Huka Falls a maior cachoeira da Nova Zelândia em volume água

Huka Falls, a mais caudalosa das cachoeiras da Nova Zelândia

Huka Falls

Huka Falls é a cachoeira com o maior volume dagua de toda a Nova Zelândia. Com uma vazão média de aproximadamente 220.000 litros por segundo, o que seria o suficiente para encher 2 piscinas olímpicas por segundo, a Huka Falls impressiona não apenas por sua força, mas  principalmente pela sua hipnotizante cor azul turquesa. E é justamente sobre ela que iremos conhecer essa semana.

Localizada a cerca de 5-6 km do centro de Taupo na região do central plateau da ilha norte da Nova Zelândia, a Huka Falls é formada quando o Waikato River, o mais longo rio da Nova Zelândia, se comprime de seus quase 100 metros de largura em pouco mais de 15 metros e despenca cerca de 30 metros através de uma peculiar falha geológica cerca de 4 km após deixar sua nascente, o Lake Taupo.

Não sei exatamente porque, mas desde a primeira vez que visitei Huka Fallls, associei o local com o Rheinfall em Schaffhausen na Suiça. Pensando bem, as particulariedades entre estas duas quedas d’agua são enormes:

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Ambas são formadas por águas que nascem a partir de um lago (Lago de Constança (Bodensee) x Lake Taupo). Ambas cachoeiras são encontradas nos mais longos rios dos países que atravessam (Reno x Waikato), e são também as cachoeiras com o maior volume d’água (RheinFall x Huka Falls) a atravessar os respectivos países.

Além disso, são ainda o único obstáculo natural intransponível para a navegação completa dos rios deste a foz até o lago que os formam.  E para completarmos a lista particularidades, ambos tem águas cristalinas.

No caso da Huka Falls, todo o volume d’água do Waikato River (cerca de 1/3 do volume do Reno no Rheinfall na Suiça) converge como um funil para esta falha geológica de 15 metros de largura, adquirindo uma força e velocidade impressionantes. Já no Rheinfall a vazão do Reno (600.000 litros por segundo no verão) distribui-se por uma série de quedas de aproximadamente 150 metros de largura.

Visitando a Huka Falls

A Huka Falls está localizada a cerca de 10-15 minutos do centro de Taupo, e é facilmente acessível de carro. Considerada uma das mais bonitas e fotografadas atrações turísticas de toda a Nova Zelândia, Huka Falls pode até decepcionar um pouco por seu tamanho.

Mesmo assim, uma vez estando na região de Taupo, uma passada sem compromisso/espectativas é altamente recomendável. Principalmente se for um dia de sol, quando as cristalinas águas do Lake Taupo, ou melhor Waikato River refletem um azul turquesa impressionante.

Visitei Huka Falls em pelo menos umas 10 oportunidades diferentes, nas mais diferentes condições de luz. Então se puder se programar, procure escolher um horário por volta do meio dia, quando o Sol está a pino e a cor da cachoeira mais bonita pela incidência da luz solar e ambas as margens iluminadas.

Para ver a queda da Huka Falls, o local conta com pelo menos 4 mirantes que oferecem aos visitantes diferentes ângulos da cachoeira.

Agora se você tiver a fim de aventura, pode quem sabe encarar um passeio com Jet Boat até a base da Huka Falls… Depois de tantas visitas, acabamos considerando fazer este passeio. É bem legal sim, mas depois de experimentar outros passeios de Jet Boat na Nova Zelândia, tenho que dizer que o melhor de todos continua sendo o passeio pelo Dart River no Mt. Aspiring National Park na ilha sul.

O passeio do Jetboat na Huka Falls dura cerca começa hà algumas centenas de metros a jusante da Huka Falls, sobe o Waikato River se aproxima com segurança da cachoeira, dá umas 3- 4 voltas e volta em alta velocidade para o ponto do inicio do passeio.

Se você já visitou Huka Falls, o que achou do local?  E se você fez esse passeio, achou que valeu a pena?

Informações úteis sobre a Huka Falls

Horário

Apesar de aberto ao público 24 horas o estacionamento fecha ao anoitecer.

Entrada

A entrada é gratuita.

Como chegar

A Huka Falls está localizada no Parque turístico de Wairakei, a apenas cinco minutos de carro ao norte de Taupo. Além de ir de carro você pode ir à pé até lá. A trilha começa perto Otumuheke Stream no Spa Thermal Park nos arredores de Taupo
Se você estiver dirigindo a partir de Auckland,basta seguir SH1 para Taupo, em seguida, virar à esquerda no sinal de Huka Falls na Huka Falls Road, onde você chegará a um parque de estacionamento que tem uma pequena informação quiosque.
É fácil de ver as cataratas de Huka Falls de outros pontos de vista e os visitantes podem ainda chegar à ponte sobre o Waikato e áreas de observação a pé de ambos os lados do rio.

Estacionamento

O estacionamento é gratuito

Onde Ficar

Huka Lodge – Um lodge de luxo de classe mundial localizado nas margens do  Waikato River à montante da Huka Falls. Huka Lodge é um dos hotéis mais chiques da Nova Zelândia e oferece excelente serviço  para os viajantes mais exigentes. Fundado em 1920, Huka Lodge é um icônico hotel neozelandês, perfeito para celebrar uma data especial.

Para reservar no booking.com clique aqui

 

Quality Suites Huka Falls – Huka Falls Resort oferece um ambiente tranquilo e descontraído, a poucos minutos de Taupo e Huka Falls. O resort está situado entre sete hectares de jardins, um vinhedo e da pitoresca Igreja Fletchers.

Para reservar no booking.com clique aqui

 

Para reservar outros hotéis em Taupo com o booking.com

Endereços úteis:

Endereço:

Huka Falls

295 Huka Falls Rd
Wairakei 3377

 

 

Coordenadas GPS:

Latitude Longitude
S 38 38.981 E 176 05.345

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

5 Comentários

  1. avatar
    Posted by Carlos Nascimento| 20/04/2016 |Responder

    Magnífico!!! Parabéns ao fotografo que registrou essas imagens fantásticas!!

  2. avatar

    […] Huka Falls, a mais caudalosa das cachoeiras da Nova Zelândia […]

  3. avatar
    Posted by Isabella| 20/11/2016 |Responder

    Olá,

    Faremos uma viagem de 22 . dias na NZ + Australia. Começaremos por Auckland

    Dia da chegada – Auckland
    Dia 2 – Auckland
    Dia 3 – Waitomo + Rotorua
    Dia 4- Wai-o-tapu Thermal Wonderland e ida à Wellington.
    O resto ainda a definir

    A pergunta é: Vale a pena descer de carro de Rotorua a Wellington ou é melhor pegar um avião?

    Obrigada!

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 30/11/2016 |Responder

      Olá Isabela

      Logisticamente falando se vocês vão descer de carro até Rotorua e se tiverem uns 2-3 dias sobrando ir de carro é sem dúvida a melhor opção no quesito custo x benefício já que as passagens regionais na NZ fora dos grandes centros (Auckland, Christchurch, Wellington, Dunedin e Queenstown) costumam ser salgadas.. No caminho até Wellignton você tem três opções e terá que escolher uma.. Já que vocês vão até Waitomo, a melhor escolha talvez seja seguir até a região de Taranaki onde está o Mt. Taranaki, um dos vulcões mais bonitos da Nova Zelândia.. Essa região por sinal foi escolhida pela Lonely Planet como uma das melhores regiões para se visitar em 2017. Outra alternativa é ir de Auckland para Waitomo, de lea para Rotorua + Taupo e seguir pela outra costa e passar por Napier a Capital Art deco da Nova Zelândia e região produtora de ótimos vinhos e com várias atracões naturais como o Cape Kidnapers. Ou então seguir pelo central plateau passando pelo Tongariro National Park.
      Espero ter ajudado

      Abs

      Falando nisso você já viu nosso post de Waitomo?

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.