- On 12/10/2018
- In América do Norte Aventura Cachoeiras Cânions Destinos Dunas Estados Unidos Estilo Experiências Hawaii Kauai Lua de Mel Luxo Natureza Paraísos Tropicais Passeios de Helicóptero Passeios e Atrações Turísticas Praias Reserva Marinha Viagem Viagem Aventura Viagem Romântica
- Tags: Aeroporto, Aloha, Animais, Atrações Turísticas do Havaí, Atrações Turísticas do Hawaii, Baleias no Hawaii, Biodiversidade, Blue Hawaiian Helicopters, Cachoeira, Cachoeiras, Canyon, Cultura, Destino RBBV, Flora, Flores, Flores Tropicais, Floresta, Grand Canyon do Pacífico, Hanakapiai Beach, Hanalei, Hanalei Bay, Hanapepe Valley, Havaí, Hawaii, Helicoptero, Honopu Arch, Honopu Valley, Ilhas do Pacífico, Jurassic Park, Kalalau Trail, Kalalau Valley, Kauai, Kipu Kai Beach, Kipu Ranch, Kokee State Park, Lihue, Manawaiopuna Falls, Montanha, Na Pali Coast, Natureza, Niihau Island, O que fazer no Hawaii, Oceania, Oceano, Oceano Pacífico, Passeio de Helicóptero, Passeio de Helicóptero no Havaí, Plantas Ornamentais, Poipu Beach, Polihale Beach, Por do Sol, Praia, Praias, Rota das Cachoeiras, Trilhas, Vôos Panoramicos, Waialeale, Wailua Falls, Waimea Canyon
Passeio de Helicóptero em Kauai no Hawaii
Nā Pali Coast em Kauai no Hawaii
Passeio de helicóptero pela incrível costa da ilha de
Kauai no Hawaii
A Nā Pali Coast na ilha de Kauai no Hawaii é provavelmente uma das paisagens naturais mais incríveis que já tive a oportunidade de conhecer na vida. Um passeio de helicóptero ao redor dessa exuberante ilha havaiana é indubitavelmente a melhor e mais fantástica maneira de comtemplar e compreender as belezas desse pedacinho do paraíso.
Nas duas oportunidades que tivemos de visitar o Kauai, fizemos questão de visitar na Na Pali Coast de barco e de helicóptero e mesmo na segunda visita a fascinação pelo lugar foi como se estivéssemos conhecendo aquele pedacinho de paraíso pela primeira vez. Agora, quem sabe numa próxima oportunidade, não encaramos o desafio de conhecer ela por trilha.
No início da década de 90, o renomado direto de Hollywood Steven Spielberg escolheu as belíssimas ilhas de Kauai e O’ahu no Hawaii como cenário para rodar o filme Jurassic Park . Desde então, o Hawaii entrou para aquela lista de destinos paradisíacos que rondam nosso imaginário viajante e que algum dia gostaríamos de ter a chance de conhecer.
Honestamente falando. Até finalmente marcarmos nossas passagens para Honolulu pela primeira vez, eu não conhecia praticamente nada sobre o Hawaii muito além daquele básico que todo mundo acha que conhece sobre o local.
Quando comecei de fato a estudar o destino decidi que dentro daquilo que realmente gostaríamos de ver e conhecer dentro de nossa disponibilidade de t$mpo, teríamos que obrigatóriamente incluir a ilha de Kauai em nosso roteiro que teria 11 dias para explorar o paraíso. E quando voltamos ao Hawaii pela segunda vez, voltamos novamente ao Kauai.
Para deixar esta parte do roteiro ainda mais inesquecível, optamos (cacifamos) em fazer um dos mais emocionantes passeios de nossa viagem ao Hawaii e provavelmente de nossas vidas. Um sobrevôo de helicóptero de aproximadamente 1 hora de duração pela surreal paisagem de Kauai, a mais antiga das ilhas do arquipélago havaiano.
Dentre as várias empresas que oferecem o passeio pela ilha, acabamos optando pela Blue Hawaiian Helicopters, considerada por publicações como a National Geografic, Frommers Travel Guides, Travel Channel a melhor empresa para passeios de helicópteros no Havaí. Apesar de caro marcamos com eles mesmos em todos nossos passeios de helicóptero no Hawaii.
Passeio de Helicóptero em Kauai: A ilha do Jurassic Park
Já no escritório da Blue Hawaiian Helicopters, fizemos nosso check-in. Fomos pesados para distribuição dos assentos da aeronave e assistimos a um vídeo institucional e a um vídeo de treinamento para situações de emergência.
Recebemos o saquinho com o colete salva-vidas para casos de pouso forçado na água e cerca de 30 minutos depois fomos levados com os outros 4 passageiros de Van até o Heliporto de Lihue que fica ao lado do aeroporto. E a cerca de 10 minutos do escritório da empresa.
Alguns minutos depois, chega o nosso helicóptero com os passageiros que fizeram o passeio na hora anterior e é notável a cara de felicidade de todo mundo que desembarca. Enquanto a aeronave é reabastecida, seguímos cada um para a posição de embarque que nos é informada de acordo com a distribuição do peso da aeronave.
Fica a Dica, as melhores posições são a 1 e 3 para quem quer tirar fotos. Além disso, para evitar reflexo no vidro procure usar roupas escuras.
Depois de todos embarcarem, já prontos para a decolagem, o piloto se apresenta, passa novamente as informações relativas a segurança de vôo e nos informa sobre o tempo e o esperar ao longo do passeio. A capacidade da aeronave é de 6 passageiros mais um piloto.
Saindo do heliporto e a medida que ganhamos altitude podemos observar um pouco de Lihue, a maior cidade da ilha de Kauai. Um dos primeiros pontos que sobrevoamos foi a NaWiliWili Harbour.
Local onde chegam os maiores navios trazendo suprimentos para ilha. Assim como o local onde ancoram os navios de cruzeiro que visitam Kauai. Por sinal a família que estava fazendo o passeio de helicóptero conosco em nossa primeira visita estava a bordo do navio ancorado nesta baía.
Uma das primeiras praias que avistamos a esquerda do helicóptero é Kipu Kai Beach , uma belíssima praia deserta de aproximadamente 2 milhas de extensão onde foram filmados filmes como Six Days and Seven Nights com Harrison Ford, Jurrasic Park, South Pacific e o mais recente deles retratando o local onde supostamente seriam as terras da família de George Clooney no filme The Descedants.
Na sequência sobrevoamos o Kipu Ranch, uma enorme área descampada onde várias cenas do Jurrassic Park foram gravadas e hoje abriga um parque de aventura. Já a esquerda em direção à costa podemos avistar a região de Poipu Beach, onde ficamos hospedados nas 2 x que estivemos em Kauai.
À medida que rumamos ao norte em direção ao Hanapepe Valley começam a surgir algumas cachoeiras. Num determinado momento é possível numa só foto pegar cerca de 10 quedas d’água numa única foto.
O que certamente chama mais atenção na região do Hanapepe Valley é a Manawaiopuna Falls, hoje mais conhecida como Jurrasic Park Falls. Uma das mais belas e famosas cachoeiras de Kauai.
A cascata ficou famosa quando Spielberg usou cenas filmadas ali em sua base no primeiro filme de Jurrasic Park como sendo local onde os visitantes desembarcariam vindos de helicóptero na ilha do parque dos dinossauros.
Existe a opção de fazer um vôo com direito a um pouso na base da cachoeira com outras empresas. Inclusive durante nosso vôo foi possível observar um helicóptero parado lá embaixo.
A vista do verdejante Hanapepe Valley é magnífica. Eu nunca sobrevoei a serra do mar no Brasil de helicóptero, mas ver vales e montanhas verdejantes de um helicóptero é uma experiência indescritível.
Ainda mais quando pelo caminho você encontra dezenas de cachoeiras despencando vale adentro. Fico imaginando o que seria um sobrevôo sobre os canyons de Itaimbezinho e Fortaleza no Rio Grande do Sul.
A esta altura do passeio, estamos passando pela altura de Port Allen, local na costa sudoeste da ilha onde o Hanapepe Valley encontra com o mar. É dali onde saem boa parte dos passeios de barco que levam em direção a Na Pali Coast.
Conforme fomos avançando em direção ao norte foi notória a variação no porte e cor da vegetação.Em poucos minutos de vôo chegamos a região do Waimea Canyon. Considerado o Grand Canyon do Pacífico, esta formação impressiona pela sua forma e magnitude.
Obviamente o Grand Canyon no Arizona é muito maior e imponente, mas se considerarmos o fato de o Waimea Canyon estar situado no meio de uma ilha situada no meio do Oceano Pacífico, digamos que é algo simplesmente de tirar o fôlego.
E honestamente falando não deixa nada a desejar, o grande diferencial do Waimea Canyon em relação ao Grand Canyon está no fato dele não ser tão monocromático como seu similar do Arizona. Apesar de possuir um clima quase semi-árido, quando comparado com a pluviosidade do restante da ilha, o canyon é bastante verde.
A título de comparação Waimea, cidade do lado seco da ilha onde o Waimea River encontra o pacífico recebe cerca de 480 mm de chuva por ano.
Já Princeville no North Shore recebe mais de 2300mm de chuva por ano. Isso tem uma implicação direta na composição florística da ilha. O mais curioso é que dali conseguimos avistar o Waialeale, o ponto mais alto e divisor de águas de Kauai totalmente encoberto pelas nuvens.
No alto desta montanha, considerada um dos pontos mais úmidos do planeta ocorre uma precipitação anual de de 11600mm. É muito curioso pensar que a poucos quilômetros dali encontramos o Waimea Canyon que tem clima quase semi-árido.
Para completar existem algumas cachoeiras que despencam Canyon adentro como a impressionante Waipo’o Falls, uma cachoeira de aproximadamente 250 metros de altura que cai em dois lances. São pelo menos cerca de 15 cachoeiras que correm em direção ao Kahana Canyon e Olokele Canyon que formam o Waymea Canyon.
Ao todo o Waimea Canyon possui cerca de 17 km de extensão e em alguns pontos o desnível entre o platô e o leito do rio passa dos 900 metros. Os Canyons no sul do Brasil ficam relativamente próximos a estas marcas.
Seguindo adiante, logo estávamos sobre a margem esquerda do Waymea Canyon sobrevoando o Kokee State Park. De lá era possível observar Niihau Island bem ao fundo, Barking Sands Pacific Missile Range e o comecinho do ponto máximo do passeio. A magnífica Na Pali Coast.
Faltam palavras para descrever aquilo que seus olhos veem. As cores, as formas e as dimensões dos pináculos e ravinas esculpidos ao longo de milhares de anos pelas forças erosivas das águas e dos ventos criando uma das paisagens mais surreais que já vimos até hoje é sem dúvida algo que ficará para sempre registrado em nossas memórias.
O mais incrível de tudo é a quantidade de quedas d’agua que avistamos pelo caminho.. Se cerca de 15 cachoeiras correndo para o Waimea Canyon (parte seca da ilha) já parecia bastante. O que vimos na parte “chuvosa” da ilha foi surreal!! Sem brinaceira ao final deste passeio devemos ter visto pelo menos umas 150 – 200 cachoeiras, das quais várias delas caindo diretamente no mar. Enfim.. Coisas que só o Kauai faz por você.
Em nossa passagem pela NaPali Coast de Helicóptero adentramos por poucos minutos no Honopu Valley, que tem como marca registrada o Honopu Arch, um arco natural suficientemente grande para um helicóptero passar por dentro dele. Infelizmente isso não é mais permitido e o acesso a praia de Honopu, onde encontra-se o arco propriamente dito só é permitido com uma autorização especial..
O local é um dos pontos mais inacessíveis da ilha e aparece algumas vezes no filme Piratas do Caribe e na versão antiga do King Kong.
Na seqüencia sobrevoamos o Kalalau Valley, o maior vale da Na Pali Coast e o qual é acessível por mar ou através de uma trilha de aproximadamente 12 milhas que leva aproximadamente 3 dias para ser vencida.
Passamos também por Hanakapiai Beach, onde uma trilha de aproximadamente 2 milhas leva o visitante de Kee Beach (última praia acessível de carro do North Shore) até lá. Esta pode ser uma caminhada interessante para quem ver a Na Pali Coast sob outra perspectiva..
Se tiver perna mais duas milhas levam o andarilho até Hanakapiai Falls. Infelizmente não tivemos tempo para faze-la ainda. Além do fato de que a trilha estar em estado precário de conservação (principalmente depois de uma temporada de chuvas).
Ao fundo podemos observar Bali Hai Cliffs que marcam então o fim da Na Pali Coast. Sobrevoamos algumas praias do North Shore marcadas por grandes recifes de corais e na altura de Hanalei Bay, adentramos em direção a Waialeale Crater no centro da ilha.
Seguimos até o fundo do Hanalei Valley sobrevoando os campos imundados usados na produção do Inhame utilizado no preparo do Poi, um pure do tubérculo da planta que era no passado um dos alimentos base da dieta dos havaianos.
Em Waialeale Crater, encontramos uma das maiores densidades de cachoeiras que já vimos na vida.Isto se deve ao fato de as nuvens carregadas com umidade batem no Waialeale Peak gerando chuvas orográficas que nutrem as dezenas de quedas d’água eu encontramos alí.
Segundo nosso comandante esta curiosa reentrância do relevo é na verdade parte da cratera do vulcão que acabou sucumbindo ao longo dos milhares de anos e desabando parcialmente e é alí que encontramos as mais altas cachoeiras de toda a ilha. Este é o tipo do lugar que você quase se belisca para ter certeza que não está sonhando.
Segundo o comandante, o local pode ser acessado por terra através de trilhas que partem ao final da Jurrasic Park Road. Segundo ele os nativos apelidaram a rua com este nome pois foi na entrada desta estrada que os produtores do filme instalaram os portões de entrada do Jurassic Park.
Tentamos chegar até lá num outro dia para ver como era, mas como acabou o pavimento e num determinado havia uma passagem molhada e o nível estava mais alto que o normal resolvemos não arriscar.
Bem para encerrar nosso maravilhoso sobrevôo sobre Kauai ainda sobrevoamos Wailua Falls e Kapa’a Beach e depois de quase uma hora sobrevoando o paraíso na terra nosso passeio infelizmente chegava ao fim.
Os quatro dias e meio que ficamos em Kauai nas duas vezes que visitamos a ilha nunca foram o suficiente para conhecer tudo que essa ilha tem a oferecer, mas confesso que não não hesitaria 2x para voltar mais uma ou melhor várias vezes a essa que se transformou em minha ilha havaiana favorita.
Dicas Úteis para o passeio de helicóptero em Kauai
Prefira os passeio do período da tarde quando o sol esta atrás do helicóptero
Use roupas escuras para diminuir o reflexo no vidro
Se possível tente sentar nas posições 1 e 3.. Infelizmente você não tem controle sobre isso
Reserve o passeio com antecedencia (24h) pela Internet, sai mais barato
Leve apenas a maquina fotográfica/filmadora.. Bolsas, Mochilas e afins não são permitidos a bordo
Ao final do passeio compre o vídeo com a filmagem do seu próprio passeio.. Sempre vale a pena ver de novo
Passeio para ver a Nā Pali Coast em Kauai no Hawaii
Endereço:
3730 Ahukini Rd
Lihue Heliport
Lihue, Hawaii 96766
Veja também:
Passeio de barco pela Nā Pali Coast em Kauai no Hawaii
Oscar! Antes de mais nada, parabéns! Excelente blog e ótimo relato desse passeio! Gostaria de saber quanto você pagou no passeio de helicóptero e se recomenda-me que eu feche o passeio pela internet mesmo. Sai mais barato do que fechar la mesmo na empresa?
Estou indo para o Havaí, juntamente com dois amigos (todos mochileiros de longa data), e vamos visitar 4 ilhas em 16 dias. Você acha que 5 dias para Kauai está de bom tamanho?
Um grande abraço e parabéns pelo Blog! Aloha!
Guilherme
Recomendo reservar o passeio com antecedência para garantir o passeio e principalmente para garantir o desconto que na época era de 20%… Os valores do passeio voce encontra diretamente no site e custou cerca de 250 USD por pessoa..
Olha 5 dias em Kauai é digamos o ideal, mas ja aviso que vai ficar com gostinho de quero mais.. Eu poderia facilmente passar 1 mes explorando aquela ilha..
Abraço
Que coisa linda! Estou com cada vez mais vontade de conhecer o Havaí. E esse passeio? Que coisa de louco!
Deise
O Hawaii é fantástico em todos os sentidos, mas Kauai e a NaPali Coast são simplesmente fantásticos.. Acho que este foi um dos passeios mais bonitos que já fiz na vida.. Recomendadíssimo
Bjs
Oi Oscar,
Estou babando no teu relato desse passeio!
Finalmente tenho notícias boas pra mim uma que vou defender e a segunda que vamos em seguida pro Havaí e tive que colocar Kauai no nosso roteiro após ver estas fotos, pois ainda não conhecia. Estive vendo que o clima é muito úmido e chove praticamente o ano inteiro, procede?
Vocês fizeram mergulho em Kauai? recomendam algum lugar?
abraços
Raquel
Parabéns antes de tudo ?
Voce mais que merece umas férias no Hawaii depois de terminar o mestrado com seu orientador ?
Então Kauai é a ilha mais verde do Hawaii e logo a mais chuvosa delas.. Bem as chuvas no Hawaii costumam ser intermitentes, chove, abre sol, inclusive esta é a razão porque vemos tantos arco-iris por lá.. Bem a região mais chuvosa é a Norte/Leste.. Logo procure tentar ficar hospedada mais pela região Su.. Nós ficamos no Grand Hyatt em Poipu é foi provavelmente um dos melhores hotéis que já fiquei na vida ? Mas existem outras opções legais também.. Ficamos hospedados tb pertinho de Lihue no Kauai Beach Resort, mas se voltasse hoje certamente voltaria ao Hyatt ou algo com toque mais local como http://www.waimeaplantation.com/
Mas a época chuvosa mesmo é de Outubro a Março, no restante é mais tranqüilo pelo que puder perceber
Kauai tem ótimos lugares para mergulho / snorkel no North Shore, mas como era março e ainda entra um swell lá não deu para mergulhar por alí.. Mas o melhor snorkel que fizemos em todo Hawaii foi off-Niihau Island e saímos a partir de Kauai com a Holo Holo Charters http://www.holoholokauaiboattours.com/kauai_boat_tours/niihau_boat_tours.html
Boa sorte na defesa e precisando alguma coisa estou por aqui.. Ainda tenho vários posts para tentar escrever, o problema é achar tempo para tudo.. Mas não deixe de fazer o passeio de Helicóptero…
Espetacular! Não sabia que Kauai e Oahu eram as ilhas do Jurassic Park. A paisagem é mesmo deslumbrante, principalmente vista assim de cima! Quando voltarmos ao Hawaii vamos ter que fazer esse passeio!
Espetacular! Não sabia que Kauai e Oahu eram as ilhas do Jurassic Park. A paisagem é mesmo deslumbrante, principalmente vista assim de cima! Quando voltarmos ao Hawaii vamos ter que fazer esse passeio!
Menino. Que delícia de sobrevoo. Fiz esse passeio há 15 anos atrás quando nem pensava em ter o blog e não tenho nenhuma foto sequer. Foi ótimo ter revivido esse lugar paradisíaco pelos seus olhos. Post fantástico!!!!
Bj
Cláudia
Bem quem já fez esse passeio sabe da emoção de ver tudo isso que tentei colocar aqui no post.. Mas mesmo que coloque todos os videos, fotos a experiência nunca será igual a estar lá ao vivo e a cores ? O melhor de tudo foi o fato de o tempo ter dado uma boa colaborada conosco.. Um passeio fenomenal!!
Bjs
Uauuuuuuuuuuuuuuuuu! Nosssa….q passeio maravilhoso!!!!! E essas cachoeiras por todo lado???? É serio…essa é uma experiência de vida e viagem que eu preciso ter! É maravilhoso! Post, informações, fotos e videos, ficou tudo incrivel! Parabens Oscar! Quero ir p/ Havaiii agora!!! ahaha!
bjus!
Guta
O Hawaii é longe, caro e tudo mais.. Mas tendo a oportunidade é imperdível.. Eu não vejo a hora de um dia poder voltar… Afinal de contas a segunda viagem geralmente costuma ser melhor que a primeira.
Obrigado pela visita
Bjs
Puramordedeus, esse é aquele tipo de passeio que o cara TEM QUE fazer. É imperativo. Que se sacrifique outra coisa na viagem, menos esse passeio. Sem palavras.
Gabriel, concordo MUITO. É um passeio mais que obrigatório pra quem vem pro Kauai.
Oscar, o post ficou LINDÃO!!!! Amei tudo, deu vontade de voltar à Na Pali agora. Parabéns! ?
Lúcia
Se eu fosse voe eu não pensaria um segundo.. Morando no “paraíso” ao lado deste outro paraíso não tem como não querer e poder ir
Bjs e Saudades
Gabriel
Com certeza e ele vale cada centavo de dólar gasto.. Só era sacanagem fazer um voo inesquecivel como esse com tempo ruim.. De toda forma ainda assim valeria, até porque este foi sem dúvida o ponto alto da viagem… Mas depois de muita oração Deus escutou nossas preces e o tempo abriu para nós… Mas na semana anterior nenhum vôo pode sair do chão.. Se tivessemos marcado a viagem uma semana já era.. Se tivessemos ido ao Kauai e depois ido a Maui também…
Oi Oscar, bem legal seu post. que época que você foi para kauai? e você poderia me dizer se balança muito como é o passeio? obrigada