).

Cathedral Cove em Coromandel Península na ilha norte da Nova Zelândia

Bem a temperatura da água, como em quase toda a Nova Zelândia é digamos um problema e engana um pouco pelas fotos. Mesmo assim, num dia quente dá para encarar e aproveitar bastante. Basta ter coragem de entrar e repetir o mantra “O frio é psicológico, o frio é psicológico”.

Tunel natural em praia da Nova Zelândia em Coromandel Península

Se afastando um pouco para o final da Cathedral Cove, você irá observar um grande pináculo de pedra conhecido como “Te Hoho”. Durante centenas, talvez milhares de anos foi esculpido pelas forças do vento e da água, e hoje se assemelha, de certa forma, à proa de um grande navio se aproximando da praia.

A maior enseada da Cathedral Cove é também conhecida como Stingray Bay. Numa de nossas visitas ao local, estava nadando com meu irmão na água e vimos 5 arraias nadando bem pertinho da gente. E com muita, muita sorte você poder ter a chance de ver baleias orcas nadando pela região. Ano passado, um grupo que estava fazendo Kayak na área presenciou um grupo delas se alimentando provavelmente das arraias que vimos em nossa última visita na área.

Por estar situada dentro de uma reserva marinha chamada de Whanganui A Hei Marine Reserve, o costão também é super indicado para Snorkel e mergulho. Por estar numa área relativamente protegida por ilhas, as ondas por alí são fracas e a visibilidade da água é ótima. Ainda não fiz snorkel/mergulho lá, mas dizem que ao lado de Poor Knights, Goat Island e Bay of Islands, a Costa de Coromandel é uma das melhores áreas para a prática do mergulho na Nova Zelândia. O melhor local para Snorkel é também conhecido como Gemstone Bay.

Gemstone Bay em Coromandel Península

Visitando a região, outro lugar que você precisa conhecer é Hot Water Beach. Uma praia digamos única no mundo pelo fato de possuir 2 fontes de águas termais sob suas areias, o que significa que você pode, com o auxílio de uma pá, cavar sua própria piscina termal na areia da praia. Não é o máximo.

Piscinas de Agua quente natural na praia em Coromandel península na Nova Zelândia

Infelizmente o fenômeno não acontece o tempo todo e depende da oscilação das marés, desta forma, se você quiser ter essa experiência é sugerido consultar a tabela de marés e chegar ao local com cerca de 2 horas de antecedência do pico da vazante.

Hot Water Beach em Coromandel Península

Quando estivemos en Hot Water Beach a maré estava alta. E apesar de ainda não termos tido a chance de curtir uma dessas piscininhas de água quente, o dia estava lindo e a cor do mar estava absolutamente um desbunde.

Águas cristalinas na Coromandel Península na Nova Zelândia

Outra praia de acesso relativamente mais complicado é New Chums Beach, eleita diversas vezes por diferentes publicações internacionais uma das Top 20 praias do mundo.

New Chums Beach Coromandel Península. Uma das praias mais bonitas da Nova Zelandia

Informações Úteis:

Além de você poder ir de carro até Coromandel (mais recomendado na minha opinião pela flexibilidade) você também pode pegar o Ferry em Auckland até Coromandel Town e de lá explorar algumas das atrações da península. A viagem dura aproximadamente 2 horas em cada sentido e o barco geralmente faz uma parada em Waiheke Island.

Outras fontes de consulta:

 Península de Coromandel no site do Depto de Conservação da Nova Zelândia 

Endereço:

Cathedral Cove Walk

Coordenadas para o GPS:

Hot Water Beach

Latitude Longitude
S 36 53.415 E 175 49.326

Início da trilha da Cathedral Cove

Latitude Longitude
S 36 50.017 E 175 47.945

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

 

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

 

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

27 Comentários

  1. avatar
    Posted by Suzanne Burt| 13/03/2015 |Responder

    Hoje é meu aniversário e passear por essas praias maravilhosas foram um presente muito especial. Parabéns a vocês por mais esta reportagem.

  2. avatar
    Posted by Raul Guilherme| 13/03/2015 |Responder

    Imagine um lugar bonito… Cathedral Cove!!! Lindas fotos pra variar Oscar!!

  3. avatar
    Posted by Erminda Moura| 13/03/2015 |Responder

    Olá, adorei esse post sobre Coromandel! Voce acha que vale a pena ir de Auckland para Thames pela costa (E Coast), ou é melhor ir pela SH1/SH2 mesmo?
    Obrigada

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      As estradas secundárias são sempre mais bonitas.. Agora se tiver pouco tempo acho que o melhor é ir pela SH 1 mesmo

  4. avatar
    Posted by João Lustoza| 13/03/2015 |Responder

    Que lugar é esse… meu Deus. Está na minha agenda pra uma próxima viagem praiana. Parabéns pelo post. Abraços

  5. avatar
    Posted by Ivana| 31/07/2015 |Responder

    Que blog maravilhoso!
    Estou pensando em fazer um intercambio na NZ por um ano, passaria 6 meses no lado norte, e 6 meses no lado sul. Qual época do ano seria melhor para cada lado do pais ? Poderia conhecer bem a região nesse tempo ?(como também vou trabalhar, vou conhecer cada lugar nos finais de semana) Obrigada pelas dicas!

  6. avatar
    Posted by Oscar Augusto Risch| 02/08/2015 |Responder

    Olá Ivana:
    Recomendo você começar, dando uma espiada neste post aqui=> https://www.viajoteca.com/estacoes-ano-qual-melhor-epoca-para-se-visitar-nova-zelandia/ .. Em 1 ano é possível conhecer muita coisa aqui.. No seu lugar passaria a Primavera e o Verão na Ilha Norte e o Outono e Inverno na Ilha Sul

  7. avatar

    […] Leia também: Coromandel: Cathedral Cove e Hot Water Beach […]

  8. avatar
    Posted by Patrícia| 05/07/2017 |Responder

    Oiii Oscar!!! Estou vendo os post da NZ e estou encantada! Parabéns pelos posts!
    Eu e meu marido estamos pensando em ir este final do ano para lá.. Passar Natal e Ano Novo. Ficaríamos em torno de 15 a 17 dias por lá… pelo que vi, da para curtimos bastante né? Até tinha pensando em ir até Sydney, mas acho que vai valer mais a pena ficar só por NZ mesmo… o que achas?
    E alguma sugestão para Natal e Ano Novo, já que morasse por lá?
    E só mais uma perguntinha… vale a pena alugarmos uma campervan (seria nossa primeira experiência) para passarmos esses dias?
    Obrigada!!!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 05/07/2017 |Responder

      Olá Patrícia tudo joia? Obrigado pela visita e pelos elogios aos posts. Eu sou suspeito em falar, mas eu amo esse país. Engraçado é que eu estou indo passar 15 dias na mesma época do ano que vocês estão pensando em ir. Na verdade passo o Natal na NZ, mas ano novo estarei de volta em Hong Kong para ver a queima de fogos.
      Que bom que você considera ficar o tempo todo na Nova Zelândia, a Austrália é perto, mas não tão perto assim. E com 2 semanas e meia eu acho que focar na Nova Zelândia vai ser mais negócio para vocês, gasta menos tempo e dinheiro em deslocamentos e curtem melhor um lugar incrível como a NZ. Com 15 dias na Nova Zelândia eu deixaria 4-5 para ilha norte e o restante para a ilha sul. Eu mesmo estarei focando a viagem dessa vez mais na ilha sul. Os preços tendem a subir bastante nessa época do ano principalmente em Queenstown, a não ser que você faça questão de estar lá no Natal e Ano Novo evite a cidade nessa época.
      Quanto alugar o Campervan eu acho uma boa idéia, por sinal estamos considerando fazer isso inclusive. Porém como a sua primeira experiência recomendo você talvez fazer o mesmo que nós fizemos na nossa primeira experiência e dividir parte do roteiro de Campervan e outra parte de carro. Vai dar para ter um gostinho de como é viajar dessa maneira e se você não gostar não vai arruinar toda a sua experiência no país.
      Espero ter ajudado. Qualquer outras duvidas escreve aqui para a gente num post pertinente 😀
      Abs

  9. avatar
    Posted by Rafael Nobrega| 25/07/2017 |Responder

    Olá, Oscar. Muito bom seu post.
    Estou indo pra NZ em março/2018. Vou ficar apenas 10 dias e estou tentando montar o roteiro, dividindo entre ilha sul e norte. Vou ficar 4 dias em queenstown e de lá conhecer milford e wanaka.
    Depois subo para auckland e de lá vou ter mais 4 dias livres. Aí tava pensando em pegar o hop on hop off da KIWI que em 4 dias faz Hot Water Beach – Waitomo – Rotorua – Auckland.
    Você poderia me dizer se é possível conhecer em 1 dia Hot Water Beach e Cathedral Cove? E como seria esse deslocamento?

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/08/2017 |Responder

      Olá Rafael.
      Todas as vezes que estive em Coromandel estive de carro e sempre visitei essas duas atracões no mesmo dia. Elas ficam a cerca de 10 km uma da outra, creio que se não houver uma forma de transporte publico entre elas você consiga descolar uma carona.
      Abs

  10. avatar
    Posted by Victoria| 16/08/2017 |Responder

    Olá Oscar tudo bem?
    Vou para NZ em dezembro, e com certeza o seu blog é o melhor sobre o país. Parabéns.
    Me tira uma dúvida por gentileza, vou ficar 2 noites em Waiheke Island e fiquei pensando se de lá posso ir a Coromandel? Se existe algum tipo de ferry ou coisa do gênero.
    Outra coisa, estando em Waiheke vc acha imperdível ir tb para Coromandel? Claro que a vontade é de ir para todos os locais, mas serão 17 dias na NZ então tenho que otimizar bem o roteiro.
    Obrigada!!!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 16/08/2017 |Responder

      Olá Victoria tudo jóia?
      Fico lisonjeado com seu comentário 😀
      Então, eu nunca cheguei a fazer esse trajeto em específico, mas pelo que pude pesquisar aqui existe sim um ferry de passageiros ligando o Orapiu Wharf em Waiheke ate Coromandel Península. O Único problema é que ele só opera aos sábados e domingos (pelo menos nessa época do ano) o site da Fullers, a empresa que opera esse ferry não publica a timetable para além de 5 semanas. Por ser alta temporada existe a possibilidade desse ferry funcionar mais dias da semana no verão.
      Olha Coromandel é muito bonita também, embora seja geograficamente na mesma região e ter paisagens semelhantes conhecer a Cathedral Cove e Hot Water Beach e quem sabe New Chums Beach é um baita programão, mas você ficando 2 dias em Waiheke e gostando de vinhos você também não vai passar mal.. Você que tem que escolher..
      Eu estarei na Nova Zelândia em Dezembro também, uma dessas a gente acaba se encontrando por lá.
      Abs

  11. avatar
    Posted by Victoria| 29/08/2017 |Responder

    Oi Oscar, obrigada pela sua resposta.
    Que bacana! Podíamos mesmo nos encontrar!!! Em quais dias vc vai? Vou estar do dia 4 ao 20.
    Agora uma última dúvida, sem querer abusar….na Ilha Sul, estou megaaa na dúvida em ir ou não pra Christchurch, pois estávamos querendo muito ir para Marlborough e Nelson…..Vc tem alguma dica bacana de acomodação nesses lugares? Quando pesquiso sobre a região vinícola de Marlborough não fica bem claro pra mim onde devo me hospedar….em qual cidade da região que conseguiria visitar vinícolas.
    E em Nelson, pensei em ir para o Parque Abel ….vi no seu relato que vc fez o passeio de um dia (ideal para mim), pode me dizer onde ficou hospedado?
    Super tks desde já pelas dicas e respostas.
    Parabéns de novo pelo blog!!!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 31/08/2017 |Responder

      Oi Victoria,
      Legal eu vou estar do dia 13 a 28 Dezembro.
      Então se vocês estão na dúvida entre Christchurch e Nelson/ Marlborough eu acho que vocês vão aproveitar muito mais ir para o norte. Até porque é verão.
      Quanto a hospedagem tenho 3 lugares para te recomendar.
      O primeiro é um B&B super simpático com uma vista linda para o Marlborough Sounds.. Ficando lá apesar de uns 50 km da região dos vinhos o visual é sensacional e se você seguir adiante pela estrada que depois vira estrada de chão tem um visual fantástico e você chega na região de Marlbourgh também.
      A segundo lugar é onde nos quase sempre nos hospedamos quando fomos para a região dos vinhos em Marlborgh. Esse hotel aqui é um dos mais bem localizados para você explorar a região.
      A terceira opção é este outro B&B que nos ficamos na região de Nelson e onde nos usamos de base para explorar o Abel Tasman NP em Kaiteriteri.
      Se voce for reservar sua hospedagem pelo booking, reserve através aqui do blog ou dos links que inclui nessa resposta.. Você não paga mais por isso e ajuda a manter o blog funcionando e o blogueiro inspirado a dar dicas 😛
      Ps Ainda não montei o roteiro da minha viagem, so comprei a passagem mas vamos nos falando numa dessas a gente se encontra na NZ..
      Abs

  12. avatar
    Posted by Renata Ribeiro| 19/03/2018 |Responder

    Estou planejando minha viagem para a NZ e seu blog está sendo muito útil. Parabéns pelo conteúdo!
    Vou agora no início de setembro e ainda tenho muitas dúvidas do que vale a pena conhecer no país na transição inverno – primavera. Faz sentido conhecer Coromandel ou é melhor deixar pra lá e voltar em uma época mais propícia?

    • avatar
      Posted by Oscar Risch| 21/03/2018 |Responder

      Olá Renata
      Não sei qual seu itinerário nem quantos dias você tem na Nova Zelândia. Coromandel é uma região linda da Ilha Norte da Nova Zelândia. O mês de setembro é um mês de clima bem instável na Nova Zelândia.. Esteja preparada para pegar sol, chuva, frio e calor tudo no mesmo dia.
      Abs

      • avatar
        Posted by Renata| 25/07/2018 |Responder

        Obrigada pela resposta, Oscar! Vou ficar 5 dias inteiros somente. Vou chegar em Auckland, alugar uma campervan e penso em fazer Taupo, Rotorua e Hobbiton. Tem algo mais que seja imperdível que valha a pena espremer nesse roteiro curto (ou talvez tirar algo que não seja tão fantástico assim?).

  13. avatar
    Posted by Beto Paciello| 09/11/2018 |Responder

    Oi, Oscar! Sensacional o seu blog! Estou indo no começo de dezembro, ilhas norte e sul, primeiro dia em Auckland, depois começo a descer de carro, quero conhecer Coromandel e Waitamo Caves, depois Rotorua e depois continuar descendo. Precisava de uma dica de como começar, por Coromandel ou Waitamo Caves, qual o melhor roteiro na sua opinião? Levando em conta esses 3 primeiros lugares? Outra coisa, tenho 15 noites entre Auckland e Queenstow, eu li que vc indica mais dias na ilha Sul que na Norte, em 15 noites, quantos dias vc indicaria em cada ilha?
    Desde já obrigado e parabéns pelo blog!

    • avatar
      Posted by Oscar Risch| 25/11/2018 |Responder

      Olá Beto.
      Eu recomendaria 5 dias na ilha norte e 10 dias na ilha sul. Se você for voar de Auckland para a ilha sul eu recomendo visitar Auckland- Waitomo Caves – Rotorua – Auckland. Assim você dirige pelo lado do mar quando estiver na Coromandel Peninsula.
      Espero ter ajudado.
      Abs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.