Zoológico de Sydney : O surpreendente Taronga Zoo

Taronga Zoo

O Zoológico de Sydney é uma atração turística bastante popular entre os turistas que visitam a maior cidade da Austrália, o Taronga Zoo em Sydney é possivelmente um dos melhores zoológicos do mundo que já visitei até hoje. Além de uma localização fantástica às margens da Baía de Sydney vislumbrando alguns dos principais cartões postais de cidade, o Taronga Zoo é um excelente local para ver, conhecer e interagir com a peculiar fauna australiana.

Milhares de anos de isolamento em relação ao do resto do mundo fizeram com que tanto a fauna quanto a flora da Austrália se transformassem numa das mais singulares e intrigantes do mundo. E foi justamente pensando nisso, que em nossa primeira visita ao país dos cangurus e coalas reservamos cerca de meio dia de nosso roteiro em Sydney para conhecer ao vivo e a cores alguns destes animais da fauna australiana visitando o surpreendente Taronga Zoo.

Afinal de contas, visitar a Austrália (especialmente pela primeira vez) e não conhecer pessoalmente um canguru e ou coala (ou outros de seus inúmeros animais endêmicos) é como ir à Roma e não visitar o Vaticano.

Apesar de já termos visto cangurus e Wallabies em outros zoológicos pelo mundo, nunca havíamos tido a chance de ver um coala, um ornitorrinco, ou um diabo da tasmânia de pertinho, só para citar alguns dos animais que conhecemos pela primeira vez durante esta visita ao Zoológico de Sydney.

Inaugurado no subúrbio de Mosman na costa norte (Lower North Shore) da baía de Sydney em 7 de Outubro de 1916, o Taronga Zoo foi originalmente construído inspirado no Zoológico de Hamburgo na Alemanha. Com o passar dos anos, o Taronga Zoo de Sydney foi sendo reformado e ampliado e hoje é, um dos mais importantes zoológicos de toda a Austrália.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Ocupando uma área total de aproximadamente 21 hectares, o Zoológico de Sydney abriga cerca de 2500 animais de mais de 340 diferentes espécies distribuídas em 8 diferentes regiões zoogeógrafas.

Para chegarmos ao Zoológico de Sydney, optamos pegar o ferry boat no Circular Quay e em cerca de 15 minutos num verdadeiro cruzeiro cênico pela baía de Sydney com vista para a imponente Harbour Bridge e a icônica Sydney Opera House, chegávamos ao píer do Taronga Zoo.

Como ainda não havíamos comprado nossos ingressos para visitar o Zoológico de Sydney, tivemos que embarcar num ônibus até a entrada principal do Taronga Zoo onde fica a bilheteria. Caso contrário poderíamos ter utilizado o Sky Safari  (Teleférico que liga o píer do Zoológico a entrada principal do mesmo) logo no começo do passeio. (Uma perna do trajeto faz parte do Ticket).

Assim que compramos nossos ingressos iniciamos a nossa exploração do lugar. Acabamos adotando um circuito no sentido anti-horário seguindo as marcações do caminho no chão com uns grandes círculos pintados em verde, que em alguns pontos  dão acesso a um outro caminho marcado no chão e no mapa na cor laranja e que levam ao habitat de outros animais.

Um dos primeiros animais que vimos no Zoo de Sydney foi justamente um dos que mais queríamos ver por lá. O sonolento coala australiano no Koala Walkabout. Localizado numa super estrutura em forma de espiral, os visitantes sobem quase ao mesmo nível em que os coalas descansam pacificamente após seus respectivos banquetes de folhas de eucalipto.

Se na fotos eles já são uma graça, ao vivo dá vontade de pegar um no colo e levar para casa. (Se quiser pegar no colo ou mesmo tocar tem que pagar +). Embora tenhamos visto eles praticamente apenas dormindo, virava e mexia eles se ajeitavam numa posição mais confortável para não dizer graciosa, enquanto os turistas suspiravam encantados com os bichinhos.

Acho que ficamos alí observando os coalas por quase 20 minutos antes de seguirmos adiante em direção ao mundo dos répteis (Reptile World).

Pelo caminho até chegarmos lá, entendemos porque o Zoológico de Sydney se chama Taronga.   Na língua aborígene, Taronga significa “Bela Vista”. Pois é, debruçado sobre o Sydney Harbour,  vistas mais bonita de Sydney que as vistas do Zoológico para a Baía de Sydney é difícil de encontrar em outro lugar.

O Reptile World, foi uma das surpresas que tivemos neste zoológico.  Sendo a Austrália casa de 11 das 15 cobras mais venenosas do mundo, a estrutura do local voltada a estes animais é fantástica e me fez lembrar e muito o tempo que visitava o Instituto Butantã em São Paulo quando ainda era criança.

Além das inúmeras cobras, iguanas, lagartos, tartarugas, ainda encontramos o gigante Dragão de Komodo e o curioso camaleão e sua incrível capacidade de mimetismo com o ambiente.

Depois seguimos em direção ao African safari trail, onde podemos ver diversos animais africanos como as girafas, os chimpanzés e as zebras, alguns deles emoldurados pelo belíssimo skyline de Sydney.

A este ponto estávamos bem no centro do Zoológico, onde também encontra-se o “Food Market” a praça de alimentação do local. Paramos alí para um lanche rápido pois já estava quase na hora do almoço. Mas a comida não era grande coisa não e o tradicional fish and chips bastante gorduroso.

Dalí optamos em seguir em direção a parte baixa do zoológico onde encontramos inúmeros animais raros e outros nem tanto como os felinos e animais de florestas tropicais, como o tapir malaio, o elefante asiático, os tigres de Sumatra, o leopardo da neve, o binturong entre vários outros.

Chegamos então à área destinada aos animais marinhos. Simpáticos e brincalhões pinguins e focas fazem a festa por alí. Alí também encontramos outros animais com estreita ligação com o mar como os desengonçados pelicanos entre outros.

Para finalizar nosso passeio seguimos de volta em direção a parte mais alta do zoológico onde focamos nossa exploração final nos animais típicos da fauna australiana como os Cangurus, Emus, Wallabies, Coalas, Diabos da Tasmânia, Ornitorrinco e o Plátipo. Sim o Zoo de Sydney fica numa encosta as margens da baía o que faz do passeio uma atividade relativamente mais cansativa, mas não menos prazerosa.

Enfim encerrando nossa visita ao Zoológico de Sydney ainda passamos na lojinha de souvenirs para umas comprinhas básicas e então pegamos o Sky  Safari, o teleférico em direção ao Taronga Wharf onde embarcamos no ferry para continuar nosso passeio pela maior cidade da Austrália.

No final das contas, acabamos gastado quase 5 horas e meio no Zoológico (6 horas com o ferry), que apesar de caro valeu muito à pena. O Taronga Zoo de Sydney é, certamente ao lado do Zoológico de Singapura, Berlin e Washington um dos Zoológicos mais bonitos que já visitamos até hoje. Seja pela diversidade de animais, seja pela fantástica vista da cidade de Sydney.

Dentre todos os animais das fotos deste post qual o mais diferente deles e qual você nunca viu ao vivo e a cores até hoje que fariam a visita ao zoológico de Sydney valer a pena?

Informações Úteis Zoológico de Sydney:

O Zoológico de Sydney abre 365 dias por ano das 09:30 às 17:00 fechando meia hora mais cedo durante o inverno (Maio-Agosto).

Ao longo do dia, existem 25 eventos com shows ou com a oportunidade de ser assistir os animais serem alimentados por seus tratadores. Geralmente esses eventos enchem bastante e o ideal é chegar com uns 15-20 minutos de antecedência para garantir um lugar legal.

Não se pode tocar nos animais, a não ser que você pague (uma pequena fortuna) para poder acariciar ou mesmo segurar no colo alguns dos animais, em programas (tours) especialmente para este fim. Os quais recomenda-se fazer reserva com pelo menos 24-48 horas de antecedência.

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

 

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

 

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

19 Comentários

  1. avatar

    […] Taronga Zoo: O surpreendente zoológico de Sydney […]

  2. avatar
    Posted by rui batista| 05/05/2017 |Responder

    Acho que tenho uma foto do mesmo Koala 🙂 Em África, nos múltiplos amplos parques nacionais protegidos, ganhei aversão aos zoo’s. Por muito ‘belos’ que sejam. É violência extrema com a vida animal.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 06/06/2017 |Responder

      Entendo e respeito sua opinião.. Confesso que também prefiro mil vezes mais ver os animais ao ar livre do que num zoológico. No entanto acredito também que os Zoológicos também tem sua valia na educação ambiental e na estratégia de conservação ex-situ de animais ameaçados em seus ambientes de ocorrência natural

  3. avatar
    Posted by cwrgutierrez| 05/05/2017 |Responder

    Nossa que legal, tenho muito vontade de ver ao vivo, os coalas e os cangurus.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 06/06/2017 |Responder

      Eles são de fato animais adoráveis e que você tem que ver de pertinho quando vai a Austrália.

  4. avatar
    Posted by Thais| 05/05/2017 |Responder

    Ola,

    Nossa muito completo seu post. Adorei as dicas!!
    Obrigada por compartilhar.
    bjos
    Thais

  5. avatar
    Posted by Camila| 05/05/2017 |Responder

    Que lindinho os coalas! <3 Obrigada pelas dicas e pelo post super completo! 🙂

  6. avatar
    Posted by Lulu Freitas | Let's Fly Away| 05/05/2017 |Responder

    Que excesso de fofura esse post! Coala! Canguru! A-m-e-i!!!!

  7. avatar
    Posted by Rafaella| 05/05/2017 |Responder

    Ainda não conheço!! Dica anotada!! =) Adorei

  8. avatar
    Posted by Carina Takahama (Mundo Viajável)| 06/05/2017 |Responder

    Fantástico! Amei o coala! Já vi em outros zoos, mas esse está super dorminhoco! rss
    Ainda não vi Dragões de Comodo e nem o Diabo da Tasmânia e tenho muita curiosidade de vê-los.
    Ótimo post. Gosto muito quando tem fotos pois podemos ver com nossos próprios olhos.
    =)

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 06/06/2017 |Responder

      Eu adoro posts com muitas fotos!! dá super trabalho, mas sou daqueles que acredita que uma imagem fala por 1000 palavras.

  9. avatar

    Nossa, que fotos lindas! Realmente deve ter sido super interessante visitar este zoológico. Adoro passeios assim.

  10. avatar
    Posted by Diego Cabraitz Arena| 07/05/2017 |Responder

    Que bonitinho o coala! Deve ter sido bem interessante a visita!
    Adorei o jeito que contou! Obrigado por compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.