Cerejeiras em Philadelphia

Florada das Cerejeiras em Philadelphia

Florada das Cerejeiras em Philadelphia

Com o aumento das temperaturas ocasionada pela chegada da primavera no finalzinho do mês de março. As praças e jardins do nordeste dos Estados Unidos começam aos poucos a ganhar vida novamente e começam a se encher de flores e cores. No post de hoje, vamos viajar para a Pennsylvania para conhecer um pouco mais sobre a floração e o surpreendente festival das cerejeiras de Philadelphia.

Quando pensamos na florada das cerejeiras nos Estados Unidos a primeira cidade que logo vêm a cabeça da maioria das pessoas certamente é Washington DC. No entanto, além da capital americana podemos encontrar várias cidades com belíssimos jardins de cerejeiras floridas e Philadelphia apesar de não ser tão famosa quanto Washington DC tem um festival de cerejeiras que merece uma visita.

As cerejeiras junto com os narcisos, magnólias, forsythias são algumas das primeiras espécies de plantas a anunciar o final do inverno e o início da primavera no hemisfério norte. Além das cerejeiras, uma ampla variedade de outras plantas da família das rosáceas costumam ser uma das primeiras plantas a florescer depois do longo e rigoroso inverno do nordeste americano trazendo vida nova e muitas flores aos jardins dos EUA.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

As rosáceas são uma família Botânica na qual, encontramos uma série de plantas de interesse comercial e paisagístico dentre as quais podemos mencionar as macieras, pereiras, nectarinas, rosas, camélias, morangos e cerejeiras, apenas para citar algumas.

Falando em cerejeiras, talvez não exista outra planta com uma floração tão conspícua, efêmera e celebrada como a floração das cerejeiras. Principalmente na cultura oriental, onde o festival da florada das cerejeiras, ou Hanami / Sakura Matsuri, tem um profundo significado e são um tema tradicional recorrente na arte, literatura e costumes de vários países do extremo oriente. Particularmente no Japão.

 Suas flores efêmeras, que duram poucos dias antes de suas pétalas caírem no chão, são consideradas a flor símbolo do Japão. E por muitas vezes, mudas de cerejeiras são oferecidas pelo Japão a outras nações como um símbolo de amizade entre elas e o Japão.

Nos EUA diversas cidades como San Francisco, Washington DC, Macon na Georgia e até mesmo Wilmington em Delaware (onde vivi por 3 anos entre 2009 e 2012) receberam em algum momento de sua história mudas da planta vindas diretamente do Japão. Um gesto de amizade entre os dois países, e que com o tempo acabaram se transformando em festivais que fazem parte do roteiro turístico e cultural das mesmas.

Neste sentido, temos o festival nacional das cerejeiras de Washington DC.  Sem dúvida o mais famoso e concorrido festival de cerejeiras dos EUA. Em 2010 e 2011 tive a chance de visitar a capital americana para apreciar um pouco deste espetáculo. Em 2012, estava super animado para voltar a cidade justamente no ano que se comemora 100 anos do plantio da primeira cerejeira na cidade. Porém os planos de ir à DC para a florada das cerejeiras em 2012 foram por água abaixo por conta da alteração da fenologia das plantas daquele ano.

Como o inverno 2011/2012 foi bastante ameno no nordeste dos EUA, a primavera (digo pico de floração) resolveu dar as caras cerca de 10 dias antes do esperado. Como chegamos do Hawaii justamente no dia seguinte ao pico da floração das cerejeiras de Washington (2012 = 21de Março), acabamos desistindo da idéia. Até pensamos em ir no final de semana, mas a previsão do tempo previa grande possibilidade de chuva.

No entanto, como o pico da floração das cerejeiras em Philadelphia geralmente acontece 1-2 dias depois que em Washington DC, não tive dúvidas, no dia seguinte de nosso retorno do Hawaii, larguei tudo o que tinha que fazer, peguei o carro e fui conhecer o Cherry Blossom de Philadelphia. E tenho que dizer, não esperava grande coisa e voltei extremamente surpreso.

Digamos que é injusto comparar a Florada das Cerejeiras de Washington DC com Philadelphia, apesar de que em Philadelphia existirem quase tantas cerejeiras como na capital americana, só o fato de você ter os monumentos da capital americana como o Jefferson Memorial, Obelisco de Washington, Martin Luther King Monument entre outros emoldurados pelas cerejeiras em flores as margens do Tidal Basin já é um grande diferencial.

Porém, justamente por ser tão especial e popular com os turistas o Tidal Basin em Washington fica abarrotado de gente nesta época do ano. E para fotográfos como eu, que gostam de fotos sem pessoas aparecendo na foto, o festival das cerejeiras de DC exige certo jogo de cintura/malabarismo e muita paciência para evitar fotos com pessoas aparecendo.

E foi justamente a quase total ausência de pessoas que fez a ida à Philadelphia para ver a florada das cerejeiras valer ainda mais à pena. E tenho que dizer o Cherry Blossom de Philadelphia não deixa muito a desejar ao de DC.

As primeiras 1600 cerejeiras plantadas na cidade foram doadas pelo governo japonês em 1926 em homenagem aos 150 anos da independência dos EUA e foram plantadas em diversos pontos da cidade e principalmente no no Horticultural Center no Fairmount Park.

Com o passar do tempo muitas destas árvores acabaram morrendo, algumas sendo replantadas, outras não. Foi aí que em 1998 a Sociedade Nipo-Americana da grande Philadelphia iniciou uma campanha/festival que celebra a floração das cerejeiras e a cultura japonesa.

Desde então, todos os anos a sociedade em parceria com outros parceiros planta 1000 novas mudas de cerejeiras pelo Fairmount Park e são justamente estas mudas plantadas “recentemente” que fazem o espetáculo de Philadelphia valer à pena e com o passar dos anos vai ficar ainda mais bonito.

Apesar de serem árvores novas, como muitas delas são possivelmente clones de uma mesma matriz elas florescem exatamente no mesmo período e tem um formato de copa muito semelhante com a vizinha e é justamente esta homogeneidade e vigor que fazem o diferencial.

Obviamente também encontramos cerejeiras antigas da década de 20/30 espalhadas por alguns lugares da cidade, mas a florada fica ainda mais especial quando temos uma grande concentração de plantas num mesmo lugar.

Porém as cerejeiras antigas são especiais pelo fato de sua tortuosidade quase poética que reflete o espirito de renovação que a primavera traz a estas plantas e que os japoneses tanto celebram.

Em Philadelphia o Cherry Blossom pode ser contemplado no Fairmount Park, que vem a ser por sinal o maior parque urbano dos EUA, e apresenta basicamente em seis diferentes áreas com grande concentração de cerejeiras:

Onde e quando ver a florada das cerejeiras em Philadelphia?

O pico da floração das cerejeiras em Philadelphia geralmente acontece entra a última semana de Março e primeira semana de Abril. A cada ano a data tende a variar um pouco em função das condições climáticas de cada inverno. Para maiores informações sobre o assunto acesse este link.

  • Ao Longo da Kelly Drive, ao norte das simpáticas Boat Houses as margens do Schuylkill River. Com grande concentração após o cruzamento com a Girard Avenue.

 

 

 

  • Na Margem Oeste do Schuylkill River, na Martin Luther King Jr. Drive entre o sul da Montgomery Drive e ao norte da Falls Bridge.

 

  • No Belmont Plateau, ao longo da Belmont Mansion Drive com vista para a cidade.

 

  • No Horticultural Center, onde além de de encontrarmos a Japanese House, encontramos os melhores exemplares originais das árvores plantadas em 1926.

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

24 Comentários

  1. avatar

    Que lindo, hein? É só uma pena que esse espetáculo tenha datas tão precisas para acontecer, né? Mas caprichos da mãe natureza são assim, né? Elas me lembraram nossos brasileiríssimos ipês, não sei por quê… Abraços e parabéns pelo post.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Gleiber

      Pois é e mesmo com um período tão curto é justamente esta efemeridade que deixa o fenômeno tão especial.. E mesmo assim muda de um ano para o outro de acordo com as variáveis ambientais.. Os ipês sao lindos também, mas as cerejeiras sao digamos ainda mais especiais pois depois de quase 4 meses de uma vegetação totalmente sem vida ela é uma das primeiras plantas a dar sinal de vida.. E bota vida nisso!!

      Abraço, Obrigado pela visita e tenha uma ótima semana

      Oscar

  2. avatar
    Posted by aprendizdeviajante| 12/03/2017 |Responder

    Que lindo Oscar !!!! Não sabia que na Philadelphia era tão legal assim!!! Bom saber…

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Cláudia

      Nem eu esperava tanto.. Fiquei mesmo super surpreso.. Mas tenho que admitir que a de DC ainda é a melhor ?

      Bjs

  3. avatar
    Posted by Carlos Eduardo Nascimento| 12/03/2017 |Responder

    Oscar esses dias na globo news apresentaram uma reportagem sobre estas cerejeiras.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Isso talvez explique o porque o meu post sobre as cerejeiras de Washington esteja bombando lá no meu antigo Blog ?

      Bjs

  4. avatar
    Posted by Flora| 12/03/2017 |Responder

    Voce me deixou com saudades do Japão. Exatamente nesta época, ha 8 anos atras eu estava lá. Foi uma das experiencias mais incríveis ver o culto dos japoneses a esta planta. Mas pelo que vi pelos seus posts, vale dar um pulinho nos EUA nesta época.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Flora

      Bem quem visitou o Japão durante o início da primavera dificilmente irá se surpreender tanto assim, mas tem sempre tantas coisas legais para conhecer por aqui que não custa nada mesmo dar uma passadinha por aqui nesta época..

  5. avatar
    Posted by lenamax| 12/03/2017 |Responder

    Oscar, nem sei o que dizer deste post! Está tão lindo!!! As fotos ficaram maravilhosas! Não sabia que elas eram todas rosáceas. Que coisa linda! Imagine como vai ficar daqui a uns anos, se eles têm plantado mil mudas todos os anos. Vai ser um escândalo!
    Valeu muito a ida a Filadélfia. Agora temos um roteirinho de cerejeiras para fazer ?
    Beijos!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Lena

      Pois é da mesmo para fazer um roteirinho.. Começando por Washington DC, passando por Philadelphia, Longwood Gardens, Winterthur e quem sabe até dando uma passadinha sem compromisso por Wilmington..

      Bjs

  6. avatar
    Posted by Lillian Brandão| 12/03/2017 |Responder

    Post lindo! Fotos maravilhosas! Parabéns!
    Não sabia que tinham cerejeiras em tantos lugares nos EUA. Tenho muita vontade de ver essas flores. Se nas fotos já estão lindas imagina pessoalmente!!!
    Bjos.

  7. avatar
    Posted by Marli Silva Coelho| 12/03/2017 |Responder

    Mais uma vez agradeço por compartilhares conosco toda esta maravilha da natureza.
    Coisa mais linda de se ver,e é muito bom ler teus relatos explicativos.Beijos.

  8. avatar
    Posted by Celia| 12/03/2017 |Responder

    Olá, amei o post. Pena que em julho não vai ter mais florada. Queria te perguntar em qual região/rua ou mesmo hotel voce indica para me hospedar em Filadelfia. Ficaremos 2 dias (18 a 20/7) com 3 filhos de 4, 6 e 18 anos depois vamos para NY.Vale a pena ficar de carro lá?Obrigada e beijo.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Célia

      Carro em cidade grande costuma ser um problema.. É caro estacionar, tem transito..
      Enfim a não ser que você pretenda visitar algum lugar mais distante como o Longwood Gardens, ou outras atrações fora do centro de Philadelphia acho bobagem ficar com carro.. Além disso se vc vai para NY o mais recomendado é ir de trem ou até mesmo de onibus, sem stress para entrar em Manhattan, e depois achar a locadora para devolver o carro..
      Quanto a hospedagem em Philadelphia recomendo ficar ou no centro sem carro perto do Historic District/Penns Landing, ou Região do Convention Center perto do Reading Terminal Market ou nos arredores da Rittenhouse Square..
      Agora se for ficar de carro o ideal talvez seja fugir um pouco do centro.. E quem sabe até mesmo ficar um Bed and Breakfast para uma experiência mais americana, até porque em 1 dia voce consegue ver quase tudo no centro de Philadelphia.. Eu particularmente recomendo este aqui, uma graça http://www.fairvilleinn.com/mainhouse.htm . O legal é que este fica no meio do caminho entre o Longwood Gardens e o Winterthur Estate.. Se ainda não conhece esses lugares de uma olhada nos respectivos posts no meu antigo blog. O http://www.mauoscar.com.

      Abraço

      Oscar

  9. avatar
    Posted by Lizzie| 12/03/2017 |Responder

    Nunca vi a Cherry Blossom na Philadelphia, mas em DC eu fui religiosamente nos 6 anos que morei lá passar horas debaixo delas sentindo o perfume. Uma vez o inverno demorou demais, as flores saíram na hora errada e foi fraquinho, fraquinho. Foi meio frustrante, esperei o ano todo e não deu pra ver. Por serem as primeiras, eram praticamente as únicas que eu podia ver sem morrer de alergia do pólen

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Lizzie

      A florada em DC é mesmo fantástica.. Estive lá em 2010 e 2011.. Infelizmente em 2012 acabou não dando para ir… foi ai que decidi checar a florada das cerejeiras em Philly e acabei me surpreendendo bastante.. Quem sofre com alergia ao pólen deve passar maus bocados por aqui nesta estação..

      Obrigado pela visita

      Bjs

  10. avatar
    Posted by Joana| 12/03/2017 |Responder

    Adorei! Se eu tiver algum dia livre nas próximas semanas, vou tentar ver. =)
    Obrigada pela dica

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Joana

      Vale a pena.. Elas não são tão fáceis de achar quanto as de DC.. Mas ficam lindas tanto quanto ?
      Bjs

  11. avatar
    Posted by Joice Bernardo| 12/03/2017 |Responder

    Amei o blog e as fotos!!!
    Estou montando um roteiro incluindo NY e imediações. Vou passar uns 5 a 6 dias em NY e pretendo completar a viagem conhecendo algumas cidades próximas.
    Pra começar meu inglês é do tipo não passo fome e o espanhol um pouquinho melhor(portunhol) kkkk. Eu viajei de carro pelos EUA em três situações: a primeira e segunda foram a vários anos e rodamos pela Flórida, as Carolinas, Tennessee e Geórgia; a segunda foi em novembro de 2013 quando fui com duas amigas e fizemos Las Vegas – Los Angeles passando pelo Canyon West e Reserva Roover.
    Nessa viagem tive percalços pra abastecer o veículo em certos locais, mas de maneira geral amo a liberdade que o carro proporciona. Mas, como meu inglês é essa bomba preciso estudar bem o destino pra evitar perrengues!!
    Dúvidas:(levando-se em conta que estarei nos EUA em setembro por volta do dia 4, podendo ficar ate uns 16 dias/ Também retorno em maio de 2015 e ficarei em média uns 20 dias)

    1) O que conhecer nas duas viagens?

    Vale a pena Washington DC, Philadélfia, Baltimore agora (cortando outros destinos) ou é melhor deixar pra conhecer na primavera com mais calma?

    Seria mais interessante nessa primeira viagem ir na direção de Providence, Newport, Boston, Cape Cod, passar pelas montanhas brancas de Vermont (famoso Fall Colors de lá), seguir pra Montreal, Toronto, Niagara Falls, voltando pra NY? Nesse caso deixariamos pra na próxima viagem conhecer Washington DC, Baltimore, Philadélfia, Wilmington, Lancaster, Hersheys, pegando (tentando) o pico das floradas?.

    Ou, em setembro tb vale a pena ir a Washington e Philadelfia? Nesse caso seria uma passagem mais rápida (2 dias em cada, no máximo), pois pretendo ficar 4 dias em NY, fazer Connectcut (1 DIAS), Rhode island ( 2 dias), Massashussets (2 dias), New Hampshire ( 1 dia), Maine (1 dia), Vermont (White montain- 1 dia) Montreal ( 1 dia), Toronto (1 dias), Niagara Falls 1 dia e voltar a Nova York?

    Meu roteiro seguiria sempre o conceito redondo, indo por uma caminho e voltando por outro. Agradeço se vc puder me ajudar! ?

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/03/2017 |Responder

      Eu iria para o norte em Setembro e para Philadelphia, Delaware, DC em Maio. Em setembro não vai estar tão bonito quanto estaria se você fosse 1 mês mais tarde quando o outono está no pico, mas vai estar começando .. A mesma coisa vale para Maio, nessa época você já vai ter perdido a floração das cerejeiras e das tulipas, no entanto as azáleas do Winterthur vão estar lindas

  12. avatar
    Posted by Luciana Rodrigues| 17/03/2017 |Responder

    Estou louca para ver a florada das cerejeiras aqui em Roma. Fica em alguns pontos específicos e ano passado fui vê-la no jardim do Centro Cultural Japonês, onde tivemos uma aula fantástica sobre o símbolismo da florada para os samurais: a força e o vigor duram pouco, e a morte chegará para todos. Muito lindo!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 19/03/2017 |Responder

      Que legal!!! Eu estive em Roma na primavera e vi algumas floridas alí pelo Mt. Palatino.. Não sabia que existiam lugares com grande concentração da espécie. Obrigado pela visita 😀

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.