Museu Rodin em Philadelphia

Museu Rodin em Philadelphia

Talvez você não saiba disso, mas Philadelphia tem o maior acervo de obras de Rodin localizado fora de Paris. Para quem não conhece, Auguste Rodin foi aquele famoso escultor francês, que entre várias outras obras famosas, esculpiu o pensador.

Entrada Museu Rodin de Philadelphia

A história do Museu Rodin em Philadelphia está diretamente ligada ao filantropo e magnata do cinema Jules Mastbaum (1872–1926). Masterbaum foi um milionário residente em Philadelphia que passou parte se sua vida colecionando obras e cópias originais de Auguste Rodin.

Pensador de Rodin em Philadelphia

À partir de 1923, com intuito de para enriquecer a vida cultural de seus concidadãos, resolveu criar um museu para alocar sua coleção particular. Sua coleção começou com a aquisição de estátuas feitas em bronze.

Obra de Rodin em Philly

Porém suas aquisições não pararam por aí. Com o tempo ele acabou comprando também peças em gesso, assim como desenhos, gravuras, cartazes, livros ligados ao escultor. E assim, na época de sua morte, três anos mais tarde em 1926, Mastbaum tinha reunido a maior e mais completa coleção sobre a vida e obra de Rodin fora da França.

Interior Museu Rodin de Philadelphia

Em vida, Mastbaum ainda encomendou a contrução do museu e um jardim para abrigar as obras do artista. Um trabalho que ficou a cargo de Paul Cret e Jacques Greber, dois grandes arquitetos neoclássicos franceses.

Edificio Neoclassico Frances que abriga o Museu Rodin em Philadelphia

Sua proposta para a construção e manutenção do Museu Rodin foi formalmente aceita pela prefeitura da cidade e pelos curadores do Fairmount Park em 12 de maio de 1926. Infelizmente, Mastbaum faleceu repentinamente meses mais tarde em 07 dezembro de 1926, antes mesmo de a construção do museu começar.

Sua viúva, Etta Wedell Mastbaum, fez o sonho de seu marido se tornar realidade através da conclusão do edifício e posterior transferência da coleção para a cidade de  Philadelphia. Tudo isso, com a a condição de o Município assumir a responsabilidade pela sua manutenção em caráter definitivo.

Imprevistos acontecem! Compre seu seguro de viagem aqui!

Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o link promocional: CLIQUE AQUI.

O Museu Rodin de Philadelphia, abriu então ao público em 29 de Novembro de 1929. E contou com a presença de diversas personalidades e autoridades. Entre elas Paul Claudel, o embaixador da França para os Estados Unidos e irmão de Camille Claudel, a qual fora amante de Rodin.

Desde então, O museu Rodin de Philadelphia abriga 124 esculturas do artista. Entre elas uma das 3 réplicas originais de sua obra prima mais famosa em bronze: The Gates of Hell (A Porta do inferno).A qual ele trabalhou entre 1880 até sua morte em 1917, e é composta por cerca de 180 figuras e que contem miniaturas de obras célebres do escultor como O pensador, O Beijo e as Três sombras.

Falando no O Pensador, uma das esculturas mais famosas do mundo. Ela é que dá as boas vindas ao visitante que chega ao museu pela belíssima Benjamin Franklyn Parkway. Este  Pensador de Philadelphia é uma das outras cerca 20 esculturas moldadas usando-se o molde original espalhadas pelo mundo. A primeira e original está no Museu Rodin em Paris na França.

Entre outras peças relevantes do acervo do museu em Philadelphia encontramos: Os Burgueses de Calais, uma das obras mais famosas do artista que retrata a guerra dos 100 anos entre França e Inglaterra, quando a cidade de Calais foi tomada pelos ingleses. Considerada uma verdadeira obra prima do escultor graças ao seu tributo heróico e importância histórica.

Além de uma série de outras esculturas e bustos, algumas delas retratando importantes personagens franceses, como Victor Hugo, Alphonse Legros e Joana D’arc.

Além disso, encontramos ainda o gesso original de a Eterna Primavera (1884), que Rodin apresentou ao escritor Robert Louis Stevenson em 1885, uma das obras mais bonitas da exposição. E que foi um dos vários trabalhos importantes adicionados posteriormente à coleção.

Como é o caso de o Atleta (1901-1904), um presente póstumo de Samuel Stockton White III, amigo pessoal de Mastbaum ao museu e a coleção de Philadelphia.

Arte em Philadelphia

Então quando visitar Philadelphia, aproveite para conhecer também este museu.

Informações Úteis:

O Museu funciona de Terça à Domingo das 10:00 às 17:00

Fecha as Segundas e Feriados

A entrada é gratuita, porém é sugerido uma contribuição mínima de 10 USD

 

Endereço:

Rodin Museum of Philadelphia

Benjamin Franklin Parkway at 22nd Street

Philadelphia

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.