Ilhas Cook: Rarotonga a polinésia que fala inglês.

🌴Cook Islands: Rarotonga🌴

Kia Orana!!! Bem vindos as ilhas Cook!!!

Rarotonga

Localizada a cerca de 4 horas e 20 minutos de vôo de Auckland, Rarotonga é a maior e mais desenvolvida das 15 ilhas que formam Cook Islands. Localizada entre Samoa, Tonga, Kiribati e a Polinésia Francesa, as ilhas Cook são um micro país do pacífico sul com menos de 20.000 habitantes que fazem parte daquilo que conhecemos como paraíso, quero dizer Polinésia.

Ilhas Cook9

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Pelos planos originais a idéia era visitar Cook Islands entre a última semana de Setembro e a primeira semana de Outubro e assim pegar o final da temporada seca (Maio-Outubro) e ainda comemorar meu big 30th  birthday lá. Aproveitando algumas milhas acumuladas, conseguimos com certa insistência e quase 9 meses de antecedência marcar nossas passagens com a Air New Zeland saindo de Auckland (AKL – RAR).

Ilhas Cook17

Infelizmente devido a indisponibilidade de vôos com milhas para as datas desejadas, tivemos que postergar a viagem por alguns dias. Uma pena, pois se tivesse dado certo e tivéssemos conseguido emitir as passagens e embarcar no final do dia do meu aniversário como o inicialmente planejado, a festa de aniversário dos 30 teria durado quase 48 horas.

Oscar em Cook Islands

Como ao voarmos da Nova Zelândia para as Ilhas Cook, cruzarmos a linha internacional da data no sentido oeste => leste ganhamos um dia na ida e perdemos um dia na volta. Por isso, tenha cuidado na hora de fazer suas reservas de vôo e hotel.

Ilhas Cook24

De qualquer forma, apesar de não ter dado certo para prolongar as comemorações, conhecer Cook Islands foi uma experiência fantástica,  com direito a centenas de fotos, passeios incríveis e momentos inesquecíveis como o encontro  inesperado com uma tartaruga marinha num dos snorkels pelo lagoon de Muri Beach e a pescar um Yellowfin Tuna de aproximadamente 12-13 Kg em auto-mar.

Oscar em Cook Islands

Durante os 6 dias e 5 noites que ficamos na ilha de Rarotonga, optamos por ficar em 2 diferentes lugares: O primeiro deles foi no Muri Beachcomber, um hotelzinho pequeno (self contained) super simpático e acolhedor em Muri Beach (melhor lagoon para SUP e Kayak) na porção sudeste da ilha. O segundo deles foi no The Rarotongan, o maior resort de Rarotonga em Aro’a Beach na porção sudoeste da ilha.

Ilhas Cook26

Depois de 3 dias espetaculares e super relaxantes em Muri Beach, mudar para o maior resort da ilha acabou se revelando uma péssima escolha, porém como não havia mais lugar para os 2 últimos dias de nossa estada no Muri BeachComber, tivemos que mudar e optamos pelo resort para ter uma experiência diferente. Porém o Rarotongan além de barulhento, tinha um serviço terrível. E até mesmo o coral que todo mundo dizia que era máximo no Tripadvisor, e que nos convenceu a escolhermos o hotel foi o mais depredado e sem graça que vimos nas snorkeladas que demos ao redor da ilha de Rarotonga.

Ilhas Cook4

Enfim, apesar da decepção no final da viagem, com apenas pouco mais de 30 km de circunferência, alugar um carro enquanto se visita Rarotonga é uma excelente idéia. Conhecidos nossos que já tinham ido explorar a ilha antes recomendaram e nós aprovamos. Com o carro além da mobilidade, você pode explorar e snorkelar vários pontos da ilha.

Ilhas Cook25

Por sinal dirigir nas Ilha Cook tem um fato curioso. Além de ser na mão Inglesa como na Nova Zelândia, por não ser signatária da convenção de trânsito de Vienna, eles não reconhecem nenhuma carteira de motorista internacional. Ou seja, ao alugar o carro numa das locadoras do aeroporto, você ganha uma carteira de motorista de papel válida até o meio dia do dia seguinte. Sendo assim, antes dela expirar, você deve ir até a polícia em Avarua (maior “cidade” de Rarotonga) fazer sua carteira de motorista local.

Aluguel Carro Cook Islands

Apesar da fila e burocracia de ter que ir até Avarua, esse negócio de ter que fazer uma carteira de motorista nas Ilhas Cook não é nada complicado. A única coisa que você deve fazer é apresentar sua carteira de motorista brasileira ou de onde quer que for, pagar os 20 NZD da taxa e tirar uma foto. E um minuto depois, você tem em mãos, um dos melhores souvenirs de viagem da sua vida. A minha carteira de motorista made in the Cook Islands tem validade de 1 ano e por sinal expira no dia do meu aniversário.

Carteira Motorista Cook Islands

Rarotonga me fez lembrar bastante a ilha de Tahiti na Polinésia Francesa. A única diferença é que além dos preços mais acessíveis, todo mundo fala inglês. Porém confesso que o Tahiti tem muito mais glamour e de uma forma geral a comida e 10x melhor. De qualquer forma me acabei com o Ika Mata, a especialidade local feita de peixe cru, geralmente Marlin, Mahi Mahi ou Atum, curtido com limão e leite de coco. Uma delícia!!!

Comida Cook Islands

A moeda utilizada nas ilhas Cook é o Dólar da Nova Zelândia, embora algumas vezes você receba o troco em moedas locais. Toda a política monetária, defesa e relações exteriores são feitas pela Nova Zelândia.  Por sinal a moeda de 2 dólares das Ilhas Cook é triangular.  Para se chegar até Cooks Islands, as únicas Cias aéreas que voam até lá são a Air New Zealand, Air Tahiti e Virgin Australia que voam até Avarua em Rarotonga.  A cia aérea local que te leva para as outras ilhas mais remotas do país como a impressionante Aitutaki é a Air Rarotonga.

Ilhas Cook22

31 Comentários

  1. avatar
    Posted by andrea| 17/10/2014 |Responder

    Oi, fotos impressionante! Amei as suas dicas. Preciso de mais algumas informações sobre as ilhas Cook e gostaria de saber se vc foi até Aitutaki, se vale a pena ficar hospedado lá ou apenas em Rarotonga? Obrigada
    Andréa

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 17/10/2014 |Responder

      Aitutaki é digamos ainda mais bonita… O problema é que além de bem mais cara e menos desenvolvida as opções de voo e hospedagem são ainda mais limitadas.. Como tinhamos apenas 5 dias em Cook Islands optamos em ficar em Rarotonga mesmo… Lá acabamos decidindo fazer um bate e volta com a Air Rarotonga até Aitutaki https://www.airraro.com/en/tours/aitutaki-day-tour… Pretendo voltar

  2. Posted by Leonardo Sa| 13/03/2015 |Responder

    Belo relato e ótimas fotos!

  3. Posted by Patricia Camargo| 13/03/2015 |Responder

    Eu quero, que post mais delicioso!

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      Pati
      É só vim visitar a gente aqui na NZ.. Cook Islands fica um pulo daqui, tanto que mês que vem a gente está indo de novo 😀
      Bjs

  4. Posted by Fernanda Scafi| 13/03/2015 |Responder

    Moeda triangular? que legal! rs Quando eu vejo esses nomes (Avarua, Rarotonga, Ika Mata) não tem como não lembrar da Ilha de Páscoa, que foi o + perto de lá que já visitei.

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      Fernanda
      Achei um barato a moeda triangular, na verdade tenho que ver se tirei alguma foto com o celular..
      Ainda não conheci a ilha de páscoa, mas tenho muita vontade!! As linguas dessas ilhas do pacífico sul são mesmo bem parecidas uma vez que todas tiveram um ancestral comum.. Obrigado pela visita

  5. avatar
    Posted by Gustavo - Viajar e Pensar| 13/03/2015 |Responder

    Ilhas Cooks, típico lugar do livros de piratas e náufragos.
    Belíssimo post.
    Abraço!
    @GusBelli

  6. Posted by Gleiber| 13/03/2015 |Responder

    Eu já estava babando das fotos que fui vendo por aí nas suas redes sociais, quando vi que saiu o post, não resisti. Tive que vir conferir todas elas juntas. De fato, é um pedaço do paraíso. E, fala sério, agora que você fez 30? É um guri ainda, meu Deus… 🙂 Abração e feliz aniversário atrasado.

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      Gleiber,
      Pois é…. Agora entrei oficialmente nos inta.. não demora mais muito para os esta…
      Obrigado pela visita e pelos votos de feliz aniversário atrasado..
      Abs

  7. Posted by Guta | Vambora!| 13/03/2015 |Responder

    Que sonho Oscar!!! As Ilhas Cook é um daqueles destinos dos sonhos mais distantes que eu tenho, literalmente por ser muito longe e pouquíssimo divulgado aqui no Brasil.
    A viagem de vocês para lá me deixou com muita, muita vontade de colocar em sonho em prática um dia…É melhor do que eu imaginava 🙂
    bjuss

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 13/03/2015 |Responder

      Guta
      Isso porque Rarotonga nem é a cereja do bolo..Antes de ir embora ainda quero voltar novamente para Aitutaki.. Se Rarotonga é o Tahiti das Ilhas Cook, Aitutaki é a Bora Bora 😛 Em Junho estarei passando por lá novamente, desta vez de Cruzeiro
      Legal ver você passando por aqui..
      Bjs

  8. avatar
    Posted by Renato| 13/03/2015 |Responder

    Muito bom o post. Visitarei Austrália e Nova Zelândia em Março/Abril de 2015 mas estou pensando em pegar 2,3 dias para visitar Ilhas Fiji ou Ilhas Cook. Qual você recomendaria?

  9. Posted by deborahmatt| 09/04/2015 |Responder

    Adoro os posts do Viajoteca, sempre tão inspiradores, completos, confiáveis! A única coisa que posso comentar, é que depois que leio tudo, minha WISH LIST aumenta!!!! Foi muito bom vcs reunirem num mesmo BLOG tantos blogueiros incríveis! Adoro!

    • Posted by Martinha Andersen| 10/04/2015 |Responder

      Super te entendo. E eu que fico vendo esses posts lindos que os sócios colocam e quero ir conhecer tudo “para ontem!” 😀

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 10/04/2015 |Responder

      Ficamos muito felizes em saber que nossos posts tem ajudado outras pessoas a viajar mais e melhor e principalmente expandir os horizontes de viagens..
      Ter um blog coletivo com as meninas está sendo uma experiência fantástica.. Nem acredito que semana que vem já estamos completando 1 ano de vida desde a inauguração oficial do Blog
      Para celebrar a data, estou retornando para Rarotonga para um final de semana prolongado.. Deve rolar outro post sobre o destino em breve..
      Obrigado pela visita e principalmente pelo comentário 😀

  10. avatar

    […] Desde que visitei Rarotonga, a maior e principal ilha de Cook Islands, pela primeira vez em 2013. Não via a hora de um dia retornar novamente a este inesquecível paraíso tropical. Aproveitando um crédito de passagem com a Virgin Australia em decorrência do cancelamento de uma viagem que faria para ver e nadar com as baleias em Tonga no fim ano passado. Acabei voltando às Ilhas Cook muito antes do esperado. Foi para uma visita rápida de apenas 5 dias. Na qual, além de retornar a Rarotonga, tive a oportunidade de visitar também a surpreendentemente bela Aitutaki. […]

  11. avatar
    Posted by O que fazer em St Croix| 27/05/2015 |Responder

    […] que fazer em Nassau, Bahamas Se apaixone por Niue, no Pacífico Sul Conheça Ilhas Cook Samoa, Polinésia a seu dispor Fiji… dispensa apresentação Tahiti e Moorea… pra […]

  12. avatar

    […] Rarotonga: A Polinésia que fala Inglês […]

  13. avatar
    Posted by JOão| 01/09/2015 |Responder

    Como faço pra chegar lá saindo do Brasil? Via Sidney?

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 02/09/2015 |Responder

      Via Auckland é o mais prático .. A partir de Dezembro a Air New Zealand começa a operar 3 voos semanais para Auckland saindo de Buenos Aires.. Ou a LAN opera voo todos os dias para Auckland saindo de Santiago.. De Auckland a Air NZ e Virgin Austrália voam para Rarotonga

  14. avatar
    Posted by Aurélio Gaudêncio Neto| 18/03/2016 |Responder

    Grande Oscar, emocionante confirmar como a Polinésia se faz presente! Hoje comemoro exatos 40 anos da primeira vez que por lá estive (Ilhas da Polinésia francesa, Ilhas Cook e boa parte do pacífico sul). Como costumo afirmar: MEU CORAÇÃO FICOU POR LÁ! Depois dessa primeira estada, retornei mais algumas vezes e confirmo: Meu coração definitivamente por lá ficou!!! Abração polinésio, Aurélio

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 20/03/2016 |Responder

      Que legal Aurélio!!!
      Se hoje muitos desses destinos são chamados de exclusivos, imagino como era 40 anos atras..
      Obrigado pela visita
      Maruru 😀

  15. avatar
    Posted by Kelly| 25/10/2016 |Responder

    Olá Oscar! Parabéns pelo blog. Gosto muito da forma que vc relata suas viagens. Sempre muito claro, objetivo e com uma certa imparcialidade. Mas quando o lugar te surpreende é pq realmente vale a pena conhecer rsrs. Graças ao seu relato, eu e meu marido decidimos passar 10 dias nas Ilhas Cook. Apesar da previsão do tempo não ser muito favorável no verão, conseguimos bons preços de passagens aéreas e hospedagem. Tenho certeza que não vamos nos decepcionar. Estamos morando em Auckland há 3 meses, mas antes disto, já tínhamos passado 22 dias em lua de mel percorrendo as ilhas Norte e Sul de motorhome. É um país apaixonante! Sempre que organizamos uma trip, gosto muito de consultar o seu blog antes. Fica aqui o meu agradecimento e o desejo de que você ainda conheça muitos destinos surpreendentes. Abraço, Kelly.

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 26/10/2016 |Responder

      Ahh Kelly que legal!!!
      As Ilhas Cook na minha opinião e provavelmente o melhor destino no quesito custo beneficio na Polinésia. Especialmente para quem mora na Nova Zelândia. Se tiver a oportunidade de visitar Aitutaki alem de Rarotonga vá.. Voce não ira se arrepender eu te garanto.. Aitutaki e a Bora Bora de 40 anos atras (sem grandes hotéis e sem preços tao estratosféricos) O lagoon de Aitutaki e o mais fantástico que ja conheci, o único quesito que faz de bora bora ainda mais fantástico são as montanhas.. temos post aqui no blog caso voce ainda não tenha visto..
      Infelizmente nao estamos mais morando na NZ.. Caso contrário poderíamos marcar de nos conhecer pessoalmente.. Aproveite esse pais maravilhoso que eu morro de saudades..
      Abs

  16. avatar
    Posted by Kelly| 01/11/2016 |Responder

    Obrigada pelas dicas, Óscar! Aitutaki está nos planos sim. Estamos na torcida para que o clima colabore para então passarmos o Natal e Ano Novo neste paraíso.
    Em 2017, se tudo der certo, queremos muito fazer uma viagem de cunho religioso/gastronomico à Índia. E claro, vou consultar suas dicas.
    Abraço

  17. avatar
    Posted by Thaiz| 28/08/2017 |Responder

    Boa tarde,
    em primeiro lugar parabéns pelo blog. Estou pesquisando sobre as Ilhas Cook e este foi um dos poucos blogs com dicas para este destino. Estou planejando minhas férias de outubro/nov (entre os dias 19/10 e 06/11). Nesse período já vai ter muita chuva nas Ilhas Cook ou ainda dá tempo de ir? Pensei em ficar os primeiros 10 dias nas Ilhas Cook e a última semana em Auckland.

    • Posted by Oscar Augusto Risch| 04/09/2017 |Responder

      Olá Thaiz
      Então Cook Islands é um destino ainda não muito conhecido entre os Brasileiros, mas que aos poucos tem recebido cada vez mais viajantes. Respondendo a sua pergunta, bem é difícil saber com exatidão como estará o tempo durante a sua viagem. de uma maneira geral os meses de Setembro e Outubro são meses com temperaturas altas e de baixa humidade. Em novembro a precipitação já começa a aumentar. Temporada de Chuvas em Cook Islands (Avarua/Rarotonga) acontece entre Dezembro e Março podendo se extender até Maio. No seu caso arriscaria ir mesmo assim.. Abs (Desculpe a demora em responder o seu comentário caiu na caixa de spams)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.