Busan

Yonggungsa: O famoso templo do dragão em Busan na Coréia do Sul

Yonggungsa é um dos principais templos budistas da Coréia do Sul. Localizado nos arredores de Busan, no sul da Coréia do Sul, Yonggungsa é um templo bem diferente de todos os outros templos budistas que já visitei naquele país. Tive a oportunidade de visitar Busan, e o Haedong Yonggungsa em duas oportunidades diferentes. Uma vez no outono e outra vez na primavera. E no post de hoje, irei falar um pouco mais, sobre a experiência e da história desse incrível templo budista sul-coreano à beira mar.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

A primeira vez que visitei a Coréia do Sul, foi no outono de 2013 quando aproveitei uma ida da Nova Zelândia para o Sudeste da Ásia. E de quebra, dei uma esticadinha para conhecer um pouquinho da Coréia do Sul e visitar uma amiga dos tempos de Singapura que havia mudado recentemente para Busan. Embora a visita em Busan tenha sido super rápida. Ela deixou um gostinho de quero mais, e desde então já voltei outras 2 x para o país.

Naquela primeira visita em meados de Novembro, fiquei maravilhado com as cores das árvores no sul da Coréia do Sul, especialmente as árvores de Ginko Biloba que estavam todas amarelinhas.

Já nas duas visitas seguintes, estive no país no início da primavera. Apesar de ter visitado o mesmo lugar duas vezes. Foi muito legal observar como as diferentes estações do ano conseguem transformar completamente o lugar.

E esta transformação das estações do ano ficou particularmente evidente na última visita à Coréia do Sul quando praticamente retornei a todos os lugares de minha primeira visita ao país. No retorno à Busan, pude contemplar uma cidade repleta de cerejeiras e canteiros floridos. Minha lembrança inicial era de uma cidade à beira mar cercada por montanhas com árvores com tons de amarelo e laranja.

Desta vez com um pouco mais tempo, entre as várias atrações que visitei na segunda maior cidade sul-coreana, temos Yonggungsa esse peculiar templo à beira mar que desta vez além do coloridos de algumas cerejeiras, estava se preparando para as festividades do aniversário do Buddha. Quando o mesmo é enfeitado com milhares de lanternas de papel com pedidos e desejos dos fiéis.

Haedong Yonggungsa em Busan

Originalmente construído em 1376 durante a dinastia de Goryeo, o templo de Yonggungsa foi destruído algumas vezes ao longo de sua história. Na maioria das vezes, pelos japoneses que viravam e mexiam invadiam essa região da península coreana.

Apesar das inúmeras ocupações e incidentes com o templo, o Younggungsa sempre foi eventualmente reconstruído. O templo de Yonggungsa que podemos visitar hoje, é na verdade a reconstrução do templo original ocorrida em meados dos anos 70 com atenção minuciosa aos detalhes. Em especial as cores que eram tradicionalmente usadas em tais estruturas na época da disnatia Goryeo.

Localizado à beira mar, este é o mais famoso dos raríssimos exemplares de templos budistas construídos pertinho do mar na península coreana. Seu nome, Yonggungsa que literalmente significa: Dragão (Yong 龍 ) Palácio (gung 宮 ) Templo (sa 寺 ), explica porque podemos observar tantos dragões esculpidos em sua fachada ou desenhados em seu interior.

Enquanto a grande maioria dos templos budistas na Coréia do Sul estão localizados nas montanhas, Yonggungsa está na costa da parte nordeste de Busan. Yonggungsa conta com várias relíquias importantes para o budismo sul-coreano. Entre elas temos: Haesu Gwaneum Daebul (A grande Deusa do Mar), Santuário de Daeungjeon, Santuário de Yongwangdang, Santuário de Gulbeop e um pagode de três andares apoiado sob quatro leões que podem ser vistos olhando para o oceano. Os quatro leões simbolizam alegria, raiva, tristeza e felicidade.

Como esta localizado à beira mar e as margens de um costão de pedras, para se chegar ao templo é preciso percorrer um caminho com 108 degraus e dezenas de lanternas de pedra que enfeitam a paisagem rochosa. Depois de descer os elusivos 108 degraus, o visitante pode finalmente vislumbrar o templo e se encantar com a beleza do mesmo.

Pelo caminho, o visitante pode parar e apreciar várias esculturas e os barulho calmante das ondas, e se for bem cedinho (coisa que gostaria de ter feito mas fiquei com preguiça de acordar super cedo), assistir a um belíssimo nascer do sol no mar do Japão.

Dentre as esculturas que encontramos pelo caminho temos os 12 guardiões do horóscopo chinês. Esculturas de outras divindades budistas. Por sinal o templo é bastante popular entre os estudantes que colocam pequenas imagens de um buda estudante como promessa para ter êxito nas provas. Especialmente no exame de admissão nas universidades locais.

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

14 Comentários

  1. avatar
    Posted by Mirella Matthiesen| 30/05/2017 |Responder

    Apaixonante, Oscar!!!

  2. avatar
    Posted by Mapa na Mão| 05/06/2017 |Responder

    Nossa, que linda a árvore de Ginko Biloba. Nunca tinha visto uma. Mas sonho mesmo em ver as cerejeiras nestes países do oriente. Nossa, e o templo, que lindo! Colorido, uma graça. Amei o post.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 07/06/2017 |Responder

      Coréia do Sul, Japão, China, Taiwan na época da florada das cerejeiras é mesmo mágico.. E o templo de Younggungsa é mesmo muito legal!!
      Obrigado pela visita

  3. avatar
    Posted by Gisele Teixeira| 05/06/2017 |Responder

    Nossa, uma cultura tão diferente encantadora! Adorei conhecer um pouco mais!

  4. avatar
    Posted by Leo Vidal| 05/06/2017 |Responder

    Templo incrível. Adorei as cores mega coloridas e a paisagem no entorno. Muita vontade de conhecer a Coreia do Sul, lembrarei de visitar o templo quando programar minha ida.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 07/06/2017 |Responder

      Leo a Coréia do Sul é um destino muito legal.. Já fui 3 x e posso voltar sempre!! Povo legal, comida boa, cultura fascinante e paisagens legais.
      Obrigado pela visita

      Abs

  5. avatar
    Posted by 1001dicasdeviagem| 06/06/2017 |Responder

    Nossa, que show!!! Já fiquei encantada com as fotos, mas deve ser realmente um espetáculo vivenciar tudo isso!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 07/06/2017 |Responder

      Concordo contigo.. Por mais que as fotos e vídeos vejam bem feitos, ao vivo a experiência é completamente diferente.
      Obrigado pela visita

  6. avatar
    Posted by Alessandra| 06/06/2017 |Responder

    Nossa, Oscar, que lugar maravilhoso!!! Fico encantada com os lugares que você nos apresenta. E o que são essas janelas e portas?! Quero na minha casa!!!!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 07/06/2017 |Responder

      Obrigado Alessandra.. Fico muito feliz em saber que você curte os lugares que eu apresento por aqui no blog. E concordo contigo essas portas e janelas são lindas D+

  7. avatar
    Posted by Lulu Freitas| 06/06/2017 |Responder

    Que post lindo!!!!! Fotos maravilhosas! Não conhecia e fiquei encantada pelo lugar. Parabéns pela dica.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 07/06/2017 |Responder

      Que legal que você gostou!! o Younggungsa não é um lugar muito conhecido fora da Coréia do Sul, mas é lindo D+ né?

  8. avatar
    Posted by Maria Pereira| 14/06/2020 |Responder

    A Ásia já tem seus encantos e ainda por cima o povo coreano é super educado, adorei, é lindo mesmo, quando tiver em melhores condições financeiras, quem sabe um dia vou pra lá.
    P.S: Ultimamente tô conhecendo o cinema da Coréia do Sul tbm, filmes, séries já tinha visto algumas, comecei a ver outras, na Coréia tem ótimos artistas tbm.
    Parabéns.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.