Jardim Botânico de Sydney

Sydney Royal Botanic Gardens

O Jardim Botânico de Sydney (Sydney Royal Botanic Gardens) está estrategicamente localizado às margens da Farm Cove na baía de Sydney e praticamente ao lado da icônica Sydney Opera House. Ocupando uma área de aproximadamente 30 hectares que somados ao Sydney Domain perfazem um total de 64 hectares, o Jardim Botânico Real de Sydney é o mais importante e visitado um dos 3 jardins botânicos existentes na região da grande Sydney.

Jardim Botânico de Sydney38

Um excelente passeio a partir do circular Quay na região da Opera House, o Jardim Botânico de Sydney foi fundado em 1816, e é considerado a primeira instituição de pesquisa científca da Austrália. Com milhares de plantas espalhadas em mais de 20 jardins temáticos diferentes e uma impressionante coleção de mais de 1,2 milhões de exsicatas que datam desde 1770, o Jardim Botânico de Sydney e o herbário nacional de New South Wales são referência mundial em plantas nativas australianas e de outras ilhas do pacífico.

Jardim Botânico de Sydney34

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Considerado um dos maiores herbários na Australásia, uma visita ao herbário é uma experiência fantástica para quem curte sistemática e ilustração botânica. Boa parte do material arquivado neste herbário, muitas vezes descreveu a espécie para ciência. Como Engenheiro florestal por formação, não pude deixar de conferir alguns materiais sobre o gênero Eucalyptus. Para quem não sabe, o gênero Eucalyptus é uma das espécies madeireiras mais plantadas do mundo e ele é nativo da Austrália. E o estado de New South Wales tem a maior variedade de espécies de Eucalyptus sp do mundo.

Jardim Botânico de Sydney4

Bem mesmo aqueles que não são assim tão ligado em plantas, vão curtir o passeio pelo Jardim Botânico de Sydney. Afinal de contas, para quem esta visitando a maior cidade da Austrália, além de ser um parque super agradável e bonito para se caminhar é de lá que conseguimos algumas das melhores fotos da Sydney Opera House e da Sydney Harbour Bridge.

Jardim Botânico de Sydney13

Como mencionado anteriormente no post, o Jardim Botânico Real de Sydney tem pelo menos uns 20 jardins temáticos que vão desde o Jardins das pteridófitas até outras plantas raras e ameaçadas de extinção. E apesar de não ter nenhuma grande estufa a não ser o tropical Center, o Fernery e a Palm House, a coleção de plantas do Jardim Botânico conta com plantas bem interessantes. Muitas das quais, você provavelmente nunca viu antes na vida.

Jardim Botânico de Sydney14

Porém tenho que admitir, a grande atração do local não são necessariamente as plantas e sim o visual da baía e do skyline de Sydney. Sendo assim, muita gente aproveita as dependências do jardim para correr e fazer caminhadas ou ainda para fazer picnic ou mesmo lagartear ao sol. Bem se morasse em Sydney eu certamente seria um frequentador assíduo do Jardim Botânico.

Jardim Botânico de Sydney17

Jardim Botânico de Sydney1

Algo que me chamou bastante atenção durante a visita foi a quantidade de espécies de aves que vivem por alí.. No final das contas, acho que acabei tirando mais fotos de paisagem e de passarinhos do que plantas propriamente ditas.

Jardim Botânico de Sydney5

Jardim Botânico de Sydney6

Além das aves, o Jardim Botânico de Sydney também é bem famoso por abrigar uma grande colônia de morcegos gigantes, que na Austrália são chamados de Flying Foxes.

Morcegos no Jardim Botânico de Sydney

Quando visitar o local, não deixe de caminhar até o Mrs Macquaires Point para tirar aquela tradicional foto de cartão postal de Sydney com a ponte e a ópera. Por sinal, quando visitamos o local, nesta área (já fora dos limites do Jardim Botânico) estava rolando um super festival de música eletrônica. Por isso  que algumas fotos parece um formigueiro humano, mas fora isso geralmente é um lugar super tranquilo.

Jardim Botânico de Sydney26

Jardim Botânico de Sydney20

Seguindo caminhando adiante depois de passar o Mrs Macquaires Chair, com a baía de Woolloomooloo a sua esquerda, você chega até a Andrew (Boy) Charlton Swimming Pool, uma das inúmeras piscinas públicas de Sydney. Acho um barato a infra-estrutura de esportes existentes pela cidade. Isso talvez explique, por que em Sydney é quase impossível encontrar gordinhos na rua.

Jardim Botânico de Sydney29

Por sinal, no outro lado da Woolloomooloo Bay (espero não ter esquecido um O dessa palavra com origens aborígenes) fica uma das maiores bases navais da marinha australiana. No dia de nossa visita, além de alguns navios de guerra havia um navio vermelho enorme utilizado em expedições cientificas e mais recentemente utilizado nas buscas no avião desaparecido da Malásia Airlines MH 370.

Jardim Botânico de Sydney31

Seguindo um pouco mais adiante, não deixe de visitar a Art Gallery of New South Wales. Seguindo adiante em direção ao Hyde Park você ainda passa pela St. Mary’s Catedral que fica bem próximo ao excelente Australian Museum.

Catedral de Sydney 

Informações Úteis para visitar o Jardim Botânico de Sydney:

A visita ao Jardim Botânico de Sydney é gratuita (exceto a visita ao tropical centre que infelizmente estava em reforma durante nossa visita).

O Jardim Botânico de Sydney  abre diariamente as 07:00, fechando às 17:00 (Junho e Julho), 17:30 (Maio e Agosto), 18:00 (Abril e Setembro), 18:30 (Março e Outubro) e ficando aberto até as 20:00 de Novembro a Fevereiro. O Sydney Domain por sua vez, que também e gratuito, fica aberto 24 horas por dia 7 dias da semana.

A estação do metro mais próxima ao Jardim Botânico é Martin Place. Embora estação St. James e Circular Quay sejam próximas também. Por sinal chegando de ferry ou metro no Circular Quay a caminhada até o parque é agradabilíssima, principalmente se você seguir pelo Waterfront em direção à Opera House.

Todos os dias às 10:30 e 13:00 existe um tour gratuito pelo jardim botânico que parte do balcão de informações em frente ao “garden shop”  no Palm Grove Centre que além de aspectos botânicos fala bastante sobre a história e importância do Jardim Botânico de Sydney para a maior cidade australiana.

Endereço Jardim Botânico de Sydney:

Sydney Royal Botanic Garden

Mrs Macquaries Rd

Sydney

Coordenadas GPS:

Macquaries Point

Latitude Longitude
S 33 51.592 E 151 13.321

 

Veja também:

Todos os posts sobre Sydney

Todos os posts sobre a Austrália

Todos os posts sobre a Oceania

Todos os posts sobre Parques e Jardins

10 Comentários

  1. Posted by Flora| 13/03/2015 |Responder

    Mais um jardim botânico lindo para a minha listinha, influenciada por este blog.
    Abs

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      Flora
      Eee.. O Jardim Botânico de Sydney é bem bacana… O visual de lá para a cidade é fantástico.. Recomendo a visita
      Abs

  2. Posted by miturista| 13/03/2015 |Responder

    Esse Jardim Botânico parece maravilhoso!! bjo

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      O parque é bem legal, mas o visual para a Opera House, a Baía de Sydney e o CBD que é na verdade o melhor de tudo 😀

  3. avatar
    Posted by Jeniffer| 13/03/2015 |Responder

    Muito Bom !!!!
    O Jardim Botânico de Sydney esta mesmo num local privilegiado!! Obrigada por compartilhar com a gente

  4. avatar

    […] Veja também: O Jardim Botânico de Sydney […]

  5. avatar

    […] Conheça o Jardim Botânico de Sydney […]

  6. avatar
    Posted by Lais| 26/01/2016 |Responder

    Oscar, estou planejando o roteiro pra meus dias na Austrália, vou em abril.
    Você acha que 4 dias inteiros em Sydney é muito pouco? Ainda vou passar 1 dia lá antes do voo de volta, pois meu voo parte de Sydney.
    Ah, também sou engenheira florestal, com certeza irei ao Jardim Botânico.. E as Blue Mountains, valem a viagem? Já li alguns relatos negativos de lá..

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 02/02/2016 |Responder

      Oi Laís
      Acho que 4 dias em Sydney é digamos o mínimo “ideal”. A cidade tem muitas coisas legais para você conhecer. Aqui no Blog você encontra alguns dos nossos lugares favoritos na cidade.
      Quanto as Blue Mountains eu achei muito legal.. Não sei se você vai estar viajando por outros destinos da Austrália, mas no meu caso foi a oportunidade de conhecer uma floresta australiana.. As Blue Mountains tem uma série de trilhas interessantes para você conhecer.. Eu fiquei 2 dias por lá explorando Jamison Valley e Megalong Valley.. Achei que valeu o passeio sim!!
      Abraço

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.